Recommended Posts

Boas pessoal

 

Gostaria de que me ajudassem numa coisa.

Como posso saber se a agua do meu aqua tem a quantidade de oxigenio para os meus peixes?

 

O aqua tem 100x40x30 (120 aprox)

Algumas anubias

6 corys

6 gouramis

1 pleco

6 rasboras

6 zebra danio

(1 ou 2 caracois)

 

O Filtro é um fluval 204 e a saida esta a meio do aqua perto da superficie (a tocar no topo) o que provoca alguma agitação na agua mas nao sei se é a suficiente.

 

Agradecia esclarecimentos

Obrigado

 

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com essas condições todas, creio que não precisas de te preocupar com o Oxigénio dentro de água. Eu tenho um aquário com, nem metade do volume do teu e tenho peixes muito maiores que os teus, e em maior quantidade. Todos eles estão bem. A maneira mais fácil de veres se os teus peixes têm, de facto, pouco oxigénio é veres se andam muito ofegantes. Se algum dia for esse o caso, podes sempre introduzir uma bomba de ar, ou então colocar o intake do filtro de modo a que água caia tipo chuveiro sobre o aquário. São as formas mais fáceis de oxigenar a água do teu aquário.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ivan

 

Quanto a eles andarem muito ofegantes nao sei. Noto que por vezes, alguns, teem a repiraçao um pouco mais acelarada mas como logo a seguir andam pelo aquario na sua rotina normal, nao me preocupo.

 

Alem disso, alguns, veem de vez em quando a tona de agua, mas tirando essas vezes comportam-se normalmente andando pelos outros niveis sem anormalidades.

 

A minha preocupaçao era so a de ser uma das coisas que (acho eu) nao se conseguem medir.

 

Talvez preocupaçao a mais.

 

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Quanto a eles andarem muito ofegantes não (palavra corrigida) sei. Noto que por vezes, alguns, teem a repiraçao um pouco mais acelarada mas como logo a seguir andam pelo aquario na sua rotina normal, não (palavra corrigida) me preocupo
Isso é normal. Ninguém te garante que o peixe não possa ter ficado stressado por alguma coisa, ou mesmo que tenha dado um sprint pelo aquário a toda a velocidade :lol:

 

Alem disso, alguns, veem de vez em quando a tona de agua, mas tirando essas vezes comportam-se normalmente andando pelos outros niveis sem anormalidades.

Isso, novamente, é normal (já pareço o Artur Jorge quando estava a treinar o Benfica...). Para teres uma ideia, a minha corydora, passa, sem exageros, mais de 99% do tempo lá embaixo, perto do areão, não sobre mais de 5 cms do areão. Mas de vez em quando também vem à tona de água, não sei porque será. Apesar de fazer isso constantemente, já tem cerca de um ano no meu aquário e está pronta prás curvas. Por isso, de certeza que é um comportamento normal dos peixes virem de vez em quando à superfície.

 

A minha preocupaçao era so a de ser uma das coisas que (acho eu) não (palavra corrigida) se conseguem medir.  

Talvez preocupaçao a mais.

Não penses que a tua pergunta foi descabida. Muito pelo contrário. Se te preocupas com os peixes deste modo, posso dizer que é a coisa mais acertada da tua parte. Mostra que te preocupas com os peixes.

Além do mais, perguntar coisas que nos parecem óbvias não é estúpido, não perguntar por ter vergonha é que é estúpido.

 

Já sabes, sempre que precisares diz qualquer coisa. Nós todos estamos cá é para isso.

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Só te quero dizer que acho esses comportamentos normais pois os meus peixes tambem o fazem, e alem disto que não há perguntas estupidas as respostas é que o podem ser.

 

 

Cumprimentos

 

José Ferreira

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RamireZ

 

Não estou a dizer que é este o caso, mas com a ligeira subida das temperaturas médias do ar, a temperatura de um dos meus aquários também subiu e eu só notei quando vi que os peixes tinham períodos ofegantes como os que descreves. O meu termostato neste aquário também não é grande coisa, mas verifica a temperatura, just in case.

 

Ivan

 

O comportamento da tua coridora é perfeitamente natural. Tanto quanto sei as coridoras podem absorver oxigénio da superficie da água. Não sei se são providas de labirintos como os betas, mas já li que esse comportamento se deve a isso. Ambas as minhas coridoras o fazem, e as que conheço "melhor" em aquários de amigos meus também o fazem.

 

Taz

 

Tu TAZ lá! :wink: (tinha de te dizer qualquer coisa né?!)

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu li num site algures é que esse comportamento das corydoras serve para ir buscar ar para por no estomago para ajudar a digestão.

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!

 

A minha opinião é de recem-chegado, mas mesmo assim aqui vai.

Seguindo a pergunta inicial, como saber se existe oxigénio suficiente para os peixitos. Na verdade também não o sei como a maioria dos membros que aqui responderam.

O que sei, ou pelo menos acho que sei é que quanto mais alta é a temperatura mais oxigéno é gasto (queimado, não sei o termo mais correcto), ou seja, nessas situações é aconselhável reforçar no minimo com as famosas pedras difusoras...

Se estiver errado, por favor corrijam-me...

 

Abraço a todos...

animelogo.gif

Deus proteja os vossos peixes... 8)

IvoDanielMarques@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!

 

A minha opinião é de recém-chegado, mas mesmo assim aqui vai.

Seguindo a pergunta inicial, como saber se existe oxigénio suficiente para os peixitos. Na verdade também não o sei como a maioria dos membros que aqui responderam.

O que sei, ou pelo menos acho que sei é que quanto mais alta é a temperatura mais oxigénio é gasto (queimado, não sei o termo mais correcto), ou seja, nessas situações é aconselhável reforçar no mínimo com as famosas pedras difusoras...

Se estiver errado, por favor corrijam-me...

 

Abraço a todos...

 

Olá!

 

Julgo que o aumento da temperatura aumenta o metabolismo, consequentemente o consumo de oxigénio.

O aumento de temperatura também reduz a dissolução de oxigénio na água, passado a água a conter uma menor densidade de oxigénio.

 

As plantas são não só óptimas para melhorar a qualidade da água, já que consomem amónia, nitritos e nitratos, mas também para produzirem oxigénio. É verdade que à noite deixam de produzir oxigénio, apenas consomem mas em geral as reserves que acumulam durante o dia devem ser suficientes, já que uma grande percentagem das plantas é oxigénio :oops:

 

Como saber se há ou não oxigénio suficiente :roll:

Há testes que podem comprar e testar a água. Tal como os testes de ph, nitratos, etc...

Também há testes de CO2 :!:

Se tiverem caracóis, podem ver em situações de crise os caracóis a migrar para a superfície :!::!::!:

Se o aquariofilista observar com cuidado o comportamento dos seus peixes pode detectar alterações no seu comportamento, que em muitos casos são o primeiro sintoma de problemas. A falta de oxigénio caracteriza-se por uma respiração mais ofegante.

chainsaw Lembram-se de observar com regularidade a respiração dos vossos peixes, assim saberão distinguir uma situação normal de uma "anormal". Com a experiência aperceber-se-ão que uma respiração mais ofegante, ou acelerada, não significa necessariamente falta de oxigénio, pode ser stress causado por outro factor qualquer, como por exemplo perseguições por outros peixes.

 

Fiquem bem,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.