My First Layout


JMCVS

Recommended Posts

Boas,

 

Partilho convosco a minha montagem..

 

Aqua

L67cm x P37cm x A40cm

 

Filtragem

* Filtro: Eheim 2213 + Lilly Pipes TMC/ Aquagro

* Materias filtrantes : Équo Stilla + ADA Bamboo Charcoal

 

CO2

* Kit Profissional TMC/ Aquagro

* Difusor CO2 TMC/ Aquagro ( 3 bps )

 

Setup

* ADA Penac P + Penac W

* ADA Bacter 100 + Clear Super + Tourmaline BC

* ADA Power Sand S

* ADA Aqua Soil Amazonia

* Dragon Stone

 

Flora

* Eleocharis SP

* Eleocharis SP Mini

* Hidrocotyle Tripartita

 

Fauna

* 4 x Ottocinclus Affinis

* 3 x Corydoras

* 10 x Caridina Japonica

* 25 x Rasbora Spei

 

Venham de lá os Vossos comentarios!!!

 

Setup Inicial

 

IMG_0530_zpsafe25331.jpg

 

Setup com 2 Semanas

 

IMG_0558_zps24f10311.jpg" alt="IMG_0558_zps24f10311.jpg">

 

 

Setup com 2 Meses

 

IMG_0617_zpsf74d70b6.jpg" alt="IMG_0617_zpsf74d70b6.jpg">

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não entendendo muito de aquascaping, deixo a minha opinião:

- Acho o arranjo das pedras demasiado simétrico e artificial (estilo Stonehenge) e aquela pedra no meio acho que quebra mesmo o layout

- As pedras no meio do relvado perdem-se, esse tapete está muito "wild"

- A Elocharis está demasiado grande, acho que é muito alta p esse aqua e fica com esse efeito "arredondado"...a menos que esteja a tentar um layout inovador e eu não tenha entendido a intenção.

 

De resto, parece-me que há potencial, vou seguir a evolução!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas JMCVS.

para primeiro layout está muito bom, queria eu que nas 5 ou 6 vezes que tentei fazer alguma coisa me saisse algo como o que apresentas aqui.

Muito obrigado pela partilha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas JMCVS.

para primeiro layout está muito bom, queria eu que nas 5 ou 6 vezes que tentei fazer alguma coisa me saisse algo como o que apresentas aqui.

Muito obrigado pela partilha

 

Sim, eu esqueci-me de mencionar isso também...tomara eu conseguir fazer algo minimamente parecido!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom, a eleocharis tapou demasiado as rochas mais pequenas e com isso perdeste um bocado.

 

Eu tinha adensado mais a E. vivipara ao centro para quebrar um pouco o efeito das rochas maiores. Acho também que ficaria melhor sem ela a espalhar até aos cantos.

 

Onde estão os peixes? :rolleyes:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos Vossos comentários.

 

Este Aqua ainda não teve nenhuma poda no tapete. Quando o fizer vou tentar colocar as rochas descobertas.

 

Na iluminação tenho um fotoperiodo de oito horas e utilizo uma calha que comprei na Aquaedean de 2 X 55W PLL ( 6500 e 8500K ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, já viste a diferença e a diversidade de comentários que aqui tens por teres aberto o tópico? :D

 

Muitos já tocaram nos pontos principais, como a simetria e as pedras pequenas da frente terem sido comidas pela Eleocharis sp.Mini.

Acho que poderias deixar a Hydrocotyle mais selvagens deixando-a vir mais para frente. E que tal adicionares hemianthus micranthemoides num dos lados, talvez no esquerdo, junto à pedra traseira esquerda para quebrar um pouco a simetria? Enquanto isso retiraria a Eleocharis Sp. das pontas ou cortaria-a de forma a ficar triangular no centro.

 

Mais vais no bom caminho, sem dúvida!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Acho que poderias deixar a Hydrocotyle mais selvagens deixando-a vir mais para frente(...)

 

Pegando nesta ideia, e mais uma vez frisando que de aquascaping não percebo nada, acho que ficava interessante criar um efeito tipo "riacho" com a Hydrocotyle a sair do meio das rochas para a frente do aqua. Mas para isso aquela rocha no meio e a que está mais na frente teriam que sair.

Se fosse essa a opção, colocava a rocha do meio mais na frente para o lado esquerdo e a outra talvez mais atrás, quebrando a tal simetria. Mesmo assim, não gosto muito das 2 rochas maiores lado a lado. Mas isso é um gosto meu que não acho a simetria interessante... ;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Até gosto do layout, muito já se disse aqui acerca da demasiada simetria que podes sempre quebrar usando as dicas do Miguel Reis.

Eu ás dicas dele sugeria experimentares deitar a pedra grande direita e concentrares a eleocharis mais no centro a desvanecer para baixo\direita.

E sem dúvida que um boa poda a mostrar as pedras mais pequenas vai fazer a diferença...

Para 1º aquário começas com material 5* e com uma montagem que muitos (eu também) gostariam de conseguir, por isso desde já os meus parabéns por isso.

Vai mostrando as evoluções!!!

 

Cmpts,

Tiago Gomes

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, material de topo, o layout central IMO está bom, com alguns toques pode ficar fantástico.

Agora uma dúvida, uma sugestão e uma ideia:

 

Porque não colocaste o inflow e o outflow do mesmo lado?

O aquário é para encher de agua até ao topo!

Porque não aproveitar os orifícios e fendas das dragon stone para prender um pouco de musgos difíceis tipo fissidens fontanus e/ou riccardia chamedryfolia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não levantas um pouco as pedras pequenas para de destacarem um pouco mais?

 

Se deixasses crescer de cada lado apenas um ou dois pés da hydrocotyle mais para a frente davas mais profundidade e já não ficava tão simétrico..

 

 

Está muito bom!!! :pompomgirl:

 

 

Ahh!!!

 

A próxima foto já merece ser tirada sem equipamentos

Editado por Miguel Reis

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, creio que de comentários já falaram tudo o que poderia dizer.

Pergunto-te como tem sido o crescimento da Eleocharis sp.? Lento/Rápido? Consegues controlar os runners bem para não vir para a frente?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Bom trabalho de poda na Eleocharis sp mini! Quanto ao layout já te dei a minha opinião.

 

Mandaste o aquário para a AGA?

 

Abraço,

Francisco

Boas Francisco,

 

Obrigado pelos comentários.

 

Quanto ao tema da AGA, ainda sou um principiante em todas estas matérias, e achei que o aqua ainda não tinha condiçoes para participar, dado ainda não ter três meses.

 

Na tua opinião achas que já poderia ter participado? Digo participado, porque acho que já acabaram as isncrições, certo?

 

Abraço

Jorge Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, Jorge, já encerraram no passado dia 15.

 

Acho que a participação no AGA é bastante positiva pelo simples facto de obter comentários e criticas de referências internacionais em aquascaping e aquariofilia e com isso evoluir como aquascaper.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, creio que de comentários já falaram tudo o que poderia dizer.

Pergunto-te como tem sido o crescimento da Eleocharis sp.? Lento/Rápido? Consegues controlar os runners bem para não vir para a frente?

 

Pedro.

Boas Pedro,

 

A Eleocharis sp, cresce relativamente lenta, pelo menos com a fertilização que faço (Brighty K e Step 1 - 4ml de cada/dia), Co2 (2 bps) e um fotoperíodo de 8H (2x55W - 8500 e 6500K).

 

Quanto aos runners, ainda não tenho grandes stress, mas tenho podado um nadinha abaixo do substrato.

 

Abraço

Jorge Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, Jorge, já encerraram no passado dia 15.

 

Acho que a participação no AGA é bastante positiva pelo simples facto de obter comentários e criticas de referências internacionais em aquascaping e aquariofilia e com isso evoluir como aquascaper.

 

 

Abraço

Boas Miguel,

 

Este ano já não dá. Existe algum outro concurso ainda este ano?

 

Obg

Jorge Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem dois que são o "must" anual, ou seja, IAPLC e AGA.

Depois existem mais uns quantos de menor dimensão espalhados pelo mundo inteiro e não sei se tem direito a comentários e criticas.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco,

 

Obrigado pelos comentários.

 

Quanto ao tema da AGA, ainda sou um principiante em todas estas matérias, e achei que o aqua ainda não tinha condiçoes para participar, dado ainda não ter três meses.

 

Na tua opinião achas que já poderia ter participado? Digo participado, porque acho que já acabaram as isncrições, certo?

 

Abraço

Jorge Santos

Jorge,

 

O Miguel já disse tudo...

 

Claro que podias e devias ter participado. Eu acho que existem muitos de nós que podemos e devemos participar, mas não o fazemos por alguma vergonha ou por achar que não vale a pena pois ficaremos mal classificados.

 

É bom participar pela festa e pelos comentários de aquascapers internacionais de renome.

 

Para o ano não tens desculpa .. IAPLC e AGA e outros mais ...

 

Abraço,

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem dois que são o "must" anual, ou seja, IAPLC e AGA.

Depois existem mais uns quantos de menor dimensão espalhados pelo mundo inteiro e não sei se tem direito a comentários e criticas.

 

 

 

Abraço

 

quais sao os outros? devia haver um topico inamovivel sempre com os concursos que por aí existem, para o pessoal entrar em força sempre

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um inamovível geral com todos não digo mas sempre que acharem por bem divulgar um sintam-se livres para abrir tópico e iniciar discussão especifica sobre cada concurso.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ainda existe...não procurei. Nos meus tempos de moderador havia uma função de calendário onde registávamos estes eventos.

 

 

Existe e está logo na raiz do fórum :doofywave:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=calendar

Editado por Miguel Reis

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.