Aquário de cria de Apistos


polnadal

Recommended Posts

Boas Ricardo,

 

peço desculpa mas tenho tido muito trabalho e pouco tempo para nada mais!!

Os peixinho estão bem, tem crescido bastante.

Novidade a resaltar só no aquário de camaroes onde os meus viviparos estão a multiplicar-se rapidamente, o outro dia consegui fazer uma foto bastante original onde pode ver-se uma cria no momento de nascer:

 

Nelegansbeingborned_zps448b03a2.jpg

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estou a recomeçar nisto da aquariofilia mais a sério e fiquei fascinado com toda esta evolução da criação que foi aqui descrita.

 

Parabéns por tudo, qualquer dia estou a pedir uns conselhos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

obrigado pelos comentários!!

- orion318, bem-vindo novamente neste hobby e muita sorte, qualquer coisa que quiseras só tens que perguntar e tentaremos ajudar no possível.

- JoaoRRM: as crianças estão tudas bem, se perguntas pelos vivíparos (N. elegans), cada vez há mais, acho que já há 10-12 crias e estão a crescer muito bem. Os macmasteri também estão a crescer muito mas sao muito desconfiados, acho que ainda recordam o momento quando tive que "pescar" a mae e nao perdoam. Os eremnopyge já começam a ter tamanho, a verdade é que a lentidão do processo tem-me desconcertado um pouco, a minha falta de experiência fiz-me pensar que 2-3 meses seriam suficientes para ter peixes adultos e,…. nao precisamente.

- fabiosilva: boas Fábio, tenho uma curiosidade e uma vontade tremenda de ver o que estas a fazer nessa fishroom :D:D:D

- Gordinni e Claire: no video mais abaixo vocês podem ver o tamanho e cor dos eremnopyge. Eu ainda nao consigo distingir machos e fêmeas, mas a minha experiência é curta :D:D:D

 

Deixou mais um video dos eremnopyge:

 

 

Sinceramente, ainda nao acredito quando vejo os +/- 20 eremnopyge a compartir todos o mesmo aquário sem problemas :D:D:D se tentasse o mesmo com 20 adultos seria um desastre, é divertido ver como a (grande) territorialidade dos ciclideos demora tanto tempo em aparecer, até agora só há pequenos "displays".

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pol,

 

Finalmente uma actualização!! :)

Esses Eremn. estão a crescer bem mas é de facto uma espécie de crescimento lento...

 

Olha a minha Fishroom está realmente em actualizações, mas não posso dizer exactamente o que estou a fazer... ainda :P

 

O que posso dizer e desculpa se o faço aqui no teu tópico, é que finalmente tenho uma bela nuvem de A. Agassizi rio Téfé :drool3:

Iniciaram esta 3º feira a natação livre.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

Sim, sinceramente o número de actualizações no meus tópico é inversamente proporcional na quantidade de trabalho que tenho no laboratório e o ultimo mês e meio nao tenho tido descanso (mas é uma boa senha).

Infelizmente tenho que confessar-te que os dennerli morreram todos, é uma pena mas nao vou tentar mais esses camarões até que tenha o setup perfeito para eles :(:(:(

Tampoco vou tentar criar mais apistos até o final do verão, vou ir de ferias 1 semana e nao gostaria ter que sofrer pensando nos peixes e a possibilidade de que a minha enamorada nao consiga dar comida viva de forma regular aos peixinhos. Também preciso vender as crias de eremnopyge antes do natal ou vou ter que comprar um terceiro alimentador automático. Os eremnopyge finalmente estão a comer granulado, os macmasteri ainda dependem 100% da comida viva (tem quase 2 meses) pelo que vou ter que limitar a criação de apistos ao período depois do Natal para garantir que nao vou ter problemas nas ferias :D:DD

E finalmente: os discus estão cada dia mais bonitos, mas o disco mais pequeno faz-me sofrir: eu sei que o mais pequeno é sempre por jerarquia o pior deles mas,… tenho as minhas duvidas sobre si tratar-les com medicação para parasitas intestinais,… vamos ver, nao sei se esta mais magrinho porquê os outros nao deixam comer bem ou tem realmente um problema de parasitas que parece ser muito comum nos discus.

Diisco dominante:

SAM_6056_zps53f31308.jpg

 

E o disco que faz-me sofrer:

 

SAM_6060_zpsd5c3b254.jpg

 

os outros dois tem o cor do melhor disco, e só o pquenino que tem esse cor.

 

 

cmps e muitos parabens pelos Tefé, a pesar da minha vontade em ver o resultado da tua actualização,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ups vou ter que actualizar isto que acho que já não reconhecem os meus peixes com essas fotos e vídeos. Vou tentar amanhâ,

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Hola,

 

demorei muito tempo em actualizar mas finalmente consegui ter empo.

fico aqui um video dos A. eremnopyge (quase 5 meses) e os A. macmasteri (3.5 meses). Mudei os macmasteri ao aquário de crescimento pós sao fáceis de diferenciar dos eremnopyge.

 

Peço desculpa pela sujedade dos vidrios e o fundo, acabo de voltar de férias :D

 

 

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os machos macmasteri já estão a mostrar cores com 3cm:

 

SAM_6154_zpsef05ddcd.jpg

 

 

SAM_6143_zpsec4748ef.jpg

 

A. eremnopyge:

 

SAM_6146_zps9e6a1677.jpg

 

 

Possível fêmea A. eremnopyge:

 

SAM_6174_zpsa187f9cc.jpg

 

E o meu "enorme" macho A. eremnopyge:

 

SAM_6185_zps364a5a84.jpg

 

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pol,

 

Gostei do detalhe da fita métrica :)

Já se vão notando algumas cores. É uma fase em que é preciso ter paciência até começarem a ficar semi-adultos. Mas quando vês o resultado final vale a pena.

Parabéns pelas fotos e pelo video. É pena as águas serem mais escuras mas isso já não é novidade para quem conhece este tipo de biotopo :)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo e Fábio.

Sim, é uma pena que as aguas escuras não deixem ver melhor os cores dos peixes (Especialmente as tateurndinas), hoje vi que tinha machos macmasteri quando pus as lâmpadas em melhor posição para fazer o vídeo.

Tenho que por as Tateurndinas a dieta que com a escusa de estar no aqua de crescimento, bem parece que vão rebentar com essas barrigas :(

 

cmps

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

há alguns dias tive que desmontar o aquário de 300 l para encontrar o meu 4º discus :(:(:( e decidi mudar o layout.

O casal eremnopyge tem respondido na sua maneira, deixo aqui um video de hoje para mostrar o que aconteceu:

 

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

jacjac, o pH é de 7.4

Fábio,… pós não sei onde estão os ovos mas sei que não vão vingar. Hoje de manha mirei na pedra para mudar a postura ao aquário não que tenho livre,… mas nada, não sei que pensar mas posturas nestas datas e no comunitário tem mão prognostico.

 

o comportamento das piranhas é incrível, tenho os ciclideos todos (3 discus, 3 altispinosa e o casal macmasteri) na parte direita do aquário, mas os tetras todos estão sobre a pedra :(:(:(… fuckers!!!

 

abraço

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Quando menos tempo tenho para os aquários e menos esforço tenho investido, mais coisas acontecem e já nao sei que fazer com tanto peixe.

Retirei os alevinos da primera postura dum casal A. macmasteri que nasceu no meu aquário há 8-9 meses. Fábio eu sei que aconselhas sempre deixar a mâe e certamente é muito mais bonito, mas nao tinha opçao, os outros 30 peixes adultos no aquário tiveram comido as crias todas e nao quise experimentar se a mae votaria a reconhecer os seus alevinos depois da muda de aquário.

Paresce-me que os alevinos 10-12 tem sobrevivido todos. agora ja sao mini-peixes que alimento com artemia e desfruto poder ver cada dia porque nao mostram medo nenhum.

Hoje quando foi a dar artemia, volto a ver a mesma imagem no aquário encima. A mesma mae com 40 espermatozoides gigantes no seu lado.

Obrigado novamente, pesco os primeiros filhos do novo aquário temporal e colouco-lhes no aquário de vivíparos e camarões até que sejam um perigo para os últimos, agora tenho que esperar a ver quando a mae e os filhos ficam distretos mais uma vez no frente do aquário para novamente sugar os peixinhos e tentar dar uma oportunidade. Infelizmente cada minuto em que a mae demora em fazer acto de presencia no frente do aquário é um minuto mais para baixar de 40 a 0.

Mas acho que como vocês dizeram: uma postura é sempre algo de agradecer (a pesar de fazer-me perder tempo que nao tenho :D:D:D:)

 

abraço,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, Ricardo eu sei e peço desculpa, vou tentar no fim de semana mas nao prometo.

Tive que montar o 5º aquário para os putos e pelo que vejo este casal macmasteri cada vez que retiro os alevinos faze uma nova postura em 15 ou 30 dias aaaaaaahhhh e claro, nao poso mixturar alevinos duma postura com os outros. Vou ver se consigo pescar a mae e meter com os alevinos mas nao é fácil, :D:D:D

Vou ter que vender rápido :D:D:D:DD:D mas com este frio e chuva nao gosto enviar nada e tenho poco tempo para combinar uma venda :D:D:D

 

abraço,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais