Nano 20Lt


Mnemosine

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Embora ande por este fórum à bastante tempo, nunca tinha feito um tópico com o meu aquário, apenas várias dúvidas que fui vendo esclarecidas por variados membros. Mas está na altura de iniciar um tópico destes, afinal, o que o pessoal quer é fotos e descrições!

 

Este aquário, no inicio começou como maternidade... entretanto, eu descuidei-me, e ele ficou neste estado...

 

090120121372.jpg

 

Um pormenor ao musgo de Java

 

090120121374.jpg

 

Após isso, sensivelmente à um ano e meio atrás, decidi ressuscitar este aquário, desta vez para ter apenas um casal de guppy's ou molly's... No inicio correu tudo muito bem, e ele encontrava-se assim:

 

sdc10101k.jpg

 

220220121391.jpg

 

Verdinho, bonitinho! Mas a minha mãe insistiu em meter mais peixes... e mais... E meteu um casal de guppy's, um de molly's e um de platy's, o que, neste espaço como podem imaginar, não deu muito bom resultado... População a mais, e, comigo fora de casa, os peixinhos começaram a morrer, o que fez com que este aquário fosse deixado de parte e ao abandono de novo...

 

Finalmente, à uns meses decididi transformar isto num aquário e camarões, mas uma vez que não tinha experiência com estes bichinhos, decidi começar pelos red cherry que ouvi serem os mais fáceis.

 

Neste momento o aquário está neste estado:

 

sdc10371xl.jpg

 

E o setup é o seguinte:

 

Setup:

 

Medidas: 41 X 20 X 25 (C X L X A)

Capacidade: +/- 20 litros reais

Filtro: Mochila, Eheim 2041 (se não me engano) e um interno meio "ranhoso"


Aquecedor: 50 W

Iluminação: Lâmpada dos chineses de 8W (muito fraca eu sei mas a outra "pifou" esta semana e a troika ainda não permitiu comprar uma nova...)

Hardscape: Madeira e Pedra vulcânica

Substrato: Humus de minhoca fervido, areão de rio (cerca de 2cm) e uma camada de areão preto

Flora: Musgo de Java, Anúbia var. Nana, Limnophila Sessiflora, uma cryptocone desconhecida (roubada a raiz na FIL do ano passado no workshop do FAAO), Feto de Java e duas plantas desconhecidas, cedidas pelo membro Ivoabs

Fauna: Red Cherry - 5 fêmeas e cerca de 10 machos

Fertilização: Nenhuma

Foto-período: 8h aproximadamente

 

 

Como podem ver, o musgo de java está verdinho e fofinho (sim, é o musgo de java da primeira foto, recuperou totalmente :D) e as plantas até estão com uma corzinha agradável... Tenho tido alguns problemas com a Limnophila Sessiflora, pois esta começou a ficar com o caule muito fininho e sem folhas, e neste momento a cryptocone está-se a ressentir da luz, mas acho que fui eu que a pus num mau lugar, e ela vai mudar de poiso amanhã.

 

De resto, o aquário tem-se mantido bem, com pouca manutenção (TPA de duas em duas semanas). A única coisa que me inquieta é o facto dos camarões não se reproduzirem... Pura e simplesmente elas aparecem todas com a sela bem amarela, e no entanto ovos que é bom, nada!

 

Peço desculpa pelo testamento, e espero que comentem com as vossas opiniões :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Recuperação! =D

E fotos dos novos habitantes?=)

 

Ainda hoje vou tetnar roubar a máquina do meu pai para meter fotos de jeito :P

 

Com 5 fêmeas.. daqui a dois meses já estás a rifar camarões :)

 

Espero bem que sim Jorge... O que é facto é que não engravidam nem à pedrada... Eu bem as vejo a soltar a casca, eles andam por lá todos malucos, e no entanto... Nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que as fêmeas têm de dar uma volta aqui com os meus machos, ficam grávidas de certeza! Daqui a 1 semana já tenho habitantes novos, não perdoam ;)

 

Ahah isso é que era... vou mandá-las de férias para os teus aquários...!

 

Aumenta as TPA's ;)

 

Uhm.. Will do! Mas isso pode afectar em que aspecto? Parametros da água mais acertados para eles? E quanto mais frequente? 2 vezes por semana?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Spirulina penso que seja boa para dar mas em papas.

Eu dou: http://www.sera.de/pt/pages/produtos/in_category/alimentos-especiais-1673/product/sera-shrimps-natural.html

 

Por vezes cenoura e/ou espinafre.

 

Não sei se já viste este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=102175&hl=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso os meus adoram a pastilha de spirulina, devoram aquilo...

 

Essas apstilhas que dás nunca as vi à venda na minha zona, mas também aqui pouco ou nada se encontra apra camarões, só na KOI Park e tem preços ridiculos...

 

espinafres também já dei, tinha uma mistura, congelada, de cenoura e espinafres, tudo moído, à especie da papa desse tópico que mandaste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais