''The realm of the Nymphs''


Vasco Matos

Recommended Posts

Esta é a minha segunda tentativa no sentido de apurar o meu sentido estético no aquascaping.

 

Talvez tenham sido as Tágides que me inspiraram a fazer este aquário, muito embora a cada passo que dê, surjam mais dúvidas acerca da disposição do ''hardscape''. Mas também sem dúvidas que raio de desafio seria...

 

Inicialmente serrei vários ramos de Red Moor Wood e outros apanhados na Natureza e envolvi-os com Musgo de Java. Estive várias horas a tentar arranjar uma disposição que me agradasse, até que, na última vez que retirei tudo para fora, inspirei fundo e saiu esta disposição que me agradou mais, embora possa fazer uma alteração aqui e ali.

 

Nas pedras é que está a dúvida. Penso que para esta disposição resultar necessito de mais algumas pedras com este formato pontiagudo. Quanto á flora, Hemianthus micranthemoides a formar uma moita aqui e ali na parte detrás dos troncos, na transição talvez hydrocotyle tripartita ou Staugoryne repens, e como tapete Hemianthus C.''Cuba''. Lá atrás no lado esquerdo já mora a Eleocharis sp. ''Montevidensis''

 

Estejam à vontade para criticar, pois é com a crítica que se evolui! Mais tarde colocarei update, com o aqua menos nublado do substrato e talvez com alterações no hardscape.

 

2222222222_zps044b8b70.jpg

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá horrivel, desmancha e começa de novo :P

Agora a sério, não se consegue ver nada de jeito, teremos que esperar pelo assentar da poeira e por melhores fotos.

Para a próxima só afogas o hardscape após aprovação da malta :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto desculpa António...não torna a acontecer... :yahoo:

 

Este aquário é como a beleza de algumas mulheres, em que olhamos a primeira vez e não damos nada por elas, mas se olharmos com atenção são bonitas se olharmos assim de repente! E também isto é o reino das Ninfas...e tenho dúvidas da beleza das Ninfas! Já das Sereias não tenho dúvidas... :)

 

Epá, há pouco alterei as pedras, deitei-as e ficou mais natural. Já comecei a plantar Cuba, e pé ante pé o verde vai-se instalando! Já meto fotos!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deitei as pedras, pois para dar o efeito que pretendia precisava de mais pedras de vários tamanhos pontiagudas. Penso que assim fica mais equilibrado.

 

A Hemianthus C. ''Cuba'' já foi plantada, consegui fazê-lo apenas com dois vasos desta planta. Plantei pé a pé, de modo a espalhar-se melhor, mais uniformemente. Depois de amanhão chegam a Staurogyne repens para o plano médio entre os troncos e a Hemianthus micranthemoides para fazer uma moita no topo dos troncos. Vou também colocar alguns pés de Rotala rotundifolia de modo a fazer entre a micranthemoides um apontamento de cor avermelhada.

 

f222_zps6ac6cc98.jpg

 

f333_zps83288deb.jpg

Editado por Vasco Matos
  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Detalhe não falta! Ia dizer que tinhas bastante detalhe positivo no arranjo dos troncos e negativo das pedras mas com esta nova foto, não tenho nada a apontar.

 

Mete uma foto frontal para avaliar correctamente as proporções do layout, se puderes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está interessante, vou seguir!

 

Penso fazer algo semelhante, mas nada de muito plantado, mas a ideia dos troncos é mais ou menos essa!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ThunderDrum e obrigado! É verdade, também não quero colocar muita flora, para não ficar muito confuso visualmente. Faz o teu para eu ir espreitar! ;)

 

Obrigado Miguel Reis! Sim, penso que está melhor, e a H.C.''Cuba'' fará com que as pedras se destaquem, e a Flora vai dar ''substância'' ao aqua, coisa que agora ainda não dá para ver. O que queria fazer com as pedras na primeira foto podia resultar mas num aquário muito mais comprido. Como este aqua apenas tem 75cm de comp. ficava muita informação em pouco espaço...Fica a foto de frente, desculpa a má qualidade, espero tirar melhores fotos quando a Flora estiver toda no sítio:

 

frontal_zps614ffc4b.jpg

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de frente, parece-me que o arranjo dos troncos ficou meio rectangular e baixo em relação à altura do aquário. Mas vou esperar para ver a evolução da flora para opinar melhor sobre isso..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, concordo com o Miguel em relação aos troncos, parecem muito "geométricos" :drool3::drool3:

Mas imaginava essa disposição num possível aquário de biótipo sul americano com ciclideos anões e só com umas plantinhas de superfície...

Mas está muito engraçado, e vamos ver como ficam os efeitos das plantas.

 

cumps.

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois a altura pode vir com as plantas...

 

eu mexia um pouco nas pedras. Da maneira como estão, dá a sensação de estar tronco-pedra-tronco-pedra-tronco-pedra. Parece muito "certinho". Isto principalmente nas que estão à frente.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

George Farmer style :) muito bom.

Aponto uma coisa que já nem deves conseguir fazer mesmo que quisesses: levantar mais a parte esquerda. Perdias o efeito geométrico que o Miguel fala fazias um declive interessante.

 

Mas gosto... Aliás, achou eu vou gostar muito quando isso a crescer.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece me que vai ficar algo de muito engraçado,vou ficar atento boa continuação!

 

Obrigado Gonçalo! Neste aqua, contrariamente ao que fiz noutras montagens ''High-Tech'' em que colocava bastante luz, apostei em reduzir a iluminação um pouco. O aqua tem 130 litros brutos e 90W de luz. Vamos ver como se comporta a Hemianthus C.''Cuba'', mas para já parece muito bem, e consegui baixar o ''frenesim biológico'' inicial dos aquas com muita luz.

 

 

Assim de frente, parece-me que o arranjo dos troncos ficou meio rectangular e baixo em relação à altura do aquário. Mas vou esperar para ver a evolução da flora para opinar melhor sobre isso..

 

Abraço

 

É verdade, também reparei nisso. A minha ideia era essa, com a Hemianthus micranthemoides quebrar essa linha horizontal, mas o pmgsr deu-me uma ideia! :)

 

 

Boas, concordo com o Miguel em relação aos troncos, parecem muito "geométricos" :drool3::drool3:

Mas imaginava essa disposição num possível aquário de biótipo sul americano com ciclideos anões e só com umas plantinhas de superfície...

Mas está muito engraçado, e vamos ver como ficam os efeitos das plantas.

 

cumps.

 

Tiago

 

Olá Tiago! É mesmo, os troncos dão um grande refúgio! Fica a sugestão dos ciclídeos anões, embora com a Cuba a crescer e irrequietos como são não sei se não me viravam o aqua de pantanas!

 

 

pois a altura pode vir com as plantas...

 

eu mexia um pouco nas pedras. Da maneira como estão, dá a sensação de estar tronco-pedra-tronco-pedra-tronco-pedra. Parece muito "certinho". Isto principalmente nas que estão à frente.

 

Tens razão gmmartins, também já dei um toque nisso! O bom deste fórum é isto, pormenores que por vezes podiam passar despercebidos que com o olhar de outrém vêm à tona!

 

 

George Farmer style :) muito bom.

Aponto uma coisa que já nem deves conseguir fazer mesmo que quisesses: levantar mais a parte esquerda. Perdias o efeito geométrico que o Miguel fala fazias um declive interessante.

 

Mas gosto... Aliás, achou eu vou gostar muito quando isso a crescer.

 

Olá Pmgsr, e obrigado pela ideia! Ainda consigo pois ainda não plantei a Hemianthus micranthemoides nem a Staurogyne repens. Já levantei e coloquei outro tronco que quebraram a horizontalidade! Depois meto fotos!

 

Em relação à flora, estou naquela de ver primeiro como fica a Staurogyne entre os troncos na parte média do aqua. Neste aqua também me dá a sensação que apenas com ''Cuba'' por debaixo dos troncos e um apontamento se calhar de Eleocharis parvula aqui e ali ficava melhor, mas veremos.

 

A Eleocharis sp. Montevidensis irá dar um efeito engraçado. É um pouco mais grossa que a Eleocharis vivipara, pelo menos na forma emersa...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão um show esses troncos, pena mesmo a qualidade das fotos para poder apreciar como deve ser.

Acho que falta algo para completar em altura, o altear da parte dos troncos como já foi dito, vai ficar muito melhor, mas não sei até que ponto umas plantas mais altas não ficariam mal.

Fico á espera de novidades.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão um show esses troncos, pena mesmo a qualidade das fotos para poder apreciar como deve ser.

 

Olá João! É verdade, ao vivo um aquário é sempre mais interessante!

 

Quando á altura, a H-micranthemoides e os ''toques'' de Rotundifolia vão fazer com que o aqua fique mais alto. Mas experimentei levantar um pouco um dos troncos atrás e coloquei outro ondulante e já ficou melhor.

 

Quanto á fertilização estou a seguir o método Estimative Index, para experimentar, com a variante de ter colocado um pouco menos de quantidade, pois a Flora é reduzida, mas no setup já indico a fertilização a seguir. Uma coisa é certa, isso e com um pouco menos luz...zero algas até agora.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de plantio, hora de dar mais vida ao ''Reino das Ninfas''... Fica o setup e mais fotos.

 

Nome: ''The Realm of the Nimphs''

 

Tamanho: 75 x 45 x 40 (130 litros)

 

Filtro: Eheim 2213

 

Iluminação: 2 x 45w lâmpadas E-27 6400K (90w)

 

Substrato: SERA Floredepot + substrato preto

 

Fertilização liquida: Estimative Index N+P+K ; Micros Nutrafin Plant Gro ; Tropical Ferro-Aktiv

 

CO2: Garrafa pressurizada (1,5 bolhas/segundo)

 

Fauna: (Futuramente) 20 Paracheirodon axelrodi + 5 Otocinclus affinis

 

Flora: Rotala rotundifolia ; Hemianthus micranthemoides ; Staurogyne repens ; Hemianthus C. ''Cuba'' ; Eleocharis sp. ''Montevidensis'' ; Vesicularia dubyana ; Taxyphillum sp. ''Flame moss'' ; (futuramente Eleocharis parvula e/ou Eleocharis sp. ''Mini''?)

 

 

c1_zps9329a16e.jpg

 

 

Aqui podemos ver uma foto de cima e de como a Hemianthus micranthemoides e a Rotala rotundifolia vão surgir por entre os troncos:

 

b1_zps7cb874d6.jpg

 

a1_zps493dff1b.jpg

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

 

Parece-me bem , só não consigo perceber onde tens a Hemianthus Micranthemoides a Rotundifolioa ...

 

Boa continuação vou tentar seguir

 

Cumprimentos, Nuno Matos

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno! A rotundifolia e a micranthemoides estão entre os troncos na parte traseira. Podes ver aqui:

 

fotoaqua_zps73681b47.png

 

Com o tempo, as moitas vão formar-se e compactar em cima dos troncos, e com as podas devidas pode ficar engraçado!

 

Decidi também colocar Eleocharis parvula em alguns sítios, para dar um aspecto mais ''wild''! E agora é esperar que a Flora cresça!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que sim Gonçalo! E a Staurogyne na base quando começar a rebentar pode ficar bonito, é uma planta lindissima, que nunca tinha tido. Também estou curioso de ver o contraste entre a Cuba e as pedras.

 

É verdade, eu subi um pouco o lado esquerdo dos troncos, mas como o substrato é muito leve, baixou de novo...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1ª semana...

 

Fim da 1ª semana e as Ninfas ainda não se queixaram de algas. Também ainda é cedo, mas estou a gostar do comportamento deste aquário. É que cada plantado é único, tem uma identidade própria. E se a minha anterior montagem ''Aan'' pecou (também) por ter algumas algas, desta estou a gostar mais...

 

A aquariofilia é uma arte. E sempre me interessei por artes, pintura, escultura e poesia sobretudo. Mas fotografia é uma arte que me passou ao lado, não percebo patavina. E um plantado deve ter boas fotos...por isso já cravei um amigo para vir com o tripé e com a máquina ''xpto 325'' dele, para retratar melhor as Ninfas, quando as plantas já tiverem dado um ar da sua graça...

 

E se pensarmos que os aquas dos primeiros lugares do IAPLC têm grandes fotógrafos por trás, imaginem o que será ver aquelas obras de arte ao vivo, independentemente da qualidade variar deste para outros anos...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida, Vasco. A arte da fotografia e a arte da aquariofilia são duas grandes irmãs.

 

Uma boa foto é meio caminho andado para retratar um aquário. Aliás, uma boa foto poderá transformar um aquário menos bem conseguido em algo bom.

É muito importante conseguir transmitir,aos outros, o mais aproximado possível daquilo que os nossos olhos captam.

 

Espero ansiosamente por umas belas fotos deste layout! ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo Miguel ! Não está fora dos meus planos tirar um curso intensivo de fotografia um dia destes! Apesar de que na net já encontramos muita informação para quem tem câmeras boas.

 

Obrigado Domm! É verdade, deu um pouco de trabalho plantar a Cuba, mas vai valer a pena. Aconselho vivamente plantar a Cuba desta forma.

 

Fica aqui o quadro que me vai guiar nas fertilizações liquidas deste aqua, baseado no Estimative Index, mas com um pouco menos de quantidade pois a Flora não é muita:

 

Vou fertilizar com uma diluição em água destilada em vez de adicionar os quimicos em pó. Sabendo que:

 

Nitrato de Potássio para NO3 - Dilui 100gr. em 500ml de água (1ml = 1.23 ppm a cada 100 litros)

Fosfato monopotássico para PO4 - Dilui 100gr.em 500ml de água (1ml = 1.4 ppm a cada 100 litros)

Cloreto potássio para K - Dilui 100gr. em 500ml de água (1ml = 1ppm a cada 100 litros )

Micros - Nutrafin PlantGro (15ml/semana)

Ferro - Tropical FerroAktiv (5ml/semana)

 

FertilizaccedilotildeesNymphs_zps3602751

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.