jcvm

Membro
  • #Conteúdo

    21
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por jcvm

  1. Boas a todos, tenho um filtro exterior Ex 700 da tetra a cerca de 4 anos, e agora vejo que está com menos pressão no caudal. Foi todo limpo mas continua na mesma, o que poderá ser? Será que precisa substituir alguma peça na bomba? Se alguém tem um igual e me puder dar alguma indicação agradecia. Cumprimentos
  2. Boa tarde, estou com algumas duvidas, tenho um aquário com perto de 200 litros e neste momento tenho 3 néons, 2 nariz de bêbado, 1 limpa vidros, e uma coridora, também tenho algumas plantas naturais, mas estou com vontade de colocar alguns ciclídeos. A minha duvida é se posso juntar os ciclídeos com os outros peixes que já existem? Gostava que me dessem algumas dicas sobre as espécies de cilídeos mais calmos e mais fáceis de manter, pois ainda nunca tive ciclídeos e preciso da vossa ajuda
  3. Boa noite Nuno, recentemente construí um aquário com 110x40x50 e coloquei 3 metros de fita de led 5050 luz fria e pela experiencia que estou a ter, estou muito satisfeito com o resultado, em menos de um mês vejo as plantas a crescer bastante e saudáveis, com respeito ao consumo energético posso dizer que os 3 metros de led consomem 4,2w.
  4. Olá a todos, será que alguém me pode indicar onde posso comprar uma válvula para um filtro externo tetra EX 700??
  5. Boas tardes, gostava que me tirassem a seguinte duvida, estou a instalar o filtro externo mas não sei de que lado devo colocar os tubos de entrada e de saída de agua, funciona melhor se forem colocados nos vidros de lado ou é melhor no vidro de fundo, devo colocar a saída do mesmo lado da entrada ou em lados opostos???
  6. jcvm

    iluminação e tampa

    Em primeiro, desculpa só agora responder a tua pergunta, o aquário que estou a montar, como já referi noutros tópicos que criei vai ser um comunitário tropical e com algumas plantas de fácil tratamento, nada de muito complicado. De momento já tenho o aquário todo colado, só está esperando que seque para encher de agua, depois só falta fazer a tampa que vai ser de lambri de pvc com a armação em cantoneira de alumínio. A duvida agora é com a altura da iluminação até a coluna de agua, o projeto que tenho com a tampa direita por cima fica mais ou menos com 10 cm da agua até a iluminação, não sei se será pouco mas como não gosto de ver a tampa muito alta pensei em fazer assim. A iluminação vai ser com duas fitas de leds com um metro cada e com 30 leds por metro e podem ser submersos, o tipo de leds e a potencia não sei dizer só sei que são de luz fria mas já experimentei e dá para iluminar uma casa com cerca de 15 m quadrados, penso que será suficiente. Outra duvida é se coloco uma tampa de vidro entre a iluminação e a tampa para evitar muita evaporação da agua mas não sei se assim a luz sofre alguma perda.
  7. olá a todos, num aquário de 200 l será mais fiável colocar um termostato de 200w ou dois de 100w??
  8. jcvm

    iluminação e tampa

    Olá a todos, estou a construir um aquário com 110x40x50 e a minha duvida é com a construção da tampa e com a iluminação. Tenho duvidas quanto aos materiais e á forma da mesma, a minha ideia é usar fita de leds em principio coladas na tampa só não sei a que altura devem de estar da agua, também tinha ideia de colocar um vidro entre a agua e a iluminação por causa da umidade mas não sei se cortará o efeito da iluminação. De momento a minha ideia é fazer a tampa com lambrim de pvc. Peço a vossa ajuda para sugestões, ideias ou qualquer coisa que me possam ajudar para este projeto..
  9. Obrigado João, de momento ainda só foi lavado talvez seja melhor ferver também. Os camarões que tenho são red cherry talvez não haja problemas com eles.
  10. Olá a todos, estou a montar o meu aquário e arranjei areão num ribeiro perto de casa, acontece que depois de lavar bem o areão algumas das pedrinhas atraem ao íman, o que quer dizer que contêm ferro. Depois de pesquisar vi que se chama basalto ferruginoso, a questão é se posso usar esse areão ou não é aconselhável visto ter algum ferro á mistura?
  11. João obrigado pelo teu conselho sobre o substrato, e sobre as traves no aquário não sabes dizer se são essenciais ou são dispensáveis?
  12. Gostava de colocar mais uma questão, num aquário com 110x40x50 e com vidro de 10mm, é quase obrigatório colocar traves ou não será preciso??
  13. A iluminação vai ser com duas tiras de led com 1 metro cada, já experimentei e dá uma excelente luz. As plantas que vou colocar ainda não sei mas não vai ser nada de muito exigente mas penso que ser substrato fértil é sempre melhor, acho eu!! Não sendo fértil será melhor areão de rio ou areia fina?
  14. Boas tardes a todos, estou a montar o meu novo aquário de 110 cm e como vai ser um plantado queria colocar um substrato fértil só não sei que tipo de substrato meter. Gostava de saber as vossas opiniões e se não custar muitos euros ainda melhor. obrigado
  15. Bom dia, gostava que me dessem algumas ideias para a construção de uma tampa para um aquário de 110cm. Já tive algumas ideias mas ainda não decidi como vou fazer, não queria usar vidro porque fica muito pesado, madeira tem o problema com a umidade, gostava que me dessem ideias sobre materiais e sobre modelos que pudesse utilizar. A iluminação vai ser com fita de led mas ainda falta saber como vai se apoiada no aquário. cumprimentos
  16. Olá, será que não tem ninguém que me possa ajudar?
  17. Boa tarde, as minhas duvidas sobre a utilização de leds ainda não foram tiradas, e como já disse uma vez estou a pensar em construir o meu próprio aquário com 110x40x50 (CxLxA), que vai ser de agua doce e com algumas plantas naturais, e estou a pensar em colocar a iluminação com leds, mas como não tenho experiencia neste assunto espero que alguém com conhecimento me de umas dicas. Sei que existem muitos tipos de leds no mercado, uns com luz branca fria e quente, de varias cores e diversos tipos de potencia etc. Para o aquário em questão qual será o mais adequado dentro da luz branca, fria ou quente?, e que quantidade de leds será preciso instalar e a sua potencia??? Encontrei neste site (miniinthebox) algumas fitas ou tiras de leds a preço acessível, serão adequadas? Fico á espera das vossas respostas pois sei que tem pessoal com algum conhecimento e que me pode dar uma boa ajuda. Obrigado a todos.
  18. Boas a todos, estou a pensar em construir um aquário com 110x40x50, e estou a pensar na iluminação com leds. Gostava da vossa ajuda pois tem tanta coisa no mercado que não sei o que é melhor e mais em conta, fala-se muito de leds, mas será que fazem o mesmo serviço que as florescentes ou tem que ser um determinado tipo de led ?? Alguém que me diga qual a melhor solução e onde posso comprar na net.
  19. Acabei por comprar o tetra ex 700, estou a espera da entrega, na zooplus.es ficou por perto de 63 euros com portes incluidos, obrigado a todos.
  20. Obrigado pelo conselho, mas prefiro o modelo de tetra, a minha duvida é se uma bomba com caudal de mais pode ser prejudicial?
  21. Boa tarde, criei este tópico para tirar algumas duvidas sobre os filtros exteriores. Tenho um aquário de agua doce com cerca de 80 litros e estou na duvida sobre o filtro exterior que vou comprar. Tenho dois modelos em mente e os dois da tetra, o EX600 e o EX700, gostava de saber a vossa opinião sobre qual é mais adequado para o volume do aquário e se existe algum inconveniente debitar mais litros por hora?? Estou aberto a outras sugestões, obrigado.