Ajuda Algas Meu 1º Aquario (Logo Plantado)


Recommended Posts

Boas Pessoal;
É a segunda vez que escrevo no fórum; mais uma vez para pedir ajuda.
Este aquário já tem muitos anos, oferecido, ainda eu morava com os meus pais!
Foi cheio agora a pedido das meninas cá de casa, e contra (alguma) vontade da mãe da pequenas :chair: História a parte vamos ao que interessa.
Material;
  • Aquário: 80x30x40 perto de 90l brutos
  • Filtro: Sera Fil BioActive 130 (iniciei o aquário com outro filtro Sacem Marathon 300) http://www.sera.de/pt/pages/produtos/product/filtros_exteriores_sera_fil_bioactive.html
  • Termostato: de momento não tem, pois também estava de lado a tempos e começou a meter agua
  • Iluminação: Calha DIY Com led's High Power de 1W - 7 de 10000k, 7 de 6500k/7000k e 6 Royal Blue (tenho fotos depois posso por)
Hardscape;
  • Substrato Fértil - 5kg de JBL AquaBasis Plus (não coloquei todo, perto de 4kg)
  • Substrato não Fértil - 10Kg de areão preto (Não sei que tipo de pedra é!)adquiri na FishPlanet(Barreiro)
  • Rochas- 3 medias e mais uma pequenas (que apanhei a beira rio)
Parâmetros; Dia 17 (quando chegaram os testes)

 

  • Amónia - não tenho teste
  • Nitratos - 5mg/l
  • Nitritos - 0mg/l
  • PH - 8
  • Kh - 8
  • Gh - 8
Plantas;
  • Egeria Densa
  • Eleocharis Acicularis
  • Valisneria Asiatica
  • Ludwigia Repens 'Rubin'
  • Nymphoides sp Taiwan

 

1 foto após introduzir a Egeria Densa. A data da maquina não estava correcta, foi dia 29/6

3fkb.jpg
O aquário levou todo silicone novo, pois tinha fugas. Reparado e testado esta cheio.
Inicie o ciclo a 5 semanas com 2 peixe cometa, e inicialmente ficou 1 semana sem filtro pois avariou. 1 semana depois deram-me umas podas de Egeria Densa (1º planta introduzida) .
Depois introduzi 2 troncos de videira, que retirei toda casca, deixei +ou- 1 mês submerso e fervi varias vezes.
O tronco passados alguns dias ganhou uma película branca que se ia alastrando (depois de umas pesquisas retirei, esfreguei, voltei a ferve-lo e coloquei-o novamente no aquário)pois li que poderia ser fungos e recomendavam fazer os passos anteriores. No dia seguinte já la estavam outra vez, e acabei por retirar os troncos.
Com tudo isto um dos peixes adoeceu, ficava muito tempo no fundo e não comia, acabando por morrer.
O que terá sido a causa do manto branco?Fungos? Infelizmente não tenho fotos.
Os troncos não estavam bem secos... Poderá ter sido isso?
Foto do areão e rochas com as algas...
6i5c.jpg
A coisa de duas semanas começou a aparecer no areão e nas rochas um castanho/
Amarelado(Assim que tiver fotos meto) é muito parecido com a imagem que esta
mas não tenho nada nas plantas.
Retirei as rochas esfreguei-as, fervi mas voltaram a aparecer.
Dia 17 foi quando troquei o filtro para o Sera fil bioactive 130 e coloquei nele o Sera Filter biostart e fiz uma TPA de 30%, com aspiração do areão e introduzi a Eleochoris Acicularis e a Valisneria Asiatica.
O areão parecia ter ficado melhor mas deve ter sido por ser mexido, pois no dia seguinte ainda se notava e tem vindo a piorar.
Poderá ser excesso de luz? ou falta?
8H de 6500k/azul e 4H de 1000k; não esquecendo de dizer que a minha esposa abre o estore todo o dia e o aquário fica exposto apesar de ter cortinados meio transparentes.
Será sujidade? Pois sei que lhes dava muito comer, mas rectifiquei e acabei por tirar de la o cometa.
Excesso de nutrientes? Ou por não estar estabilizado?
Para alem dos problemas que já tinha!!!! Ontem fui para trocar a descarga do filtro (da ponta larga para o tubo 'chuveiro') para dar mais movimento a agua, visto pelo que tenho lido poderia ser uma ajuda a formação da sujidade/algas.
E encontrei nas mangueiras do filtro uma película tipo a que se estava a formar no tronco.... depois de uma 'voltas' sairão para o aquário em bocados grandes que pareciam quase a pele que as cobras largam. Como era resistentes consegui remove las a mão. Não sei como esta a evolução hoje pois não vou a casa. (não tirei fotos, mas já vi algo parecido por aqui mas não consigo encontrar)
Espero que consigam perceber o que é, e que me possam ajudar...
1cq7.jpg
iwj5.jpg
p7t4.jpg
Neste momento o aquário não tem peixes, queria por alguns já principalmente para ajudarem na
'limpeza' mas o ph de 8 é alto! A temperatura é de 27º mesmo sem termostato.
Mais uma coisa que me irrita muito... alguém sabe como retirar o ar todo de dentro deste filtro SERA fil bioactive 130 é que faz imenso barulho, mais que o velho Sacem!
foto tirada hoje
4dqp.jpg
Ajudem, tirem-me as duvidas, dêem as vossas opiniões quanto aos futuros habitantes, flora, tudo...
Peço desculpa pelo testamento e desde já muito obrigado a todos.
Editado por Tiago Narciso

Tiago Narciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

não ponhas os peixes já, esse sistema parece muito instável (é normal) muitas alterações.

aconselho muita calma, eu sei que é dificil!

primeiro o filtro: se for novo e fizer esse barulho pode estar mal montado, tubos mal colocados ou simplesmente mal ferrado. O ar que fica dentro do filtro tem que sair. fotos ajudavam muito.

 

O aquecimento é essencial,vais mesmo ter que arranjar.

 

o ph alto, demasiado alto pode ser das rochas (foto), para não arriscar tira as rochas (minha opinião). fizeste bem em tirar os troncos, eu tirava tudo o que não tivesse a certeza.

 

luz directa, ou uma divisão muito soalheira é negativo para este tipo de sistemas.As algas costumam gostar.

 

estuda e pensa com a familia que tipo de peixes e ecosistema gostariam de ter.

verifica em detalhe os requisitos para esse ecosistema, ph, temperatura, etc

 

existem muitas soluçoes e com custos diferentes.

sem querer forçar, aconselho a leitura de tópicos no forum Lowtech.

são ecosistemas expeditos, com custos baixos, pouca manutenção e bonitos. (bom para começar)

 

já estou nisto a algum tempo e já fiz muita asneirada!

o meu conselho é tentar resolver um problema de cada vez

espero ter ajudado

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não é fácil ser paciente, pois os peixes dão muita vida ao aquário e são o motivo de o ter. Mas vou tentar estabilizar tudo primeiro.

 

No filtro quase de certeza que esta mal ferrado pois ainda se houve o ar ao chocalhar, e as vezes consigo fazer sair algum pela descarga.

 

O PH não referi anteriormente mas a analise a agua da rede é o mesmo 8, em principio as rochas não estão a afectar o PH, pois também antes de as por experimentei deitar ácidos (limão, vinagre entre outro) por cima como me foi dito numa loja para verificar se eram calcarias.

 

A luz solar, solução é mesmo ter que manter o estore em baixo!

 

E vou realmente ler tópicos no forum lowtech, pois nunca la fui... :confused4:

 

 

Não tendo peixes poderei fazer TPA em maior percentagem e mais regulares? Pergunto isto porque em principio ajuda a resolver os problemas que tenho, certo.

E como irei utilizar uma agua com um PH de 7,5 sempre baixava um pouco o PH.

 

Obrigado

Cumprimentos

Tiago Narciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Introduzi fotos hoje para que possam ver os problemas, e melhor ajudar.

 

Em relação as algas castanhas, nas rochas e no areão parecem não aumentar mas comecei a velas aparecer nos vidros e nas folhas da Egeria Densa?É a que se encontra a mais tempo no aquário.

 

Pelo que pesquisei podem algas castanhas ... (Diatoms).... Que podem ser comuns em aquários novos, ou por excesso de nutrientes...

O que me podem dizer com o que vem nas imagens.

 

Como posso elimina-las?

 

 

Cumprimentos

Tiago Narciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Começando pelo principio, tens que arranjar um termostato.

 

Para ferrar o filtro, antes de o ligar deves "sugar", penso que seja assim, o ar pela mangueira de saida, de imediato a agua vai começar a encher o filtro, deixas encher até veres agua a sair pela mangueira, após isso metes o filtro a trabalhar. Passado uns 10 minutos deixa de fazer barulho. Caso não dê para entender, podes pesquisar pelo forum ou pelo google.

 

Esse muco branco que se cria em volta dos troncos é normal, bastava comprares um pleco ou um ancistro e ele limpava isso tudo. Tinhas que fazer uma manutenção mais atenta ás mangueiras do filtro porque esse muco entope as mangueiras mas não é nocivo para a flora nem para a fauna. Passado algum tempo isso desaparecia.

 

As algas castanhas que tens, o aquario é novo, tem muitos nutrientes, deverias apostar em mais plantas de facil manutenção e de rapido crescimento, tirando isso penso que possas ter muita luz, não percebo nada de leds mas nas convencionais T5 devia chegar uns 40wts até porque não tens CO2. A luz solar directamente no aquario tambem não é bom e deves evitar.

Para as combater, reduzir os wts\leds, limpar as dos vidros e se quiseres, usar flourish excel ou easy carbon, colocando directamente sobre as algas com uma seringa ou pipeta com o filtro desligado. Tambem vai ajudar na adição do CO2 ao aquario.

 

Espero ter ajudado e esclarecido alguns pontos.

 

Cumprimentos

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Finalmente parece estar a estabilizar o aquário.

 

O estore praticamente deixou de ser aberto a luz esta somente acesas 8h as de 6500k/Royal Blue as 10000k só 4h reparei que as algas deixaram de aumentar.

Entretanto introduzi 2 otto... que estão fartos de comer algas :) pois estão gordos como tudo e as algas tem desaparecido.

Dois dias depois introduzi 6 tetra neons e 2 camaroes red cherry e uns dias depois 3 pequenos ancistrus 1cm/2cm +ou- e 2 guppys que me deram.

 

O aquário esta muito melhor em relação as algas e as 'nuvens brancas'; as plantas devido a redução de luz é que se nota menos o crescimento.

Comecei a usar sera florena, acham que devo continuar?

 

Deverei aumentar as horas de luz?

 

O Ph esta entre os 7,5-8 um pouco mais baixo. Mas irei fazendo pequenas TPA's para baixar ate aos 7 e os peixes se irem adaptando.

A agua que estou a misturar e de um furo e tem o ph de 5,5. Futuramente quando fizer TPA utilizo as duas misturadas para obter o ph7.

 

E estou a pensar introduzir mais plantas;

Fetos de java

Rotala rotundifolia

Monoselenium Tenerum

 

Algum conselho em relação a estas plantas?

 

Em relação aos habitantes o que acham para um comunitário?

O que aconselhariam a adquirir futuramente?

 

 

O filtro?!?! :eusathink: o ar mantém-se. Mas da próxima vez que limpar vou fazer como sugeriste Sands, pois eu sempre que o abri enchia ate deitar para fora e depois fechava a tampa, quando ligava as mangueiras é que tentava eliminar o ar com a bomba manual do filtro o que é difícil porque as mangueiras já tinham agua e o ar custa a sair.

 

 

Cumprimentos

Tiago Narciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as plantas talvez nao coloca-se as rotalas, e colcoa-se antes plantas mais faceis.

 

Quanto ao fertilizante é relativamente bom, mas podia ser bem melhor, e deves continuar a colcoar sem aumentar as horas de luz.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta a abanar bem o filtro. deixa-o inclinado. vira-o de pernas para o ar durante alguns minutos. desta forma, alem de veres se está bem vedado ajudas o ar a sair mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago, que bom que é ver que começando com alguns problemas eles se tem resolvido, nisto da aquariofilia há um factor que é essencial que é dar tempo ao tempo, todas as alterações que fazemos tem repercussões mas normalmente os resultados só aparecem passados uns dias. Para baixares o ph o ideal seria usares uns troncos, além disso são bons para prender os fetos de java e necessários para os ancistros.

As 8h diárias de iluminação são suficientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Quanto as plantas talvez nao coloca-se as rotalas, e colcoa-se antes plantas mais faceis.

 

Quanto ao fertilizante é relativamente bom, mas podia ser bem melhor, e deves continuar a colcoar sem aumentar as horas de luz.

 

Quanto a Rotala, pensei o mesmo pois pelo que tenho lido as plantas de tonalidade vermelha/rosa são por norma mais difíceis. Mas já lá habita. Isto porque no site da tropica diz que é fácil!

 

Mas o objectivo era mesmo ter plantas dessas cores como a que já la coloquei anteriormente, a Ludwigia Repens 'Rubin'. Também dita de fácil pela tropica.

 

O fertilizante podia ser melhor? De outra marca?

 

 

Experimenta a abanar bem o filtro. deixa-o inclinado. vira-o de pernas para o ar durante alguns minutos. desta forma, alem de veres se está bem vedado ajudas o ar a sair mais rapidamente.

 

Já tentei... abanar, virar ao contrario... já tentei de tudo.

 

Quando o viro de pernas para o ar, ouve-se o ar a passar para os pés mas de la volta para onde estava e muito dificilmente vai para as mangueiras. Consegui tirar um pouco desta maneira, mas ligando o filtro... O que eu penso que acontece; como o filtro aspira da câmara para a luz UV(não tem ligação ao restante base da tampa) onde fica certamente o ar. Pois quando esta ao contrario e ligo ele aspira um pouco de ar pela coluna de aspiração, ainda a trabalhar endireito-o e se o ar fosse para a aspiração (câmara do UV, como pensei que acontecia pois) o ar sairia. Não sei se me fiz entender!

 

Mas se isto fosse assim não tinha ar no rotor, então não devia fazer tanto barulho? Não esquecendo que a trabalhar ao contrario e com o ar nos pés faz menos barulho :confused4:

ovxi.jpg

 

 

Só ainda não tentei enche-lo como o Sands referiu, pode ser que saia o ar ao enchendo-o através das mangueira directamente do aquário.

Tiago Narciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago, que bom que é ver que começando com alguns problemas eles se tem resolvido, nisto da aquariofilia há um factor que é essencial que é dar tempo ao tempo, todas as alterações que fazemos tem repercussões mas normalmente os resultados só aparecem passados uns dias. Para baixares o ph o ideal seria usares uns troncos, além disso são bons para prender os fetos de java e necessários para os ancistros.

As 8h diárias de iluminação são suficientes.

 

Já aprendi que é mesmo necessário dar tempo ao tempo. Quanto ao Ph vou começar a misturar agua com PH mais baixo para atingir Ph7.

Troncos necessários para os ancistros?

 

A luz esta agora em 8 h.

 

 

 

Outra coisa o crescimento das plantas

  • Egeria Densa
  • Ludwigia Repens 'Rubin'

inicialmente estas duas plantas tiveram um crescimento mais rápido do que agora, qual o motivo?

A Eleocharis Acicularis parece estar a pegar bem onde deixei molhos maiores, mas esta toda um pouco amarelada nas pontas?

  • A Valisneria Asiatica não cresce muito :unsure: Não é uma planta de crescimento rápido?

A Nymphoides sp Taiwan nota-se bem o crescimento, pois aparecem muitas folhas novas

Terá sido de terem pouca luz diária? visto que por culpa das algas reduzi.

Cumprimentos

Tiago Narciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

 

Irei deixar aqui as recentes alterações para que possam ver a evolução e para que dêem as vossas opiniões/conselhos.

 

Já tem termostato 1 eheim jager 100w

 

 

O hardscape sofreu grandes alterações ficando do que la estava, a rocha da esquerda de duas colorações e uma das pequena

 

Os habitantes já são alguns:

1 ottocinclus afinis

4 mollys prata

4 ancistrus sp

1 Pangio Kuhli (cobra cullie)

7 tetra neons

6 danios zebra de veu

2 tetra pontas prteadas

1 rasbora trilineata

2 rasbora heteromorpha

1 platy vermelho wagtail

11 guppies (4 femeas e 1 macho normal e 4 endler)

1 gastromyzon Borneensis (borboleta chinesa)

 

50 camaroes (Neocaridina Heteropoda var. Red / wild e caridina cf. babaulti stripes)

Alguns Planorbis corneus castanhos e vermelhos

4 caracois helena

 

 

Algumas fotos dos habitantes;

jc91.jpg

 

c0rx.jpg

 

1u6y.jpg

 

q5fz.jpg

 

rm77.jpg

 

ofyg.jpg

 

A flora;

Salvinia Natans
Lemna Minor
Microsorium pteropus (Feto de Java)
rotala rotundifolia
Nymphoides Sp Taiwan
Ludwigia Repens sp Rubin
Riccia Fluitans
Taxiplyllum sp flame
Taxiplyllum Barbieri ( java )
Taxiplyllum sp spiky ( christamas)
Hydrocotyle tripartida
Limnophia Sessiliflora
Monosolenium Tenerun (Pelia)
Eleocharis Parvula
Egeria densa
Vallisneria Sp Asiatica
Aponogeton Crispus (?)
Anubia Barteri var. nana (?)
Fissidens Fontanus (Phoenix moss)
Heteranthera Zosterifolia (?)
Lindernia rotundifolia (?)
Myriophyllun Mattogrossense (?)
Com a entrada da maior parte das novas plantas veio a 1ª alteração
dxdz.jpg
Após a entrada dos troncos pois estavam prontos e alguma areia branca(tarefa nada fácil com aquário cheio, ainda assim correu melhor do que o esperado)nuek.jpg
O areão branco(fino) serve também para a Kulie se enterrar pois andava tentar fazê-lo no areão preto que tem grande granolometria.
O problema que tinha com o filtro, depois da ultima limpeza deixou de o fazer após trabalhar uns dias! :drool3:
As fotos lamento não serem as melhores.
Após verem como ficou, deixem a vossa opinião/sugestões/conselhos é tudo bem vindo.
Cumprimentos
Editado por Tiago Narciso

Tiago Narciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.