Carvão activado versus fertelizantes


Recommended Posts

Bons dias.

 

Uma duvida de quimica...

 

Tenho carvão activado no meu filtro externo.

 

Isto afecta/absorve outros minerais?

 

Sei que este carvão absorve restos de medicamentos, agora os mutrientes para plantas... não sei.

 

Obrigado.

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sinceramente acho que sim, que absorve também os fertilizantes para as plantas mas sem certezas... Se absorver penso que serão só os micros...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sinceramente acho que sim, que absorve também os fertilizantes para as plantas mas sem certezas... Se absorver penso que serão só os micros...

 

Pois... É capaz visto os medicamentos serem compostos principalmente por micros.

 

Eu tenho a impressão que os sais, ex: Bicarbonato, tambem é neutralizado... Porque tenho o KH a zeros!!! E já puz umas gramas em 220 litros.

 

Vamos esperar pelos entendidos.

 

Obrigado.

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas,

 

Sinceramente acho que sim, que absorve também os fertilizantes para as plantas mas sem certezas... Se absorver penso que serão só os micros...

Certo... mas nem todos os micro-nutrientes. Essencialmente, o carvão adsorve (e não, absorve) compostos apolares, ou com zonas apolares. A maior parte dos micro-nutrientes, para serem assimilados pelas plantas, têm de estar sobre a forma de um composto organo-metálico. Ou se preferirem, quelatados...

Imaginem um átomo de ferro. Ele sozinho, dentro de água seria rapidamente oxidado, e precipitaria logo sobre a forma de um óxido de ferro, não podendo ser utilizado directamente pelas plantas. O quelato, é de uma maneira pouco "química", um resguardo do átomo de ferro que evita que o mesmo se oxide ou precipite na forma de algo que não possa ser aproveitado pelas plantas.

O carvão por si só, não adsorve o Ferro... mas o quelato sim.

 

Pois... É capaz visto os medicamentos serem compostos principalmente por micros.

 

Eu tenho a impressão que os sais, ex: Bicarbonato, tambem é neutralizado... Porque tenho o KH a zeros!!! E já puz umas gramas em 220 litros.

 

Vamos esperar pelos entendidos.

 

Obrigado.

O carvão activado não adsorve espécies iónicas... ou seja, que tenham cargas eléctricas. Logo, espécies como os Fosfatos (PO43-), Nitratos (NO3-), Potássio (K+), Sódio (Na+), Bicarbonato (HCO3-), etc... não são adsorvidas. Lá por teres carvão no filtro, e o KH igual a zero, não podes inferir tão radicalmente numa suposição dessas. Já agora, aproveito para perguntar qual é o valor de pH que tens no aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites, e obrigado Luis.

 

Os valores nao sao constantes. Mas parece-me "aguentar" melhor com iluminaçao.

 

Ja apanhei 5,8 min 7max apos tpa´s.

 

Nao estou a conseguir escrever com acentos...

 

:)

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Boas noites, e obrigado Luis.

 

Os valores nao sao constantes. Mas parece-me "aguentar" melhor com iluminaçao.

 

Ja apanhei 5,8 min 7max apos tpa´s.

 

Nao estou a conseguir escrever com acentos...

 

:)

Então é normal que tenhas o KH a zero...

 

Essa história do carvão durar 2 semanas... lol. Isto é só mitos na aquariofilia. O carvão até pode durar só 1 dia... Depende do que houver para ser adsorvido. Pensem no carvão como um balde. Podem-no encher gota a gota, ou com a torneira toda aberta. Outro grande mito sobre o carvão, é que quando fica saturado, liberta tudo para a água... Por favor, acham mesmo que o carvão tem vontade própria e que faz decisões a esse nível? Não, o que acontece é que a partir do momento em que ele fica saturado, o que quer que ele estivesse a adsorver, vai aumentando no aquário porque tem uma taxa de produção. Se não existir retenção ou exportação, não é necessário ser um génio para perceber que essa mesma substância vai aumentando ao longo do tempo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes.

 

Já consigo escrever com assentos... era um virus. :)

 

Resumindo:

 

-Carvão não retira as MACROS.

-Carvão pode anular algumas MICROS

-Carvão não tem VALIDADE

 

Assim sendo:

 

-Convem retirar o Carvão Ativado, logo após qualquer tratamento ao aqua.

 

Obrigado a todos!!

Bruno Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.