O meu 1º Malawi


chef_moisas

Recommended Posts

Boas Tardes

 

Estou a iniciar um projecto todo DIY que consiste em um aquário 120x60x60 e móvel. Por isso gostava de saber a vossa opinião relativamente mesmo à construção do aquário, móvel, filtragem, substrato usado, etc...

 

Como só quero ter 2 ou 3 anubias, pensei em colocar 50 Kg's de areia de sílica, e como decoração algumas pedras de uma praia não poluída devidamente fervidas.

 

Para a filtragem pensei em usar um Eheim 2213 Plus que já tinha de outro aqua e um JBL 1501.

 

Aqui vai o esboço do móvel, ele será todo construído em barrotes 5 x 7 e será coberto com MDF laminado.

 

movlaquario.jpg

 

 

Para filtragem pensei em colocar no Eheim 3 Lt de Coral moído para aumentar o PH e estava também a pensar em colocar alguma filtragem mecânica junto com resinas ( Pugiren) no JBL pensei em colocar Cerâmicas, seachem Matrix e os materiais filtrantes que vinham com o Filtro (Esponjas).

 

Precisava de concelhos relativamente à equipa de limpeza pq ouvi dizer que as corydoras são um banquete para os malawi.

 

 

Espero que gostem e todos os comentários são bem vindos

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 225
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ora Sr. Luis,

 

Até aqui tudo muito bem, para já, só me receia 2 pontos, a estrutura em madeira e o substrato.

 

O substrato é crítico no que diz respeito ao PH porque é algo que está sempre no aquário e ajuda a estabelecer o habitat :P

 

também há isto mas... acho que irá se tornar dispendioso... http://fish.aquaristic.net/en/Internal/book/versandallgemein/Seachem-Liquid-Malawi-Victoria-Buffer.html?listtype=search&searchparam=buffer

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

bem vindo ao clube (LIKE)

a estrutura de madeira está bem estudada embora devesse ser mais larga e comprida que o aquário, dará mais estabilidade

Quanto ao resto.... na sei nada :S...vamos ajudando no que puder-mos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário com uma base de 120x60... acho que o topo do armário tem pouca madeira (mas quem sou eu para achar seja o que for).

Em vez de uma ripa central, eu colocaria umas 4 ou 5.

A frente do armário deveria também levar uma vertical ao meio (pelo menos, para não dizer uma completa a dividir o armário em dois).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

Desde já obrigado a todos pelos comentários.

Isto de fazer um móvel no cad tem mt que se lhe diga pq não há nada como a realidade, ou seja quando estiver a montar tudo se achar melhor meter mais 2 ou 3 ripas coloco. Relativamente a colocar uma ripa na frente, queria evitar a todo o custo pq como terá portas de correr na parte frontal iria condicionar mt o acesso ao interior.

Amanha vou a uma serração ver o preço das ripas pq disseram-me que fica mt mais em conta que comprar nas grandes superificies.

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sobre malawis não sei nada sorry. Tenho um colega que tem um aquário de 600 (ou será 800l?) de ciclídeos africanos. Diz que são maus como as cobras.... não sei se serão maus ou se se aproveitam da ingenuidade dele mas já meteu 4 corydoras que duraram alguns minutos (só encontrou as cabeças) e, no ano passado, teve um problema com um outro aquário onde estavam duas carpas véu adultas (acho que rachou) e ele meteu as carpas no aquário dos ciclídeos enquanto tirava a água ou coisa assim e quando voltou nem carpas nem o véu delas... ele costuma dizer "piranhas para que? Os africanos são mais coloridos e fazem o mesmo serviço"... enfim.

 

Ele no aquário dele só tem rochas e faz como tu dizes, coral moido no filtro e pouco mais. Ele usa um filtro da Eheim monstruoso mas não me consigo recordar do número... só me lembro que tem rodas (!!) e que tem duas entradas e uma saída. posso perguntar-lhe a referência mas também tem um aquário bastante maior que o teu.

 

Quanto ao móvel... epa... não sei... eu tenho andado a estudar móveis por causa de um projeto novo de 300L e depois de equacionar o preço e o tempo perdido, cheguei a conclusão que sai muito mais barato (e giro) comprar já um feito. Há montes deles da Juwel e mesmo de outras marcas. É só uma questão de procurar. Vi inclusive umas armações em alumínio que podes comprar muito leves e personalizáveis i.e dá para adicionar travessas, têm recalcos para colocar placas de MDF e aguentam até 1600Kg.

 

Boa Sorte

 

Tony

 

PS: Eu não me entendo lá muito bem com o autocad... os teus desenhos saíram muito bem. Parabéns.

 

PS2: Eu metia um barrote à frente para dar mais estabilidade e ficas logo com um apoio para as portas. Não vai estorvar por causa dos filtros ou outro material

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ciclideos do Malawi são espécies que, devido ao seu temperamento e especificidade requerem um biótopo bem adaptado, tanto a nível da quimica da água como às espécies introduzidas.

