Ajuda - Guppys macho a perder a cor e a morrerem


Recommended Posts

Boas.

Preciso de ajuda, pois os meus guppys macho, estão a perder a cor e ficam parados no fundo acabando por morrer...
em 2 semanas já perdi 3.

Fiz TPA's 30%, e os parâmetros estavam e estão todos normais!
A temperatura é de 27º

Alguém tem ideia do que possa ser o que posso fazer?

Só tenho guppys no aqua e 2 corydora.

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

A agua é de garrafão (toda, incluindo as TPA's) e a comida é variada e de qualidade, incluindo larvas de mosquito vermelho, flocos, granulado etc.

 

De qualquer maneira, à cerca de 3 semanas decidi fazer um "reset" ao aquário.

Curiosidade é que só os adultos morriam. Tinha mais de 40 alevins e nenhum morreu.

 

Neste momento, já tenho o aqua montado e com os adultos que resistiram e TODOS os alevins que entretanto ficaram noutro aqua.

Em 3 semanas de aqua montado, apenas 1 alevim morreu.

 

Acho que é daquelas situações que... nunca saberei o que aconteceu.

 

PS: A agua continua a ser de garrafão (já que em Gondomar a agua da torneira é horrível) e a comida a mesma. Só o PH é que sobe sempre de 7.0 para 8.0 / 8.5 a cada 15 dias/3 semanas. Não percebo bem porque....

 

Abraços

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

A água da torneira é horrível porquê, já agora?

Relativamente ao aumento do pH, o bom senso dirá que é algo que tens no aquário que faz aumentar esse parâmetro.

Descreve um pouco melhor o que tens no aquário, por favor, especialmente no que diz respeito a inertes.

Ainda bem que conseguiste safar a maioria dos peixitos.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua é horrível, primeiro porque é muito dura, acida e tem muito cloro (nota-se até no cheiro) e cheia de partículas suspensas...

Cá em casa a agua da torneira serve para banho e cozinhar (e nem sempre)...

 

Para beber é de garrafão!

 

Quanto ao PH actual... tenho areia preta, um tronco pequeno e uma pedra branca (com a pedra ou sem ela é igual, já experimentei)

Algumas plantas e musgo de java.

 

Fotos na galeria de imagens

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=32575

 

Cumprimentos e obrigado

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa pedra parece-me altamente calcária.

Tens substrato fértil?

Essa areia preta é de basalto, xisto ou outra coisa?

O filtro como está? Como o tens limpo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou inclinado a concordar com o Jorge. A pedra parece ser calcária, ou então finge bem lol.

Já tentaste fazer o teste com o vinagre? Nem sempre é fiável, mas se a pedra for tão calcária como aparenta acredito que faça efervescência.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, a areia é de basalto, não tenho substrato (as plantas que tenho são de manutenção muito fácil dispensei o substrato).

O filtro é uma biobox, tem os anéis de porcelana, a lã e o carvão activado.

Limpo todos os elementos filtrantes quando faço as TPA's (15 em 15 dias 30 a 40%) e de mês a mês substituo a lã. de 2 em 2 meses mudo a porcelana.

Quanto aos peixes doentes... morreram todos. Daí o reset que fiz ao aqua.

 

Neste momento não tenho peixes doentes (graças a Deus). Mas o que eu notava era que começavam a ficar sem cor, parados no fundo ou na tona da agua e depois apareciam mortos na areia (na altura não era esta areia, era branca e deitei toda ao lixo).

 

Jonya4 não fiz o teste, nem sabia que se podia fazer assim. Vou fazer e quando o fizer digo o resultado.

 

Obrigado a todos.

Abraço

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Rui.

 

Não é o teste mais fiável de todos porque para realmente funcionar deveríamos usar ácido clorídrico (comercialmente podes experimentar o ácido muriático que é o mesmo, mas diluído).

Basicamente vais tentar criar uma reação entre um ácido e uma base. O ácido ao entrar em contacto com uma pedra calcária vai reagir e formar cloreto de cálcio e hidrogénio (que vai fazer uma espécie de bolhinhas - efervescência). Penso que é isto, mas estou um bocado enferrujado na geologia/química :hit:

Normalmente fazemos este teste com vinagre de vinho (ou limão) porque são duas substâncias que facilmente temos por casa. No entanto o ácido acético do vinagre é menos potente do que o ácido clorídrico por isso é que nem sempre o resultado é fiável.

Alternativamente podes colocar a pedra num recipiente durante uns dias e medir o pH.

Se utilizares o vinagre não te esqueças de depois limpar bem a pedra.

Depois diz alguma coisa.

 

Relativamente ao que tens no filtro, o carvão não me parece necessário. podes usar esse espaço para colocar outras matérias filtrantes. A lã podes substituir quando achares necessário, mas as cerâmicas podes deixar ficar durante muito mais tempo. Pelo menos é como eu faço e não tenho tido problemas. Nesse caso até acho positivo manter porque é um dos locais colonizados pelas bactérias.

 

Abraço

 

João

Editado por jonya4

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Jonya4 já fiz o teste com o vinagre e não efervesceu.

Contudo aproveitei para tirar a pedra a ver se o PH estabiliza. Hoje estava quase a 8. Já estou a tratar de o descer e ver se sem a pedra se aguenta.

 

Já agora, ontem morreu-me uma femea guppy... Pareceu-me bastante inchada. E estava cheia mas acho que não chegou a dar a luz.

E esta parece-me que vai pelo mesmo caminho. Está muito inchada na barriga. Ideias?

A qualidade da foto não é a melhor, mas acho que dá para perceber.

 

Obrigado pela ajuda.

 

k5v0.jpg

Rui Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive um problema parecido com os meus guppys há uns meses, que durou bastante tempo. Experimentei muitos medicamentos sem resultado até que resolvi mudar a alimentação. Comprei artémia congelada e comecei a alternar com os flocos. Não sei se foi apenas coincidência mas desde que fiz esta alteração na alimentação deles que não tenho baixas com esses sintomas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais