Vamos lá ver como corre. Beta pacífico, brincalhão ou que?


FilipeBoto

Recommended Posts

 

Pelo que vi os peixes não tão lá muito em segurança...

 

O que devo fazer? Rezar pra que baixem?

Um bom começo :)

 

Agora sem brincadeiras.

Consegues que a loja ou alguém guarde os peixes durante uns 15 dias???

Em qualquer dos casos....

bactérias para tentar acelerar o ciclo

Alguém que empreste/ ofereça parte do material filtrante. Usas uma esponja já usada, por exemplo. E já tens uma base de crescimento de bactérias..

TPA para reduzir amónia e nitritos que já devem estar altos.

 

Alguém com mais experiência que emende algum erro que possa existir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bom começo :)

 

Agora sem brincadeiras.

Consegues que a loja ou alguém guarde os peixes durante uns 15 dias???

Em qualquer dos casos....

bactérias para tentar acelerar o ciclo

Alguém que empreste/ ofereça parte do material filtrante. Usas uma esponja já usada, por exemplo. E já tens uma base de crescimento de bactérias..

TPA para reduzir amónia e nitritos que já devem estar altos.

 

Alguém com mais experiência que emende algum erro que possa existir.

 

Apoio a 100% os teus conselhos! Na loja onde comprou os peixes deverás pedir para te guardarem os peixes por 15 dias! Eles de certeza que não te vão negar isso! Assim já podes concluir o ciclo do azoto e evitas demasiadas baixas ( que infelizmente é o que vai acontecer com esses valores!

 

Um aquário como o teu necessita de no minimo dos minimos 3 semanas a ciclar ( e de certo vou levar na cabeça dos outros users pois o normal são 4)!!!

 

Cumps e boa sorte!

 

PS: Visto teres amigos já com aquários tb lhes podes pedir àgua dos aquários deles! Cerca de 50% da capacidade do teu aquário seria o suficiente para no minimo conseguires estabilizar um pouco o aquário! Isto não evita as tpa de 15%!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Um aquário como o teu necessita de no minimo dos minimos 3 semanas a ciclar ( e de certo vou levar na cabeça dos outros users pois o normal são 4)!!!

!

E com os valores que tem e a juntar a lavagem do filtro, mais vale assumir que o tempo ainda agora começou e esquecer o anterior.

 

Com amigos com aquários tens uma situação a teu favor que muitos não tem ... ajuda à distância de um telefonema. Pergunta antes de fazer qualquer coisa, pelo menos no inicio..ajuda a controlar os impulsos de compra.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que os amigos que tenho com aquários sao mais impulsivos que eu, o que me deu as plantas, e me ajudou a montar o aquário até queria por logo lá peixes, e é um gajo com aquários à anos. eu até tento ser ponderado no meio disto tudo :)

 

Amanhã vou buscar 30 ou 40 litros de água dum aquario de 300 e tal litros, entretanto, levo os peixes para um aquario que um outro amigo meu tem so para emergencias. Já gosto deles, quero ver se conseguem safar-se todos. Tenho um guppy já com a barabata com um grande corte, deve ter os dias contados :|.

 

Depois vou controlando a água com testes e fazendo tpas prai de 3 em 3 ou 4 em 4 dias,

 

Vou dando noticias, obrigado pelas dicas.

 

Ps. Também encomendei entretanto ceramicas para filtragem biológica, uma vez que só tinha esponja no filtro, pelo que julgo ter sido a tpa de sábado em que lavei a esponja com água corrente, que pode ter eliminado as poucas bacterias que tinha, disparando assim estes valores desta maneira.

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário dadod deve fazer uma TPA de quantos %???? Esses 30 ou 40% são 10%..pouco mais. Aproveita a TPA dele e deves ter mais água.

As esponjas são baratas...troca uma das que estão no filtro dele por uma nova e usa a dele (mesmo arriscando doenças, mas como está a funcionar, penso mão existir problema) e já tens uma boa dose de bactérias.

Água de garrafão e já não tem cloro para complicar a vida.

Bactérias "engarrafadas"

 

Com isso pode ser que consigas reverter o aquário e completar o ciclo em 15 dias.

 

Mais uma vez aviso....a minha experiência é quase nula. O que tento é ajudar pelo que leio também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa ideia do guppy ter a barbatana rasgada e pensares que tem os dias contados é má. Se tem as barbatanas roídas são problemas de fundos ou bactérias e actuando a tempo tem solução.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, meti 30 litros de agua de outro aquario, os peixes ainda nao os levei porque o gajo só pode no fim de semana, apos a introduçao lentamente de agua do aquario desse meu amigo e uma tpa de 15% (Primeiro fiz a tpa e só depois retirei os 30 litros e pus os novos) entretanto vou actualizar os valores.

 

Todas as operaçoes de agua foram efectuadas de manha, os valores medi agora as 18.30.

 

NO3 - 25

NO2- 2

Gh - >7ºd

Kh - 6ºd

Ph - 7.2

 

Parecem-me estar bastante mais equilibrados os valores, embora ainda longe do bom. Os peixes nao os vou conseguir levar antes de sábado. Eles nao aparentam estar mal, pelo contrário, continuam bem, as cores vivas, e com vivacidade. Por agora nao consigo fazer muito mais... (Ah, entretanto comprei cerâmicas e meti no filtro que só tinha a esponja) Próxima semana também vou comprar lã. Agora nao há mais €.

 

 

Do dele. Do teu....quanta mais for, melhor.A idea é criar as bactérias no filtro. Como não vai ter peixes não tens de te preocupar com os valores da qualidade da água.

 

Ele não faz tpa, tem um sistema que vai metendo água à medida que evapora, dai não me ter dado mais que 30 litros. Materias filtrantes também está sem nenhum agora... O resto dos amigos, também só usam esponja e lã, mas não têm a mais. Um deles tem cerâmica, mas tb tá com problemas no aquário dele...

 

Ps. Estas tiras de testes da Jbl são fiáveis?!? É que tirando o tal guppy (e mesmo esse, está activo e "bem disposto", só tem a cauda com um buraco), os peixes aparentam estar super normais, e tou a começar a pensar, que se não tivesse medido os valores, nao tava tão preocupado e a situação resolvia-se por ela, estarei assim muito enganado?

 

Ps2. Recomendam-me tratar este guppy de alguma forma? (Não tenho segundo aquário)

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as operaçoes de agua foram efectuadas de manha, os valores medi agora as 18.30.

 

NO3 - 25

NO2- 2

Gh - >7ºd

Kh - 6ºd

Ph - 7.2

 

 

Ele não faz tpa, tem um sistema que vai metendo água à medida que evapora, dai não me ter dado mais que 30 litros. Materias filtrantes também está sem nenhum agora... O resto dos amigos, também só usam esponja e lã, mas não têm a mais. Um deles tem cerâmica, mas tb tá com problemas no aquário dele...

 

O principal problema é que ainda não tens bactérias e esses valores devem subir. Ainda deves vir a ter um pico de amónia, o que não é muito bom para os peixes.

 

Eu não disse que os amigos tinham espumas a mais. Disse para comprares uma nova para um deles e ficares com a velha para usares no teu aquário. No meu caso, o meu usa 4 esponjas. Se retirar apenas uma e trocar por nova, para mim, a diferença vai ser mínima e para o teu a diferença pode ser enorme.

Volto a repetir...confirma.....a experiência não é muita, apesar da leitura já ir numa valente quantidade de páginas :)

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, quarta feira, pus 30 litros de um aquario já com alguns anos, arranjei a tal espuma de um amigo meu que me falaram, substitui a minha (Quinta-feira passada), coloquei leca no outro recipiente do filtro. Os valores estão controlados agora, estão praticamente iguais ao ultimos que postei, sendo que No2, já tá estabilizado nos 0.5.

 

No3 - 10

No2 - 0,5

Gh - 7ºd

Kh - 6ºD

Ph - 7 (Tem estado super estável)

 

Ontem o No3 estava nos 25, pelo que acho que os valores estao a baixar e finalmente a estabilizar todos.

 

Acabei por não levar os peixes, e continuo sem uma única baixa, nem sinais disso (nem o guppy com a cauda danificada, continua todo vivaço a nadar atrás do outros, nem o outro Otto que trouxe à 2 semanas da loja cujo "irmão" morreu, aliás a única baixa que tive).

 

Tendo eu um filtro interno, em que a agua entra, e tenho um zona que da para colocar lã. A seguir uma zona maior onde tenho a tal espuma e no pequeno reservatorio, tenho leca (foi o melhor que conseguir arranjar agora), a minha pergunta é, quais os melhores materiais para colocar num filtro deste tipo? Deixo assim (coloco mais a lã), ou troco alguma das coisas?

 

Já sei que me vão dizer que um filtro externo é melhor e tal, já percebi isso, e será algo a adqurir quando houver oportunidad€, o que não deverá ser breve, dai gostar de saber, para já com o meu filtro interno de 550l/h, qual o melhor material para colocar lá dentro? (Também sei que devia ter sido das primeiras perguntas a fazer, pelo que a mudar algua coisa, vou trocar de forma parcial aos poucos para nao perder as bactérias)

 

Outra das perguntas, estou a pensar começar a por Co2, método caseiro, já tive a informar-me e a falar com malta, toda a gente me fala que vai baixar o Ph. Tendo eu o Ph tão estável (aliás tem sido o que tenho mais estável de tudo), como poderei depois controlar o Ph de forma mais eficiente, nao me vai baixar demasiado?

Obrigado desde já...

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, após algum tempo sem postar aqui nada, acho que vos devo um "update" por toda a ajuda que me deram.

 

Muitas actualizações neste aquário...

 

Antes de mais, ainda que com os valores que chegou a atingir com peixes dentro, com uma tpa com água de um aquário estável consegui evitar baixas. Desde da montagem do aquário com todas as burrices que fiz "consegui" a proeza de apenas me falecerem 1 Otto, e 1 molly.

 

Os guppys com rabos danificados (passaram a 2), recuperaram os 2, e mesmo com o betta, nunca mais tive sinais de qualquer ataque. (Tinha prometido a mim mesmo que se o betta atacasse mais algum guppy, que oferecia o Beta a um aquário sem Guppys).

 

Após me informar de compatibilidades, segui o primeiro concelho que me deram, e tenho agor 5 corydoras (realmente em cardume são bem mais giras).

 

Após me informar de compatibilidaes, comprei um Labeo Frenatus. Li bastante antes de o comprar (tinha uma tara com este peixe) e em boa hora o fiz. Até à data não registei qualquer incidente, nem sequer "correria" atrás de outros peixes.

 

Já me mentalizei que mais tarde ou mais cedo terei que dar o Botia palhaço. Vai crescer demasiado para este tanque. Não o devia ter comprado até porque só depois soube que também é um peixe de cardume.

 

Fiz uma receita caseira de CO2, sinceramente não sei se está a funcionar bem, mas tenho controlado o Ph vs Kh e tá dentro dos valores correctos (segundo os quadros que consultei disponiveis na internet). O ph, não tem alterado, pula entre os 6.8 e os 7. Penso que talvez seja de estar a usar pedra difusora. Estou a pensar esta semana adquirir aqueles difusores de vidro.

 

As plantas ainda não estão no auge, mas já começo a ver melhorias nas plantas. (Acho que foi mau ter colocado plantas já "crescidas", por outro lado se calhar já traziam bactérias e acredito que tenha sido isso que fez com que não tivesse tido mais baixas).

 

Ah, comprei um filtro em condições, um JBL E701, provavelmente esta é a actualização mais importante, e estava-me a esquecer.

 

Segundo o AqAdvisor, tenho a população em 80% da capacidade do aquário, o que é mau porque com tamanho adulto terei perto de 170%, Vou ter que dar peixes, ou tentar trocar na loja por comida ou outros items. (Se alguém conhecer alguma loja no Algarve, Portimão que saibam que aceita peixes em troca de outros peixes ou equipamentos, agradecia)

 

Comprei um tronco, tive alguns dias em água para afundar, já o coloquei entretanto, e os meus peixes adoram-o.

 

Coloquei um fundo improvisado, com um papelão acastanhado, amarrotado (uma tentativa frustrada de parecer rocha), mas continuo muito indeciso nesta ultima parte... Alguém aconselha uma solução que nao seja aqueles fundos "pirosos"? (Se calhar sou o único que nao gosto, não quero ofender o gosto de ninguém) :)

 

Esta semana estava a pensar comprar também mais iluminação. Há umas calhas com umas lampadas de 20, ou 30 watts nos chineses. Não sei os graus kelvins. Custam prai 5 euros. Acham que vale a pena uma vez que agora não tenho mais € para gastar numa coisa a séria?? (A pergunta no fundo é: "É melhor que nada?" Neste momento só tenho 36 Wats para 120 litros (uns 90 ou 100 brutos)...

 

Bem, acho que é tudo... Se me lembrar de alguma coisa aviso.

 

Entretanto, para não dizerem que só escrevo, escrevo deixo um pequeno vídeo do aquário. Peço desculpa pela qualidade mas isso foi para fazer um teste de streaming, sem tripé, então tá tudo tremido e com paragens, e fotos nao tenho tirado... prometo que coloco em breve.

http://www.youtube.com/watch?v=QKUbtRrZZZ0

 

 

Mais uma vez, obrigado por todos os concelhos, acredito que as vossas dicas me salvaram os peixes (especialmente a dica de ir buscar água já estabilizada).

 

Deixem feedback, concelhos, sei que comecei com o pé errado mas tou a tentar fazer as coisas bem, com muita dedicação e se detectarem mais burrices minhas no que escrevi, agradeço que me digam os erros para que possa corrigí-los.

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estão coladas, mas estão bem colocadas. Tinha que ser um grande porradão para cairem, mas mais pra frente, vou colá-las com silicone, mas por enquanto, os peixes ainda nao têm força suficiente para as derrubarem. Agora falta é as plantinhas tb crescerem mais. Tinha também pensado em colocar areia branca ao centro, tipo área de convívio, o que achas da ideia? (Não sou grande decorador de aquários) :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Super tranquilo :)

 

Até agora, prai num mês só deu uma dentada no rabo de um, 1ª vez. São piores os guppies uns pros outros do que o beta. O beta tornou-se sociável.

Ao ínicio andava sempre longe das multidões, mesmo na altura de comer.

Agora, às vezes anda la sozinho todo camuflado a meter-se em tudo quanto é buraco, escondido por baixo do tronco ou entre 2 pedras minusculas, mas na altura de comer, ou quando tenho que intervir no aquario para replantar alguma planta ou podar, vai logo pra cima pro pe dos outros, para ao pé das mãos. Até lhe faço faço umas festas na barriga e nao foge.

 

Tive sorte, não me calhou um muito rufia.

 

 

De qualquer das formas queria ver se me via livre dos guppies. Irritam-me, são muito nervosinhos. Agora vou trrocar uns guppys por espadas, e de futuro quero ver se ponho cardinais que tenho o ph em 6.8, deve ser na boa, mas tenho que arranjar primeiro dono pros guppys. (Senão fica muito lotado o aquário). Além disso tenho um tio que faz criação de guppies, se entretanto me arrepender, posso sempre arranjar guppies de novo. :)

 

Tou é com duvidas com o Labeo Frenatus, e os cardinais... No Aqadviser, nao aconselham mesmo nem com cardinais, nem neons, mas tb nao recomendam Betas com nada, nem sequer com corydoras, e o meu aquário é uma tranquilidade.

 

Tens alguma experiencia dos labeos e cardinais? Tenho um gajo amigo que tem o labeo bicolor que supostamente é mais agressive e não chateiam neons, cardinais nao deve ser muito diferente, mas o dele é um plantado de 500 litros. Plantado e não podado :)

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho experiencia em nada disso. Mas trocar guppys por espadas so mesmo pelo sentido estetico, porque viviparos e mesmo assim. Sempre os machos em cima das femeas non stop.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho experiencia em nada disso. Mas trocar guppys por espadas so mesmo pelo sentido estetico, porque viviparos e mesmo assim. Sempre os machos em cima das femeas non stop.

 

Mas não têm umas barbatanas tão "stressantes" :) E também gosto de variedade. E como é do tipo, ofereço 2 guppies por cada espada, é bom para reduzir o número de peixes. É um negócio estratégico. :)

 

Quanto ao Labeo, já li bué, o que li a malta até diz que nao há problema com neons nem cardinais, sou capaz de um dia destes arriscar a comprar um cardume de 5 ou 6 cardinais e logo se vê no que dá. So mesmo no aqdviser é que li que nao dá. Testemunhos, é na boa.

 

Ah, é verdade, tinhas razão. As corys agora já são 4, são uma pedra, metem-se em cima umas das outras tipo em formação, altamente, hehe

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tenho tado a ver isso, 4 é o mínimo dos mínimos, 5, já é ok, a partir de 6 ótimo, mas já tenho o aquário bué lotado. Na altura que me deram os primeiros peixes, deram-me logo 20 guppys, 10 platys, umas 5 mollys, fiquei logo com o aquário lotadissimo. Agora são pequenos, segunda a regra do cm por peixe, ainda posso por mais uns quantos, mas quero primeiro certificar-me que baixo o número e depois vou por mais 2 corys. Só tive pena de ter optado logo pelas Corys aeneus e agora terem que ser todas aeneus. Devia ter posto umas panda, mas na altura, e só li depois que se misturar espécies, não faz cardume. Confirmas, correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende. eu inicialmente tinha 4 aeneus e 6 panda, entretanto perdi 2 aeneus e nao comprei mais. Elas la andam as 2 na sua vida e volta e meia juntam-se todas mas nao e sempre.

  • Votar + 1

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Labeo com tubaroes deve ser pacifico, pelo menos eu tenho sem problemas

 

Confudiste-me...

 

Labeo Frenatus ou tubarao arco-iris é a mesma coisa, certo? Ou querias escrever cardinais ou neons e enganaste-te? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.