 

Não é possível, salvo talvez raras excepções, juntar outras espécies que não sejam autóctones desses lagos. Equipas de limpeza, corydoras, ancistrus, etc, dificilmente podem ser introduzidas. Para facilitares as limpezas deverás utilizar areia fina e pouca flora. A decoração passa geralmente por ser apenas pedras redondas e plantas do género valisnérias. O que quero dizer, é que não vais poder ter fauna de limpeza, daí teres que simplificar o hardscape para tu poderes fazer convenientemente as limpezas

 

Mas isso tudo já estava na tua descrição, pelo que acho que já vais no bom caminho.

 

Dá uma vista de olhos na secção dedicada a estes peixes aqui no forum. Provavelmente lá encontraras mais e melhor informação. Talvez até fosse melhor passar este tópico para lá.

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal

 

Conforme o meu post inicial, tenho um projecto para fazer um movel para o meu novo aquario (120x60x60), estive no AKI a ver preços e materia prima e conforme o post inicial tinha pensado em construir um movel com uma estrutura em barrotes de 5x7cm e colocar em todas as Junções de angulos rectos uns L em Aço.

Entretanto decidi seguir o conselho de um amigo e fui a uma serração e a uma drogaria ver o preço do material para fazer o móvel e acreditem em uma coisa por barrotes 7x7 (recordo que a medida que tinha inicialmente era 5x7) mais os L para as junções ficaram em menos de metade do preço além de trazer a madeira toda já cortada e aplainada. Por isso meus amigos apoiem o comercio tradiconal.

 

Aqui junto os novos desenhos por isso comentem.

 

movlaquarioexterior.jpg

 

movlaquario7x7.jpg

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o projecto anda, queremos ver fotos detalhadas da construção :)

já agora és tu na segunda foto :offtopic:

 

Hoje já fui buscar os barrotes, mal comece a construção coloco fotos para verem e darem as opiniões.

Editado por chef_moisas

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ei oh Luis! Tens umas calças iguais às minhas! LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!

 

Força com isso ;) FOTOS!!

 

Estou a ver que tens bons gostos de Moda !!! LOL

 

Amanha em principio já começo a colocar fotos

 

Um abraço

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Conforme li aqui no fórum, muitos de vocês usam areia de filtro de piscina para o fundo do aquário. Assim sendo aproveitei a minha hora de almoço para passar no AKI e ver o que eles tinham lá como oferta.

Nota-se logo o fim do verão porque a oferta na zona de piscina desceu consideravelmente ou seja só encontrei 2 sacos de areia de filtro de 25 kg e ambos furados e pelo valor de 9,95€ cada.

Entretanto também encontrei uma areia de rio que supostamente é usada na construção civil ( pelo menos estava ao lado do cimento) e cada 20 Kg custa a modica quantia de 1,90€, conclusão a diferença é abismal e inclusive esta ultima a cor é muito mais clara que a areia de filtro. Junto envio foto reportagem biggrin.png' alt=':biggn:'> ( peço desculpa pela qualidade de algumas das fotos mas foi com o telemóvel).

20120927135624.jpg

O saco de areia de filtro de piscina

 

 

20120927135424.jpg

O saco de areia de rio

 

Pergunto também por uma opinião relativamente ao isolante térmico para colocar entre o laminado Wengue e o vidro do aquário porque li que costumam colocar uma folha de esferovite, no entanto, pelo peso bruto do aquário (+/-500kg) acho que seria preferível substituir por uma folha de Isolamento de Tecto de 3cm de espessura que inclusive é mais barato que a esferovite. Já agora existe alguma possibilidade de pintar o mesmo em preto, tipo uma tinta à base de agua que não desfaça a placa de isolamento. Aproveitei a minha reportagem fotográfica e tirei mais umas fotos :naughty: .

 

20120927135757.jpg

 

20120927135752.jpg

 

 

Aguardo Comentários

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa placa de Esferovite.... Mmmmmmmm... Parece me muito espessa... Agora perguntas "Mas oh Pedro, mais espesso, MELHOR!" e eu digo... Pois, mas há muito boa gente que ficou com um desequilíbrio no aquário por usar esferovite não homogéneos e muito espessos... recomendo até 10mm-12mm ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando a minha jornada no AKI à procura das "famosas pedras" para a decoração que muitos falam aqui no forum encontrei 2 qualidades:

Brancas e Grandes

20120927135949.jpg

 

CInzas e médias

20120927140000.jpg

 

 

Será que ambas podem ser colocadas no aquário ? Não me estou a ver a ir ao AKI com um frasco na mão com sumo de limão e fazer lá o teste ( ainda vou preso ) :mrgreen:

 

Já agora na vossa opinião será que com o areão em areia de sílica branca essas pedras brancas vão sobressair? Ou preferem as cinzas ? Outra alternativa era colocar um basalto preto, isso sim ficava bem mas não conheço nenhum sitio aqui perto onde encontre isso.

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa placa de Esferovite.... Mmmmmmmm... Parece me muito espessa... Agora perguntas "Mas oh Pedro, mais espesso, MELHOR!" e eu digo... Pois, mas há muito boa gente que ficou com um desequilíbrio no aquário por usar esferovite não homogéneos e muito espessos... recomendo até 10mm-12mm ...

