Postura de escalares [AJUDA]


whity

Recommended Posts

Boas.

Hoje para meu espanto vi que os meus escalares tinham feito uma postura, como é a minha primeira postura alguem me pode dar dicas do que fazer.

 

Obrigado.

 

Fiquem bem.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Esqueci-me de dizer que ta apenas um casal dentro de um aquario de 100*30*40 com algumas plantas e CO2 e o filtro é interno e a temperatura é de 29º, a temperatura tava a 26, mas a dois atraz eu aumentei pk pareceu-me k tinha uma coisa estranha tipo algodao e pareceu fungos e aumentei, e por acaso quando se deu esta alteração foi mais ou menos quando eles meteram os ovos na pedra.

Eles passam o tempo todo perto dos ovos mesmo estando so eles dois dentro do aquario.

Já li qualquer coisa sobre a iluminação que se não for suficiente eles comem os ovos, tipo eu só tenho 30 W neste momento. E fica por norma 10/12 horas por dia ligado.

 

Que alterações devo fazer ou devo deixar isto andar normalmente como se não tivesse visto e dou comida normal?

 

Obrigado.

 

Fiquem bem.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não alterava nada (se eles desovaram nessas condições é porque lhes agradam), mas não te preocupes muito se os ovos forem comidos pois as primeiras posturas são como se costuma dizer "prá-boca" :cry:

Se eles comerem os ovos, dentro de uma a duas semanas voltam a repetir a proeza.

Vais ter muitas oportunidades para te "redimir"

Agora preocupa-te em ter artemia recem eclodida no dia em que eles começarem a nadar.

faz uma pesquisa aqui no forum que vais encontrar inumeros topicos a esse respeito pois esse é dos temas mais debatidos.

Boa sorte

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tive fora e cheguei agora mesmo, para meu espanto não havia ovos colados a pedra, depois olhei para o lado e tava em cima de uma folha de uma anubias, estavam muito saltitantes os ovos, o casal entretanto ta a fazer coisas estranhas, parece que se beijam mas com alguma agressividade, é normal?

 

Fiquem bem vou dando noticias.

 

Obrigado pelas ajudas

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... olhei para o lado e tava em cima de uma folha de uma anubias, estavam muito saltitantes os ovos, o casal entretanto ta a fazer coisas estranhas, parece que se beijam mas com alguma agressividade, é normal?

 

Bem... Se os ovos foram colocados no dia 14 penso que brevemnete "poderás" teres os alevins. :lol:

Por norma os pais, deslocam os ovos na boca para outros locais, por isso não te preocupes.

Caso não tenhas apercebido, os Escalares no geral, nas primeiras posturas não tem sucesso devido à inesperiência do casal. O mais certo é chegares perto do teu aquario e não veres ovos nem alevins.

Os ditos "beijos" também é um comportamento normal do casal :twisted:

 

 

Boa sorte

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não des nenhum alimento aos alevins enquanto eles não começarem a nadar, eles ainda estão a absorver o saco vitelino por isso não vão comer nada.

Prepara a artemia para que tenhas comida para eles quando começarem a nadar.

Os tipo beijos são as discussoes do casal :lol:

Tive casais que o macho levava os ovos para um sito e a femea para outro, depois de medirem forças la se decidiram por um lugar so...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Entretanto eles já nasceram mesmo e os pais sao uns mimados, sempre de volta deles, mudam-nos de sitio as vezes, o porque não sei. Dps os que se perdem eles metem-nos na boca e dps levam para junto dos outros.

Um verdadeiro espetaculo, vamos a ver se tudo continua assim.

Ando a tentar não mexer no aquario muito, para ver se eles não stressam e acontece alguma coisa que não deva.

Entretanto vou dizendo mais noticias.

Às vezes parece que os pais os metem na boca assim do nada também, deve ser para eles comerem, pois não vejo os pequenos a comer em lado nenhum, eles nunca saem do sitio onde os pais os deixam. Apenas saltitam no local onde estão.

Espero que seja normal isso.

 

Fiquem bem.

 

Obrigado.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles vao começar a nadar no dia 21 .... por enquanto tudo está normal. Eles caem da folha e os pais apanham-os e voltam a recolocar! Se tiveres areao é inevitavel a perda de alguns ou mesmo todos!

Não forneças comida antes de os veres a nadar como um guppy nada assim que nasce !

Vai dando noticias

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disparate essa do areão ! :)

 

Eu crio escalares num aquário plantado e obviamente com areão.

 

Ok ! Não ficas com 200 bébés, mas tens o prazer de vêr os pais a criá-los e, obviamente ficas com cerca de 20 ou 30 escalarsinhos.

 

Normalmente deixo até terem um tamanho razoável de moeda de 2 cêntimos.

 

Nessa altura tiro-os e coloco-os num aquário separado, para que os pais possam voltar a criar.

 

Quanto à alimentação ... sem dúvida artémia, com cuidade de ir o menos possivel de cascas de ovos.

 

Ao fim de uma semana de artémia já podes introduzir outra alimentação.

 

Cuidado com o filtro, procura que seja um de esponja não muito forte. Esse sim é o maior perigo dos pequenos, pois são fácilmente aspirados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quantos dias levam os ovos a eclodir.

mudanças de agua só quando nascerem ou posso já.

ontem de manhã o meu casal dourado pôs ovos mas não liguei .mas hoje continuam a tomar conta dos mesmos :shock: lá terei de ir comprar artemia..

eles tão num aqua de 100x40x30 sozinhos sem areão e com dois filtros internos fracos.

quando nascem posso por alguma equipa de linpeza

 

ps: desculpa de tar a usar o teu topico

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando nascem os meus eu ponho la para dentro todos os caracois que encontro.

 

Oh maria siceramente de 200 aproveitar 20.... 10% so???

eu tenho aquarios com areão e não tenho dado pelas percas mas acredito que as hajam mas são insignificantes, eu tiro com cada ninhada que nem os consigo contar...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, zefish, ainda bem que consegues tirar grande ninhadas, também espero chegar aí :wink:

 

Provavelmente a minhas sairam pequenas, porque é a segunda a vingar e o casal ainda está a ganhar experiência.

 

Posso dizer que a primeira tirei cerca de 20 peixinhos e esta já lá tem, pelo menos, o dobro dos peixitos :D

 

Portanto também espero chegar a tirar grandes ninhadas !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MariaBogas: Achas que a do areão é disparate ? Não achas que se um alevim cair no areao existe grande probabilidade de la ficar? eu acho.... e nao sou o unico:

http://www.terravista.pt/MeiaPraia/1391/Pe...osEscalares.htm

 

Tenho varios casais a reproduzir e nao uso areao em nenhum aquario! Tenho posturas de tirar 600 escalares :twisted:

è como tudo na vida, existe um compromisso: se queres eficiencia nao usas areao nem sequer deixas os pais tratar deles, se queres presenciar um espectaculo unico num aquario lindo, deixas os pais tratarem deles num aquario plantado !!

 

Cumprimentos

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Homen, não vamos discutir por causa disso, pois não ?

 

Tu disseste

 

Se tiveres areao é inevitavel a perda de alguns ou mesmo todos!  

 

E eu só disse que é disparate pensar que se perca os bébés por ter areão. Não vou dizer que não se perca alguns, pois nunca puz-me a examinar o areão para vêr se achava o corpo de algum.

 

Realmente, as pessoas têm de pensar o que pretendem, produção em série ou apenas o gozo de vêr um casal a criar.

 

É simples e não existe razão para discussões.

 

Só quiz sublinhar que era um disparate dizeres o que disses-te, pois podes induzir em erro a pessoa que tira a dúvida, pois em pânico pensa em tirar os escalares do plantado para não perder os bébés.

 

Isso sim, seria um disparate ! :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tive fora e hoje mal cheguei a casa, lá andam eles a nadar, sao mais que muitos e olha que tenho areao também e não tive problema até agora.

Vamos a ver com o passar dos tempos como eles reagem a tudo.

Os pais por vezes parece que os comem, mas depois eles cospem os filhos.

É um espetaculo ver tudo isto, hehe.

A reprodução é mesmo um espetaculo.

Não sei se tou a fazer bem ou mal, mas mexo o menos possivel no aquario, mesmo a nível de mudanças de agua, não fiz nenhuma ainda, desde que vi os ovos lá e até agora tudo bem.

Vou postando as noticias e na segunda postura já coloco fotos de tudo, nesta primeira quero ver o espetaculo sem chatear os pais.

 

Fiquem bem e obrigado por todas as vossas opiniões e comentarios.

Foi com a vossa ajuda que vi este espetaculo.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Para minha infelicidade de uma noite para a outra desapareceram quase todos os alevins, parece que os pais deles os iam comendo mesmo de vez enquando.

Pode ser que para a proxima se safem mais. Vou ter mais cuidados.

 

Obrigado por tudo.

 

Fiquem bem.

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais