Novato a 100% com novo hobby


Filipe1973

Recommended Posts

Mais um dos recentes neste hobby e sem nunca ter tido um aquario.

A começar é logo em grande 120x40x50 e com filtro externo RENA SP4.

A ideia base é um plantado soft e comunitário.

 

O grande problema...como começar e o que colocar.

- Ler bastante...a ser feito :)

-Já sei que vou ter de fazer o ciclo de azoto (quais os valores ideiais para considerar o ciclo como terminado??).

 

A ideia é fazer um aquario bonito, mas de facil manutenção para ser tratado por pai e filho que de peixes, só mesmo olhar nas lojas.

 

Uma boa base é necessária para começar, portanto..

- Qual a necessidade de um bom substrato e aditivos ou nutrientes antes do areão. Marcas a utilizar?

- Areão- Também não gosto de cores no fundo, logo, colorido é coisa que não entra.Marcas a utilizar?

-Fauna e Flora?? A ideia é usar umas pedras e uns troncos. Estava a pensar criar um manto verde na base do aquario e a deixar, ou não, uma área só com o areão a servir de contraste. Ou num dos lados ou no centro. (a ver o que fica depois)

-Iluminação. 2x54. Já que vou ter de comprar lampadas (uma partiu e a outra não sei o estado) Estou á procura de uma com 4600 K e outra a rondar os 10.000 para as plantas de fundo.

-CO2- Já tenho um um sistema parecido com o CO2 homemade, mas a ideia é com o tempo passar a sistema pressurizado. O extintor de CO2 já cá está, já "só" faltam os manómetros e restante material.

-Material de Testes- Tenho o de PH e já testei a água á saida da torneira (5 a 10m de sair da torneira) e deu 6.8 e a comprar os restantes, Nitritos, nitrados e os restantes que mandarem .

 

Resumindo, toda a ajuda é bem vinda.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá e bem vindo

 

Estou a ver que vais começar em grande.

 

Com essa iluminação as plantas terão de ser de fácil manutenção, algo como anubias, fetos, musgos, talvez de para umas cryptocorynes e echinodorus.

 

A necessidade de um bom substrato, depende das plantas a utilizar e do quanto o aquario for plantado. Marcas, tem Sera, JBL... algo simples, penso que chega, porque com a luz que tem tambem nao poderá por plantas complicadas.

 

Areão basta areão genero rio (envio link por pm)

 

Flora - como disse anteriormente terá de ser o que a luz permitir

 

Testes - essenciais são o de NH3, PH e NO3

 

Só deves meter peixes quando o NH3 estiver a 0, cerca de 16dias após o inicio

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começares deves fazer uma montagem a seco.... Ter uma ideia daquilo que necessitas! Substratos, troncos rochas etc..

 

Depois da montagem estar a teu gosto é que deves colocar a água e deixar a trabalhar durante no minimo 15 dias, adicionando comida de peixes dia sim dia não (isto para activar bacterias fundamentais no aqua)!

 

Quanto a testes o melhor será adquirires do tipo SeraQuickTest que te dá valores de pH, kH, gH, NO3 e NO2!

 

Boas espécies para começares são os viviparos ou alguns escalares que normalmente são peixes de fácil manutenção! Algo do género de espadas , tetras ou mesmo guppies!

 

Espero ter ajudado!

:gameboy: :gameboy: :gameboy: :gameboy:

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o Alexandre diz em relação a montares o layout a seco é o ideal . Assim mudas o que quiseres sem grandes trabalhos :)

 

Em relação ao ciclo de azoto , discordo um bocado . Se não usares nenhum acelerador são +/- 30 dias . Muitos dizem que não , mas é só mesmo estudar biologia e perceber que as coisas duram +/- esse tempo . Se usares acelerador (bactérias "engarrafadas") , então o tempo encurta :)

 

Os testes , se não queres desperdiçar dinheiro compra em separado . Eu sei que os que vem todos juntos são mais baratos mas em relação a qualidade e precisão são melhores os separados . É claro que se a tua situação não permitir , adquire os que tem todos juntos :)

 

Em relação aos substratos , tens por exemplo JBL Manado e depois tens um preto (salvo erro da ADA) que dá uns contrastes bonitos com os verdes . Se quiseres preto e não arranjares/não quiseres da ADA , tens sempre o basalto moído :)

Com a iluminação que tens , acho que não se justifica o uso de C02 , visto que as plantas precisam de luz . Umas low-tech bonitas davam-se aí muito bem ^^,

Em relação a troncos , nunca deves usar madeiras resinosas (pinheiros etc etc) e toxicas (eucaliptos) . Antes de os por no aquário , deves fazer-lhes um tratamento de água fervida (mais de que uma vez para largar os taninos) .
Em relação as rochas , não deves usar rochas calcárias porque vai mudar o ph da água . Rochas vulcânicas e sedimentares tudo bem , desde que as fervas antes de por no aqua para matar eventuais bactérias .

Alguma dúvida , apita .
Abraço :)

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De uma forma geral concordo com quase todo dito. Reforço a ideia que o ciclo do azoto são 30 dias. As lâmpadas não compres nada abaixo dos 6500k, podes fazer qualquer coisa a nível de plantado com essa iluminação e Co2 mantens tudo o que esta no meu aqua, aconselho-te um site tipo tropica ou outra marca de plantas e ai podes ter uma ideia das plantas que podes manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o amonio demora a descer, mais tempo mas pode-se começar a colocar um peixe ou outro aos 16 dias, quando o amonio começa a descer.

n-cycle.gif

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é valido para quando nao tens fontes de amónia .

A partir do momento em que metes peixes existe fonte de amónia ..

 

A mim disseram-me para fazer o ciclo com peixes , mas pus-me a pensar e mais tarde podia ter danos que me costassem começar tudo de novo , por isso utilizei acelerador :)

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo não deverá demorar tanto tempo, apesar de estar com ideia de o fazer com calma, uma vez que o filtro já foi usado e as matérias filtrantes não foram lavadas, pelo que ainda deverá ter algumas bactérias activas.

 

O problema de começar com este tamanho e de ainda não ter material nenhum, são mesmo os custos. O mais certo é usar substrato fértil (JBL ou outro) e areão do rio, devidamente fervido e lavado. Pelas minhas contas, ainda são uns quantos euros a menos.

 

Obrigado a todos.

Depois coloco fotos.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo para fazer o ciclo com peixes, digo que a partir da 2º semana já podes por uns peixes resistentes tipo corydoras.

 

Podes usar JBL aquabasis que é bom e barato

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo para fazer o ciclo com peixes, digo que a partir da 2º semana já podes por uns peixes resistentes tipo corydoras.

 

Podes usar JBL aquabasis que é bom e barato

O ciclo sempre foi pensado de fazer sem peixes.

O aquabasis já está e com a companhia de areão preto e areia branca.

 

A ideia é fazer do género de um dos aquários que por cá anda. Um dos cantos em branco para contrastar com o preto.

Imagino que com o tempo vou acabar por ter um degradê do preto para o branco, mas depois vejo o resultado.

 

Agora falta...imaginação para ver o que vou fazer com as pedras que tenho por casa.

Apanhei algumas pedras do rio e já foram fervidas durante 30m. As pedras que foram utilizadas anteriormente no aquário, também devem ser lavadas???

Vai levar tronco, mas ainda faltam os euros para ele :)

 

A flora a colocar, é coisa que também ainda falta decidir e comprar.

 

Iluminação sem ser nas lojas de aquariofilia. Existe algum lugar onde se possa comprar as T5 com 1047mm e 54W??? Não as estou a conseguir encontrar.

As de 1146mm são faceis de encontrar e nas mais variadas temperaturas de cor.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares alguma coisa a dividir o branco do preto, como xisto, isso não irá acontecer.

 

Devem ser lavadas em agua corrente, não há necessidade de ferver.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma primeira tentativa de layout já está feita. A primeira de sempre.

Sem serem muitos mauzinhos, sff :), digam lá as alterações a serem feitas.

A flora ainda falta comprar.

Se existir alguém com plantas para dar, vender, oferecer, que avise. :)

E já agora, quantos pés para a aérea que este aquário tem?

Não tenho a noção de quanto as plantas vão crescer, e se na loja me mandarem\aconselharem comprar uma dúzia de cada...lá vai ter de ser....Os enganos propositados ou não, custam dinheiro, e da forma que isto anda, já vão chegar os enganos da minha falta de conhecimento.

 

Para além da flora falada no início do tópico, mais alguma aconselhada???

 

A qualidade não está grande coisa, antes pelo contrário, mas tenho uma das lâmpadas fundidas e a outra está ligada em série, pelo que também não liga.

A ver se encontro as lâmpadas com 1047mm, que pelos vistos, não são nada faceis de encontrar, principalmente para quem vive fora da cidade.

 

As pedras que tenho são as que estão nas fotos.

O tronco ( falta comprar), é outra das coisas a colocar, ou não, dependendo da evolução do layout.

 

th_011309503_IMG_1164_122_517lo.JPG th_011385956_IMG_1156_122_156lo.JPG th_011430263_IMG_1158_122_81lo.JPG
th_011514589_IMG_1159_122_98lo.JPG th_011679925_IMG_1160_122_111lo.JPG th_011794467_IMG_1161_122_256lo.JPG
th_011874860_IMG_1162_122_23lo.JPG

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras foi o que se arranjou no rio cá perto. O mais certo é futuramente ( breve ou náo) por um tronco que é o que gosto mais, mas os euros custam a sair para arranjar o material todo desde 0.
A ver o que se arranja melhor.
Proxima tentativa :)

As lâmpadas...era bom que assim fosse. Já estava resolvido..
http://www.juwel-aquarium.de/en/Products/More/Lighting/Lighting-Tubes/High-Lite-T5-Lighting-Tubes/Tube-High-Lite-Nature-54-W-1047-mm-54W-T5-1047mm.html entre outros links que aparecem. Só encontro da jewel e da jbl. O problema é que como são fora do vulgar, quase todas as lojas tem as lâmpadas sem stock.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pedras foi o que se arranjou no rio cá perto. O mais certo é futuramente ( breve ou náo) por um tronco que é o que gosto mais, mas os euros custam a sair para arranjar o material todo desde 0.

A ver o que se arranja melhor.

Proxima tentativa :)

 

As lâmpadas...era bom que assim fosse. Já estava resolvido..

http://www.juwel-aquarium.de/en/Products/More/Lighting/Lighting-Tubes/High-Lite-T5-Lighting-Tubes/Tube-High-Lite-Nature-54-W-1047-mm-54W-T5-1047mm.html entre outros links que aparecem. Só encontro da jewel e da jbl. O problema é que como são fora do vulgar, quase todas as lojas tem as lâmpadas sem stock.

 

 

Se cobrisses as pedras que separam os substratos não ficava nada mal (preto por cima era o ideal). Caso penses meter corys elas vão misturar alguma coisa, mas como tens as pedras será coisa pouca e poderá dar um ar mais natural na mistura e não uma coisa tão "mecânica".

Podias também fazer uns declives engraçados no areão (estilo mais alto atrás do que na frente ou algo assim).

 

Poderás também futuramente, quando arranjares um tronco, fazer um jogo com ele e com as pedras na frente dele e plantas.

 

Na minha opinião tens muitas pedras diferentes e esse contraste muito grande poderá cansar a vista da mesma forma que um areão arco-iris cansa.

 

Acho que um fundo em cartolina, papel autocolante ou vinil ficaria também a dar um aspecto visual mais agradável (preto, azul céu ou assim).

 

De resto tás num bom caminho. Devagarinho e um passo de cada vez vais ver que chegas a um layout bonito e que te agrade acima de tudo.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que a qualidade das fotos é má, mas não sabia assim tão más :). Já tem vinil preto no fundo :(

O resto está a ser tratado e a arranjar o resto do material para melhorar as coisas.

Esses declives também já tenho feitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã coloco fotos, mas..novo layout ( a quase totalidade, para não dizer toda, autoria da Ervilhita,) já comecei o ciclo com os valores de :

NO3-25

NO2-entre 0 e 1 ( o teste não dava para decidir)

GH-4

KH-6

PH-6.8

CL-0,8

 

A ver para onde evolui..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sugeri, mas já agora queria ver fotografia para ver como ficou.

Apesar de ja saber que o tronco não foi a melhor escolha ...

Sem pc e só de iphone é complicado hospedar as fotos e carregr para o foum.......amanhã :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem pc e só de iphone é complicado hospedar as fotos e carregr para o foum.......amanhã :)

 

Também quero ver :drool3: .

E sendo com dicas da ervilhita só pode estar muito bem encaminhado :)

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flora

 

Cryptocorine spiralis

cryptocoryne wwndtii

cryptocoryne walkeri

anubia barteri

Substrato fertil

JBL aquabasis

Substrato inerte

areão preto

areia fina

 

Flora...ainda a decidir

 

SemTiacutetulo_zpsfa85818b.png

th_044732498_IMG_1174_122_366lo.JPG th_447359102_IMG_1175_122_166lo.JPG th_447409403_IMG_1176_122_592lo.JPG
Ainda faltam algumas plantas.
Agora falta resolver o problema das luzes......já tinha resolvido e deixei de ter. Ou fundiu a outra ou queimou a calha :(

 

PS- Ervilhita.....

ainda não troquei a ordem das plantas. Esqueci :)

E depois de ver tudo montado....definitivamente um tronco maior.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow isso tá com bom aspecto :drool3: .

 

Só dois pequenos reparos de momento. Mete o termómetro do lado oposto ao termostato para teres uma ideia mais exacta como anda a temp. pelo aquário todo.

 

O outro é mais uma pergunta, pelo que nas fotos não consigo constatar... Separas-te os dois substratos com alguma coisa? É que senão conta com uma mistura dele com o passar do tempo. Então se a tua ideia de fauna passar pelas Corys muito mais.

 

Keep going. Está a andar bem. :doofywave:

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal os troncos ficaram melhor do que eu pensava, pensava mesmo que nem se notavam. O problema é arranjar um tronco que tenha uns 30cm de largura, mas seja alto.

 

As cryptocorynes spiralis, afinal nao ficam ai mal, pensei que esse lado fosse bem mais alto, só acho que podias plantas de maneira difernete. Tentar forrar o vidro com elas, em vez de serem colocadas a monte, tentar fazer uma fila com elas.

 

Os troncos podias tentar encaixa-los mesmos.

 

As restantes plantas mal se vem.

 

Agora é deixar as plantas adaptarem-se e ires pensado em quais plantas é que queres meter.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem pedra a separar :)

E definitivamente o iphone não serve de maquina fotográfica.

 

Do mesmo lado é o aspirador do filtro. O termóstato já está do outro lado, mesmo por baixo da flauta de saida do filtro. Optei pela flauta para ter uma corrente circular ao longo do aquario de cima para baixo em vez de ter a acompanhar as paredes do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentar encaixar os troncos foi o que tentei, mas com eles a tentar saltar fora, vou esperar pelo dia em que façam o que eu mando e fiquem quietos no fundo :)

 

Separar as plantas e criar uma "parede" com elas...check :)

 

As restantes, ainda estou à espera que elas "arrebitem" um pouco, mas sem luz é complicado.

A ver o que me reserva a novela da calha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.