Ovos escalares


NunoSilva512

Recommended Posts

O meu escalar fêmea está a pôr ovos, das outras vezes que ela pôs ovos no dia seguinte já não lá estavam , nunca nasceu nenhum. No meu aquario tenho dois escalares ( uma fêmea e um macho) ,dois néons negros , um guppy macho e um cascudo , será que algum destes os comem durante a noite?

O que é que eu posso fazer para que os ovos dos escalares possam ter a oportunidade de nascer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto menos mexeres nos ovos melhor.

Podes por os neons dentro da maternidade... são um bocadinho terroristas, principalmente depois de saberem que os ovos de escalar se comem..,

 

PauloA
:character0050:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guppies, neons, limpa-fundos... todos gostam de ovos. Mas os pais fazem um bom serviço em mantê-los afastados. Já quando começam a nadar, a coisa complica-se.

 

Quanto ao colocares os ovos numa maternidade, funciona... desde que seja de plastico, porque os pais vão tentar "chupá-los" do lado de fora.

 

Já agora... vai pensando em eclodir artémia, caso os putos nascam! :tongue:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Criar artémia - lição rápida:

 

Garrafa de plástico sem fundo

Tampa furada

Tubo de ar

Pedra difusora (opcional)

 

Furas a tampa, fazes passar o tubo pela tampa e colocas a pedra na ponta do tubo

Metes a pedra difusora dentro da garrafa, virada com o fundo cortado para cima, enches de água com algum sal

Ligas o ar

Juntas ovos de artémia... esperas.... normalmente 24 a 48 dependendo da temperatura.

 

o resto é simples, separas a artémia depois de eclodir e dás aos recem nascidos.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a pedra difusora é que é opcional.... podes ter ou não, tem a ver com ter bolhas de ar mais finas para mexer a artémia (ovos...) ou bolhas grossas que tbm fazem efeito.

Os ovos de artémia vendem-se.

Há da SERA em embalagens já misturados com sal, boa compra pois são baratos (tipo 2 euros), quando comparados com o custo de um pacote de ovos de 100g ou 200g....quando não se sabe se vamos ter sucesso.

 

Se procurares pelo forum ou pelo Youtube, há imensas instruções para eclodir artémia.

 

PauloA
:character0050:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para uma utilização esporádica e em pouca quantidade (serve perfeitamente para uma postura de escalares), eu gosto deste sistema:

 

HOBBY_PRATO_DE_I_50a01bb90b932.jpg

É só comprar o prato e os ovos (e sal, que pode ser o de cozinha mesmo), seguir as instruções. 24/48h depois temos artémia para os alevins. Sem stress de garrafas, bombas de ar e luzes para apanhar a artémia! :)

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É quase impossível criares escalares no mesmo aquário onde tens cascudos. Na "calada da noite" estes em poucos segundo limpam os ovos todos dos escalares. Neons e guppys não são qualquer problema para os escalares alias, os mesmos neons e guppys é que podem ser autentica comida viva para os escalares.

Portanto, queres safar os alevins tira todos os cascudos do aquário ou coloca o casal num aquário à parte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns ovos já estão brancos

 

 

Os ovos brancos são ovos não fertilizados. Se estiverem com os pais, eles tratam de os retirar. Se não têm de ser retirados para não estragar os outros.

 

 

Os escalares recém nascidos só comem artémia ?

 

Numa palavra: sim. A artémia é a melhor forma de os alimentar. Podes até conseguir safar alguns sem artémia, mas a artémia é a melhor hipótese para o conseguir.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Ola, preciso de ajuda. tenho um grupo de Alevins com 8 dias e ainda não nadam livremente. não deviam nadar ao 7 dia? É a primeira vez que a postura chega tão longe. Já tenho Artemia eclodida mais ainda não os alimentei. alimento só quando nadarem? Obrigado rui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais