Que estranho...


Recommended Posts

Amigos podiam-me dizer o que é que esta receita para gerar co2 tem de errado?

---»1 Litro de agua, 500g açucar, 15g fermento padeiro, e uma colher de chá de bicarbonato de sodio.

Isto é ideal para um aqua de 54L?

Se não podiam-me referir as quantidades exactas para esta litragem.

Obrigado e abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso parece-me muito açucar. Não tenho medidas exactas em peso, mas uso 2 chavena de açucar para 2 colher de fermento e 2 colher de bicarbonato de sódio. E isto é o que eu uso para 80L de água. A maior parte das pessoas usam a mesma proporção mas 1/1/1 por cada litro de água com aquários de diversas dimensões.

 

Provavelmente o que te vai acontecer com essas quantidades é a solução viver mais tempo mas libertando a mesma quantidade de CO2.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dispõe! :lol: Adoro estes agradecimentos, um gajo sente-se util...

 

Se precisares de alguma coisa, avisa... a malta da margem sul está cá para se ajudar.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso parece-me muito açucar. Não tenho medidas exactas em peso, mas uso 2 chavena de açucar para 2 colher de fermento e 2 colher de bicarbonato de sódio. E isto é o que eu uso para 80L de água. A maior parte das pessoas usam a mesma proporção mas 1/1/1 por cada litro de água com aquários de diversas dimensões.  

Provavelmente o que te vai acontecer com essas quantidades é a solução viver mais tempo mas libertando a mesma quantidade de CO2.

Nesta aqui tenho que te dar na cabeça Vlad... 8)

O que disseste está quase certo. As bactérias vão libertar as mesmas quantidades de CO2, mas por unidade de tempo. Ou seja, o caudal de CO2 que sai do reactor (moles por segundo, ou moléculas por segundo), teoricamente é o mesmo. Mas a quantidade vai ser maior, e tal como disseste, a mistura vai demorar mais tempo. No total, por exemplo, o primeiro caso liberta 5 litros de CO2 em 5 dias, o segundo caso liberta 10 litros de CO2 em 10 dias. Quantidades diferentes, caudais iguais.

 

Desculpa lá se estou a ser picuinhas... :lol:

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais picuinhas formos, mais ajudamos, certo? :D

 

Fica bem e dá-me na cabeça sempre que entenderes. :D

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Provavelmente o que te vai acontecer com essas quantidades é a solução viver mais tempo mas libertando a mesma quantidade de CO2.

 

A quantidade de C02 (sem analisar a questão do tempo) libertado depende exclusivamente das quantidades de açucar.

Quando queremos analisar a questão da duração, aí sim, verificamos se temos leveduras suficientes para produzir (o mais rápidamente possivel) o número de moléculas de CO2 que pretendemos.

Isto é, de forma muito simples:

 

- Muito açucar + poucas leveduras = dura muito tempo, mas a pressão (quantidade) de CO2 diária é pequena.

- Pouco açucar + muitas leveduras = dura pouco tempo, mas o CO2 sai com muita pressão (elevada quantidade).

 

Assim, o truque será aumentar a quantidade de açucar, leveduras ou ambos conforme se quer dosear o CO2 -> pouco de cada vez, mas por muito tempo...ou muito de uma só vez, mas durante pouco tempo.

Conforme queremos muito ou pouco gás...fazemos a receita á nossa maneira. :lol:

 

No total, por exemplo, o primeiro caso liberta 5 litros de CO2 em 5 dias, o segundo caso liberta 10 litros de CO2 em 10 dias. Quantidades diferentes, caudais iguais.
Não percebi...podes explicar melhor? :D

Qual o "primeiro caso" e o "segundo caso"?

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps-

As bactérias vão libertar as mesmas quantidades de CO2, mas por unidade de tempo.

 

Não se tratam de bactérias, mas de leveduras :D

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

 

Diesel

Acho que estamos todos a dizer o mesmo, com expressões e palavras mais ou menos correctas.

 

O que disseste está errado (ou simplesmente mal explicado)...daí a correcção do ivanpantz e a minha:

Se colocares mais açucar, a solução dura mais tempo...mas também aumenta a quantidade de gás libertada (ao contrário do que afirmas "libertando a mesma quantidade de CO2"). :D

 

Penso que cada um deve fazer a sua mistura baseado na quantidade de gás que quer, e não no que está "estipolado" (é assim que se escreve? :D ) pela net fora....

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

O que disseste está errado (ou simplesmente mal explicado)...daí a correcção do ivanpantz e a minha:

Que não está certo já todos percebemos, até o próprio Vlad. Eu percebi o que ele quiz dizer. Posso até de alguma maneira dizer, que o que o Vlad pensou estava certíssimo, mas que se enganou na forma de o expressar.

Apenas fiz o reparo ao Vlad, não na ideia de mostrar o erro dele, mas de tornar a sua resposta coerente e o mais correcta possível.

 

Não quero que o pessoal ande às turras por mariquices e picuíces, ainda por mais, deflagradas por mim. Longe de mim alguma vez pensar nisso.

 

E antes de mais nada, se eu quero ser "exigente" com os outros primeiro de tudo tenho que ser exigente comigo. Realmente pequei na parte das bactérias. Eu bem sei que são fungos (até se repararem, nos últimos posts em que respondi a questões relacionadas sobre isso, sempre falei em fungos, neste saíu bactérias, my fault :D).

 

Sobre o exemplo que dei, no momento em que estava a escrever pensei que tinham falado em dobrar a quantidade de açúcar apenas. Agora vejo que tal nunca foi escrito. Devaneios. Mas creio que era fácil de lá chegar. Sendo assim, aqui fica a versão (pensada por mim):

"Imaginem dois reactores. Colocam iguais quantidades de água, fermento e bicarbonato de sódio, variando apenas no açúcar, que no segundo recipiente é o dobro do segundo. No total, por exemplo, o primeiro caso liberta 5 litros de CO2 em 5 dias, o segundo caso liberta 10 litros de CO2 em 10 dias."

 

Acho que não é necessário andarmos mais à volta deste assunto. Até porque já sabemos onde todos erramos e quais a maneiras correctas de nos expressarmos face a este "problema".

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

 

PS: Só mais uma picuísse/picuíce: Estipulado... :D

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão a esquecer que isso nao é bem linear...

 

mais açucar implica mais fermentação...o que implica mais alcool o que implica a morte das leveduras ao chegarmos a um certo grau alcoolico.

Depois há a questão do pH que desce mais podendo tambem matar as leveduras, etc...

 

A utilização de gelatina na mistura é uma hipotese muito boa para prolongar a reacção.

 

O problema do alcool resolve-se com mais agua e o do pH com mais bicarbonato de sódio

 

Ninguem se esta a zangar... so que as vezes a discussão(no bom sentido) vai alem do que se estava a espera e aprende-se mais um bocadinho

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu Faço assim e numca tive problemas

Dissolver num litro de água sem cloro de preferência morna, os 400ml de açucar.

Num copo dissolver o fermento biológico e juntar o bicabornato.

Juntar as duas soluções.

Se necessario prencher o resto com agua sem cloro até perfazer 10cm abaixo da rolha.

Ter em conta: +fermento=+CO2

+Açucar=+tempo

o bicarbonato e so o catalizador da reacção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

o bicarbonato e so o catalizador da reacção

Desculpa lá o meu rigor científico, mas o Bicarbonato de Sódio não é catalizador coisa nenhuma. Um catalizador, primeiro de tudo, não aumenta a quantidade de produtos formada, mas sim acelera as velocidades de reacção. Segundo, um catalizador, tem que se regenerar no final de cada passo catalítico (coisa que nem existe neste caso, do Bicarbonato de Sódio).

O Bicarbonato de sódio serve sim, para evitar que o pH não desça demasiado, de modo a matar grande parte dos fungos (agora disse bem) e não só. Devido ao efeito do ião comum, o CO2 produzido por fermentação tem maior dificuldade em dissolver-se na "sopa" onde abundam já iões HCO3- (provenientes da dissolução do NaHCO3), libertando-se assim mais facilmente sobre a forma gasosa e indo para o nosso aquário.

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

 

PS: Just_me, já agora porquê o uso de gelatina? Ou estás a falar de um coagulante tipo Ágar-Ágar?

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão a esquecer que isso não (palavra corrigida) é bem linear...

Como é óbvio, não podemos afirmar a 100% que 20 gramas de Açúcar produzem x litros de CO2 e que 40 gramas de Açúcar, nas mesmas condições, produzem 2x litros.

O que temos de ter em conta é a que concentração de Álcool (ou Álcol, como preferirem) os fungos começam a perder eficácia por morrerem. Isto pode ser calculado, e daí consegue-se calcular uma "concentração de açúcar crítica", chamemos-lhe assim. Valores superiores a essa concentração, começam a intoxicar os fungos e a matá-los posteriormente. Resta agora saber se os valores com que estavamos a jogar (1 litro de água, chávena de chá de açúcar e colher de café de fermento/fermipan) se encontram muito perto, ou longe dessa tal "concentração de açúcar crítica". Se for muito abaixo, então podemos duplicar o açúcar à vontade, que supostamente, a quantidade de CO2 produzida será concerteza o dobro. Mas isto tu já devias saber.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh malta... Atão?! Qué isto?! :?

 

Faltou-me um smiliezito no meu ultimo post para expressar melhor o que estava a pensar... fora a parte técnica, estamos todos a tentar pôr água na fervura e não há necessidade, porque estamos todos na boa. :)

 

Continuo a achar que, mais expressão, menos expressão, estamos de acordo, fora a parte do bicarbonato de sódio que de facto é mais um controlador de acidez que outra coisa qualquer.

 

Por acaso também estou com alguma curiosidade sobre a gelatina. O Just_Me que se chege à frente! OH JUST_ME! CUCU!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de chegar e estive fora este fim de semana nao estando a contar com isso...

 

Quanto ao alcool, a receita original ja esta nesses limites sim ;) repara no cheiro intenso a alcool que notas quando abres uma garrafa que "expirou".

 

Quanto á gelatina lembro-me de ler em tempos sobre isso. Vou pesquisar e depois digo mais qualquer coisa. A justificação do seu uso se bem me lembro é que tonrava a reacção mais lenta e constante...nao sei se vou ter muito tempo nos proximos dias...mas se procurarem por outras bandas de certeza que encontram qualquer coisa!

"Google is your friend"

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente fomos preguiçosos... ;)

 

Pelo que estive a ler, a gelatina serve para isso mesmo, a "produção" de CO2 ser mais contínua e também para alimentar os fungos e os suster mais algum tempo.

Fermento de padeiro (os fungos), pelos vistos começa a morrer quando a solução atinge os 14% v/v de álcool. Se ao menos ele não se dissolvesse na água tão bem... era capaz de sair por evaporação e mantermos os fungos a funcionar mais tempo. Mas assim não haveria bebidas alcoolícas para ninguém :P

Li também um tipo a aconselhar outro, para pedir a alguém que produza vinho, que lhe arranjasse fermento utilizado no vinho, porque pelos vistos conseguem tolerar concentrações de álcool maiores e também têm uma actividade maior a temperaturas mais baixas, ou iguais do que os que a gente usa (fermipan/fermento de padeiro).

 

Quanto ao alcool, a receita original ja esta nesses limites sim  repara no cheiro intenso a alcool que notas quando abres uma garrafa que "expirou".

Só tenho a dizer que quando abro as minhas garrafas de CO2, aquilo cheira a tudo menos álcool. Pelo menos o etílico não é, mas este tipo de fermentação, salvo erro, origina álcool etílico no final... O meu nariz já não deve andar bom de cheirar tantas coisas :D

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nao cheira a alcool é mesmo do teu nariz...;) mas experimenta beber umas cervejas belgas de dupla e tripla fermentação e ja reconheces um cheiro mais parecido.

 

em vez do fermento de vinho...devia estar a pedir o fermento de cerveja que tambem é melhor do que o de padeiro. Tambem nao esquecer que o alcool de vinho é obtido a partir de dextrose mas nao sei se adicionam fungos ao mosto?

 

Acho que a receita esta mesmo proxima dos limites...alias se nao te importares com o sabor e cheiro podes apanhar uma piela jeitosa a pala dessa garrafinha :D

 

alias...a parte do sabor isso é 100% "vinho martelado" :P se bem que o martelado acho que é feito com frutose.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

em vez do fermento de vinho...devia estar a pedir o fermento de cerveja que tambem é melhor do que o de padeiro. Tambem não (palavra corrigida) esquecer que o alcool de vinho é obtido a partir de dextrose mas não (palavra corrigida) sei se adicionam fungos ao mosto?
alias...a parte do sabor isso é 100% "vinho martelado"  se bem que o martelado acho que é feito com frutose.

Que açúcar usam para fazer cada tipo de bebida alcóolica, não faço a mínima ideia. O açúcar (sacarose) depois de hidrolisada dá origem a uma molécula de frutose e outra de glucose. Esta molécula de glucose é metabolizada por um ciclo chamado glicólise (são só 10 passos, nada de mais ;)), obtendo-se no final 2 moléculas de Piruvato. Este pode depois ser metabolizado de várias formas: Fermentação Alcóolica; Fermentação Láctica (que também acontece connosco) e em condições Aeróbias dá-se a respiração.

A dextrose é um tipo de sacarose ou sucrose, logo a fermentação do açúcar (sacarose) e do vinho são. de certa forma, idênticas.

A fermentação só ocorre na presença de Glicose. Por isso, independentemente do açúcar que uses para fazer vinho/álcool ele vai ter que ser sempre degradado até Glucose, para depois ocorrer a fermentação alcoolíca. Como é óbvio, o cheiro de cada bebida alcoolíca deve-se não só ao açúcar utilizado, mas também aos restantes componentes do que se deitou lá para dentro.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Obrigaste-me a ir buscar o caderno de Bioquímica... :D I hate that!!

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

em vez do fermento de vinho...devia estar a pedir o fermento de cerveja que tambem é melhor do que o de padeiro. Tambem não (palavra corrigida) esquecer que o alcool de vinho é obtido a partir de dextrose mas não (palavra corrigida) sei se adicionam fungos ao mosto?
alias...a parte do sabor isso é 100% "vinho martelado"  se bem que o martelado acho que é feito com frutose.

Que açúcar usam para fazer cada tipo de bebida alcóolica, não faço a mínima ideia. O açúcar (sacarose) depois de hidrolisada dá origem a uma molécula de frutose e outra de glucose. Esta molécula de glucose é metabolizada por um ciclo chamado glicólise (são só 10 passos, nada de mais ;)), obtendo-se no final 2 moléculas de Piruvato. Este pode depois ser metabolizado de várias formas: Fermentação Alcóolica; Fermentação Láctica (que também acontece connosco) e em condições Aeróbias dá-se a respiração.

A dextrose é um tipo de sacarose ou sucrose, logo a fermentação do açúcar (sacarose) e do vinho são. de certa forma, idênticas.

A fermentação só ocorre na presença de Glicose. Por isso, independentemente do açúcar que uses para fazer vinho/álcool ele vai ter que ser sempre degradado até Glucose, para depois ocorrer a fermentação alcoolíca. Como é óbvio, o cheiro de cada bebida alcoolíca deve-se não só ao açúcar utilizado, mas também aos restantes componentes do que se deitou lá para dentro. Além do mais, que para mim, o cheiro que sai de uma garrafa de bebida alcoolíca, quase nunca é do álcool etílico; pelo menos o que a gente cheira melhor, ou seja, o mais activo. Daí dizer que as garrafas de CO2 não me cheirarem a Etanol :P

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Obrigaste-me a ir buscar o caderno de Bioquímica... :D I hate that!!

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Bem obrigado por tudo, mas esqueceram-se da minha maior questão, quais as quantidades de ingredientes para um aqua de 54L plantado?

Sorry... ;) Que eu saiba, a melhor mistura que poderás fazer é:

Com uma garrafa da Coca-Cola (ou de outra bebida gaseificada), montas tudo (tubos, pedra difusora, ou o que quiseres usar). Em um litro de água morna, se não tiver cloro, melhor, dissolveres 1 chávena de chá de açúcar, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá mal cheia de fermento de padeiro/fermipan. Esta mistura deve-te chegar para umas 2-2.5 semanas. Depois consoante a artimanha que uses para dissolver o CO2 dentro de água, mais ou menos, te vai durar esta mistura. Toma também atenção à colocação inicial da pedra difusora, se baixares muito, o CO2 vai-se dissolver melhor e poderá intoxicar os teus peixes, sem contar que baixa bruscamente o pH.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.