 

E será que uma placa de esferovite aguenta com o aquario em cima ? Já agora dá para pintar o esferovite de preto ? Conheces alguma tinta ?

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora boas..como tu comecei a pouco um aquário 120*40*50 de malawi mbunas..que ja se encontra montado e com os meninos no mesmo..se quiseres vai ao meu topico e ve la as opinioes que me foram dadas...

 

posso opiniar apenas com base no que foi fazendo atraves da ajuda dos membros deste forum....

 

areao coloquei da praia da zona de arrebentação optima para subir o ph da agua devido as conchas que contem...e pedras da praia tambem..tudo muito bem lavado e fervido...e o preço nem se fala :tongue: ...

 

 

quanto a esferovite coloquei uma de 20 mm e ficou muito bem assente....aconselho-te a colocar uma esferovite de 10 mm no fundo do aquario entre o vidro e as pedras, ja que os malawi escavam debaixo das pedras e assim nao a o risco de partir o vidro...quando elas cairem, ou coloca as pedras directamente encostadas ao vidro e depois o areao...deves ficar com uns 6 cm de altura de areao

 

e quanto a meteres outros peixe..nem penses..... :medieval_mace: ou vao levar porrada....

filtros eu tenho dois eihen 2213 e é pouco segundo me dissem,ja que os mbuna sao um tanto porquitos... :rolleyes:

 

espero que tenha ajudado..

atensiosamente

jorge teixeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, em relação à estetica, a malta pode dar opiniões, 1000 diferentes, nesse aspecto faz um favor a ti próprio, e agradece me mais tarde, faz o que TU gostas! Mas por favor não metas pedras tipo pintarolas! :D HAHA!

 

Vai estudando os biótopos desse lago que tens em vista ;)

 

O esferovite não estala, tintas... mmmmmmmmmm ... Não sei bem o nome, mas há!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos

 

Já tenho a estrutura pronta, pelo que noto a mesma é bastante estável. Já dei verniz de tratamento e agora só falta revestir com o laminado.

 

Seguem as Fotos

 

20120928190329.jpg

 

A colocação dos L para reforçar toda a estrutura

20120928192403.jpg

 

20120929110040.jpg

 

A aplicar o protector da madeira

20120929134607.jpg

 

20120929193513.jpg

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Aqui vão as actualizações do móvel. Este já foi revestido com laminado Wengue de 1,9mm.

 

Agora estou à espera que chegue o aqua. Acho que é amanha ;)

 

 

 

20121006142106.jpg

 

20121006142114.jpg

 

20121006142122.jpg

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Finalmente trouxe o móvel da garagem para o apartamento, infelizmente quando cheguei à porta do elevador vi que de maneira nenhuma ele cabia lá dentro (nunca pensamos em tudo). Conclusão tive de o trazer 4 andares pelas escadas, e acreditem que ele não é nada leve!!!

 

Aqui vão fotos do móvel já com o reservatório de agua para os tpa e para a reposição automática de agua no aquário e os 2 filtros JBL 1501 (com cerâmicas, Seachem Matrix e futuramente quando tiver o ciclo terminado Purigem) e Tetratec EX700 com espumas e coral moido. Para testar a ver se ambos estavam a funcionar a 100% estão ambos a "filtrar" o reservatório.

 

20121011224950.jpg

 

O reservatório de 100Lts

20121011224931.jpg

 

 

Para a base do aquário aproveitei um colchão de campismo que nunca tinha usado custou 6€ e acho que fica bem melhor que esferovite além de ser térmico.

 

O que restou do colchão depois de andar com o X-acto

20121011224959.jpg

 

O colchão já colado com fita cola dupla face e "aparado" com o X-acto

20121011225114.jpg

 

20121011225106.jpg

 

O Coral moído que sobrou e que vou usar no fundo do aquário por baixo da areia de sílica.

20121011225056.jpg

 

 

A sonda (boia) para repor agua no aquário, agora vou ver como a vou aplicar, se uso o arduino ou se vou usar simples com um rele.

kgrhqrmfbsbfs5ukbqvjwtg.jpg

 

 

 

Agora opinem por favor ;)

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para Trabalhar em conjunto com a sonda de reposição de agua comprei esta bomba de retorno ( Aquilo tem uma força incrível para uma coisa tão pequenina). Ela está colocada dentro do reservatório de agua onde coloquei também uns 2 kgs de conchas que apanhei na praia devidamente fervidas e bem lavadas e escovadas) para ir aumentando o ph já que a agua vai ficar armazenada no reservatório 1 semana ;).

Antes que digam que a agua vai estar parada muito tempo coloquei lá dentro também uma bomba de retorno antiga para fazer a movimentação da agua.

 

EHEIM COMPACT 1000

150-1000 L/H - 2 MT - 23 W - 17 MM

1e7f852288e6fe2237f35d8.jpg

Editado por chef_moisas

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.