Substrato com ou sem "terra"


potav

Recommended Posts

Amigos,

 

Gostaria de saber opinião sobre o melhor substrato para um comunitário plantado de 240 litros (100X40X60).

 

Pretendo ter um substrato a 3 cores: Sílica, bagacina preta e vermelha (areões vulcânicos).

 

Para ter plantas de fácil manutenção preciso de ter "terra" sob o substrato superior?

 

Que plantas devo ter para evitar a "terra" (se possível)?

 

Caso consiga não aplicar a terra, é obrigatório o uso de fertilizantes na água?

 

 

Antecipadamente agradecido,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que queres dizer com a "terra"? Substrato fértil?

3 cores de areões no aquário? Não será cores demais e não ficará demasiado artificial?

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio,

 

Sim, "terra" é substrato fértil. Tenciono aplicar só substrato inerte.

 

Em relação às cores (branco, preto e vermelho), o objectivo é mesmo esse. Tenciono fazer um layout abstrato sem que se pareça com uma imitação dum ambiente natural.

 

Mas não tive resposta às minhas dúvidas...........agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se colocares plantas de baixa manutenção não é imperativo que coloques substrato fertil, mas.... é aconselhado.

 

se não quiseres mesmo colocar substrato fertil, podes sempre compensar com fertilizante liquido.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloquei Húmus de minhoca. É barato e dá para o serviço. Hehehe. Passa no meu tópico e vês como tratar. Esta na minha assinatura. Alguma dúvida manda mp

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião é sempre bom utilizar substrato fértil, quer se tenha plantas de baixa manutenção ou não pois é uma forma de terem "alimento" sem ser somente pelas folhas.

Ainda por cima hoje em dia há substratos férteis bem em conta, logo não vejo o porquê de não usar...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

se te ficares por anubias, fetos de java e musgo de java não precisas de substrato fértil para nada. Aliás, estas plantas nunca vão lá buscar nutrientes pois nem sequer devem estar enterradas. São plantas epífitas.

 

Com estas plantas também não precisas de grandes fertilizações. Uma vez por outra um pouco de fertilizante completo é mais do que suficiente.

 

Já vi uns aquas com o fundo todo em berlindes e outro com uns copos de champagne. Até estavam giros...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão que tenho é, se usar substrato fértil, o mesmo vai misturar-se com o inerte e algum pode vir a "sujar" a água.

 

Por isso a preferência por aplicar só inerte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro GM,

 

Disseste isto "Já vi uns aquas com o fundo todo em berlindes e outro com uns copos de champagne. Até estavam giros...".

 

O que são berlindes e copos de champanhe?

 

Ajuda-me nesta re-iniciação, pois esses termos são chinês para mim.

 

Abraços,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro GM, é claro que sei o que são berlindes e copos de champanhe.

 

O que pensei é que te referias ao aquário numa terminologia em gíria para algum tipo de plantas.

 

Agora não percebo o que os "berlindes e os copos de champanhe" têm a ver com a minha dúvida, mas OK, deve ter sido um aparte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro GM, é claro que sei o que são berlindes e copos de champanhe.

 

Fico mais descansado :)

 

 

Agora não percebo o que os "berlindes e os copos de champanhe" têm a ver com a minha dúvida, mas OK, deve ter sido um aparte.

 

Respondendo:

 

 

3 cores de areões no aquário? Não será cores demais e não ficará demasiado artificial?

 

 

Em relação às cores (branco, preto e vermelho), o objectivo é mesmo esse. Tenciono fazer um layout abstrato sem que se pareça com uma imitação dum ambiente natural.

 

 

 

Já vi uns aquas com o fundo todo em berlindes e outro com uns copos de champagne. Até estavam giros...

 

Ainda achas que foi um à parte?

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas questões não foram essas, foram de outro do amigo Fábio.

 

Ele falou em se parecer com algo artificial e eu justifiquei que era mesmo o que queria.

 

Nunca tive dúvidas sobre isso. Nem sei porque ele veio falar nisso quando as minhas dúvidas não tinham nada a ver com essa questão.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas questões não foram essas, foram de outro do amigo Fábio.

 

Ele falou em se parecer com algo artificial e eu justifiquei que era mesmo o que queria.

 

Nunca tive dúvidas sobre isso. Nem sei porque ele veio falar nisso quando as minhas dúvidas não tinham nada a ver com essa questão.

 

Abraços.

 

Eu apenas fiquei surpreendido por quereres um aquário artificial, nada mais... Mas penso que ja te respondi à tua pergunta inicial do tópico...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu percebi. E eu estava a reforçar a ideia de que existem vários tipos de aquários... ou será que tenho que ignorar o que os outros dizem?

 

Também já te tinha respondido à tua dúvida...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o substrato fértil não se mistura com o inerte desde que tenhas pelo menos uns 4cms de inerte, corres mais riscos em misturar os 3 inertes.

 

Esqueçam lá a história dos berlindes e copos, acho que esse tipo de discussão não ajuda em nada as duvidas que tens nem o próprio fórum, pois tive quase para não voltar a responder a este tópico, pois não tenho paciência para picardias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a todos os amigos e não entendi as coisas como "picardias". Talvez mal-entendidos.

 

Mas, voltando ao tema, também previ a mistura de inertes. Tenciono separá-los com umas "réguas" de PVC ou de vidro. Já viram soluções idênticas às que refiro?

 

A minha intenção em não usar fértil é porque tenho algum medo dos peixes que "escavacam" muito o substrato e além disso, um dia que queira mudar o layout, vai ser uma tourada para separar inerte de fértil.

 

Mas, apesar de já ter percebido que é recomendado o uso de fértil, também não é obrigatório....se usar plantas de baixa manutenção.

 

Continuo a aceitar as vossas dicas de bom grado.

 

Abraços a todos.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, não e imperativo o uso de fértil...

 

Eu pessoalmente uso, e esta fora de questão não usar, tenho cerca de 6cm de altura no inerte, logo e impossível os peixes lá chegarem...

 

Um dia que resolva mudar o layout, tenhas fértil ou não, convém lavar o substrato. Se tiveres fértil, o fértil desaparece com a lavagem, por isso o trabalho e o mesmo...

 

O único inconveniente do fértil, e o custo acrescido do mesmo...

 

Relativamente as divisões dos substratos, as réguas de pvc ajudam, eu próprio ja usei aquando da montagem do meu para fazer desníveis, no entanto apenas retarda um pouco a mistura, não e possível evitar, e mais eficaz usares rochas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se te restringires às plantas fáceis que te indiquei em cima (anubias, fetos e musgo de java) o fértil não serve para nada até porque estas plantas são epífitas e não devem ser colocadas no substrato mas sim agarradas a pedras e troncos.

 

Ou seja, as plantas não vão buscar os nutrientes ao substrato porque não chegam lá.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado GM,

 

Estou a pensar meter as plantas nas bagacinas (granulometria pequena...quase areia).

 

Para essas plantas que dizes:

 

- Posso enterrá-las na bagacina?

 

- Tenho de meter nutrientes líquidos na água?

 

As réguas de PVC que usaste, qual o perfil que meteste e onde compraste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao coloquei substrato fertil. ao inicio as minhas plantas mesmo de baixa manutençao estavam optimas mas aos pocos foram perdendo as cores a a ficarem fracas por ficarem sem nutrientes hoje tenho de andar a comprar fertelizantes para as raizes e liquidos para elas estarem boas. e uma opção tua

banner10.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, estão a convencer-me a pôr fértil.

 

Se puser, qual o melhor na relação qualidade preço?

 

Onde posso comprar?

 

Não seria bom separar o fértil do inerte com uma rede de malha fina?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se te restringires às plantas fáceis que te indiquei em cima (anubias, fetos e musgo de java) o fértil não serve para nada até porque estas plantas são epífitas e não devem ser colocadas no substrato mas sim agarradas a pedras e troncos.

 

Ou seja, as plantas não vão buscar os nutrientes ao substrato porque não chegam lá.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato fértil sem dúvida, e usa terra de bonsai mineralizada, não estoures dinheiro.

 

Vê o meu aquário, se te restarem dúvidas...

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais