Início do "bichinho"


Recommended Posts

Boa tarde,

 

À uns tempos atrás a falar com um colega sobre aquários e peixes fui ficando com vontade de ter também uns peixinhos. Foi então que me lembrei que quando era pequeno tinham-me oferecido um aquário de 16/17 litros e decidi dar uso ao mesmo!

Comecei à cerca de duas semanas a preparar o aquário e ontem dei-lhe um habitante :smile2:

Contudo ainda tenho algumas dúvidas, mas antes deixo-vos uma pequena descrição do aqua

Material

Aquário - 16/17 litros
Filtro - Trixie 5W 200l/h
Termostato - Ainda não tenho
Iluminação - Também ainda não tenho

Hardscape
Areia de silica

Plantas

Ainda não tenho

Peixes

1 Betta

Fertilização

TPA - 10% da água uma vez por semana, com água da torneira c/repouso

Planos futuros:


Acrescentar umas pedras, uma anubia nana e feto de java e ainda uns companheiros para o betta talvez dois platys ou dois corydoras

Duvidas:

O filtro que eu tenho dá-me a sensação que movimenta um pouco de mais a água e eu sei que o betta gosta de águas calmas, já dispus o filtro de maneira a não movimentar tanto a água mas ainda assim acho que ainda não está muito bem... Têm alguma sugestão para contrariar isso?

Para ter as plantas vou precisar de iluminação só ainda não sei que tipo de iluminação e quantos watts...

Ah e as pedras... não tenho a mínima ideia quais as melhores pedras para colocar...


Agora ficam aqui duas fotos do meu novo companheiro :smile2:

hn5b.jpg

fyyf.jpg

Desde já agradeço o vosso esclarecimento das minhas dúvidas e as vossas opiniões,

Fábio Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora boas...atendendo que o centro da atenção do aqua será o betta...deves ter em conta que estes peixes não gostam muito de correntes...portanto se o teu filtro não tem regulador de caudal e se vês que a corrente está forte...tens de tratar disso...

um termostato é conveniente visto o betta gostar de temperaturas entre os 22 e os 27º...no inverno eles agradecem...

em relação à luz e visto ires usar apenas plantas de facil manutenção...não será um problema e uma pequena lampada servirá para o efeito...

quanto a pedras se estás a pensar colocar algumas...recomendo o tipo de pedras do rio...sem arestas...pois desse modo as barbatanas do betta não irão sofrer rasgões...

ex:

adg-goldfish-tank.jpg

Editado por RuiMFJ
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio!

 

Antes de mais deixa me dizer que eu sou novato nestas andanças, mas deixo te a minha opinião!

 

Quanto a iluminação para a litragem que tens e para as plantas que queres, anubias fetos, etc. São plantas de fàcil manutenção, nao precisam de muita luz, acho cerca de 10w de luz e suficiente.

Na minha opinião, eu punha um tronco ou uma raiz e umas pedras, dava um ar mais natural e mais bonito! Também mudava esse fundo assim colorido, para um mais natural, tipo jbl manado! Para as dimensoões do teu aquàrio, não e caro, e favorece as plantas que vais plantar e mais uma vez, da naturlidade ao aquàrio.

Pedras e troncos podes dar uma vista de olhos, nos sites das lojas que estão aqui neste forum! Eu tambem, não sou grande conhecedor de pedras.

 

Aconselho também a comprares alguns testes para a àgua procura aqui no forum que te indicam quais os testes principais.

 

Como termoestato aconselho um da Eheim Jager para as dimensões do teu aquàrio 25w e suficiente.

 

Quanto a convivencia dos bettas com outras especies eu jà não posso ajudar muito, também ainda sou um pouco lerdo nessa matéria, deixo alguém com mais conhecimento te ajudar.

 

Bem isto é o que eu penso.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto ao caudal do filtro podes sempre meter mais qualquer coisa lá dentro para reduzi-lo, como lã de vidro, e em de apontares a flauta para o lado contrário do filtro, poderás experimentar virá-la contra o vidro a ver como fica.

 

Convém comprares um termostato para manter a tempº que para os bettas 25/26º é o ideal. Agora no Verão poderás conseguir andar lá perto mas chegando o frio ele poderá morrer.

Quanto à marca é um tanto ou quanto subjectivo. Tens eheim, sera, e por aí fora. Se não quiseres novo podes sempre procurar nos classificados ou meter um anúncio na procura que encontras sempre uma solução mais em conta.

 

Para mim o areão está bom. Então se fores só para anúbias e fetos de java, não precisas de substrato nenhum em especial. A luz para essas plantas também não é nada de especial, para teres ideia tenho rebentos dessas plantas ao pé de uma janela e andam bem. Claro que se tivessem no aquário estariam melhor mas penso que uma simples lâmpada de 10/15w chega e sobra. Agora se futuramente quiseres avançar para outra coisa aconselho melhor.

 

As pedras podes escolher algumas desde que não sejam alcalinas para não te mexer o PH. Tens seixos, xisto, vulcânicas ou qualquer coisa que ao usares uma gota de vinagre nelas, não faça reacção. É uma boa maneira de testares.

 

Cumps

Editado por Shaking
  • Votar + 1

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu Betta é muito bonito!

 

Compras um termostato, por agora deves conseguir uma temperatura razoavel para o betta, mas no inverno ele agradece o aquecimento.

 

Podes ver a solução DIY que arranjei para reduzir o caudal do meu filtro, que faz 300l/h, não sei se o teu dará mas percebes a ideia, até hoje não tenho problemas, o filtro aguenta bem e faz uma circulação de água bastante baixa:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217677&hl=

 

Temos aquas parecidos, se quiseres dá uma olhada no tópico do meu, podes ver a iluminação que arranjei para ele:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217486&p=1244710

 

Entretanto já tem umas alterações, mas ainda não pus fotos novas...

  • Votar + 1

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu Betta é muito bonito!

 

Compras um termostato, por agora deves conseguir uma temperatura razoavel para o betta, mas no inverno ele agradece o aquecimento.

 

Podes ver a solução DIY que arranjei para reduzir o caudal do meu filtro, que faz 300l/h, não sei se o teu dará mas percebes a ideia, até hoje não tenho problemas, o filtro aguenta bem e faz uma circulação de água bastante baixa:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217677&hl=

 

Temos aquas parecidos, se quiseres dá uma olhada no tópico do meu, podes ver a iluminação que arranjei para ele:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=217486&p=1244710

 

Entretanto já tem umas alterações, mas ainda não pus fotos novas...

 

Tens de por mais fotos, mas tens um bom aquario!

 

Obrigado pela dica do filtro mas eu já arranjei maneira de nao movimentar tanto a água!

 

 

 

Quanto a candeeiro podes usar daqueles de secretaria ou mesmo um proprio de aquariofilia que se sugura na borda do aquario.

Não posso usar um de secretária porque o aquário tem tampa, mas já estive a ver e estou a pensar comprar uma fila ou calha de leds e ponho-os dentro da tanta na parte mais alta que tem uns suportes... a ver se dá.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, este fim de semana tive quase 3h de volta dele, tenho mesmo que tirar novas fotos...

 

Quanto à tampa, podes tirá-la, desde que o teu betta não seja saltador, foi o que fiz no meu.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens fitas de leds, que podes por dentro de agua.

Já tinha visto umas imagens com fitas dessas e realmente dão outro aspecto ao aquario.

 

Mas em principio estou a pensar colocar mesmo uma fila de leds isolados por cima do aquário. Vou fazendo tentativas para ver o que fica melhor e o que melhor se adapta para o betta e para as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tens de por mais fotos, mas tens um bom aquario!

 

Obrigado pela dica do filtro mas eu já arranjei maneira de nao movimentar tanto a água!

 

 

 

Não posso usar um de secretária porque o aquário tem tampa, mas já estive a ver e estou a pensar comprar uma fila ou calha de leds e ponho-os dentro da tanta na parte mais alta que tem uns suportes... a ver se dá.

 

Pois, como diz o membro Thunderdrum, a tampa podes tirar. Eu também ando a ver de iluminação de leds para o meu e vi este http://aquaryusland.shopmania.biz/compra/iluminacao-de-leds-para-aquario-466901. Para o meu aquário (60x30x30) talvez seja insuficiente mas para o teu parece-me bem.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei em que local o tens mas pelas fotos parece-me uma cozinha, não sei o que tens por cima, se tem armários ou não, mas em principio não vai entrar assim tanto lixo. Vai evaporar mais água, mas isso não deverá ser muito mais do que 1l por semana.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem quantos centimetro de comprimento? 30cm?

As dimensões são 40x25x20 (comprimento, altura, largura)

 

 

 

Não sei em que local o tens mas pelas fotos parece-me uma cozinha, não sei o que tens por cima, se tem armários ou não, mas em principio não vai entrar assim tanto lixo. Vai evaporar mais água, mas isso não deverá ser muito mais do que 1l por semana.

Sim é uma cozinha e sim tem armários, mas também tenho um gato (ninja :ph34r:) e para tirar a tampa vou ter de baixar o nível da água e quero ter o mais possível de espaço disponível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá se o gato consegue lá chegar, então sem tampa não vai resultar...o betta é um peixe combatente, mas contra o gato (ainda por cima ninja) não deve ter hipóteses...lol

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá se o gato consegue lá chegar, então sem tampa não vai resultar...o betta é um peixe combatente, mas contra o gato (ainda por cima ninja) não deve ter hipóteses...lol

 

Ahahah mas é que é mesmo! E ainda por cima com a tampa aberta vai consumir mais energia para manter a água quente.

 

Mas eu já ando a ver umas fitas de led impermeáveis e essas posso cola-las na tampa do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

...com a tampa aberta vai consumir mais energia para manter a água quente...

 

Tens razão, mas não há de ser uma diferença muito grande...mesmo assim, vou investigar se consigo fechar o meu para no inverno não estar com o termostato a consumir mais ainda. Vou ter que recortar a tampa por causa dos cabos, mas como o tronco que tenho é alto, não sei se vou conseguir fechar.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tens razão, mas não há de ser uma diferença muito grande...mesmo assim, vou investigar se consigo fechar o meu para no inverno não estar com o termostato a consumir mais ainda. Vou ter que recortar a tampa por causa dos cabos, mas como o tronco que tenho é alto, não sei se vou conseguir fechar.

 

Tens sempre as placas de roofmate que podes cortar/pintar da maneira que quiseres. Eu cheguei a ver um tópico de um membro a fazer uma tampa para o aquário dele e ficou bastante razoável, só não encontro é o tópico...

Editado por fabiojspinheiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiver que comprar roofmate fica muito caro...já tenho tampa, só preciso é de ver se fecha com o tronco e cortar uma parte para passar os cabos do filtro e termo, pois aquilo vem feito para ter um de cada lado e eu tenho os dois do mesmo lado (para ficarem escondidos atrás do tronco)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a luz...daí ter que pensar como fazer... ;)



Teria que ficar a tampa em acrilico/vidro, mas acho que vai é ficar aberto mesmo... :P


Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tiras de leds impermeaveis e que podes submergir que conheço tem 50cm ... nao dá para o teu de 40cm

 

Eu ainda não pesquisei muito sobre o assunto e já agora desculpem a ignorância da minha parte não há tiras de leds à medida que queremos? não é necessário serem submersas mas apenas com algum tipo de isolamento porque alguma da água que evapora fica na tampa e os leds vão ficar lá também (se conseguir arranjar como eu quero)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.