Subject One


Samuel Ferreira

Recommended Posts

Aquariofilistas,

 

Uma vez que este é o meu primeiro post gostaria primeiro que tudo apresentar-me, chamo-me Samuel Ferreira e vivo na zona de Alenquer.

A minha paixão por aquários começou já a 15 anos, mas sempre mantive aquários comunitários simples.

 

Desde há dois anos para cá, que não tenho um aquário ativo e com o começar de uma família e carreira muitas vezes dinheiro e tempo não estão disponíveis, de modo a satisfazer os nossos caprichos.

 

Apesar de gostar muito deste hobbie é um passatempo como indiretamente referi em cima, que por vezes pode ser dispendioso e nos dias que hoje correm como todos sabem, é difícil.

Assim, tenho vindo a adquirir algum material aos poucos e acompanhando os vossos tópicos, aprendendo convosco as vossas técnicas e ideias.

Neste tempo, surgiu o meu interesse para tentar um aquário plantado e começar a realizar algumas experiências e aprofundar o meu conhecimento.

 

Primeiro que tudo, tive de fazer um móvel para o meu aquário, pois o original com o tempo e com a água que nele caia levou-o diretamente para o lixo.

Depois com o tempo fui adquirindo a pouco e pouco, algum do material necessário.

Deixo-vos a imagem do meu móvel e material:

 

IMG_9510.jpg

 

Para concluir e após tanto tempo a vos acompanhar, ganhei a “coragem” e decidi colocar o meu aquário no fórum. Espero que com isto possa aprender mais um pouco convosco e colocar alguma da vossa experiência no meu aquário.

 

Deixo o respectivo setup e as imagens do meu aquário e material.

 

Setup: Início da montagem 27/10/2012

 

Nome:

Subject one

 

Aquário:

  • 100 x 40 x 50 da aquatlantis

 

Iluminação:

  • 4x39W – ligadas 8 horas por dia

 

Filtragem:

  • Tetratec EX 1200:

 

Material filtrante

  • Material filtrante
  • Biobolas filtrantes
  • Siporax

Substrato:

  • JBL aquabasics plus - 5 litros
  • JBL manado - 20 litros
  • Areia branca de sílica - 5 quilos

CO2:

  • Botija de 2kg
  • Redutor de pressão
  • electroválvula
  • Difusor em vidro
  • 2 bps

Temperatura:

  • 28 °C

 

Hardscape:

  • Tronco Red moor Wood
  • Seriyu stone – 10 kilos

Flora:

  • Hemianthus calitrichoides "Cuba" - 3 vasos
  • Hygrophila Guanensis - 2 vasos
  • Lilaeopsis Novaea-Zealandie – 2 vasos

Nota: Não sei o restante nome das outras plantas

 

Fauna:

  • 9 neons

 

Vamos então às fotos da montagem do Hardscape:

 

IMG_9508.jpg

 

IMG_9506.jpg

 

Após a plantação:

 

IMG_0280.jpg

 

1º dia da montagem:

 

Neste momento quando fui espreitar o aquário tudo parece bem, mas a água ainda está muito turva. Amanhã inicio as TPAS.

 

IMG_9514.jpg

 

IMG_9516.jpg

 

Espero que gostem e que comentem,

 

Cumprimentos,

 

Samuel Ferreira

Editado por Aelius
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar interessante, gosto.

Com as plantas mais crescidas vai ficar giro...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Samuel, ainda bem que partilhas o teu aquário comnosco, vais ver que com a ajuda de pessoal mais experiente rapidamente vais melhorar e exibir um belo plantado.

 

Posto isto queria dizer que deverias colocar mais plantas e de preferência de crescimento rápido para absorverem o máximo de nutrientes que de inicio são largados na água. Exemplos disto podem ser plantas de caule tipo egeria densa, hz, rotala, valisnérias, etc, etc. Podes também colocar umas plantas flutuantes para consumir nutrientes de inicio tendo estas a vantagem de não precisarem de ser plantadas e assim nãó remexeres o substrato.

 

Quanto ao co2 o melhor será rapidamente juntares a valvula solenoide pois o ligar e desligar do co2 manualmente vai alterar a quantidade que colocas diariamente e isso costuma ser um atrativo para as algas bba. Quanto à valvula anti-retorno nem é preciso dizer nada, pois não?

 

Em relação à luz 60w é pouco para um plantado como tu pretendes com plantas de tapete, eu sei que isso obriga a algum investimento mas sem ela esquece ou então opta por flora menos exigente.

 

Ainda não falaste de fertilização o que num plantado é essencial.

 

Quanto ao hardscape lamento desiludir-te mas rapidamente essa separação entre o manado e a areia vai desaparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Samuel, ainda bem que partilhas o teu aquário comnosco, vais ver que com a ajuda de pessoal mais experiente rapidamente vais melhorar e exibir um belo plantado.

 

Posto isto queria dizer que deverias colocar mais plantas e de preferência de crescimento rápido para absorverem o máximo de nutrientes que de inicio são largados na água. Exemplos disto podem ser plantas de caule tipo egeria densa, hz, rotala, valisnérias, etc, etc. Podes também colocar umas plantas flutuantes para consumir nutrientes de inicio tendo estas a vantagem de não precisarem de ser plantadas e assim nãó remexeres o substrato.

 

Quanto ao co2 o melhor será rapidamente juntares a valvula solenoide pois o ligar e desligar do co2 manualmente vai alterar a quantidade que colocas diariamente e isso costuma ser um atrativo para as algas bba. Quanto à valvula anti-retorno nem é preciso dizer nada, pois não?

 

Em relação à luz 60w é pouco para um plantado como tu pretendes com plantas de tapete, eu sei que isso obriga a algum investimento mas sem ela esquece ou então opta por flora menos exigente.

 

Ainda não falaste de fertilização o que num plantado é essencial.

 

Quanto ao hardscape lamento desiludir-te mas rapidamente essa separação entre o manado e a areia vai desaparecer.

 

Boas Brancaman,

 

Antes de mais gostaria de agradecer a tua opinião e as tuas dicas.

 

Apesar de regularmente ler o forum e ja ter acompanhado muitas montagens, nada melhor que testarmos tudo na prática.

 

Respondendo ao que me disses-te:

1º Quanto as plantas tenho mais plantas do que aquelas que coloquei no setup, mas de qualquer forma esta semana possivelmente tentarei colocar algumas flutuantes, pensei que as que tinham eram suficientes para o consumo inicial dos nutrientes.

 

2º A válvula selenoide ja esta comprada, penso que para o final da semana ja estara montada.

 

3º Quanto a iluminação realmente eu sei que não iria ser suficiente, mas como dizes é um investimento caro!!! Iirei estudar o caso e tentar fazer uma calha Diy.

 

4º Quanto a fertilização estou a pensar em começar por volta da 3 semana (não sei se estou correcto), e irei utilizar flourish excel e os fertilizantes liquidos da tropica.

 

5º Quanto ao harscape de qualquer forma coloquei um separador plastico entre substractos do género disto: http://www.thegreenm...strate-supports

Mas sinceramente também pretendo que a pouco e pouco se misture, mas não todo e dando assim um ar mais natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas noites,

 

Uma actualização passado uma semana:

 

IMG_9557.jpg

 

IMG_9577.jpg

Graças ao membro Brancaman, lá decidi fazer um "pequeno" grande investimento e avancei com a aquisição da nova calha (Jebo 4x39W), em termos de qualidade/preço penso que esta calha serve para o que pretendo neste momento.

Também ja se encontra montado a válvula selenoide e válvula anti-retorno.

Para a semana vou começar a fertilização com os produtos da seachem.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes novidades :thumbup3: , as lâmpadas são todas da mesma temperatura? Se sim daqui por 6/12 meses quando pensares em substitui-las aposta em temperaturas de cor diferentes. Mas por agora tens luz à séria, convinha começares a fertilizar o mais rápido possível.

Vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei uma montagem muito porreira.

O que gostei menos foi a transição do substrato(terra) para a areia (muito branca). Parece-me um pouco artificial e muito brusca a diferença de cores.

Umas pedras entre os dois seriam a melhor opção.

 

Notei que tens a saída do filtro acima da coluna de água não sei se está sempre assim ou não, mas, como sabes isso vai carregar a agua com o2 que é precisamente o oposto do que precisas, ainda para mais quando tens uma planta que necessita muito de co2, a cuba. No teu lugar colocaria a saída do filtro abaixo da coluna da água.

Vou continuar a acompanhar a evolução...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho vindo a acompanhar esta montagem e até esta bem gira!

Só acho que tens pouca flora para o volume de água que tens.

Bem, essa calha foi um bom investimento pois penso que agora ja tens luz para as plantas que quiseres, agora com mais luz os consumos vão aumentar por isso cuidado com as fertilizações, ou a falta dela...

Essa areia branca é que não vai permanecer assim durante muito tempo, os substratos vão-se misturar, e quando meteres fauna pior...

Vai actualizando pois voi acompanhar esta montagem... :cool2:

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual a altura do teu movel?

tambem estou de acordo com o jorge a, acho que a saida de agua devia estar abaixo da coluna de agua.

quando crescer vai ficar bem giro. problemas com algas nada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já gostaria de agradecer o vosso apoio e a vossa ajuda, como óbvio tenho levado os comentários de todos muito em consideração.

 

Respondendo as vossas questões:

 

Grandes novidades :thumbup3: , as lâmpadas são todas da mesma temperatura? Se sim daqui por 6/12 meses quando pensares em substitui-las aposta em temperaturas de cor diferentes. Mas por agora tens luz à séria, convinha começares a fertilizar o mais rápido possível.

Vai dando noticias.

 

Sim, as lâmpadas são todas da mesma temperatura e certamente que após esse tempo irei experimentar temperaturas de cor diferentes.

 

qual a altura do teu movel?

tambem estou de acordo com o jorge a, acho que a saida de agua devia estar abaixo da coluna de agua.

quando crescer vai ficar bem giro. problemas com algas nada?

 

O móvel ficou com uma altura de 70 cm de altura. Penso que agora fazeria com 90 cm.

 

Quanto as actualizações (que de certa forma também respondem a algumas questões):

 

O tronco uma vez que era novo e apesar de ter estado em água durante 2 semanas e ter sido fervido também 2 vezes, ganhou alguns fungos, que por acaso os caracóis que vieram com as plantas souberam tratar do assunto.

 

IMG_9596.jpg

 

IMG_9583.jpg

 

Quanto ao plano de fertilização, é este plano pelo qual me tenho seguido e que partilho convosco. Na altura de comprar os fertilizantes e após ter lido a relação de qualidade/preço/quantidade no blog fo FAAO dos produtos da elos, acho que em relação ao inicialmente proposto para os produtos da Seachem decidi optar por os da elos. Alguma opinião vossa é bem vinda.

 

Plano.jpg

 

Quanto as algas, sinceramente ainda não vi nada que me preocupa-se muito. O que tenho notado nestes 3 últimos dias são algas provenientes do excesso de silica devido a areia que coloquei inicialmente, algo que com as TPA´s não resolva (já agora um aparte, realizo desde o inicio da montagem 2 trocas semanis de 25 litros e 1 troca ao domingo de 50 litros, a água é proveniente de uma fonte antiga aqui da zona)

Deixo aqui as fotos das algas também para vossa opinião:

 

IMG_9593.jpg

 

Também nestes últimos dias esta planta começou a ganhar uma alga tipo teia de aranha, penso que poderá ser talvez da pouca quantidade de co2, que após ter feito alguns testes foram estes o resultados:

 

pH: 7.5

KH: 12

NH4/NH3: 0mg/l

No2: <0.3 mg/l

 

IMG_9595.jpg

 

Quanto ao resto, já notei algum desenvolvimento da cuba, pouco mas algum, e uma vez que comparando os valores de pH e Kh pela tabela de Co2 presente na água decidi aumentar um pouco para 3 bps de CO2.

Também retirei já a pedra que estava em cima do tronco, que ao final de 2 semanas já não flutua e também estou a pensar comprar algum moss para colocar no tronco, mas ainda estou indeciso qual comprar...

Coloquei como disseram a saída de água abaixo da coluna e neste momento encontra-se também oposto ao difusor para uma melhor distribuição de CO2.

Ontem o meu termómetro avariou-se e tive que colocar um próvisório que tinha mas de potência inferior.

Bem, deixo aqui assim as fotos panorâmicas do aquário:

 

IMG_9592.jpg

 

IMG_9587.jpg

 

Cumprimentos e obrigado a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Sim, as lâmpadas são todas da mesma temperatura e certamente que após esse tempo irei experimentar temperaturas de cor diferentes.

 

 

Escolhe de acordo com o que tu gostas. Dentro de um intervalo normal, a temperatura de cor não tem praticamente efeito nenhum no crescimento das plantas... Apenas na nossa percepção de cor. As plantas usam apenas e só fotões. Logo é a quantidade de fotões que determina quanto é que a planta cresce. Como é óbvio, diferentes tipos de lâmpadas emitem diferentes intensidades de fotões. Mas a não ser que usem laser, todas as lâmpadas emitem um espectro alargado e não só nos verdes, ou vermelhos, ou seja o que for. Não há fotões azuis, verdes ou vermelhos... é tudo igual!!! Vão ao google e vejam a definição de temperatura de cor. Já vi plantados com incadescentes, T5, T8, Led, económicas, halogénio, sol, etc...

 

aqui um teste de várias lâmpadas e como elas influenciam a nossa percepção de cor.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...O que tenho notado nestes 3 últimos dias são algas provenientes do excesso de silica devido a areia que coloquei inicialmente

 

Mais um mito. Lá porque as diatomáceas têm sílica na sua constituição (frústulas) quer dizer que se usarmos areia de sílica temos mais diatomáceas? Então quer dizer que quando injectamos CO2 temos todas as algas porque todas elas têm carbono na sua constituição. Será que ficamos verdes quando comemos alfaces???

 

 

 

 

 

...e uma vez que comparando os valores de pH e Kh pela tabela de Co2 presente na água decidi ...

 

Isto já foi tantas vezes dito e escrito... Está errado usar a relação kH/pH/CO2 usando a água do aquário! O tronco e a matéria orgância entre muitas outras coisas alteram-te o pH mas não o kH o que inviabiliza a relação. Só usando um DC com água destilada à qual se junta bicarbonato até ter um kH de 4 é que resulta. O DC não é influênciado pela água do aqua. Apenas o CO2. Logo a tabela resulta.

 

De qualquer das maneiras, aumentar o CO2 é sempre bom no caso da cuba :)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escolhe de acordo com o que tu gostas. Dentro de um intervalo normal, a temperatura de cor não tem praticamente efeito nenhum no crescimento das plantas... Apenas na nossa percepção de cor. As plantas usam apenas e só fotões. Logo é a quantidade de fotões que determina quanto é que a planta cresce. Como é óbvio, diferentes tipos de lâmpadas emitem diferentes intensidades de fotões. Mas a não ser que usem laser, todas as lâmpadas emitem um espectro alargado e não só nos verdes, ou vermelhos, ou seja o que for. Não há fotões azuis, verdes ou vermelhos... é tudo igual!!! Vão ao google e vejam a definição de temperatura de cor. Já vi plantados com incadescentes, T5, T8, Led, económicas, halogénio, sol, etc...

 

aqui um teste de várias lâmpadas e como elas influenciam a nossa percepção de cor.

 

 

 

Gustavo, como medimos os fotões? E já agora existe alguma experiência digamos cientifica que comprove isto:

 

Dentro de um intervalo normal, a temperatura de cor não tem praticamente efeito nenhum no crescimento das plantas... Apenas na nossa percepção de cor.

 

E já agora "plantados com incandescentes" onde?

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gustavo, como medimos os fotões? E já agora existe alguma experiência digamos cientifica que comprove isto:

 

Fácil. Compras um medidor de PAR (Photosynthetic Activ Radiation). As unidades são moles de fotões (ou einsteins) por metro quadrado por segundo.

 

Esta é a única maneira de comparar lâmpadas. Tudo o resto, é por tentativa-erro. Lux e lumens mede apenas o que os nossos olhos vêem.

 

vê este site aqui. É velhinho (o primeiro fórum de aquariofilia ainda online) mas a informação é muito boa.

 

Lê em especial um post com o nome "Watts, lumens and hogwash" e vê o gráfico.

 

 

E já agora "plantados com incandescentes" onde?

 

Então não? E nos anos 50/60/70 como era? Não havia plantados? São é muito pouco eficazes e têm o problema de aquecerem pelo que caíram rapidamente em desuso. Aqueciam tanto, que basicamente só dava para ter plantas de pouca luz ou caso contrário torravam. Agora que as plantas cresciam, isso não há dúvidas...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirado do mesmo site que indiquei acima. Atenção. Estamos a falar de 1996. Século passado. Não haja dúvida que os mitos são difíceis de erradicar.

 

"On Thu, 25 Apr 1996, Aquanaut wrote:

 

> What spectrum color do plants like? More blue or more red?

> Most of what I've read about compact fluorescent bulbs say to use 5000K

> range bulbs (this range has less red and more blue). But some say to

> use more redish bulbs which would be 2800K range. What's the real

> story?!

 

The real story is that it doesnt matter. Plants are superbly adapted to

assimilate ALL wavelengths between 400 and 700 nm. There is a peak in

absorption efficiency in the red and blue region but green and yellow

wavelengths are also absorbed. All you need for excellent vegetative

growth are enough cool white fluorescent bulbs (2 to 4 W per gallon). The

beauty of cool white bulbs is they are only about 0.99 to 1.99 per 4 foot

bulb ... very cheap. Anybody who tries to sell you anything else as

'absolutely essential' is stringing you a line ... aquarium stores are

the worst offenders with their 30 to 50 dollar bulbs.

Having said that, many people dont like the color of cool white bulbs.

This, however, has NOTHING to do with the plants requirements but is

simply personal taste. Also, if your plants wont flower under cool white

light you might want to try something fancier. Finally, terrestrial

plants are extremely sensitive to the red/far-red ratio (called the zeta

ratio). Changes in the zeta ratio can completely alter the structure and

growth of plants. Aquatic plants, however, are likely far less sensitive

to the zeta ratio because of the rapid and variable attenuation of light

in fresh waters. This means that the type of light aquatic plants receive

is far less critical than for terrestrial plants.

 

Dr. dave

 

"

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá novamente pessoal,

 

Venho deixar-vos mais uma actualização do meu aquário. Presentemente, já conta com 40 dias.

 

IMG_9607.jpg

 

 

Após ter tido na última semana uma batalha e grande com as diatomáceas (algas castanhas), pois estas algas conseguiram crescer mais que as plantas no espaço de uma semana, resolvi a situação quando comprei o seachem excel e consequentemente com frequentes tpas, aconselho este produto, realmente ao injectar com auxilio de uma seringa directamente sobre elas resolvi esta questão no espaço de dias.

 

Entretanto adquiri 2 vasos de eleocharis acicularis e um vaso de taxiphyllum sp flame para colocar no tronco (atei com uma linha de cor verde).

 

Também adquiri 3 SAEs e gostaria de comprar 3 otos, mas por incrível que pareça à 3 semanas que corro as lojas em Lisboa e todas me dizem o mesmo (esgotado e sem previsão).

 

Também comprei a umas semanas um esterilizador UV, mas para sorte minha chegou avariado a ate hoje foi para troca e ainda não recebi de volta… enfim!!!

 

Quanto as fertilizações continuam com o mesmo plano mas aumentei a dose do fase 1 e fase 2 para 2ml, deixo ao vosso critério se fiz bem ou não, isto porque apesar de ter algum crescimento nas plantas noto que desde a ultima actualização que a cuba não cresce nem por nada, esta planta é mesmo difícil e assim decidi aumentar um pouco mais a quantidade de CO2, as fertilizações e o fotoperíodo reduzi para 6 horas.

 

Bem deixo-vos mais umas fotos:

 

Panorâmica:

 

IMG_9624.jpg

 

 

Lateral:

 

IMG_9615.jpg

 

 

E mais uma de perspectiva:

 

IMG_9614.jpg

 

Bem realmente as minhas dúvidas residem quanto a cuba, não sei o que fazer para estimular o seu crescimento (será que é deste substracto, pH, ou outra razão), bem a que continuar com paciência.

 

Cumprimentos a todos,

 

Samuel Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aqua está bem porreiro, como já reparaste se não fizeres nada para separar os 2 substratos vão acabar por se misturar... Quanto ao resto parece-me bem.

Outra coisa, não diminuas o tempo de iluminação, se aumentas-te a fertilização e o Co2 não lhes tires a luz, é a minha opinião....

 

Vai dando noticias...

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está a ir bem. Ainda tem é pouca massa vegetal pelo que ainda está um pouco instável. Quando as plantas crescerem mais vais ver que fica melhor. A cuba é a mesma coisa. Demora a arrancar. Não é um planta difícil. Apenas precisa de mais CO2 do que a maioria e como é rasteira e o CO2 tende a subir já estás a ver...

 

Mas como aumentaste o CO2 a fertilização e reduziste a luz acho que estás no bom caminho :)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ir no bom caminho... ;) O esquema de fertilização continua o que mostraste anteriormente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente aquario muito bonito!! muito bom eu tirava essa cuba e espetava parvula no lugar da cuba :) mas de resto sem nada apontar continua bom projeto :)

 

Abraço

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal,

 

Gostaria de pedir a ajuda dos membros mais experientes quanto aos resultados dos teste que realizei ao aquário antes da TPA, uma vez que não me sinto a vontade para tirar elações das mesmas.

pH: 6.5 - 7.0

gH: > 20

Kh: 16

Fe: 0.1 mg (será esta uma das causas para o não crescimento da cuba, além do que o GM disse?)

PO4: 1.0 mg/l

NH4: 0 mg

MH3 0.03 mg

 

Cumprimentos e obrigado.

Editado por Aelius
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente aquario muito bonito!! muito bom eu tirava essa cuba e espetava parvula no lugar da cuba :) mas de resto sem nada apontar continua bom projeto :)

 

Abraço

 

Obrigado desde já e sinceramente o que dizes não é que não me tenha já passado pela cabeça, mas como sou teimoso e sei que irei conseguir vou continuar mesmo assim e tentar aprender com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

 

Fe: 0.1 mg (será esta uma das causas para o não crescimento da cuba, além do que o GM disse?)

 

 

não me parece... mas de qualquer das maneiras não faz mal se aumentares um pouco a dose de micros.

 

De resto, os testes a única coisa que dizem é que tens água dura. No big deal. Provavelmente não precisas de fertilizar nem com Mg ou Ca

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.