Tecnica para TPA de Larga Escala


Recommended Posts

Boas,

 

Como andei algum tempo a arquitectar uma forma de fazer grandes TPAs, de forma rapida e causando o minimo desconforto para os peixes, lembrei-me de criar este tópico para partilhar o que fiz.

Bem sei que muita gente simplesmente manda directo da torneira para o aquario (adicionando o anti-cloro no momento), sem grandes preocupações.

Eu para já não me sentiria muito á vontade em fazer isso, preferindo usar agua repousada e poupando no anti-cloro.

 

Faço atualmente TPAs de 50% num aquario de 120L, e brevemente vou ter um aquario de 300L, onde continuarei a fazer TPAs semanais de 50%.

UMA TPA de 60 litros faz-se em perto de 20 minutos.

 

Passando a explicar....

 

Reservatório de Agua:

Tenho uma caixa de plastico num canto da cozinha, com capacidade para 160Litros de agua (comprada no AKI).

Dentro do reservatório tenho uma pequena bomba para circulação, uma bomba de aguá e um termostato. O termostato apenas é ligado no dia da TPA. Não creio que o termostato e a bomba de circulação sejam estritamente necessários.

A bomba no meu caso tem de ter bastante potencia, pois do aquário a este reservatório são uns 12 metros, ficando o reservatório abaixo do nivel do aquário. Tenho uma Boyu Bomba FP-58 (2500L/hora).

 

Reservatório:

reservatorioh.jpg

 

 

 

A agua fica aqui a circular cerca de uma semana.
A TPA:
Tirar a agua:
No dia da TPA, pego na mangueira (tem uns 12 metros), coloco uma ponta no aquário, e outra ponta no bidé da casa de banho, e deixo a aguá verter por gravidade.
É importante usar estes clip-safes da JBL, para evitar respingos:
Clipsafe:
clipsage.jpg
Encher o aquario:
Tirados 50% da agua, deixo a ponta da mangueira no aquário, e engato a outra ponta no reservatório.
Como se pode ver, tenho um T (comprado no AKI), derivando um canal para a bomba, e o outro canal para poder encher o reservatório.
A mangueira da TPA, então simplesmente engata nesse pequeno tubo verde que se vê na foto, que é um pouco mais larga, encaixando sem esforço nenhum.
Pormenor da ligação:
T para ligação:

treservatorio.jpg

 

O controle do fluxo da agua, é feito através desta torneirinha:

 

Torneira:

torneira.jpg

 

Encher o Reservatório:
Quando quero encher o reservatório, tiro finalmente a mangueira do aquário e engato-a na torneira do lava-loiças. Mudo o switch do T para a posição 2.
Os "encaixes" para a minha torneira do lava-loiças foram estes:
Encaixe para torneira do lava-loiças:
encaixelavaloicas.jpg
E pronto!
Espero que seja util a aguém.
Criticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes TPA´s de 50% por alguma razão em especial?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes TPA´s de 50% por alguma razão em especial?

 

Sim, tenho alguns animais demasiado "cagões" no aquario, discus e loricarideo. Além de que uso uma fertilização baseada no EI do tombarr.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom! O meu sistema e parecido com o teu.. A unica diferenca é que é comum a 8 aquarios xD tenho agua pronta a meter nos aquarios a qualquer altura.. Tenho um bidon que leva a volta de 500 litros com uma bomba de elevacao e um termostato, a bomba esta sempre a mexer a agua para acelerar o processo e fazer trocas gasosas.. É so engatar a mangueira na bomba e deixar encher.. Como tambem tenho peixes cagoes, costumo fazer entre 40 a 50% de muda de agua..

Cumprimentos

Tomas Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.