Aquário 800L - Pedro G.


Pedro_Graça

Recommended Posts

Boas!

Venho aqui mostrar o meu aquário e as melhorias e adições ao mesmo.

Sou relativamente novo ao hobby na qual fui introduzido ao mesmo através de um amigo (Rui Neves) que tem aquários de água salgada há alguns anos e um negocio que surgiu de alguém que já não tinha tempo para cuidar do mesmo. E nisto atirei-me de cabeça para este hobby . :smile2:

 

O aquário vinha bastante contaminado com algas à qual tenho andado numa longa batalha com a mesma de modo a eliminar as malditas algas que não deixavam os corais crescerem e os mesmos vinham atrofiados.

 

Imagens antes da mudança:

 

zv1qj6.jpg

 

j7vuxe.jpg

 

23w6wx4.jpg

 

Depois do enorme trabalho que foi transportar o aquário, equipamentos, água, rocha viva, corais e peixes foi ligar tudo e começar o processo de renovação do aquário.

Infelizmente alguns peixes não sobreviveram a mudança.

 

10nrdq8.jpg

 

O aquário original tinha muita rocha viva e contaminada à qual uma boa parte foi deitada fora e comecei um novo processo de landscapping.

 

Após a primeira limpeza a fundo o aquário ficou com este aspecto.

 

xzqqe.jpg

 

Dá para notar a criação de alga no areão e nas paredes mas as rochas foram o máximo raspadas. Todos os dias durante 2 semanas raspar e aspirar rocha e parede e trocas de água afim de combater a criação de alga.

 

w0ow9h.jpg

 

2qw3h8n.jpg

 

Mesmo com muita muda de água e limpeza a maldita alga continuava a surgir noite após noite.

Nisto investi num filtro UV para ver se ajudava a controlar o crescimento de alga.

 

2mphbpv.jpg

 

O escumador (Mais tarde leverá uma limpeza a fundo também).

 

swbgid.jpg

 

 

swbgid.jpg

 

Aproveitei a montagem do UV e o Sump levou uma limpeza a fundo.

 

20r6a8k.jpg

 

97lnop.jpg

 

Após isto comecei a adicionar uns novos companheiros aos meus peixes e corais existentes.

 

2u9reag.jpg

 

201o2p.jpg

 

Uma anemona que anda meio teimosa em estabelecer-se no aquário mas que os palhaços gostam muito.

 

142ri9h.jpg

 

Um folhas que vem comer à mão quase!

 

9zulpy.jpg

 

10i9hc3.jpg

 

34rszzp.jpg

 

mrtiz4.jpg

 

acc1lu.jpg

 

E por fim o aquário como está agora.

 

2dt7nyh.jpg

 

Está a dar algum trabalho mas eu e o resto da família estamos a gostar muito do aquário e todos já tem o seu peixe e coral preferido.

 

Um grande obrigado ao Rui Neves do Restaurante Melita na Malveira que deu uma grande ajuda para que isto ganhasse rodas para andar. :dance: A inveja do aquário no restaurante fez dar o salto para este hobby! LoL

 

Próxima etapa será pintar o móvel original, mudar alguma canalização para tubagem PVC e quem sabe dar o salto para LEDS.

 

Espero que gostem e já agora estou sempre disposto a opiniões e sugestões a melhorar.

 

Melhores cumprimentos,

Pedro Graça

 

P.S. - Conforme haja actualizações ao aquário vou fazendo update por aqui :cool2:

Editado por Pedro_Graça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao forum

 

Bruta banheira....

 

Os peixes estão altamente e ainda tens espaço para uns bichos escolhidos a dedo ;)

Quanto a corais parece vazio de mais para o meu gosto mas forrar isso a corais demora (€€€)

Que iluminação tens neste momento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao forum

 

Bruta banheira....

 

Os peixes estão altamente e ainda tens espaço para uns bichos escolhidos a dedo ;)

Quanto a corais parece vazio de mais para o meu gosto mas forrar isso a corais demora (€€€)

Que iluminação tens neste momento?

 

Sim ainda vou crescer o número de peixes e corais no aquário. Agora estou quase a terminar o passo de estabilizar o aquário.

 

Na lista para adicionar será:

 

Zebrasoma xanthurum (Tang Roxo)

 

132095-Purple%20Tang-Zebrasoma%20xanthurum.jpg

 

 

Zebrasoma veliferum

 

Zebrasoma%20veliferum.jpg

 

Amphiprion ocellaris

 

product_image.gifBlackPerculaWMC_U28.jpg

 

Odonus niger

Sei que não é muito amigável com os camarões mas espero arranjar um pequeno e esperar que se adapte ao resto da bicharada.

 

trigger_niger1.jpg

 

Acanthurus leucosternon

 

PowderBlueTangWMTa_Ap8ST.jpg

 

Quanto a corais ainda anda a pesquisar para ver o que quero e consigo manter no aquário.

 

Ainda ando na fase de estabilziar PH e níveis de cálcio e tenho um pouco receio em gastar € em corais sensíveis e aquilo ir tudo ao ar.

 

Quanto a iluminação tenho:

 

4 T5 de 39w - ATI Blue Plus

Quero trocar 2 destas por umas luzes para umas Coral Plus.

 

3 HQI. Potências não tenho a certeza o que tenho. LoL

 

product_image.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização.

 

Infelizmente a minha Sabellastarte sp. tem andado estranha na qual parecia estar a sair do tubo dela.

 

34yy3i0.jpg

 

Deixei-a estar pensando que seria algo normal e que estaria a mudar de local ou a trocar de tubo..

 

Ontem ao final do dia quando chego a casa encontro-a enrolada na areia.

 

2w54klf.jpg

 

Tentei tocar ver se estava viva, se mexia ou algo, não reagia a nada. Sendo assim acho que a coitada morreu e nem sem bem porque.. Tinha andado tão bem nas últimas semanas e de um dia para o outro aconteceu isto.

 

Após a morte de um habitante do aquário que melhor para esquecer? Um trabalho duro e chato de fazer que já andava a prometer que fazia há uns tempos. Limpeza do escumador!

Não sei se a mesma alguma vez tem tinha sido lavada nos últimos 4 anos.

 

346ktav.jpg

 

O Sump nº1

 

2z9mz34.jpg

 

2 Litros de vinagre e água e deixar a circular durante 2 horas e Desmontagem dos motores todos e respectivas limpeza.

 

2zpnygo.jpg

 

Resultado final:

 

2mph8w1.jpg

 

Limpinho e a brilhar como eu queria já há alguns tempos. :thumbup3:

Agora só daqui a 6 meses é que leva nova limpeza geral.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim segundo sei o antigo dono nunca tirou o escumador para fora para limpar. Tendo o aquário 4 anos dá para ver os anos de trabalho que ele teve...

Agora já dei à volta aos componentes todos do aquário ficando tudo limpo e como novo.

 

Bomba de circulação

 

35jlbet.jpg

 

33ygt8z.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Mais duas novos habitantes para o tanque :cool2:

Adquiridos na Aquahobby na sexta.

 

Pterois miles - Peixe Leão

Ainda anda a ambientar-se ao aquário e mostra-se um pouco envergonhado havendo ainda alguma dificuldade em alimenta-lo. Metendo comida (Krill, artémia ou bocados de camarão) com uma pipeta para frente da boca foge ou vira-se de costas e não come. Vamos ver se com o passar dos dias ele perde a vergonha e habitua-se ao menu que tenho para oferecer.

 

25ywxtj.jpg

 

Odonus niger - Peixe Porco

 

Vai com foto do gajo ainda dentro do saco de transporte uma vez que o gajo não gosta de ser fotografado.

Este adaptou-se lindamente ao aquário comendo tudo o que meteres à frente e mesmo sendo dos peixes mais pequenos consegue ir à luta pela comida.

 

rhso4k.jpg

 

 

Agora mais umas fotos de outros habitantes que não tinha tido conseguido fotografar.

 

Pterosynchiropus splendidus - Mandarim

 

av2ypu.jpg

 

Nemateleotris magnifica - Peixe fogo

​Este levou uma dentada na antena quando foi colocado no aquário mas agora já esta a crescer e a ficar bonito novamente.

 

2w7r6s4.jpg

 

 

Valenciennea sexguttata - Valenciana

O grande esgravata areão e com a mania que é decorador fazendo construções com conchas e areia.

 

21nkrvk.jpg

 

Heteractis crispa - Anemona Branca de pontas brancas

Esta tem dias que está assim bonita como mirra de um dia para o outro.

 

 

2ynjbs7.jpg

 

 

Lysmata debelius - Camarão Fogo

São dois mas este é o menos envergonhado.

 

8yw7kk.jpg

 

Zebrasoma flavescens - Tang Amarelo

 

33jmmc3.jpg

 

 

E por fim uma vista lateral do aquário onde dá para ver quase todos os corais.

 

fomxhv.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Ola , eu tambem tenho uma hecteractis crispa , ainda nao é grande , mas ja a tenho ha alguns meses , e os meus palhaços nao se interessao muito por ela , a senhora que me a vendeu , disse que esta especie de anemona nao era muito apreciada pelos palhaços mas que eles sempre eram capazes de entrar nela , eu acho um coisa estranha nela , ela tem os tentaculos frisados tipo aos zingzags , nao sei se algo de mal . Quando aos palhaços nao sei se e por eles serem percula, ou se so os ocellaris e que gostam das hecteractis crispa . Espero que me possam ajudar , e obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.