vavulas para filtro tetra


jcvm

Recommended Posts

Aproveito este tópico para não abrir outro já que também poderá dar jeito ao membro que o abriu.

 

Então é o seguinte... Acabei de comprar um Tetratec ex600 (usado) onde só trazia Bioballs e 2 esponjas BF de filtração. Daí eu já sabia e como tenho cerâmicas aqui encostadas, não entrei em problemas com isso. Agora supostamente falta o carvão e a almofada branca denominada de FF.

 

Questão: Terei que comprar mesmo a FF, ou lã filtrante comum fará a mesma função? Dispensando o carvão que para já não é necessário o que poderei meter na gaveta do mesmo? Mais lã filtrante ou caso 1l de cerâmicas gaveta inferior não caiba na totalidade dará para fazer mais uma camada da mesma em cima? Seria um passo correcto?

 

Já agora peças e acessórios para esses filtros só mesmo lá fora ou haverá algum site/loja português que venda?

 

Desde já as minhas desculpas pela intromissão e agradecimentos às ajudas.

 

Cumps

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel

 

Nos cestos não precisas de colocar os materiais originais, lã de vidro, cerâmicas, bioballs, coral, tudo se pode utilizar. Quanto à disposição, nos meus uso as cerâmicas por baixo, depois as bioballs, e no ultimo cesto as lãs e esponjas filtrantes.

 

Tenta adaptar as matérias filtrantes ao tipo de aquário que tens.

 

Quanto às peças, ainda procurei no mercado nacional, mas confesso que a entrega e a atenção são muito melhores no reino unido. Em menos de uma semana já cá tinha os orings.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pela atenção Ana.

 

Penso ser essa a disposição que irei utilizar. Quanto às peças ando com alguma dificuldade em encontrar vedantes para os tubos de in e out que sirvam na perfeição e um tubo está um pouco partido e tenho receio que possa surgir uma fuga daí. Não é nada de grave, pois se existir fuga ela será dentro do aquário, poderá porém é interferir com a potência do mesmo para efeitos de caudal.

 

Já arranjei uns vedantes numa drogaria mas parecem ser um tanto ou quanto espessos. É uma questão de arranjar forma de os retrair ou procurar outros vendantes, uma vez que o custo deles é sempre uns cêntimos.

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

JCVM

 

Clica aqui: A que Válvula te estás a referir? Já agora utiliza o botão editor detalhado e corrige o titulo

 

Shaking Encontras o Tetratec Filter Floss FF em qualquer boa loja de aquários tem o consumivel (é só este), peças mesmo já não é tão fácil, o carvão é só para colocar no arranque do aquário ou se não tiveres plantas. Eu coloquei outra esponja preta (ficou com 2), podes colocar turfa em bolas dentro de um saco de materais filtrantes se tiveres água alcalina, as ceramicas de origem destinam-se apenas a destribuir a água em várias direcções não são indicadas para essa gaveta.

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito este tópico para não abrir outro já que também poderá dar jeito ao membro que o abriu.

 

Então é o seguinte... Acabei de comprar um Tetratec ex600 (usado) onde só trazia Bioballs e 2 esponjas BF de filtração. Daí eu já sabia e como tenho cerâmicas aqui encostadas, não entrei em problemas com isso. Agora supostamente falta o carvão e a almofada branca denominada de FF.

 

Questão: Terei que comprar mesmo a FF, ou lã filtrante comum fará a mesma função? Dispensando o carvão que para já não é necessário o que poderei meter na gaveta do mesmo? Mais lã filtrante ou caso 1l de cerâmicas gaveta inferior não caiba na totalidade dará para fazer mais uma camada da mesma em cima? Seria um passo correcto?

 

Já agora peças e acessórios para esses filtros só mesmo lá fora ou haverá algum site/loja português que venda?

 

Desde já as minhas desculpas pela intromissão e agradecimentos às ajudas.

 

Cumps

 

Podes usar aquela lã filtrante que vem em sacos. Não precisas comprar da marca. É só questão de a moldares ao formato do cesto.

 

No lugar do carvão, coloca mais ceramicas porosas, para melhorares a filtragem biológica.

 

Já que tens as bioballs, usa-as no primeiro cesto de filtragem, depois um cesto com esponjas, a seguir cerâmicas porosas e no último cesto a lã filtrante.

 

Procura por lojas que trabalhem com a marca e pede para encomendar, caso não tenham.

 

 

Quanto à disposição, nos meus uso as cerâmicas por baixo, depois as bioballs, e no ultimo cesto as lãs e esponjas filtrantes.

 

 

Ana, atenção a esta ordem nas matérias filtrantes.

Apesar de ser o que a marca indica e em última análise independentemente de qual for a disposição das matérias filtrantes todas funcionam, se tiveres as cerâmicas no primeiro cesto, vais perder alguma prestação na filtragem biológica e o filtro vai necessitar de uma manutenção mais regular.

Com essa diposição, o filtro vai apanhar o lixo todo logo no primeiro estágio e as cerâmicas acabam por entupir mais rapidamente.

Experimenta a disposição que dei ao Daniel e vais ver que o filtro te dura mais tempo sem perder o caudal ;)

Editado por João Abóbora

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado João. Terei essa opinião muito em conta. De momento está como a marca indica mas mal meta a lã vou dispor dessa forma.

 

Já agora uma pergunta de noob dos filtros... É normal as mangueiras já mostrarem sujidade após aí umas 2 semanas de uso?

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da sujidade que o aquário tenha, da exposição das mangueiras à luz, etc... Mas sim é bastante normal e não é nada de preocupante. Para as limpares basta um escovilhão daqueles com um fio.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais