Controlador de temperatura [DIY]


S4L4Z4R

Recommended Posts

Boas,

 

Sou novo no forum mas gostaria de partilhar a montagem de um controlador de temperatura utilizando o controlador STC-1000

 

Com este controlador basta definir a temperatura desejada e o mesmo irá alternar entre o termostato e as ventoinhas. Neste caso defini o mesmo para 25º com uma variação de 1,5º o que quer dizer que quando baixar 1,5º dos 25º definidos ele ligará o termostato até voltar a atingir a temperatura desejada, ou, se subir 1,5º dos 25º ele ligará as ventoinhas até voltar à temperatura inicial.

 

Para a montagem usei como material essencial:

 

Controlador STC-1000 (já vem com sonda incluída)

1 caixa de derivação

1 transformador de corrente 12v

2 tomadas

2 fan's de pc

Fio eléctrico qb

 

Fotos:

 

Caixa de derivação

dbx8.jpg

As duas tomadas (uma delas com fio terra e outra sem dado que vai funcionar a 12v)

zxet.jpg

Fan de pc para a caixa de derivação (deverá ser ligada directamente ao transformador). Talvez não seja um "must have" mas optei por colocar uma.

nqm7.jpg

Transformador de 12v que vai ser utilizado para ligar a uma das tomadas para as Fan's de PC

eczr.jpg

Tomadas fixadas e marcação do controlador

a0f4.jpg

Furação para a fan a montar na caixa; conector de cabo de alimentação e botão on/off retirados de uma fonte de alimentação já montados. (botão on/off não obrigatório dado que basta desligar o fio :-/ e o controlador tem on/off).

r3ln.jpg

Transformador de 12v (desmontado) colado na caixa e com as ligações feitas à tomada

przv.jpg

Controlador já montado e com ligações feitas (o esquema de montagem facilmente se encontra no google)

mcpe.jpg

Resultado final

Toda a conjuntura ficaria melhor a preto e falta uma "grelha" para colocar frente à fan da caixa.

 

26bc.jpg

 

Entre a ficha do cabo de alimentação e a fan está o fio da sonda que vem junto com o controlador.

cwbp.jpg

t0e4.jpg

 

Para a montagem da fan que vai arrefecer o aquário 50x50x50 utilizei uma "mola" de um candeeiro (que irá prender ao vidro do mesmo) e uma fan de 120mm que vai ligar à tomada de 12v.

 

Fotos da montagem:

 

Fan 120mm

87vp.jpg

"Mola" de candeeiro

rcfg.jpg

Resultado

gjlr.jpg

76rn.jpg

 

Este controlador está ligado e a funcionar na perfeição à 2 semanas. Nesta altura do ano o termostato nunca liga e a temperatura é controlada só com a Fan.

 

A utilização de uma fan de 120mm é óptima (para um 50x50x50) pois tem um alargado fluxo de ar deixando as águas calmas, não faz aquele "turbilhão" na agua que poderia stressar os peixes. Em relação ao barulho não faz rigorosamente barulho nenhum, nem dou conta de a mesma ligar.

 

A mola onde a fan está montada é de plástico que apesar de ser barata não corrói.

 

Valor total ronda os 50€

 

Espero que gostem! deixem os vossos comentários e sugestões!

Editado por S4L4Z4R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem, temos ingenheiro.. hehe viva o s4l4z4r

(não te conheço, mas apeteceu-me fazer a piada, espero não ofender ;) )

Editado por Rui Galrão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui está um controlador como o meu, 5* funciona ás mil maravilhas :)

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também mandei vir o meu pelo ebay, o meu ficou-me por 14€ com os portes incluidos! ;)

 

É certamente uma ótima adição ao aquário, estabiliza as temperaturas, principalmente no verão :)

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

É pá isso é mesmo muito bom, espetáculo. 5* mesmo. Simples, pratico, funcional e para completar económico. Eu vou atrás de vocês....

Se o possível está feito, o impossível vai se fazer...

AHAHA!!!! O meu nome é mesmo Luís.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais