Dissolver KCL


Recommended Posts

Boas,

 

Comprei 100g de KCl, para começar a fertilizar semanalmente com potassio.

 

Estava a pensar dissolver em 250 ml de agua destilada, e guardar num frasco.

 

Alguém me pode dar umas dicas de como o fazer? Vou conseguir dissolver? Qual vai ser a concentração resultante em ppms?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há calculadoras para saberes se da para dissolver ou não...

Pesquisa por Chuck's Calculator! É por esta que eu me guiava para saber se dava para disolver ou não os sais em certa quantidade de água para o E.I. e quantos ppm por ml adicionava...

Editado por fabio j

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Foi dificil mas encontrei essa calculadora, nos arquivos da net: http://web.archive.org/web/20060203055136/http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_aquacalc.htm

Outras ferramentas igualmente uteis: http://albertaaquatica.com/index.php?showtopic=36127

 

Já agora, para dissolver estes quimicos, pode ser em agua destilada, ou convém ser em agua de osmose? E isto aguenta muito tempo guardado num frasco?

 

Thanks e bom fds!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fazia com água destilada pois não tinha acesso à água de osmose mas penso que as duas servem para dissolveres os sais...

Em relação ao tempo não sei quanto dura...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ja uso a uns tempos KCL, nao me lembro a quantidade que dissolvia em 250ml de agua destilada, mas digo te desde ja que era muito dificil dissolver todo o KCL, axo que é melhor diminuir a percentagem

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

O que é nacional é bom!

 

http://aquariofilia.do.sapo.pt/

 

Vejam a calculadora de "fertilizantes caseiros".

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Sobre a taxa de dissolução apenas encontrei aqui: http://www.theplante.../calculator.htm , não tem o KCl mas eu não tentaria mais de 50 gr em 250 ml.

 

Solubility's In Water

There are limits on how much of a salt can be dissolved in water. As this limit is reached it becomes increasingly difficult to dissolve more. If you are experiencing difficulties in dissolving any of the salts then try doubling the amount of water it is dissolved in. Below are the maximum solubility's of the various chemicals used in the calculator.

 

Potassium Nitrate 36g per 100ml

Potassium Phosphate 22g per 100ml

Potassium Sulphate 1.1g per 100ml

Magnesium Sulphate heptahydrate 25.5g per 100ml

Calcium Sulphate dihydrate 0.24g per 100ml

Calcium Chloride anhydrous 74g per 100ml

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ja uso a uns tempos KCL, nao me lembro a quantidade que dissolvia em 250ml de agua destilada, mas digo te desde ja que era muito dificil dissolver todo o KCL, axo que é melhor diminuir a percentagem

 

Utilzei aquela calculadora de chuck.

Vou dissolver 50g de KCl em 250 ml. Depois aplico 10ml semanalmente, o que adiciona 10ppm de potassio ao aquario (100Litros).

 

Já agora, aproveito para perguntar, quando compraste o KCl tiveste em atenção a pureza?

É o que meu não menciona grau de pureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só ir a wikipedia:

 

Solubilidade em água:

28.1 g em 100 ml (0 ºC)

56.6g em 100 ml (100 ºC)

 

Faltou a mais importante:

 

Solubilidade em água (20ºC) = 330 g / litro.

Mas convém não superar muito os 250 g / litro devido ao risco de recristalização.

 

Quanto a validade, se adequadamente selado e produzido com água de osmose, a validade é de vários anos. Com água não purificada, a validade pode ser menor devido à relativamente rápida proliferação microbiana e consumo de KCl pela bicharada que ai vai começar a crescer.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou a mais importante:

 

Solubilidade em água (20ºC) = 330 g / litro.

Mas convém não superar muito os 250 g / litro devido ao risco de recristalização.

 

Quanto a validade, se adequadamente selado e produzido com água de osmose, a validade é de vários anos. Com água não purificada, a validade pode ser menor devido à relativamente rápida proliferação microbiana e consumo de KCl pela bicharada que ai vai começar a crescer.

 

Obrigado camaradas, a vossa ajuda foi bastante importante.

 

Ficou só por responder uma das questões. É importante a pureza do KCl? Ou sendo comprado em farmacia, posso ficar descansado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou só por responder uma das questões. É importante a pureza do KCl? Ou sendo comprado em farmacia, posso ficar descansado?

 

A pureza do KCl vendido em farmácia deverá ser sempre superior a 95%. Sendo esse o caso, impurezas mesmo na ordem dos 5% são irrelevantes. A questão da pureza só se torna relevante quando falamos por exemplo de fertilizantes agrícolas que têm nas suas impurezas compostos azotados como amónia e ureia, mas mesmo assim, só sendo relevante se não existirem no aquário plantas de crescimento rápido ou caso o volume de água seja muito reduzido (< 40 litros).

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado camaradas.

Estou agora a acabar um frasco de 250ml de Potassium, de uma conhecida marca.

Foi quase de certeza, a ultima que comprei. Os 2.50€ que me custaram estas 100g de KCl, equivalem a perto de 25€ de produto de marca.

 

O proximo a substituir vai ser o frasco de Fosfatos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Os 2.50€ que me custaram estas 100g de KCl, equivalem a perto de 25€ de produto de marca.

 

Não é uma maravilha? Depois de ultrapassado o medo inicial dos fertilizantes DIY não há como voltar atrás...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é uma maravilha? Depois de ultrapassado o medo inicial dos fertilizantes DIY não há como voltar atrás...

 

Por acaso há... :rolleyes:

 

Tal como nós não nos alimentamos apenas de açúcar, gordura e proteínas, também às plantas não basta dar apenas N-P-K e alguns micros. Existem alguns co-factores (como aminoácidos, vitaminas e hormonas vegetais) para o desenvolvimento das plantas que apenas encontramos em fertilizantes complexos. Não são essenciais, mas as plantas agradecem-nos.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso há... :rolleyes:

 

Tal como nós não nos alimentamos apenas de açúcar, gordura e proteínas, também às plantas não basta dar apenas N-P-K e alguns micros. Existem alguns co-factores (como aminoácidos, vitaminas e hormonas vegetais) para o desenvolvimento das plantas que apenas encontramos em fertilizantes complexos. Não são essenciais, mas as plantas agradecem-nos.

 

Sem conhecer bem o que estas a dizer, arrisco a dizer que 95% dos aquariofilistas, não precisam desses esteróides :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso há... :rolleyes:

 

Tal como nós não nos alimentamos apenas de açúcar, gordura e proteínas, também às plantas não basta dar apenas N-P-K e alguns micros. Existem alguns co-factores (como aminoácidos, vitaminas e hormonas vegetais) para o desenvolvimento das plantas que apenas encontramos em fertilizantes complexos. Não são essenciais, mas as plantas agradecem-nos.

 

Pois... há os fabricantes que metem a composição dos seus fertilizantes e vemos que são exactamente iguais aos nossos (ver aqui). E há os outros que dizem ter essas vitaminas, mas recusam-se a dar a composição... Very suspicious... Para além de que as plantas, ao contrário de nós, são capazes de produzir grande parte das vitaminas de que precisam. São seres autotróficos - produzem a sua própria comida. Para que é que achas que os micros incluem Boro, Zinco, Molbedenium, etc...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.