Rui Filipe Silva

Membro
  • #Conteúdo

    68
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Rui Filipe Silva

  1. Rui Filipe Silva

    (apagado)

    Boas Não tem mal nenhum mexer nos corais, desde que mexas com cuidado. Em relação as algas castanhas tira uma foto para ver. Pode ser diversas coisas, não necessariamente o ciclo. Cump.
  2. Rui Filipe Silva

    (apagado)

    Boas Vai com calma. Bem como já referis.te tens ai material que devia ser trocado. Escumador e a calha de leds, mas para agora serve. Outra coisa, o sarcophyton (mais em cima) e a stra polys (mais em baixo ) aconselhava a mudar de sitio, tens ai as phytoas que devias arranjar uma base. Se precisares de alguma coisa e vieres para os lados de Almeirim, envia MP.. Cumprimentos
  3. Quais os valores de Ph e Kh..? Quais os problemas que estão a causar..?
  4. Qual e a tua calha e quantas lampadas tens..? Existe no site da Marca ATI as combinações possíveis e os efeitos. (senão estou em erro)
  5. Boas O meu sugestão e que não coloques areia da nossa costa, não serve e só vai trazer problemas. A nível de equipamento depende do orçamento que estas disposto a gastar, mas apostava num bom material para futuramente não trazer problemas. Procura pessoal ai da tua zona que tenha um sistema já instalado ou se quiseres podes sempre vir dar um salto a Almeirim, para teres uma ideia das coisas ( apesar de ser ainda um pouco verde). Também tens que ver qual a tua ideia para os vivos e para o tipo de corais queres colocar.. Cump..
  6. Boas Cristian ​Estou a ver que o teu projeto esta lançado.. Tens ai bonitos corais.. E peixes não tens.?? Para mim só vais ter um problema, a star polys e as xenias vão se alastrar para cima dos outros.. Tonito esses kits da TMc vê-se a venda em muitas lojas em portugal. Aqui na minha zona conheço pelo menos mais um ou dois kits daqueles montados.. Cump..
  7. Obrigado pela partilha.. E sempre bom fazer o teste e verificar realmente os produtos.. Fiquei um pouco desiludido com o produto, também não estava a espera de algo revolucionário, mas com melhor desempenho. Cump
  8. Boas Obrigado pela partilha.. Pode ser um fator o da temperatura, já li em qualquer lado, na embalagem ou num forum a falar da temperaturas ideal.
  9. Boas Esta engraçado. Bonitos peixes e corais.. Coloca o setup se quiseres.. Abraço
  10. Boa noite sr Afonso Quando comecei a usar so utilizei metade da dose.. Estava com receio. Mas a partir de hoje vou utilizar a dose completa.. O que noto e a rocha mais limpa e agua mais limpa.. Ja notou alguma coisa..? Cump
  11. Boa Noite Sr Afonso Como esta a usar.? Qual e a dosagem que faz e com frequencia.? Tambem resolvi começar adicionar, Isto porque acho que tenho um desiquilibrio de baterias no sistema.. ( A que referir que montei o sistema a uns meses atras e a rocha perdeu muitas bacterias derivado a estar algum tempo fora de agua) Ja estou adicionar a quase duas semanas, o que noto de diferente: - Rocha mais viva e com mais cor. - Agua mais transparente. Valores dos testes continuo com os mesmos, tudo baixo a nivel de nitratos e fosfatos. cump
  12. Rui Filipe Silva

    zoanthus

    Boas Tenha tirar as algas e muda-os de sitio.. Mas e melhor coisa e tirares uma foto e colocares aqui.. poder ser diversas coisas.. abraço
  13. Boa noite Continuando com a mesma duvida.. Nunca mais fui coletar agua do mar e necessito.. Alguém coleta agua na zona de Peniche ou ai perto..?? Cump..
  14. Como já foi falado confirma senão existe pontos mortos.. Coloca mais umas fotos.. Se quiseres fala mais do sistema, quando foi a montagem, material que estas utilizar.. Como esta nos outros tópicos.. Cump
  15. A meu ver não e muito inferior. Não querendo duvidar de ninguém, penso e tenho quase a certeza que o Nac 7 novo fazia bem o seu trabalho nesse aquario. Mas se quiseres mais segurança podes ir sempre para outro tipo de escumador, Nac 9, Deltec, buble king. Mas foge ao teu orçamento.. Em relação a esses que mencionas desconheço.. Ja vi em funcionamento mas foi outros modelos. Como disse não sou nenhum técnico apenas dei a minha opinião.
  16. Para esses valores arranjas um Bubles Magus nac 7.. Ou senão estou em erro existe outros escumadores bons em segunda mão na área dos classificados. Em relação a bomba no meu ver devia ser uma jebão wp 40, por causa do comprimento que tens. Em relação a rocha podes sempre ver rocha morta ou de malta que esta acabar o hobby. Nunca vi nenhum aquario com essa tecnica, por isso não te posso dar opiniões.. Cump.
  17. Boas Também optava por outro escumador. Mas se ja o tens serve na mesma. Outra coisa que mudava era a bomba de circulação, ou metes outra igual ou metes uma mais potente. De resto esta bom. O que queres dizer com rocha artificial? rocha morta?
  18. Boas Obrigado, pelas ajudas.. As algas continuam na mesma, esta semana retirei o areão que estava cheio de algas. Mas hoje reparei que já estão em forca, se amanha tiver tempo coloco aqui umas fotos. ninguém tem um receita ou alguma ideia do que deva fazer para desaparecer com com aquelas algas.. A nível de corais, estão bem, testes também estão como mencionei em cima. No meu ver só pode ser duas opções: - areão saturado de silicatos, como foi dito em cima. Mas na altura Lavei diversas vezes e ate passei por agua de osmose e também ficou ao sol durante uns dias, senão estou em erro.. - iluminação já fraca, senão estou em erro, deve ter quase um ano ou ate mesmo um ano.. já não me recordo.. opiniões..
  19. Boas Obrigado pela resposta. Circulação e uma jebão wp-25 mais o retorno que ajuda na reposição e jebao dc 3000. Lâmpadas sao ati e tem 6 meses. Sim o areao foi lavado, colocado ao sol de novo lavado. Pode ser a causa. Vou pesquisar.. Cump
  20. Boas Tenho um sistema que no total com cerca de 300litros. Medidas 100 x 50 x50. Com sump. Escumador e um nac9. Bomba de circulação suficiente. Calha de iluminação 4 x 39t5 mais 1x39t5 Rocha do antigo aquario com mais de 2 anos e estava limpa, areão foi lavado. Agua de osmose. A nível de vivos, os peixes parecem estar bem. Os corais alguns estão meu abertos e outros estão bem. Testes, dentro dos valores ideias (no meu ver) ph-8,00 e8,50 (o meu teste da entre estes valor, não da décimas) kh- 8 no3- 5 po4- 0,05 ca- 420 Tem 3 meses de montagem.. Como podem ver no link da foto, aparece umas algas meio castanhas com bolhas de ar.(pensei em ciano, mas não são vermelhos) Aspiro as algas e passado dois dias aparecem de novo, na rocha e no areão. https://www.dropbox.com/sc/aavwf8m1qbd0x3p/AABHtV9H7AA6c7PtbvqUNUrsa https://www.dropbox.com/sc/34k74xbs7fuqk7p/AAAHjKlAuhV1wzg0ggJVKS3pa O que pode ser, o que estou a esquecer de colocar..?
  21. Boas Bem não vale apena estar a dizer o que toda a gente disse. Pensa o que queres, medidas e material, coloca aqui as tuas ideias e pede opiniões. A nível de material também podes ver nos classificados, aparece bons negócios.. Depois vês se vais num bom caminho ou se tens que alterar alguma coisa. Sendo sincero não gosto de muita rocha no aquario, tenho prai 15 % da capacidade do aquario em rocha viva ..
  22. Boas Em relação a luz podes começar aos poucos. Tipo uma semana a 5h e depois a 8h.. O ciclo depende. Eu tenho as brancas e azuis ligadas 8h, e tenho uma azul ligada 1h antes e 1h depois. Não deves por mais do o exemplo que te dei.. No meu ver. Cump
  23. Então como esta esse aquario?? Não a fotos
  24. Boas Voltando atrás nas respostas que te deram eu primeiro pensava bem o que queres. ( como um membro diz anteriormente) Da uma olhadela pelos sistemas montados e vem os pros e contras de cada um. Depois disso as medidas no mínimo tem quer ser 50cm de largura e de altura, pelo facto de dar mais profundidade ao aquario, mais espaço para colocar as rochas e não ficarem próximas dos vidros, mais espaço para o layout e para os peixes. Em relação ao escumador mais vale pensares noutro escumador, nem que seja em segunda mão. (no meu caso para 330l tenho um Nac 9) Olhando para o teu desenho eu mudava esses tubos, o de retorno mais curto em cima, e na sump não percebi a divisória onde tem uma camada amarela. Não leves a mal as criticas, mas para estar a dar estas opiniões e porque já passamos de certeza pelos menos erros. Cump.
  25. Acho estranho estar a sair muita agua, visto que dizes que tens o ar todo aberto.. E o Escumador esta ao nível certo da agua..? vou ver nas imagens que colocas.te..