Lâmpadas t5 438mm onde encontrar em PT


Shaking

Recommended Posts

Boas,

 

Como o título indica ando à procura destas lâmpadas e com muita dificuldade não as encontro aqui em Portugal.

 

Gostaria que os pros ou alguém do forum com conhecimento de causa me pudesse indicar alguém ou loja onde poderia encontrar estas lâmpadas que aparentemente são uma raridade.

 

Já agora procuro algo apartir dos 7200k para cima para ajudar à dificuldade :naughty: .

 

Tenho encontrado algumas com 9000k mas não em PT, e claro está o preço ou é um bocado caro ou acaba por ficar, pois teria que somar o preço dos portes.

 

Desde já agradeço a vossa ajuda.

 

Cumps

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de quanto sao essas lampadas "wts" ?

 

Pelo que andei a ver o standard é de 24w e algumas poderá ser de 15w. Mas as de 15w já é do género grow lux, ou seja, será á volta dos 6500k.

 

Eu tenho uma aquapor 15w grow lux que veio com o aquário mas faz com que o aquário fique muito escuro e queria algo mais day light e com um espectro mais branco para clarear o mesmo. Sei que devia ter grow lux somente, que é o mais indicado para quem tem só uma lâmpada mas como as minhas plantas são todas de baixa manutenção, penso aguentarem bem somente uma day light.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os wts nao têm nada a ver com os kelvins.

se for de 24wts sao ho e de 15wts he pelo que o comprimento será o mesmo.

os kelvins so determinam o espectro da cor de luz.

uma day light é de 6500k

para te ajudar melhor mete uma foto com as caracteristicas da lampada para ver o que te arranjo

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os wts nao têm nada a ver com os kelvins.

se for de 24wts sao ho e de 15wts he pelo que o comprimento será o mesmo.

os kelvins so determinam o espectro da cor de luz.

uma day light é de 6500k

para te ajudar melhor mete uma foto com as caracteristicas da lampada para ver o que te arranjo

 

Sim eu sei, só estava a tentar explicar a situação actual, ou seja, tava a dizer o que tenho e o que tenho encontrado por aí

 

Para te ser sincero não tou a dar importância aos watts, desde que encontre um espectro alto como no tópico diz.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas os wts é que definem o comprimento da lampada

por isso te perguntei se era ho ou he

 

Ai sim? Então espera lá. A minha lâmpada diz: "Aquapor F13T5 Growth Lux". Não diz os watts mas não espécie de caixa onde passa o fio para ligar aos balastros (penso eu que seja isso), diz "250v-50hz T5 13w". Ou seja presumo que tenha uma lâmpada de 13w, certo?

 

Partindo desse princípio em que os watts é que definem o comprimento da lâmpada estarei "condenado" a ter unicamente lâmpadas de 13w? Ou aquela ue mostrei serve bem neste caso. Pelo que medi com uma fita métrica será essa medida.

 

Perdoa se estou a dizer uma barbaridade mas de electricidade assim mais técnica não percebo muito.

 

Cumps

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a medida é a mesma ela funciona,o problema é que nao vais conseguir tirar partido da lampada na sua totalidade, ela so vai debitar o que o balastro limitar.

entao manda la fotos do balastro para ver o que se pode arranjar.

no maximo podemos mudar o balastro

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tu queres é substituir uma T8 de 15 W por uma T5L8 de 24W sendo ambas do mesmo tamanho. Para isso precisas de substituir os casquilhos e o balastro tem que ser eletronico e proprio para 24 W. Cá em Portugal só na Aquaeden é que encontrei. A temperatura das lampadas é ao teu gosto, para as plantas é indiferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tu queres é substituir uma T8 de 15 W por uma T5L8 de 24W sendo ambas do mesmo tamanho. Para isso precisas de substituir os casquilhos e o balastro tem que ser eletronico e proprio para 24 W. Cá em Portugal só na Aquaeden é que encontrei. A temperatura das lampadas é ao teu gosto, para as plantas é indiferente.

 

Boas Sr. António. Não é bem isso. Eu tenho uma T5 aparentemente de 13w, e queria trocar por uma nova, mas se possível com mais kelvin. Mas como o j-santos disse em cima, e bem, é melhor eu tirar uma fotos para vocês conseguirem ajudar-me de forma mais concreta. Aproveito só para adiantar que é uma tampa de aquário de origem e não uma calha solta.

 

Mais logo então irei postar umas fotos a ver se tenho sorte com a vossa experiência.

 

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

 

Cumps

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então que confusão que aqui vai,como no titulo dizias t5 com 438mm e depois falaste em t8 de 15 w assumi que o que tinhas era uma t8 de 15w com 438mm.

Mas afinal tens uma t5 de 13W que mede 516mm. E está embutida na tampa certo? O teu aquário é de 60 cms? Tipo isto:

255.jpg

 

 

Se for e quiseres manter a tampa aconselho-te que retires a regua existente e coloques uma regua

com T5L8 de 24W para uma coisa simples ou uma regua dupla 2x T5L8 de 24W para um plantado à séria.

 

Ou então retiras a tampa e compras uma calha de 60 cms com 1 ou 2 T5HO de 24W. Volta e meia aparecem à venda nos classificados, é só uma questão de ires procurando.

 

Confuso? :naughty: Ah e esquece lá o Sr. :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se em algum ponto escrevi T8 foi erro de tipografia :gameboy: .

 

Em relação à foto não é tipo isso, é exactamente isso :tongue:

 

A minha ideia anda a passar pela troca da régua. Tive agora de tarde a falar com um amigo meu que percebe da coisa de electricidade e ofereceu-se para ajudar a trocá-la de forma a poder levar então as T5 de 24w.

A régua dupla já é uma boa ideia, mesmo que não avance já de imediato para outros voos mas assim já lá ficava preparada. Boa dica!!!

 

O rapaz também deu a ideia de que uma vez que iremos por a mão na massa, senão valia mais a pena fazer a iluminação em led. Que acham?

 

Quanto à tampa ela vai ter mesmo de ficar, pois tenho aqui 3 gatarrões que para além do pelo que já com tampa por vezes paira na tona da água quando faço a manutenção, eles não podem ver o aquário sem tampa que ficam logo com aquela cara de quem vai ter petisco e não é a água que os demove :yb668: . Se por vezes roubam o bacalhau que fica a demolhar num balde, imagina o aquário sem tampa. :shocked028:

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se em algum ponto escrevi T8 foi erro de tipografia :gameboy: .

 

Não foi erro de tipografia, apenas como falaste em lâmpadas com 15 W eu assumi que eram as T8:sorry:

 

O rapaz também deu a ideia de que uma vez que iremos por a mão na massa, senão valia mais a pena fazer a iluminação em led. Que acham?

É sempre uma hipótese mas para plantados ainda tenho muitas duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acredito que os leds ainda nao sejam aquela solucao esperada para poupar energia sem descurar a saude da flora.

 

Mas tive a checkar a tampa e para trocar de regua tem aqui muito que dizer. A regua esta bem isolada sem apertos nem encaixes ( penso ser lacrada o termo correcto).

Penso exigir um diy com alguma destreza para ficar minimamente bem feito.

 

 

So me meto em trabalhos hehe. Mas penso que o hobby merece o esforco e dedicacao.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

 

Eu tenho exactamente este aquário e estou com um "problema"... a lâmpada deixou de dar.

 

Já confirmei que a lâmpada está boa pelo que os "electrónicos" dentro da tampa terão entregue a alma ao criador.

 

Comprei uma armadura simples para o mesmo tipo de lâmpada e estou a pensar colar com cola quente ao interior da tampa...

 

Uma coisa destas

 

16135114.jpg

 

O meu receio é o isolamento da lâmpada e cabo... algum modo de contornar isto? Não queria estar a "abrir" a tampa pois como o colega Shaking diz, aquilo é tudo vedado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais