Aquário de cria de Apistos


polnadal

Recommended Posts

Boa noite,

 

vou começar o tópico com um agradecimento enorme ao Fábio Silva e o Ricardo Gomes que com os seus conselhos e dicas tem feito possível este tópico.

 

Depois de varias tentativas e muitos Apistogramma na minha lista de favoritos, decidi tentar algo diferente e comprei um par de Apistogramma eremnopyge "fresa" na loja Aquoporto do sr. Vasconcelos.

 

Com o aquário listo dureza 0 e pH=6 apostei pela cria destos lindo peixes sem muitos conhecimentos e a tremenda ajuda das duas pessoas já mencionadas.

Primera semana e sem notícias, macho tem a fêmea dominada, e a fêmea nao mostra o cor amarelo que tanto gostaría de ver.

 

Baixada de pH a 5 e aconteceu o milagro: a fêmea torna-se amarela, alguma coisa tem que ter acontecido pós o macho passa a ser o dominado e um dos cocos é território proibido para ele.

 

Segundo dia depois de que a fêmea mudara de cor: consegui ver os ovos, ela os tem movido a um tronco onde os mantém 30 minutos depois da minha foto.

 

Agora fico a espera e a ver se tivera sorte.

 

Deixou um vídeo da fêmea a comer Grindal e marcando o território:

 

cmprs

 

Pol

 

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Fantástico! Acredito serem os primeiros em Portugal!

Depois se puderes posta o setup do aquário e umas fotografias gerais.

 

Veremos se já há primeira nascem dai muitos apistogrammas!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

 

obrigado pelos posts e comentários. Como já expliquei, esta é a minha primeira tentativa de criar apistos, não sei se vai dar ou não pós como vocês seguro sabem, há muitas fases em que os alevins podem acabar por morrer. Vou tentar fazer o melhor com todas as dicas lidas e recebidas e tentar sacar a prole destos lindos peixes.

 

Deixo uma foto do macho (as fotos e vídeos tem péssimas calidade mas o aquário tem pouca luz e o fotografo é muito novato).

 

SAM_5588_zps5d84e771.jpg

 

Tiago: ainda não sei se a postura vingou. A fêmea mostrou-me um dia os ovos mas decidiu voltar colocar-los dentro do coco meia hora mais tarde, acho que não gostou muito da minha câmara :P

 

Cmprs

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Setup Aquário:

 

37 litros: 51cm x 25cm x 29 cm

Sustrato: Fluval stratum para camarões.

Agua: RO 100%

pH = 5.5-6.5

Tª = 26-28ºC (tenho que comprar um termóstato melhor!!)

Dureza = praticamente nula

 

Foto geral do aquário (não é grande cosa):

SAM_5524_zps591eb18a.jpg

 

Macho de ferias no comunitário: (não vá correr bem, o macmasteri (atras) é um psicopata, vou ter que pensar :D:D:D)

 

SAM_5676_zps74725487.jpgSAM_5675_zpsdc78d74b.jpg

 

 

A fêmea:SAM_5657_zpsc37ced5a.jpg

 

cmprs,

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Os ovos já eclodiram.

Tentei fazer uma foto mas a fêmea os tem trasladado num buraco de um tronco e e quase impossível enfocar (isso quando ela nao se coloca entre a câmera e as crias), mas consegui ver a barbatana caudal. Deixo aqui a foto mas per favor no comentem na péssima qualidade, eu sei ;)

Podem ver as barrigas rosas. Acho que há 30 crías.

 

SAM_5686_zps459aded1.jpg

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Boas Pol,

 

Muitos parabéns pelo feito. Esse macho promete mesmo. Olha que olhando para a foto deves ter aí uma boa quantidade deles ;)

 

Também não tens que agradecer pelas ajudas. É sempre bom poder ajudar e depois ver estes resultados :)

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Ainda assim,

 

mais uma vez obrigado!!!

 

Olhe Fábio, não sei como consegues que o teu comunitário de apistos corra sem problemas, acho que deve ter Valium no agua :D:D:D

 

Ontem passei o macho eremnopyge no comunitário e o macho macmasteri está a caçar!! sinceramente. esse macho é um cab**o. O meu campo de batalha e o siguiente: abacaxis macho vs eremnopyge macho (mesmo tamanho, a luta é igualada), macmasteri vs eremopyge (ganha o macmasteri e o eremnopyge tem que sair a toda pressa, este é o encontro que eu mais temo), macmasteri vs abacaxis (quase não há problema nenhum!!), e depois estão as fêmeas, elas atacam como macmasteri vs abacaxis: nada serio!!

 

Meu deus que mistura!!! É por isso que não percebo como podes ter (por exemplo) os inka com outros.

 

abraço,

 

Pol

Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

 

deixou mais uma questão para quem quisera responder:

Depois de muitas reflexões, vá entrar em casa o quarto e último aquário ;)

Este aquário vai estar destinado ao crescimento das crias de apisto (estas ou outras com um pouco de sorte ;))

Como não tenho mais carta que jogar, este é o último, gostaria pensar bem a jogada para que seja adaptable as necessidades de agora e mais avante.

A minha ideia, se consigo encontrar um, seria um aquário 80x30x30 cm. Gostaria que o aquário fosse baixo pós acho que os apistos não necessitam de muita altura de agua e assim não preciso tanto volume (mais facilidades nas TPA'a), mas que tivera uma largura que permitisse dividir em 2 ou 3 quando não haja peixes a crescer deixando-me com outras possivilidades.

 

Uma duvida que tenho, a pesar de que acho que sei a resposta é: num aquário de crescimento não podemos usar substrato?? tenho visto os aquários de crescimento do Fábio e os de muitos criadores de discus e são sempre aquários vazios com um filtro de esponja. Esto facilita a limpeza do fundo para evitar a acumulação de lixo e subidas de amonia/nitritos/... mas,…. é sempre imprescindível ter o aquário assim? vale a pena ou podemos usar substrato e aspirar o fundo cada dia?

 

muito obrigado pelas respostas,

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

Em relaçao ao aqua de crescimento, pode ser mais pratico do ponto de vista da manutençao n ter substrato. Por outro lado ja vi quem faca o seguinte, preferem tirar os pais para outro aquario, evita-se um choque maior para os mais pequenos e assim sendo deixam-se os pequenos a crescer no aquario original... na minha opiniao eu creio preferir remover os pais e deixar os pequenos no aquario principal embora isto pressuponha que tenhas 2/3 aquas auxiliares para meteres os casais a 'girar'.

Link to comment
Share on other sites

Boas Ricardo,

 

a ideia agora é meter o macho no "novo" aquário que ainda não tenho ;)

depois de 4 semanas ou quando fosse necessário, meter a fêmea.

Depois quando as crias sejam muito grandes para o aquário de 37l, apanhar as crias, apanhar macho e fêmea e trocar os peixes de aquários!

 

Para esso preciso ter no principio os dois aquários com agua de osmoses, depois já vou começar a dar um pouquinho mais de agua de torneira para aumentar a dureza de forma gradual no aquário de crescimento.

 

cumprimentos e obrigado,

 

e claro, estamos a falar de se os peixinhos sobrevivem os próximos dias :D:D:D

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

E novidades? estou curiosa por saber se já tens ai pequenotes a nadar.

Espero que sim. E os machos do outro aqua? já estão mais calmos?

 

Aguardo novidades,

 

Boa sorte ;)

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Share on other sites

Boas Claire,

 

as novidades são que já entrou mais um aquário em casa de 72 litros para "crescimento" :D:D, que também vá servir para trasladar o macho, as persecuções seguem no comunitário (ainda estou a encher com agua de osmoses o aquário novo).

 

Tive que pensar muito no novo aquário porque é o ponto e final na entrada de aquários em casa, comprei o aquário ao membro do fórum JoãoRosa que fábrica ele mesmo os aquários. Gosto muito de este (ainda não pinga Joao :)) porque tem umas medidas (80x30x30 que são muito interessantes para mim para o último aquário: posso usar para crescimento mas também mais tarde posso dividir em 2-3 partes e fazer outras coisas).

 

Há dois dias que não consigo ver nada pelo que não sei se os alevinos estão bem ou não :(, já aconteceu o mesmo há 3 dias com os ovos e apareceram já como alevinos 2 dias mais tarde. Vamos ver que acontece.

 

Também estou um pouco preocupado porque não consigo que a fêmea coma comida seca (granulado ou escamas) e não gostaria depender sempre dos grindal e artemia (pensando nas ferias).

 

Vamos ver!!! E a Claire, já tem os Apistos??

 

abraço,

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Boas Ricardo e Claire,

 

já consegui ver os alevinos: estão bem mas ainda não fazem natação livre.

A fêmea os tem trasladado mais uma vez ao tronco onde eu consigo ver (acho que tem comigo um trato: eu dou Grindal, ela move os alevinos onde eu posso ver :D:D:D:D)

 

Tentei fazer a foto mas não tenho sorte, sei como fazer (mais luz para eu poder enfocar mas não gosto dessa ideia na minha primeira postura!!!)

 

Ricardo: mais 2-3 dias para que os hongsloi nasçam??

abraço,

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Olá testum,

 

acho que vais ter que explicar isso a ela:

 

Cuidado com o grindal, não deve depender mesmo do grindal!

 

eu sei mas agora não está a gostar mais comida que o Grindal, e tudo o que experimento acaba no fundo no detrimento dos alevinos!!!

 

Já mais tarde vou trabalhar nisso!!

 

como tens os Hongsloi??

 

abraço,

 

Pol

Edited by polnadal
Link to comment
Share on other sites

Boa Pol, fico contente!

 

quanto a comida acho que sim deves habitua-la mas esta não é a melhor altura para brincar com o apetite dela hehe

já agora... fiquei curiosa (já andei a pesquisar) mas não sei onde encontrar esse 'Grindal', aos meus só dou artemia, blood worm e/ou tubifex 1 vez por dia (para alem de granulados).

 

Os meus apitos só devem chegar no inicio da semana que vem, não quero arriscar, quero ter tudo super controlado até eles chegarem.

Ah e existe um problema GRANDE, tou sem hardscape :sad2: por causa dos feriados houve um atraso com o fornecedor então vou ter que aguardar até quinta ou sexta (espero eu).

assim que os tiver coloco uma foto.

 

 

PS: cada vez que compro mais um aqua digo/penso "ok! este é o ultimo" ;) nunca digas nunca hehe

Edited by Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Share on other sites

Gostaria fazer um "copy-paste" de duas questões que tem sido frequentemente perguntadas por MP para tentar ser de ajuda a mais gente no fórum:

 

1 tópico: o uso de alimento vivo, é perigoso ou nao?

 

Gostaria dar uma opinião sobre o uso de alimentos vivos nos nossos aquários para que vocês digam também a suas opiniões, eu sei que já temos falado disso com o Fábio e o Ricardo, mas deixo aqui o que eu penso sobre este assunto:

 

Sim, há sempre um risco, eu percebo isso mas aqui deixo dois argumentos:

 

 

- há muita malta que pensa que os alimentos congelados também são perigosos (pensa que fungos, bactérias e vírus não morrem na congelação, e acho que alguns animais que formam quistos, tampouco) há muita gente que não usa: o Fábio Silva e a grande maioria de criadores de discus só usam artemia.

 

- É bom que os nossos peixes estejam com boa saúde mas acho que tampouco temos que ser extremos, eu sei que ninguém quer lutar contra enfermidades no seu aquário, mas no seu habitat natural também existem as enfermidades e não precisam de uma urna "estéril" para sobreviver, mas isso é uma opinião pessoal, cada pessoa sabe o que precisa.

Para que os peixes todos consigam reproduzir, o melhor e sempre dar comida viva. A alternativa que algumas pessoas usam é a artemia porque há menos microrganismos de agua salgada que sobrevivem em agua doce, mais também há, por exemplo os Vibrios. E eu gosto mas de ter um alimento vivo barato e usar o caro para quando seja necessário que ter que ter sempre ovos de artemia a eclodir e artemia a crescer.

 

Mais uma vez: é uma escolha pessoal e as opiniões são sempre ben-vidas,

 

2º tópico que tem sido muito perguntado: onde apanhar folhas secas e que tipo podemos usar?

 

há muitas lojas que tem folhas de amendoeiro da india à venda, que são as folhas mais usadas e populares até agora. Podem encontrar na loja Aquoporto, ebay,… Na minha opinião, a teoria das propriedades mágicas do amendoeiro da india é parte dum negócio, e como tal o marqueting faze mais que a realidade, no estou a discutir se folhas tem propriedades interessantes ou não nos nossos aquários, estou convencido, mas não acredito que estas folhas sejam melhores que outras, mas apostaria que em Africa, Asia e Australia, onde cresce esta planta, comercializam folhas de plataneira e carvalho portugues como folhas milagrosas. A química das plantas é uma química muito interessante para quem goste o tópico, muitas plantas sintetizam moléculas muito complexas que "ainda" nao podem ser sintetizadas nos laboratórios porqué o mecanismo é complicadíssimo, algums exemplos são o composto antimalaria: artemisinin e o composto anticancro: paclitaxel = taxol. O que gostaria dizer é que há muitas folhas que acho podem ser usadas nos aquários, o mais importante é saber que planta estamos a usar, que não seja venenosa, que já tinha sido usada por alguém (se fosse possível), e sobretudo, depois de todas estas condições, deveríamos experimentar primeiro com algum peixe que não seja o nosso peixe mais querido ou caro para evitar grandes erros e muitas penas!!

Opção mais fácil é barata: : usar folhas nacionais que sejam normalmente usadas sem problemas (mas não sei se estas folhas tem propriedades medicinais, pelo menos podemos usar como decoração ou para dar refúgio e sem duvida todas tem ácidos tánicos que vão ajudar na baixada do pH)

podes usar folhas de carvalho, plátano (platanus X hispanica), pinhas de amiero (a venda muitas vezes no fórum), faia (http://en.wikipedia.org/wiki/Beech) (http://www.seriously...ramma-hongsloi/).

Apanhas as folhas do arvore, limpas com agua de torneira, deixas secar completamente ao sol, desinfectas no microondas ou num banho com 30% lixívia, limpas bem a lixívia com agua 1-2 dias e deixas secar ou poês directamente no aquário. (muito mais barato :))

 

 

boa sorte,

cmprs

Pol

Edited by polnadal
  • Upvote 1
Link to comment
Share on other sites

Eu não tenho opinião formada sobre o assunto apesar desde me interessar bastante.

Criamos os nossos peixes como se fossem bebés ou sei la... queremos o melhor para eles e sem duvida protege-los de doenças ou outros problemas...

 

Compreendo o teu ponto de vista, na natureza não são protegidos e muitos prevalecem... mas nos nossos aquas as coisas apesar de parecerem mais fáceis de controlar nem sempre o são...

Os tratamentos são super fortes e a desilusão da perca dum animal pode por vezes por em risco o hobby.

 

Eu uso TMC, os Gamma Blister 1 vez por dia - dizem eles que " elimina completamente o risco de introdução de parasitas nocivos ou bactérias em seu aquário" - não sei se é 100% viável mas o facto é que fico mais descansada.

Quanto ao dar alimento vivo, como "Grindal" nunca experimentei mas não sou contra a ideia, Artemia já eclodi mas nunca mantive... já andei com a ideia mas não sei se fica mais em conta comprar congelado.

 

Vou esperar que mais alguém se prenuncie pois é um assunto que me interessa, mas que ainda não domino..

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Share on other sites

Boas Claire,

 

concordo plenamente contigo!!

só pretendia dar a minha opinião neste assunto e o novo assunto que adicione ao post prévio,

 

Boa noite e bom feriado!!!

 

abraço,

 

Pol

Link to comment
Share on other sites

Estou de acordo contigo no 2 tema, mas seria importante referir que as folhas devem ser recolhidas em ambientes longe de estradas e zonas poluídas.

aproveita-se o passeio a serra ou assim, faz bem a alma e ao aqua ;)

 

Igualmente Pol, Boa continuação

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Share on other sites