Envio de vivos vs Respeito pelos animais


Toutinho

Recommended Posts

Boas

Venho aqui iniciar um tópico sobre o que é o envio de vivos e a certeza que estamos a manter o respeito pelos animais.
O envio via CTT é algo complexo, porque não só eles não aceitam (se disserem que dentro do envelope vai vivos, eles recusam o envio), como temos de manter as condições aos animais.

Passei recentemente por uma má experiência que me incomoda não só pelo dinheiro investido, como principalmente pela falta de consideração que não pensei existir por quem se diz aquariofilo e faz envio de vivos.
Basicamente foi-me enviado cerca de 50 red cherrys numa garrafa de 0,33cl que só tinha água até meio.Ou seja, talvez tivesse 0,16cl de água para 50 camarões.

O resultado é que retirei 16 camarões meio vivos, que não aguentaram e morreram nos dias seguintes. Tudo o resto vinha morto.
Num envelope de CTT verde igualzinho eu enviaria 2 garrafas de 0,50cl com 2/3 de água e os camarões divididos pelas 2 garrafas. O pacote é suficientemente grande para as 2 garrafas de 0,50cl (já o fiz) e os portes seriam exactamente os mesmos. Não pedi para se poupar nos portes, paguei o que me foi pedido.

Fico possesso com tamanha demonstração de falta de respeito pelos animais, não entendo como alguém olhou para e embalagem que fez e considerou que estava bem. Qualquer pessoa consciente certamente verificaria que é um absurdo um envio nestas condições.

Mais absurdo é o membro em questão não ter tido o a humildade de admitir o que fez, nem sequer ter sido homenzinho o suficiente para dar qualquer reposta ao que reportei que aconteceu. Simplesmente calou-se após o negócio feito e nem se dignou a responder algo que fosse, na minha terra chama-se ser cobarde.

 

É absurda a falta de respeito pelos animais, a falta de consciência e dá que pensar nas condições em que viveriam. Os animais que temos não têm a culpa que os queremos ter e manter, compete-nos a nós tê-los e mantê-los com todas as condições de respeito e bem estar. Não foi uma escolha deles, mas sim nossa, a responsabilidade é por isso nossa também.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste caso é martelar bem no feedback do membro em questão.

 

Nota pessoal: sou muito novato nisto dos aquas, mas nunca me passaria pela cabeça enviar animais vivos dessa forma, nem sequer da forma que indicou como sendo mais correcta. Nem sequer plantas eu enviaria assim dentro de envelopes. Se os CTT não transportam, por alguma razão é, não será apenas por má vontade.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Toutinho,

 

Pode não servir de muito à tua situação, mas para essas situações existe a área de feedback do fórum (isto se a pessoa em questão tem conta aqui). Para ti não ajuda muito, mas ficas a ajudar os outros (próximos possíveis 'clientes') sabendo eles o que se passou com a tua história.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do feedback tem muito que se lhe diga. Pedi a um moderador para abrir um tópico de feedback por causa de um item de um leilão que ganhei (1 peixe) e cujo anunciante nunca mais me respondeu, se calhar porque não estava a contar que tão pouca gente licitasse e o moderador apenas fez ouvidos moucos ao meu pedido e recomendou-me que insistisse em contactar o anunciante, agora eu pergunto qual seria o valor razável de emails e MP que teria de enviar até que chegasse? Para mim chegou 3 e mesmo assim não consegui resposta do anunciante e consequentemente abrir o tópico de feedback. Noto que há alguma resistência a abrir tópicos de feedback por razões negativas, ou isso ou outras razões que posso desconhecer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu sei que existe uma área de feedback. Isso poderá ser outro tópico, pois como diz o Wildweasel, estou à espera de uma resposta também.

Este tópico não é para alertar contra ninguém especifico, mas sim para alertar para o respeito que deve existir mesmo quando a fórmula (neste caso um envio) não é a melhor.

Eu sei que um envelope dos CTT não é a melhor forma de envio, mas se o fizermos será assim tão difícil ter a consideração necessária pelos vivos que vão lá dentro? Os CTT podem não ser o melhor método, mas já enviei e recebi vivos por esta via sem qualquer problema. Mais do que o dinheiro envolvido foram mais de 50 seres vivos que morreram. As plantas resistem dentro de papel de jornal molhado, vamos mandar um peixe assim? Óbvio que não, é preciso ter 2 dedos de testa para pensar um pouco e pesar as consequências dos actos.

 

Pior que o dinheiro perdido foi o total desrespeito pelos animais e é isso que quero reportar aqui. Tolero perder 10€ de uma forma mais calma do que ver animais sacrificados em prole da ganância ou ignorância. Há casos em que a ignorância não pode servir como desculpa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente, não investiguei preços nem condições, há (ou havia) empresas dedicadas a este tipo de transporte:

 

http://www.tptransporpet.com/

 

http://www.geocargo.pt/pt/pagina/9/animais-vivos/

 

http://arcanoetransportes.webnode.pt/servi%C3%A7os/

 

Mapapadrão, Lda

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Topico limpo.

 

Agradeço que se limitem a discutir o tema em questao, qualquer outra questao poderao tratar por MP.

 

Em relaçao ao assuntos dos feedback primeiro tenta-se levar as coisas a bem se nao reslver deixa-se o respectivo feedback.

 

Se quiseres podes-me contactar por MP e explicar a situaçao.

 

Att

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente, não investiguei preços nem condições, há (ou havia) empresas dedicadas a este tipo de transporte:

 

http://www.tptransporpet.com/

 

http://www.geocargo.pt/pt/pagina/9/animais-vivos/

 

http://arcanoetransportes.webnode.pt/servi%C3%A7os/

 

Mapapadrão, Lda

 

É sem duvida uma opção, mas repara nos preços... cerca de 20 euros por um pacote de 500g... se fosse uma gato bebé de 1kg que custava por exemplo 200 euros compensava pagar 30 para enviar, mas penso que é uma má solução pagar 20 euros para transportar "encomendas" que custaram 10euros.

 

Quanto ao assunto do tópico.

 

Erros todos fazemos, mas meter 50 camarões numa garrafa com 200ml é mau demais para ser um erro, se fosse uma entrega em mão até podia-se aceitar, mas enviar assim é "crime".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sem duvida uma opção, mas repara nos preços... cerca de 20 euros por um pacote de 500g... se fosse uma gato bebé de 1kg que custava por exemplo 200 euros compensava pagar 30 para enviar, mas penso que é uma má solução pagar 20 euros para transportar "encomendas" que custaram 10euros.

 

Quanto ao assunto do tópico.

 

Erros todos fazemos, mas meter 50 camarões numa garrafa com 200ml é mau demais para ser um erro, se fosse uma entrega em mão até podia-se aceitar, mas enviar assim é "crime".

 

Por respeito aos animais, acho que o transporte deveria ser feito correctamente.

 

Isto faz-me lembrar um caso que aconteceu de um caniche que uma sra. quis levar, no verão, do alentejo p o Porto, dentro de um autocarro expresso e que lhe disseram para por no porão porque não podia (mesmo em box) ir com os passageiros. Ela aceitou, pôs o caniche no porão e ficou muito indignada quando o caniche chegou morto. Penso que durante a viagem (acredito que o autocarro parou pelo menos uma vez) nem foi ver do cão.

E depois a culpa era da transportadora? Mas já estou a dispersar...

 

Quem quer ter animais tem que lhes dar condições, seja por 10, 100 ou 1000 eur

 

Mas isto sou só eu...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não acho que seja dispersar. Eu defendo que termos animais é responsabilidade nossa. As coisas são assim mesmo e TODOS nós cometemos erros. Não há ninguém que os não os cometa. A questão é pensarmos um passo mais adiante e precavermos o que possa correr mal.

Quanto aos preços dos envios, eu tenho um cão rafeiro que monetariamente não deve ter valor algum e no entanto pagaria 200€ se soubesse que ele iria do ponto A ao B sem problemas.

 

Sempre defendi o bem estar dos animais, não sou necessariamente de acordo com todas as regras dos "Direitos dos animais" pois também existem erros nas ditas. Mas consciencializar acerca disso não é algo que seja demais, porque mesmo tendo atenção os animais já passam por muito. Se nada fizermos então... é o mesmo que os matarmos logo à partida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente!

 

Quem tem cão/gato normalmente envolve-se mais e sente mais proximidade com os animais, não quero com isto dizer que não pode contecer o mesmo com peixes.

 

O meu cão, mesmo depois de me destruir metade da cozinha, entre outras coisas, sempre tentei que ele pudesse ter as melhores condições de vida/segurança. Nunca me importei/pensei nas quantias que paguei de comida, acessórios/brinquedos, hotel, vet, escola de treino e até uma consulta de psicologia. Claro que sempre dentro daquilo que poderia pagar, nunca entrei em grandes despesas.

Sempre foi tratado por mim como um elemento da familia e se alguma vez tivesse usado um transporte deste género teria que me certificar 20 vezes que ele seria bem tratado e chegaria de saude ao destino.

Tive muita pena de que quando precisou da maior ajuda não o ter conseguido ajudar. Infelizmente também não havia nada a fazer.
Tenho muitas saudades dele. :sad2:

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou de acordo que os animais devem ser respeitados sejam ou não valiosos, apenas dei uma opinião mais economicista do tipo de transporte, não é preciso gastar 20 euros para enviar animais (peixes e invertebrados) em boas condições, mas sou a favor da boas condições, para que não fiquem dúvidas...

 

O meu "cão" e o meu "gato" são os meus peixes e camarões, e se considerar que nos ultimos dias gastei 60 euros para fazer um sistema que permita arrefecer a água de modo a ter as melhores condições durante as férias do verão, é óbvio tb quero o melhor para os meus animais, mas gastei 60 euros, porque procurei soluções baratas, podia ter gasto 500 ou 600euros para resolver o mesmo problema, temos de pensar tb na carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por estas e por outras que não compro nem vendo animais a enviar por ctt. Levando ao extremo era pegar nesse tipo de pessoas e envia-las pelo correio num envelope fechado e ver se gostariam da sensação.

 

Sem ferir susceptibilidades chamo a essas pessoas parvalhões.

  • Votar + 1

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou de acordo que os animais devem ser respeitados sejam ou não valiosos, apenas dei uma opinião mais economicista do tipo de transporte, não é preciso gastar 20 euros para enviar animais (peixes e invertebrados) em boas condições, mas sou a favor da boas condições, para que não fiquem dúvidas...

 

O meu "cão" e o meu "gato" são os meus peixes e camarões, e se considerar que nos ultimos dias gastei 60 euros para fazer um sistema que permita arrefecer a água de modo a ter as melhores condições durante as férias do verão, é óbvio tb quero o melhor para os meus animais, mas gastei 60 euros, porque procurei soluções baratas, podia ter gasto 500 ou 600euros para resolver o mesmo problema, temos de pensar tb na carteira...

 

Eu gastei 50€ em 2 ventoinhas, desviando-me do assunto pergunto-te o que fizeste :)

É que as ventoinhas são boas, mas têm o mal de fazer ruído. E são limitadas em termos de baixar a temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Actualizo o tópico deixando como testemunho que foram reenviados novos camarões, em 2 garrafas com mais água e chegaram todos vivos.

Não houve qualquer baixa, mesmo alguns com um tamanho muito pequeno chegaram bem e com saúde.

 

Deixo esta actualização, porque a verdade é a verdade e foi reposto o envio com 100% de sucesso.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Actualizo o tópico deixando como testemunho que foram reenviados novos camarões, em 2 garrafas com mais água e chegaram todos vivos.

Não houve qualquer baixa, mesmo alguns com um tamanho muito pequeno chegaram bem e com saúde.

 

Deixo esta actualização, porque a verdade é a verdade e foi reposto o envio com 100% de sucesso.

 

Abraço

Foi pena terem morrido 50 camarões para haver maior consciência, mas ou menos não se cometeu o mesmo "erro" duas vezes.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tema ja foi debatido várias vezes aqui pelo subforum..acho que depende da consciencia de cada um, são seres vivos, não são objectos!

 

Podem ser enviados camarões com toda a segurança mas é preciso alguma conciencia do que se está a fazer..

 

Epá 50 camarões numa garrafa de 33cl é literalmente um crime, só demostra o valor e respeito essa pessoa tem pelos seus animais!!

 

Mas pelo que nos contas, voltou a enviar 25 camarões em cada garrafa, o que não são nada poucos... enfim, tiveste muita sorte em chegarem vivos!

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tema ja foi debatido várias vezes aqui pelo subforum..acho que depende da consciencia de cada um, são seres vivos, não são objectos!

 

Podem ser enviados camarões com toda a segurança mas é preciso alguma conciencia do que se está a fazer..

 

Epá 50 camarões numa garrafa de 33cl é literalmente um crime, só demostra o valor e respeito essa pessoa tem pelos seus animais!!

 

Mas pelo que nos contas, voltou a enviar 25 camarões em cada garrafa, o que não são nada poucos... enfim, tiveste muita sorte em chegarem vivos!

 

Cumpts

 

Não, as próprias garrafas eram maiores que os 0,33cl.

Eram 2 de 0,5cl e chegaram 100% vivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não, as próprias garrafas eram maiores que os 0,33cl.

Eram 2 de 0,5cl e chegaram 100% vivos.

Mesmo assim não são propriamente boas condições de transporte... Quanto mais água tiver maior capacidade de manutenção da temperatura, mais quantidade de oxigénio na água, menos hipóteses de mortes por elevada concentração de amónia. Se eu até para vender musgo uso garrafas de 33cl com água a meio e durante a onda de calor chegou bem ao destinatário mas a água estava muito quente imagina uns camarões a cozer em lume brando...há quem goste de marisco, eu só gosto de camarões vivos...

Editado por Nuno Cecílio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso é que tenho uma encomenda paga e com ordens para não enviar até acabar a onda de calor. O que felizmente acho que já acabou :)

e durante a onde de calor chegou bem ao destinatário mas a água estava muito quente imagina uns camarões a cozer em lume brando...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais