Ajuda na reprodução de Red Cherrie


Tom_112

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Eu tou com um problema ja ha algum tempo...é que os red cherrie que eu tenho ha mais de 1 ano e que se aguentaram num aquario sem manutençao onde se reproduziram como coelhos (em 2 ou 3 meses passei de 10 para uns 60 ou mais) nao reproduzem (neste momento so tenho 9).

 

As femeas aparecem ovadas e depois do nada ja so têm 1 ou 2 ovos e o tempo passa e nao aparecem mini camaroes =s

 

E eles nunca estiveram tao vermelhos como estao agora, por isso calculo que estejam saudaveis.

 

 

Desde ja obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimentação tenho dado JBL, que era o que dava antes

 

Os paramentros de momento nao posso por porque tenho os testes no algarve =s (esqueço-me sempre de os trazer), mas da ultima vez que vi o ph rondava os 7 e a amonia estava nos 0

 

Setup:

30*25*25

Filtro: Aquapro M200

Termostato 25W (regulado para 25.5ºC)

Iluminação: T5 8w 8h/dia

Fertil: Tropica Plant Substract

Areao: JBL Manado

Fauna: 9 Red Cherrie e 1 betta (nao me deiam na cabeça, eu sei que nao se deve juntar, mas como eles nao reproduziam decidi experimentar, ja tao juntos a 3 semanas e nenhuma baixa, os problemas de reproduçao começaram antes de juntar o betta)

Flora: Cardamine Lyrata, Eleocharis Parvula, musgo chrystmas, uma pelia que veio com o musgo

Tronco red moor wood

 

Faço tpa de 2 em 2 semanas de 5L

 

Se me esqueci de dizer alguma coisa avisem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente tens tido reprodução, mas ou são aspirados pelo filtro ou o Betta é que lhes chama um petisco!!!

 

Eu na entrada de agua do filtro pus uma meia para prevenir eles serem aspirados e ja nao tinha reproduçao antes de por o betta, dai o ter posto...

 

E sim, ele é um comilao...até a comida dos camaroes ele come...vou começar a por la ervilhas para ver se tambem as come xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez...mas o que é certo é que tenho o betta a 3 semanas e eles nao reproduzem ha uns 2 ou 3 meses =s

 

Tambem ja tinha pensado que poderiam estar a ficar velhotes, mas depois como apareceram 2 ovadas...

 

Mas alguma coisa deve estar errada porque os ovos desapareciam e elas ainda ficavam com 2 ou 3 dentro...

 

Na segunda volto a medir os parametros (se nao me esquecer de trazer os testes)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma coisa... em relaçao às ervilhas...tem de ser cozida ou posso so tirar do congelador e deixar a descongelar?

Boas amigo eu tenho cerca de 40\50 red´s e reproduzem se muito bem pois começei com 15...

Quanto as ervilhas eu meto no microondas 1\2 minutos e dou depois

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho cerca de 40\50 red´s e reproduzem se muito bem pois começei com 15...

Quanto as ervilhas eu meto no microondas 1\2 minutos e dou depois

Boas Carlos,

 

Isso tambem era o que eu queria, um aquario cheio de coisas vermelhas aos pulos xD

 

1 ervilha da para quantos camaroes?

Editado por Tom_112
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente se contas apenas 9 e se são esses camarões da foto a razão é simples, só tens femeas..os camarões que vejo aqui aparentam ser todos femeas.

 

DSC_0323.jpg

 

Por isso elas ovam, acabam por perder os ovos, pois estão por fertilizar e como é obvio não nasce nenhum.

 

Pede a alguem que te arranje uns machos e daqui a uns meses tens o aquário assim :). Se quiseres posso te oferecer uns quantos.

 

Editado por Fábio Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhhhhh, entao o problema é esse, bem que podia ficar uma eternidade a espera xD

 

daqui a uns meses tens o aquário assim :).

Bem Fábio, sim senhor... isso era o que eu gostava, ter um tapete de red cherrie xD

 

Agradeço imenso a oferta =D

 

Eu tava a espera que eles reproduzissem para depois introduzir uns sakura para tentar apurar, mas se calhar meto ja uns machos sakura, que achas? (atençao, n tou a pedir que me ofereças sakura xD)

Editado por Tom_112
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim podias esperar sentado, sem casais é obvio que não reproduzes :).

 

Não vale a pena introduzires sakuras machos porque ias perder imensos anos até conseguires ter esse apuramento estável, se queres ter sakura mais vale começares com uma colonia já apurada.

 

Assim que for à minha shrimproom trago-te uns red's, combinamos por mp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário simples de Reds não precisas de introduzir sakuras.

Os reds são afectados pelas condições ambientais e alimentação, já os tive num aquário onde eram todos transparentes e com a junção de sangue novo e alimentação adequada, hoje tenho alguns que são quase vermelho "tinto".

A introdução de sangue novo, de forma periódica é importante para não começares a sofrer os efeitos da consanguinidade. isto, obviamente, num aquário onde só queres ter uns reds por diversão. apurar cores é diferente.

 

Se quiseres alguns reds para juntar, também eu te ofereço alguns, conforme o que apanhar.

Os meus são "rafeiros", estão no comunitário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toutinho, a consanguinidade numa colonia de camarões não é muito grande se a selecção não for intensiva, isto é se não andares sempre a seleccionar os melhores e a cruzar apenas um grupo selecto de camarões a consaguinidade será quase nula.

 

Eu mantenho a minha colonia de red cherrys desde 2005, nunca introduzi sangue novo e nunca tive problemas de consaguinidade, como se pode ver no filme que coloquei eles continuam a reproduzir bem e não apresentam quaisquer problemas na reprodução e sobrevivencia..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toutinho, a consanguinidade numa colonia de camarões não é muito grande se a selecção não for intensiva, isto é se não andares sempre a seleccionar os melhores e a cruzar apenas um grupo selecto de camarões a consaguinidade será quase nula.

 

Eu mantenho a minha colonia de red cherrys desde 2005, nunca introduzi sangue novo e nunca tive problemas de consaguinidade, como se pode ver no filme que coloquei eles continuam a reproduzir bem e não apresentam quaisquer problemas na reprodução e sobrevivencia..

 

Quando arranjei reds, tinham-me ensinado que devia dar sangue novo à colónia de vez em quando.

Eu tenho reds por "paisagem" no comunitário, nunca aprofundei apuramentos nem pesquisas.

De vez em quando faço umas trocas aqui no fórum, só para dar uns genes novos ao aquário.

Pensei, segundo me ensinaram, que seriam também afectados, como as outras espécies de vivos.

 

Aprendo mais um pouco hoje :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim com base no que tu e o Fábio disseram ja desisti da ideia de adicionar sakura.

hoje tenho alguns que são quase vermelho "tinto".

 

Vermelho tinto? Brutal!!! Os meus no maximo têm aquele vermelho da segunda foto, que eu tambem acho bonito.

 

Quanto a sanguinidade, na sabia que poderia existir, nem nunca tinha pensado nisso, mas afinal é dificil existir, e pensando bem...com base nas inumeras combinaçoes de ADN possiveis e no elevado numero de camaroes que uma colonia que se reproduza frequentemente tem, a probabilidade de se juntarem dois camaroes com ADN semelhante nao é assim tao grande...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curiosidade, e aproveitando o tópico (espero não incomodar), que tamanho atingem os teus Red's?

 

Aqui em casa tenho uns iguais aos teus, vermelhos mas n muito intenso, com cerca de 23mm máximo cada um.. Levei um conjunto de 5 para o aqua do trabalho, morreram 4 e o que ficou já tem cerca de 38mm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais