Plantas a morrer


Filipe574

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Ando com um pequeno problema com as minhas plantas, e visto ser novato em plantas penso que esteja a fazer algu de errado e preciso da vossa ajuda, eu tenho:

 

Aquário 60l;

Filtro Fluval 206;

Uma calha de Led's;

Substrato JBL Manado;

Tenho 2 Anubias e 2 Egeria densa;

 

Eu montei o aquario à 2 semanas meti os produtos biologicos e o produto para os metais pesados, entretanto coloquei substrato para plantas areao por cima e pedras, no final coloquei as plantas, deixei ficar a fazer o ciclo da agua e como tinha lido as platas iriam ajudar no ciclo, ontem quando olhei para o aquario as Egeria densa estavam todas partidas e a desfazer-se, quando fui ver melhor e as tirei para fora reparei que elas estavam podres e a desfazer-se, só 2 caules da planta e que ainda estao vivos, o resto tirei, nao sei o que se passa pois as anubias estao de perfeita saude, alguem me pode ajudar?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é preciso saber as trocas de água e fertilizações que fazes.

quais as caracteristicas da calha de led's?

quanto tempo está ligada?

se puderes coloca foto do aquário ligado e das plantas.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As trocas de agua nao existiram ainda, pois eu montei o aquario e meti agua nova, o fertelizante é só mesmo o substrato, as caracteristicas da calha nao sei de momento mas eu à noite quando chegar a casa confirmo a calha e mando as fotos, está ligado umas 5 horas por dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

consegui arranjar as especificaçoes da calha;

 

Calha odyseia Leds
c\ 51 leds brancos e 3 azuis
Consumo 6watts
o substrato é da JBL manado, penso que isso sirva de fertilizante.
O PH 7.
as fotos só consigo mais logo quando chegar a casa.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao fim de duas semana, devias ter realizado trocas parciais de água, apesar de não ser suficiente para as plantas morrerem.

o JBL Manado não é um substrato fertil sendo necessário um substrato fertil para alimentar as plantas.

Parece-me que a razão das plantas se estarem a desfazer possa ser da iluminação com poucas horas e a falta de fertlização.

Sugiro a compra de fertilizante liquido e aumento da iluminação para 8 a 10 horas.

Como está a anubia?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é o substrato liquido que aconselhas?

 

ja agora eu ao fim de duas semanas tambem nao mudei agua... deve-se mudar que quantidade?

 

peço desculpa na intromissão do topico!!!

Love Changes, And Best Friends Became Strangers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu usei da tropica e da seachem e gostei, mas existem outros bons.

deves mudar cerca de 20% de água pelo menos.

o problema de não mudar a água e não fazer fertilizações, nem ter substrato fertil é que as plantas podem consumir os nutrientes e depois aparecem algas mais rapidamente e morrem as plantas..

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloca foto do aqua.

Robintiago, para Egeria densa e anubias, fertilizante liquido para quê, não há necessidade, pode ser do tempo isso sim 7,8Horas de fotoperiodo, e não havia necessidade de colocar outro areão por cima do manado, poderá o areão ser fino e estar a estrangular a Egeria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plantas de crescimento rápido precisam de bastantes nutrientes, estou a falar em relação à egeria.

a anubia sei que não precisa de substrato, nem de muita fertilização.

concordo com o facto de caso o areão seja fino, esteja a estrangular a egeria, a anubia não é para ser enterrada.

a egeria pode ser mantida a flutuar.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estive o fds fora e por isso só agora vou mandar as fotos, mas o aua está estranho acho que vou tirar tudo e fazer uma limpeza geral novamente, e que a agua parece ter um oleo qualquer é estranho não sei explicar eu mando foto, mas este fds deixei a luz sempre acesa e as plantas já estao com outra cor, o ph subiu consideravelmente, o que eu acho estranho e que as plantas vieram com caracois e eles estão vivos.

 

Editado por Filipe574
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu fiz no aquario dos ciclideos fiz neste só que neste a unica coisa que é diferente são as pedras e as plantas e o substrato agora a preparação da agua fiz igual aos ciclideos, e no aquario dos ciclideos correu tudo bem neste nao :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reparei tambem que a planta está com pintas brancas, tambem meto a hipotese da causa ser das pedras, mas como quando comprei o aquario veio tudo junto excepto as plantas e o substrato, eu sempre pensei que estive-se tudo bem, mas neste momento já estou a colocar uma data de coisas em causa, obrigado pela ajuda e paciencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferro, fosfato e carbonatos seriam valores que podiam ajustar no despiste. Mas um conjunto desses testes pode ser caro (30-60€). Deixa, efectua de imediato uma muda de água como foi indicado anteriormente. Quanto aos caracóis que disseste, podem virar "praga" (há soluções, mas nada que extermine).

 

O "óleo" que mencionaste, está á superficie? na linha de água? Quando tocas com o dedo, separa-se? É esbranquiçado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com a informação que deixaste, fica quase restringido a causa do problema com as plantas à iluminação.

Aumenta para dez horas e depois mostra as fotos.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Felipe!

 

Existem várias questões no teu aqua que podem estar a fazer com que as plantas não vinguem.

 

Em primeiro deves ter muito pouca luz, mas para ter a certeza teriamos de saber quis os Lumens que a tua calha debita. Mas apostava que a luz é muito pouca.

 

Depois, tens muito poucas plantas, e quanto menos tiveres mais vais reparar nas que estão menos bem. As Egerias podem estar a adaptar-se e a mostrar sinais da mudança de condições de água, ainda passou muito pouco tempo.

 

Portanto o meu conselho é: compra mais plantas, e quando as comprares retira-as do vaso. E as Anúbias não devem estar enterradas, devemn estar com as raizes de fora, agarradas a um tronco ou pedra. Se comprares mais plantas compra um fertilizante liquido e mete um pouco 1x semana. Compra plantas de crescimento lento e fáceis de manter. A última dica é estética...esse areão é muito colorido, pouco natural, mas isso compreenderás com o tempo... :)

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Renato

"O "óleo" que mencionaste, está á superficie? na linha de água? Quando tocas com o dedo, separa-se? É esbranquiçado?"

Sim está à superfici, sim está na linha de agua sim quando toco com o dedo separa-se e tambm é esbranqueaçado.

 

RobinTiago e Vasco Matos, pois voces têm razao é poucas horas, vou comprar um temporizador assim tenho o problema da iluminação resolvido, mas entretanto estive a pesquisar na net e Li num site que existem parasitas, e andei a olhar melhor para o aquario e ele está cheio de parasitas, vou ter que começar tudo de novo e com mais cuidado, em relação ao areão eu gosto dele preto ou branco mas está foi o que vinha por isso coloquei, eu vou mandar fotos os ovos que estão nas plantas, alguem me pode dizer o que posso fazer para eliminar os parasitas "alem de ferver a agua"??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apressaste-te muito neste aquario :/

Agora tens tudo a acontecer ao mesmo tempo,

A tua calha deve ser bem parecida á minha pois a que eu tenho é feita pela odysseia, e devita 540 lumen,

O teu aqua tem que medidas?

 

Faz uma tpa de 50% para comecares "de novo" com a quimica da agua

 

Faz como te disseram e mete 10 horas de luz e coloca um fertilizante de macros, pois se te for aparecer algas vai ser porque as plantas estao com defice de nutrientes,

Os caracois por agora vao ajudar no aquario mas quando ficarem uma praga podes sempre requisitar Helenas numa loja que te papam tudo :)

 

Se vires que isso ta indo para o apocalypse, recomeça de novo mas desta vez com mais calma,

Torço para que isto não seja necessario!

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no outro nao tenho plantas foi mais facil e os ciclideos comem tudo o que aparece à frente lol é bom que a calha seja razoavel é que o preço não é razoavel lol, as medidas do meu aqua plantado é 60 de cumprimento por 30 de largura e 30 de altura, decidi começar tudo de novo e com mais calma desta vez =)

No final da semana vou buscar o fertilizante e os medidores, plantas de crescimento lento e de facil manutenção e um temporizador =) e passo ás 10 horas de luz por dia, obrigado mais uma vez, mal que possa meto fotos dos meus ciclideos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais