Consumos aquarios sem tampa


Recommended Posts

Boas,

 

Esta não é uma questão simples...

Alguém já comparou a diferença de consumos, num aquario tapado x aquario destapado? Será assim tão relevante?

 

Estou aqui a falar obviamente, do tempo a mais que o termoestato tem de trabalhar, num aquario destapado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquario com tampas terá um menor arrefecimento, logo o termostato trabalha menos. Por outro lado se forem tampas de vidro, a luz que passa para o aquário é menor, logo temos de ter mais potência de luz para os mesmos resultados. Se for as tampas de plástico, vais ter um desgaste enorme do material devido a condensação e pela minha experiência as lâmpadas duram menos, ficam queimadas cedo nas extremidades que penso ter haver com a condensação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquario com tampas terá um menor arrefecimento, logo o termostato trabalha menos. Por outro lado se forem tampas de vidro, a luz que passa para o aquário é menor, logo temos de ter mais potência de luz para os mesmos resultados. Se for as tampas de plástico, vais ter um desgaste enorme do material devido a condensação e pela minha experiência as lâmpadas duram menos, ficam queimadas cedo nas extremidades que penso ter haver com a condensação.

 

Bem, eu nunca fiz a experiencia, mas diria que um aquario sem tampas, gasta 1.5x que um aquario com tampas, nos períodos de Inverno.

Agora que tenho o aquario destapado (aquario de 120Litros), vejo o termoestato de 200W, quase sempre a trabalhar.

 

A luz perdida, pela filtragem do vidro, não creio ser muito significativa.

 

MAs lá está, isto são os meus feelings, apenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se andares sempre a limpar os vidros sim(não perdem, mas agora de inverno ganham muita condensação nos vidros, noto uma quebra muito grande de iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se andares sempre a limpar os vidros sim(não perdem muito), mas agora de inverno ganham muita condensação nos vidros, noto uma quebra muito grande de iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se andares sempre a limpar os vidros sim(não perdem, mas agora de inverno ganham muita condensação nos vidros, noto uma quebra muito grande de iluminação.

 

Não tinha bem noção, mas de facto perde-se bastante.

Pelo que consegui encontrar na net, tens uma perda de intensidade da luz entre 15% a 50% . Quanto mais sujo estiver o vidro, mais luz se perde, obviamente.

 

Alguns links de referencia:

http://www.omnima.co.uk/forums/index.php?showtopic=6

http://www.aquascapingworld.com/threads/glass-top-on-rimless-tank.4384/

http://www.plantedtank.net/forums/showthread.php?t=161714

 

Realmente dá que pensar.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem tem um aquário destapado como o meu, penso que umas coberturas em acrílico resolve o problema nas noites muito frias em que as temperaturas são geralmente muito baixas. Nos períodos em que as luzes estão acesas, se houver possibilidade claro, retira-se as ditas coberturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora por curiosidade quem quiser saber quanto gasta ao fim do mês pode utilizar o simulador da EDP, como não existe lá aquários basta escolher um computador ou televisão e colocar os "Watts" do nosso aquário.

http://www.edp.pt/pt...ments/Flash.htm

Editado por Adriano Agostinho

Adriano.

 

CUBE GARDEN 45-P (36l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.