Novo Aquário! Update fotos 08-08-2013!


Shaking

Recommended Posts

Tira-a do vaso com algodão. Fazes um buraco com o dedo, meter o caule e tapas. Sair nos primeiros dias é normal, é uma questao de persistencia.

 

Entendido :). Só mais uma coisinha. Arranjaram-me 2 ou 3 plantinhas de superficie muito pequeninas mesmo do tamanho de uma pedra do areão. Sabes como se chama e onde poderei arranjar? Dizem que é bom tanto para os alevinos com para alguns peixes se esconderem na superficie ou mesmo para acasalamento.

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será lemna minor?

 

Sim é isso. Ofereceram-me uma guppie fêmea grávida e pediram para meter um pouco dessas plantas no saco mas é mesmo 3 ou 4.

Elas são como o resto de fácil manutenção? Se fossem se calhar fazia um tapetezito na superficie.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa planta é uma praga. Depois de teres 3 ou 4 ninguem a pára, tapa a superficie de maneira a nao passar a luz, e mesmo que tires a maior parte passado algum tempo voltas a ter o aquario todo infestado disso.

 

Se quiseres mais eu arranjo-te

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa planta é uma praga. Depois de teres 3 ou 4 ninguem a pára, tapa a superficie de maneira a nao passar a luz, e mesmo que tires a maior parte passado algum tempo voltas a ter o aquario todo infestado disso.

 

Se quiseres mais eu arranjo-te

 

 

Sendo assim fica por aqui. À medida que vai aparecendo vou deixar aumentar e quando vir que é mesmo difícil manter a quantidade vejo outra coisa.

Tens outra solução para umas plantinhas de superficie?

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o objectivo é esconder os alevins, penso que podes ponderar a ceratophilum dermesum

 

Não só para esconde-los, mas também decorar mais um pouco o aquário de verde :). Não queria proporcionar assim tantos esconderijos para os alevins, porque não tenho um aquário assim tão grande para fazer uma reprodução "massiva". Se duma "ninhada" sobreviverem uns 2, já me dou por satisfeito, se ficarem muitos, terei que arranjar forma de me desfazer deles.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiro,

Estás no bom caminho, agora e ir aperfeiçoando o que tens e pode sair dai um grande projeto. Mas tenho alguns aspecto a apontar que acho que podias melhor, dai a altura do areão, nas fotos parece ter pouca altura, pode ser das fotos, mas pode ser a razão de a Hygrophila polysperma se soltar, tem pouco onde se agarrar dai ela se soltar. Na minha opinião acho que a Hygrophila polysperma podia ficar atras do tronco já que ela ainda cresce o suficiente para chegar ao cima do aquário e não é por estas colocada a trás que vai perder o seu encanto.

Se espalhasses o musgo pelo tronco acho que daria outro encanto e outra postura ao tronco, também com um aquário com essas dimensões acho que essas anúbias ficam ai um bocado a destoar, se colocassem umas anúbias nanas ou a nana petite em pequenos apontamentos, acho que ficaria melhor.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiro,

Estás no bom caminho, agora e ir aperfeiçoando o que tens e pode sair dai um grande projeto. Mas tenho alguns aspecto a apontar que acho que podias melhor, dai a altura do areão, nas fotos parece ter pouca altura, pode ser das fotos, mas pode ser a razão de a Hygrophila polysperma se soltar, tem pouco onde se agarrar dai ela se soltar. Na minha opinião acho que a Hygrophila polysperma podia ficar atras do tronco já que ela ainda cresce o suficiente para chegar ao cima do aquário e não é por estas colocada a trás que vai perder o seu encanto.

Se espalhasses o musgo pelo tronco acho que daria outro encanto e outra postura ao tronco, também com um aquário com essas dimensões acho que essas anúbias ficam ai um bocado a destoar, se colocassem umas anúbias nanas ou a nana petite em pequenos apontamentos, acho que ficaria melhor.

Abraços

 

Thanks pelas dicas! Não pus mais fotos mas é isso mesmo que fiz, a Hygrophila atras do tronco ao lado do feto. Também acho que mais uns kilinhos de areão preto não faziam mal, até porque a ideia inicial seria 5kg de preto por 2kg branca mas acho que nem 1kg de silica meti, por isso acho que já merecia mais uns de preto, até porque ajudava a fazer altura na parte de tras.

 

Amanhã é dia de tpa e já tinha planeado amarrar o musgo aos ramos do tronco de forma a forrar alguns galhos e não como está agora meio trapalhão.

 

Apesar de gostar destas anubias também achei-as um pouco grandes para o aquário mas em cima da hora e preço em conta foi o que se pode arranjar, penso que a que está solta até não está má, mas a que está no tronco podia ser um pouco mais pequena.

 

Quanto ao resto estaria a pensar meter uma foxtail para a parte de tras e qualquer coisa pequenina mesmo na parte da frente estilo tapete em baixo do tronco e por ai fora.

 

Devagarinho, devagar vou chegar lá.

 

Obrigado pelo elogio e pelas dicas biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Companheiro,

Vou-te deixar aqui algumas plantas que acho que podiam dar alguma coisa ao teu layout.

 

Staurogyne Repens - http://www.tropica.com/en/plants/plantdescription.aspx?pid=049G

neste momento nao tenho esta planta mas já tive e gostei, forma tufo muito bonitos.

 

Para o tapete que estas a pensar em fazer, tens muita escolha, mas com as corydoras ai, não vai ser facil conseguires, mas com paciencia deves conseguir Echinodorus Tenellus, é uma planta de tapete exige um pouco de atenção e de mais e um pouco mais difícil de vingar nas condições de tens, a Echinodorus Parvula também ,as esta menos possante, mais frágil, logo com as corydoras ai esta eu considero muito dificil conseguir alguma coisa nesta situação. A Hydrocotyle Tripartita, tambem já vi aquario com esta planta e dá um efeito engraçado.

 

Acho mesmo que devias aumentar a quantidade de areão.

 

Abraços.

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O shaking ao inicio nao queria plantas, dai ter colocado areao a prefazer 3cm de altura.

 

As plantas que referiste, e como tu proprio (Lupper) disseste talvez nao sejam as mais aconselhadas por uma razão ou por outra.

Existe sempre a possibilidade de fazeres um "tapete" com musgo

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O shaking ao inicio nao queria plantas, dai ter colocado areao a prefazer 3cm de altura.

 

As plantas que referiste, e como tu proprio (Lupper) disseste talvez nao sejam as mais aconselhadas por uma razão ou por outra.

Existe sempre a possibilidade de fazeres um "tapete" com musgo

 

Sim. Não estou a culpar ninguém :) Tou é a ficar mais entusiasmado com tudo o que envolve aquarios :D.

 

Faz-me um favor vê a mp que mandei na sexta e responde que tem lá umas coisitas que precisava de saber sff

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São imensas as hipóteses de escolhas de plantas, é uma questão de estudar bem, ou vão na tentativa erro, o que normalmente eu faço, nem sempre o que acontece aos outros nos acontece a nós, cada caso é um caso.

 

É passar nas lojas da especialidade e dar uma vista de olhos nas plantas que lá andam, por vezes o menos provável pode vir a tornar-se no melhor, isto é quase imprevisível.

Eu dei algumas hipóteses, só para o nosso companheiro ir conhecendo o que melhor se adequa.

 

Uma ajuda companheiro Shaking, passa pelo site da Tropica Plant e vai lá ver os Layouts que estão lá ja dá para ver posições de hardscape como o crescimento e posição que as plantas podem ter no aquário.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São imensas as hipóteses de escolhas de plantas, é uma questão de estudar bem, ou vão na tentativa erro, o que normalmente eu faço, nem sempre o que acontece aos outros nos acontece a nós, cada caso é um caso.

 

É passar nas lojas da especialidade e dar uma vista de olhos nas plantas que lá andam, por vezes o menos provável pode vir a tornar-se no melhor, isto é quase imprevisível.

Eu dei algumas hipóteses, só para o nosso companheiro ir conhecendo o que melhor se adequa.

 

Uma ajuda companheiro Shaking, passa pelo site da Tropica Plant e vai lá ver os Layouts que estão lá ja dá para ver posições de hardscape como o crescimento e posição que as plantas podem ter no aquário.

 

Abraço

 

Sim realmente tem layouts espectaculares. Uns mais simples que outros mas no geral dão um ar e sensação de tranquilidade fora de série.

 

Agora quero ir devagar, não quero começar a avançar com muita coisa e muito rápido. Só há cerca de 15dias e que mudei o layout e lancei-me com plantas naturais e viviparos. Acho que já tenho uma boa dose e base para ir aprofundando conhecimento e "currículo" para mais tarde um dia, subir de patamar e avançar para uma coisa mais a sério.

Ainda sou noob em plantas e queria 1º vingar nestas com as condições que tenho, que penso ser as suficientes mas podiam ser melhores mas como disse em cima, não queria complicar já a coisa.

 

O areão tive a medi-lo e para o que quero até nem está tao mau. Tem cerca de 3cm na frente e cerca de 5cm atras.

 

Amanhã postarei aqui uma fotos com as pequenas alterações já feitas. Forrei melhor alguns galhos com o musgo bem amarradinho, e a hygrophila atrás do tronco.

 

 

Penso só adicionar aí uma anubia nana para meter mesmo em frente ao tronco e a tal foxtail atrás e secalhar mais um pouco de musgo e pouco mais.

 

Tens umas dicas muito interessantes e claro que com tempo irei pesquisar e estudar todas as possibilidades dadas por ti e os layouts do site da tropica.

 

Mais uma vez thanks pelas dicas.

 

Abraço

  • Votar + 1

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas noites,

 

Como prometido aqui vão as fotos com as alterações de layout do musgo de java no tronco e da hygrophila polysperma para a zona de fundo do aquário.

Aqui vão elas:

 

20130604204844.jpg

20130604204834.jpg

20130604204821.jpg

20130604204814.jpg

20130604204755.jpg

20130604204738.jpg

20130604204722.jpg

20130604204652.jpg

 

Tou a pensar trocar estas anúbias por umas nanas que são mais baixinhas e pequenas, que acham?

 

Dicas precisam-se porque ando um pouco sem ideias.

 

Mais uma vez obrigado!

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim troca as anubias e pões as nana ou as nana 'petite' .

Força com isso companheiro.

Começa a ficar composto.

Abraços

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim troca as anubias e pões as nana ou as nana 'petite' . Força com isso companheiro. Começa a ficar composto. Abraços

 

Tive a cuscar uns layouts no site da tropica e este chamou-me muito à atenção tanto pelo factor visual como no da manutenção e afins.

http://www.tropica.com/en/layouts/layout-36-%2854l%29/description.aspx

 

Para mim está mesmo espectacular dentro das limitações, que o user teve, que são as mesmas que tenho de momento e conseguiu um layout muito bonito.

 

Penso ser o passo a seguir.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu passava as anubias para tras do tronco, para nao se verem os caules, e enterrava um pouco o tronco.

 

É uma boa ideias, mas a frente não ficará um pouco nua?

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tambem "deitar" a planta para parecer que está a sair do tronco, como no layout que tens no link.

 

Para quem não queria plantas .... lol

 

Podes adaptar o layout com as plantas que ja tens, usando a hygrophila, a anubia, os fetos de java ...

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tambem "deitar" a planta para parecer que está a sair do tronco, como no layout que tens no link.

 

Para quem não queria plantas .... lol

 

Podes adaptar o layout com as plantas que ja tens, usando a hygrophila, a anubia, os fetos de java ...

 

Sabes que eu não queria inventar muito, porque era mesmo um 0 em aquariofilia, mas desde as mudanças que tenho feito e lido muito por este forum e outros ja começo a ter uma ideia do que posso fazer com o que tenho e o que não posso.

Pensava ser mais difícil e trabalhoso manter um plantado todo "janota". Como via aqui muito CO2 para trás e para a frente, fertilização aqui, fertilização acolá, deixava-me assustado, mas é como tudo... Informação a menos e mau, informação a mais também não e lá muito bem.

 

Adorei o site da tropica, porque não só explica o layout num esquema mas também a manutenção que a pessoa tem com o aquário e em alguns tem até video a explicar a montagem. E este layout que meti tem manutenção super fácil. Uma fertilização do plantado 2 vezes por semana e como são plantas de crescimento lento, pede uma poda a cada 90 dias sensívelmente.

 

Para além disso, o entusiasmo de ver um aquário nascer do zero e gostar do que se vê, anima e faz sempre querer procurar melhorar, então estando a correr bem (flora e fauna estável), também anima, o que antes não acontecia.

 

Só posso agradecer a ti por me aconselhares a tal escolha e guiar-me num bom caminho. biggrin.png' alt=':biggn:'>

  • Votar + 1

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto das anubias gigantes, tenho das nana e dessas, e posso-te dizer que são muito interessantes. Demoram todas a crescer mas realmente adaptam-se e moldam-se ao teu aquário.

Se trocares também não te arrependerás concerteza.

 

No entanto queria dizer que por exemplo, eu gosto de ver as raízes , principalmente porque elas "colam-se" com o tempo e moldam-se aos relevos do tronco, o que é interessantissimo, e com o passar dos meses/ anos, ficam efeitos realmente espectaculares e super naturais,

 

 

O aquário está super agradável à vista ! Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto das anubias gigantes, tenho das nana e dessas, e posso-te dizer que são muito interessantes. Demoram todas a crescer mas realmente adaptam-se e moldam-se ao teu aquário.

Se trocares também não te arrependerás concerteza.

 

No entanto queria dizer que por exemplo, eu gosto de ver as raízes , principalmente porque elas "colam-se" com o tempo e moldam-se aos relevos do tronco, o que é interessantissimo, e com o passar dos meses/ anos, ficam efeitos realmente espectaculares e super naturais,

 

 

O aquário está super agradável à vista ! Parabéns!

 

Thanks. Tenho-me empenhado e esforçado para isso.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.