fumi

Membro
  • #Conteúdo

    112
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por fumi

  1. Boas Tiago essa lista parece bem se fosse eu só trocava os néon spot pelos membe deep não são tão agressivos e pretos também já tens os black Tanzânia. Fêmeas recomendo te 2 para o labeo e para o Afra, na compra fazes o que tinhas dito compras casal ou então juvenis ( grupo de 5 uni é sufeciente) não sexados e fazes tu a sexagem.
  2. Olá Tiago Se conseguires chegar em termos de euros á areia de coral é a melhor opção, pedras não te aconselho a comprar pois é vendido ao quilo é vais precisar de 20/30 kg digo eu... Vais á praia ou serra e escolhes umas que gostes lavas bem com água fervida e já está o que poupas na pedra dá para o areão. Parece muitas espécies para 1.20mt de frente enquanto juvenis vai funcionar quando começarem a crescer ou a querer acasalar vai ficar muito curto rapidamente. Eu tirava os labeos ou os néon spot ambos bastante difíceis se bem que os labeos são piores na altura do acasalamento e também ficam bem maiores. Minos reef, black Tanzânia e Caeroleus basta 1 fêmea para cada os machos não são agressivos, Afra, membe deep, néon spot e labeo tens que ter no mínimo 2 para cada macho.
  3. Olá Tiago Antes de mais bem-vindo ao mundo dos Ciclideos africanos, quero desde já ressalvar que não me considero nenhum expert na área tenho mantido mbunas/haps a cerca de 5 anos com bons resultados e os meus conselhos/ opiniões baseiam-se nisso e no que tenho lido/ouvido nos fóruns e com outros aquariofilistas. O layout parece me correcto apenas acho que apesar da filtragem nunca ser demais o 2080 da eihem para 1.20mt é sufeciente, o melhor substracto que podes por é areia de coral pois tem um efeito de tamponamento e mantém os valores estáveis, também podes optar por areia de sílica penso que faz o mesmo efeito em relação á rocha a melhor é a calcária tem buracos para eles e aumenta o PH. As espécies do que referes parece-me que Afra e Saulosi não combina bem porque os cynotilapias apesar dos mbunas mais pequenos são dos mais agressivos e o Saulosi vai andar sempre escondido não te vai mostrar cor, os labeos são muito chatos para as fêmeas convêm ter 2/3 fêmeas para ele distribuir a agressividade entre elas, néon spot também são um pouco agressivos. Tens que optar por 1 espécie ou caeroleus ou saulosis tem as fêmeas muito idênticas em termos de coloração e vai haver híbridos, se ficares com os Afra podes ter caeroleus, se quiseres os Saulosi podes optar por uns caeroleus nkata bay que também são bonitos. Espero ter ajudado, boa sorte.
  4. fumi

    600l de Mbunas

    Obrigado Rui, e o tua piscina continua cheia de vida?! Tens aproveitado algumas criações ??
  5. fumi

    600l de Mbunas

    Metriaclima membe deep Metriaclima chewere Cyrtocara Moori
  6. fumi

    600l de Mbunas

    Boas Acaires Tenho um lugar para lhe indicar?! não percebi...alguma coisa que necessite disponha. Boas João Bem me parecia tenho lá cativo (redpass).
  7. fumi

    600l de Mbunas

    Olá Guilherme Obrigado pelos elogios tento fazer por isso... Boas A maior parte dos peixes ainda são juvenis, quando estiverem todos adultos ainda vai ficar melhor. off-topic: o topo sul que referes em interesses é referente á Sagres ou dos vizinhos do Lumiar?!
  8. fumi

    600l de Mbunas

    Aqui ficam mais umas fotos Lado esq. Plantado Lado dir. Rochas Foto de grupo Casal Metriaclima hajomaylandi Pseudotropheus williamsi north makonde Pseudotropheus acei msuli
  9. fumi

    600l de Mbunas

    Pseudotropheus Demasoni Cynotilapia Afra cobue Metriaclima zebra chilumba luwino reef
  10. fumi

    600l de Mbunas

    Quando chegar a adulto ainda fica mais "aceso"
  11. fumi

    600l de Mbunas

    Pseudotropheus interruptus Metriaclima Membe deep 1º criação Metriaclima Chewere Equipa de limpeza Ancistrus temminckii
  12. fumi

    600l de Mbunas

    Ok, estás à vontadeEste é o culpado da boca da Caeruleus Labidochromis Nkata bay fêmea casal
  13. fumi

    600l de Mbunas

    Obrigado, tenho criação deles se quiseres apita😉
  14. fumi

    600l de Mbunas

    Após algum tempo de inatividade vou actualizar o Spa O problema da calha de iluminação foi resolvido, levou interior todo novo, balastros novos e foi toda isolada com silicone, espero que o problema tenha ficado resolvido de vez. Tive que retirar um trio Tropheus chilumba com muita pena minha porque o macho era lindíssimo e enorme o macho foi oferecido pelo Luís Almeida e as fêmeas pelo Valter Cardoso o meu obrigado a ambos na mesma :thumb O Tropheus andava a dar umas corridas no Cyrtocara moori não sei se por ele ser o maior tb sei que quando me apercebi e o retirei para uma maternidade já foi tarde porque as marcas de luta eram bem visíveis e já não recuperou acabando por deixar a fêmea viúva 😞 Mas resolvido esse problema a partir daí a calma voltou ao Spa e tudo anda tranquilo 😃 A fêmea Interruptus já vai na 2º boca, a Chewere e Hajomanlandi vão para a 1º, tenho aqui também um atrevido que anda a :pranchar com quem não deve é um macho Nakata bay que embocou a "irmã" Caeruleus yellow. Brevemente meto umas fotos Vamos lá a fotos que é o que o pessoal gosta Fêmea Tropheus Chilumba Fêmea Cyrtocara Moori Fêmea Labidochromis Caeruleus
  15. fumi

    600l de Mbunas

    Boas, já tive a 1º baixa no aqua, a calha da aquatlantis foi á vida , pelo que me disseram na Aquaden deve ser o balastro que "ardeu" além de que entra água no interior da calha não deveria ser normal pq ela é IP67 mas pelos vistos é uma situação normal nestas calhas pelo menos é o que me dizem... Agora as boas noticias consegui um macho Tropheops chilumba adulto para as 3 fêmeas que aqui andavam tristes o único senão é o tamanho do peixe é enorme Entrou 1 casal de Pseudotropheus williamsi maconde e 1 casal de Metriaclima zebra gome. Aqui ficam mais umas fotos Metriaclima hajomaylandi Labidochromis Nkata bay e Pseudotropheus acei msuli Tropheops chilumba Agora os putos Cynotilapia Afra cobue Metriaclima zebra Luwino reef Sciaenochromis fryeri
  16. fumi

    600l de Mbunas

    Deixo aqui umas fotos do aquario dos putos
  17. fumi

    600l de Mbunas

    Deixo aqui umas fotos do aquário de crescimento/maternidade
  18. fumi

    600l de Mbunas

    Olá Gonçalo, obrigado pelos elogios
  19. fumi

    600l de Mbunas

    Aqui ficam mais umas fotos Casal Pseudotropheus demasoni Pseudotropheus acei msuli
  20. fumi

    Malawi 1200L

    Boas Rui Reparei que nos Haps tens só machos na maior parte deles é propositado? porque?
  21. Olá Pedro Belo projecto que estás aí a começar, permite-me que te diga que a tua filtragem é insuficiente para esse aquário ainda mais com ciclídeos que são peixes que sujam muito. Para Mbunas em condições ideais seria 7 a 10 vezes o volume de água do aquário que necessitas para filtragem, ou seja no teu caso tens 320l brutos tirando areão e pedras deverá ficar +/- 280/290l. 280l x7 dá 1960l x10 2800l tu tens uma filtragem de 1510lL o que me parece manifestamente pouco, e tens que ter em atenção uma coisa importante os filtros interiores têm uma colonia de bactérias pequena e filtragem mecânica tb. Gosto muito das pedras só retirava as 2 castanhas que tens no meio do aquário destoam em relação ás outras, boa continuação.
  22. fumi

    600l de Mbunas

    Metriaclima hajomaylandi Uma foto da peixarada