The Driftwood God!


Recommended Posts

Ok, não é por nada, mas... se eu arranjar dessas coisas vocês compram é? :naughty:

 

É que o nosso rio Zêzere está repleto disse tipo de troncos nas suas margens e barragens. :drool3:

Ainda este verão para poder fazer um downriver de jangada e tivemos quase uma hora a tirar desses ramos para podermos passar (ou teríamos que dar a volta por as rochas, lol)

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, para teres uma ideia, estes troncos são vendidos entre $50 - $100.

 

A madeira chama-se manzanita apenas existindo nalguns estados dos EUA.

Provavelmente o que vês no Zêzere é algo semelhante. Seja como for, tira fotos e mostra ao pessoal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica prometido.

Não sou um perito em Driftwood, (ok é madeira para por dentro de agua e não pode resinar e tal... mas mais informação ainda não me debrucei sobre o assunto, pois sou mais virado para o calhau) mas assim que tiver uma nova passagem por a zona, trato de fotografar o que encontrar (e tirar para as margens para não ir com a corrente, lol)

 

O que tenho encontrado é maioritariamente videiras (que pelo aspecto, já andam na agua á algum tempo, pois muitas já estão mesmo polidas pela erosão da corrente) mas também tenho encontrado raízes e ramos de varias arvores ali da zona, em que a aparencia é identica as imagens em cima.

 

E quem fala do Zêzere pode também falar do Douro (para videiras é as centenas) ou Mondego onde se consegue encontrar muita coisa de Driftwood Nacional.

O segredo está em ir aos recantos dos vales onde as aguas são mais calmas, ou até derivado a seca que o nosso pais tem passado, o nivel de agua das barragens desceu e tem aparecido varias arvores submersas onde se pode ir cortar, por exemplo

 

Eu como tenho andado a fazer os percursos perdestes das aldeias de xisto ao longo de todas as nossas Beiras, tenho encontrado muita coisa por os vários ribeiros que a zona tem (que são as dezenas), o que a malta poderia fazer era sempre que encontrar alguma coisa publica-se aqui no tópico para os outros verem. (apenas uma ideia)

Mesmo que não se traga para casa, ficava-se a saber onde se encontrar o nosso Driftwood Nacional

Editado por BrunoS

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido, as arvores mais conhecidas em Portugal, com madeira compatível para aquarios, são:

  • Cerejeira
  • Videira
  • Carvalho
  • Azinheiro
  • Oliveira
  • Zambujeiro
  • Castanheiro
  • Sobreiro (espécie protegida)

 

Raízes e troncos de videira é o que pessoal mais aproveita. Mas se queres que te diga, ainda não vi nenhum tronco/raíz de videria que quisesse muito no meu aquario.

 

Já vi 2 ou 3 raízes secas de sobreiros, e também não têm piada nenhuma. São cepos, sem ramificações, sem piada.

 

Os restantes, não tenho informação. Já agora, se alguém quiser complementar, que se chegue á frente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo desse tipo de troncos que procuro para o meu aquário, grandes e ramificados!

 

Não encontro em lado nenhum, será que as únicas soluções passam por mandar vir de fora ou andar pelos rios?

 

Tat, pode ser que haja mais um louco, mas se der para poupar os €€€ seria melhor, veremos se alguém sabe dizer alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zms, o que a mair parte do pessoal usa, são troncos "red moor wood". Calculo que conheças, não?

Aqui mais perto, tens a crystalred e também a aquaristic, com alguma variedade online.

 

Existem troncos também muito bonitos de red moor wood. Mas na minha óptica estes de Manzanita têm qualquer coisa de espetacular. Existem pelo menos mais 2 sites a vender manzanita, mas os do tombarr são únicos!

 

Dá por exemplo uma olhada aqui: http://www.manzanita-driftwood.com/Manzanita.html .

O homem faz o envio por $50. E na compra de 3 oferece 1 tronco. Mas neste momento, não tem nada espetacular, estou á espera que renove o stock.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, red moor é do que eu tenho no aquário, mas queria ter troncos aí de 1m ou 1,5m que já não se encontram tão facilmente.

 

Os troncos desse site não são tão bonitos.como os do Tom Barr, tirando um ou outro.

Se pensares fazer uma encomenda, dá uma apitadela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, red moor é do que eu tenho no aquário, mas queria ter troncos aí de 1m ou 1,5m que já não se encontram tão facilmente.

 

Os troncos desse site não são tão bonitos.como os do Tom Barr, tirando um ou outro.

Se pensares fazer uma encomenda, dá uma apitadela.

 

Boas,

 

Em principio quando o TomBarr colocar o novo "batch", que será algures em Novembro, deverei fazer uma encomenda, se encontrar alguem para partilhar portes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido, as arvores mais conhecidas em Portugal, com madeira compatível para aquarios, são:

  • Cerejeira
  • Videira
  • Carvalho
  • Azinheiro
  • Oliveira resinosa
  • Zambujeiro resinosa
  • Castanheiro
  • Sobreiro (espécie protegida) resinosa

 

Raízes e troncos de videira é o que pessoal mais aproveita. Mas se queres que te diga, ainda não vi nenhum tronco/raíz de videria que quisesse muito no meu aquario.

 

Já vi 2 ou 3 raízes secas de sobreiros, e também não têm piada nenhuma. São cepos, sem ramificações, sem piada.

 

Os restantes, não tenho informação. Já agora, se alguém quiser complementar, que se chegue á frente!

 

 

é preciso ter cuidado com o que se encontra na net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em principio quando o TomBarr colocar o novo "batch", que será algures em Novembro, deverei fazer uma encomenda, se encontrar alguem para partilhar portes.

 

 

Ok, quando souberes novidades manda pm sff.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, quando souberes novidades manda pm sff.

 

Ok, envio-te mensagem.

Deste "batch", já foram escolhidos os melhores troncos. Este batch foi colocado em Agosto.

Assim que fôr colocado o de Novembro, falamos para apanhar os troncos de top!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se mandarem vir , eu também alinho nessa maluqueira de mandar vir essa madeira Manzanita.. vou precisar para a minha nova montagem para o ano de madeira de qualidade ;)

 

Fico a aguardar novidades tat.

 

Cumps,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Recentemente exprimentei colocar madeira de Nogueira, pois já tinha utilizado já folhas e posso confirmar que é uma madeira que se pode utilizar.

São muito parecidos com estes:

 

 

Sem dúvida um dos mais simples e belos aq. de Discus.

cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes, há um pormenor que dá muita beleza a esse aquario, e que tenho visto ser pouco abordado neste forum.

Estou a falar do fundo.

Esse fundo está muito giro. Perfeitamente enquadrado. Uma mais valia.

Mas claro, acima de tudo, esses discus estão perfeitos.

 

A madeira em si, não sendo má, não é bem o que procuro. Existem troncos, e existem raízes. Normalmente consegues peças muito mais espetaculares, a partir de raízes.

 

Eu mantenho a minha ideia, conseguindo juntar 3 ou 4 camaradas, vou tentar fazer uma encomenda conjunta ao tombarr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.