O meu 1º Malawi


chef_moisas

Recommended Posts

  • Replies 225
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas noites

 

Mais um fim de semana de volta do aquário, qualquer dia a mulher pede o divorcio!!!

Após a lavagem em várias aguas dos xistos durante a semana, este sábado e domingo estive a ferve-los durante 30 minutos e depois dei mais umas passagens por várias aguas. Conclusão, uma trabalheira medonha, mas, no fundo gostei do resultado final.

 

Aqui vai o update (as fotos não são a melhor qualidade, por isso desculpem)

img20121021130153.jpg

 

As fotos do móvel já todo arrumado e já com o filtro UV a bulir

img20121021194019.jpg

 

O reservatório de 100 Lts de agua

img20121021194050.jpg

 

Os 2 filtros

img20121021194055.jpg

 

O filtro UV de 24w

img20121021194100.jpg

 

img20121021194111.jpg

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tá giro mas com um relógio mecânico não é lá muito hitech....

Pois também já ví isso. O problema e que não consigo activar o shield do relógio no Arduino, logo tenho essa parte do projecto em standby. Se tu ou alguém me der uma luz sobre isso eu agradeço imenso.

 

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Editado por chef_moisas

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tenho grande experiência prática com o arduino sorry. Ainda no outro dia programei uma placa de servos mas cada sistema tem a sua linguagem e não me dediquei ainda ao bicho.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eles começarem ai a escavar vai ser um turbilhao de pedras...cuidado com os vidros...

O layout esta muito engraçado mas para malawis nao, eles vao-se cortar todos nessas pontas de xisto e essas ilhas sao boas para um macho tomar conta delas e nao deixar ninguem chegar perto e tens poucos esconderijos...

Devias repensar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Acabei a montagem do sistema de medição de temperatura aqui vai a foto

img20121023200408.jpg

 

No entanto algo está mal porque após várias tentativas de variação de temperaturas não consigo activar as tomadas ou seja o rele não passa a corrente. Alguém já montou uma coisa destas ?

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece uma cópia do meu....

 

 

comptemp07.jpg

 

 

Os relés não mandam corrente. Fecham apenas o circuito. Isto quer dizer que tens que providenciar 3 pontos de corrente. 1 é para o computador em si. Os outros dois é para as tomadas. Fechas do lado do neutro e a fase passa pelos relais. Quando o relais ativa, fecha o circuito e as tomadas são alimentadas.

 

Talvez isto ajude:

 

comptemp05.jpg

 

 

Dizem que a cópia é a forma mais elevada da adoração.... é pena não seres gaja... :P

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parece uma cópia do meu....

 

 

comptemp07.jpg

 

 

Os relés não mandam corrente. Fecham apenas o circuito. Isto quer dizer que tens que providenciar 3 pontos de corrente. 1 é para o computador em si. Os outros dois é para as tomadas. Fechas do lado do neutro e a fase passa pelos relais. Quando o relais ativa, fecha o circuito e as tomadas são alimentadas.

 

Talvez isto ajude:

 

comptemp05.jpg

 

 

Dizem que a cópia é a forma mais elevada da adoração.... é pena não seres gaja... :P

 

Estive a ver uns filmes no youtube e vi que tinhas razão e o rele não alimenta logo tenho de criar 3 pontos de corrente, e sim tens razão foi uma copia do teu sistema ( para que mudar quando já existe um sistema excelente) usei foi uma caixa maior para depois colocar o arduino.

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo bem, nunca disse a nunguem que não podia. Achei engraçado apenas :)

 

Ainda bem que as minhas maluqueiras ajudam a alguém.

 

Faz isso dos 3 pontos. Na segunda foto consegues ver bem como fiz. Assim é a forma mais simples.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pessoal

 

Finalmente montei a valvula de retorno de anti retorno de agua junatmente com a boia de reposição de agua no aquario e ficou tudo 5*. Logo coloco fotos disso.

 

Entretanto estou em pleno pico de amonia e nitratos embora note que a amonia já começe a baixar, no entanto achei os valores de KH e GH um pouco baixos

PH - 8 - 8,5

KH - 4

GH - 7

 

O que vocês acham???

 

Um abraço

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão em relação ao KH e GH! Tens estudado!! :D

 

Vê o link abaixo ;D

 

http://www.malawicic...fo/malawi7.html

 

PS: Belos progressos!! :D

 

Vi que o bicarbonato de sódio é uma boa solução , alguém sabe as proporções que devo colocar do mesmo?

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi que o bicarbonato de sódio é uma boa solução , alguém sabe as proporções que devo colocar do mesmo?

 

Esses valores estao bons, nao precisas de adicionar seja o que for, so vai criar instabilidade que vai ser muito mais projudicial que os valores que tens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Conforme prometido aqui vão as fotos da bóia de reposição no sitio. Para já está fixo com arame entretanto no fim de semana quero prender aquilo melhor. Tive de fazer um suporte em acrílico para a prender à calha de led.

 

img20121029214041.jpg

 

img20121029214013.jpg

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes amigos

Aqui deixo o update do meu aqua já com habitantes !!!

 

 

Setup

 

Aquario 120*60*60

Filtro JBL E1501 cristalprofi greenline

Tetratec Ex700

2 x Aquecedor 200w

Iluminação LED DIY

Areia de Silica (made in Max mat) 60 Kg

UV jebo 24W

rochas Xisto

 

Fauna

4 x Tropheops Sp. Chilumba

 

Flora

 

Anubias nana

Valisnerias Tiger

 

img1097c.jpg

 

img1095jo.jpg

 

img1093o.jpg

 

img1092oa.jpg

 

Uma das Tocas

img1090ky.jpg

 

img1089g.jpg

 

 

PH - 8,5

NH4 - 0

NO3 - 0

KH - 4

GH - 9

 

 

 

Opinem!!!

Editado por chef_moisas

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Esquece o Xisto, eles gostam de se roçar em pedras e o xisto vai acabar por lhes fazer feridas...

 

Cuidado com a fauna que vais eligir, tens um tamanho minimo para manter malawis, E CUIDADO ONDE COMPRAS....

 

 

Eu vou opinar, mas nao sei se vai valer de muito pois os dois conselhos basicos que dei para manter malawi foram ignorados, malawi nao precisam de aquarios high tech, precisam sim de espaço e de um ambiente adequado a eles...

 

400w de aquecer? :o vais cozer peixe?

 

Luz UV, bem aqui é discutível, mas se um aquário high tech é pelos equipamentos e nao pela qualidade de quem habita e as suas condiçoes, entao deves manter....Malawi gostam de raspar algas nas rochas, quanto mais algas melhor (xisto nao me parece uma boa rocha para crescer algas) bem como comer pequenos micro organismos da coluna de agua que o UV mata, é contigo se deves manter ou nao

 

Acabaste por colocar xisto, opçoes, mas se começares a ver peixes feridos ja sabes de onde pode ser....

 

Xisto encostado a vidros (parece nas fotos) isso quando as escavações começarem vai ser problema certo....

As tocas devem ter uma entrada e uma saida, ou corres o risco de haver mortes la dentro.

 

Por ultimo e o mais importante de tudo isto, referi que tinhas o tamanho mínimo para malawi, aconselhei uma selecção criteriosa de espécies, fizeste? é que Tropheops Sp. Chilumba nao me parece de todo adequado para esse aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou opinar, mas nao sei se vai valer de muito pois os dois conselhos basicos que dei para manter malawi foram ignorados, malawi nao precisam de aquarios high tech, precisam sim de espaço e de um ambiente adequado a eles...

 

400w de aquecer?

Luz UV, bem aqui é discutível, mas se um aquário high tech é pelos equipamentos e nao pela qualidade de quem habita e as suas condiçoes, entao deves manter....Malawi gostam de raspar algas nas rochas, quanto mais algas melhor (xisto nao me parece uma boa rocha para crescer algas) bem como comer pequenos micro organismos da coluna de agua que o UV mata, é contigo se deves manter ou nao

 

Acabaste por colocar xisto, opçoes, mas se começares a ver peixes feridos ja sabes de onde pode ser....

 

Xisto encostado a vidros (parece nas fotos) isso quando as escavações começarem vai ser problema certo....

As tocas devem ter uma entrada e uma saida, ou corres o risco de haver mortes la dentro.

 

Por ultimo e o mais importante de tudo isto, referi que tinhas o tamanho mínimo para malawi, aconselhei uma selecção criteriosa de espécies, fizeste? é que Tropheops Sp. Chilumba nao me parece de todo adequado para esse aquário :)

 

Bom dia Amigo

 

Antes de mais eu tomo em consideração todas as opiniões aqui do fórum, aliás não só aqui daqui nas de tudo o que eu leio por toda a internet.

 

Vamos começar por partes

2 termostatos de 200 w - Convém é que caso um avarie temos sempre o outro que aguenta com o aquário, ambos tem o seu termostato regulado para disparar aos 27º ainda por cima tenho o meu DIY que desliga ambos quando chega aos 27º, (desta forma não cozo peixe nenhum :character0050: ) logo se lesses um pouco deste tópico e também um pouco do fórum aconselham a ter sempre 2 aquecedores independentes.

 

Filtro UV - Sim tenho um , em primeiro lugar está ligado 3 horas por dia, logo não vai aniquilar os micro organismos e sim li e reli isso em vários locais simplesmente quero manter o máximo possível as algas controladas.

 

Pedras de xisto - Optei por esse tipo de rochas à semelhança de vários aquários disponíveis em sites da especialidade onde nunca referiram qualquer ferida em peixe criada pelos mesmos. No entanto segui o teu conselho e arredondei todas as arestas dos mesmos. Não referi também isso foi culpa minha mas todos os xistos estão agarrados entre eles por silicone de aquário logo não mexem.... :naughty:

 

Por ultimo a espécie que coloquei em parte tens razão são agressivos e precisam de 1,50 de frente no aquário, mas também li que esse 1,50 é muito relativo, imagina que até tens 2 muitos de frente mas uma largura e altura de 40 cms, embora eles tenham mais espaço para correr de um lado para o outro a litragem é inferior por isso é tudo muito subjectivo e voltamos às opiniões que uns dizem que o que importa é a litragem e outro diz que é a largura do aquário.

 

Espero ter esclarecido as tuas questões e acredita gosto muito de ouvir todas as criticas e tenho-as sempre em consideração nas minhas escolhas.

 

Um abraço e obrigado

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do projecto que bomba utilizas para puxar a água do reservatório para o aquário?

 

Usei a EHEIM COMPACT 1000, não te esqueças que precisas de uma válvula anti retorno ;)

A vida está cheia de coisas boas... O problema é encontra-las.

O meu Aqua de 110Lts...

O meu novo projecto 436 Lts Brutos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :)

Comprei uma da tetra mas devia ter comprado com mais potencia porque ela não consegue levar a água até ao aquário.

Editado por Adriano Agostinho

Adriano.

 

CUBE GARDEN 45-P (36l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os termostatos, na minha opinião, não precisas de dois ligados, se um avariar nao vais ser por 8h que a temperatura vai baixar a ponto de prejudicar os peixes, acredita...

 

As pedras coladas com silicone podes ter problemas, nao mexem mas malawi sao peixes muito dominantes e volta e meia tens de lhe mudar a casa para perderem territorio, com as pedras coladas e mais dificil...

 

Sobre os peixes, uma coisa é claro em malawi tens de ter tanto frente para correrem como litragem, e dentro das larguras normais de aquário podes ter entre os 40 e os 70 (acima de 70 ja nao considero normal) e aqui qualquer coisa abaixo de 120cm nao dá para malawi, sendo 150 o mínimo aconselhado, tendo então o mínimo aconselhado 150*40 não podes ter tudo mas podes abranger um maior numero de espécies...eu tenho 140*60 e não posso ter tudo nem a conjugação que gostava (por exemplo mais que uma espécie de melanocromis) mas sim posso ter um grande leque de espécies, mas posso-te dizer que agora mesmo tenho 7 espécies em casais e com o que vejo (ainda juvenis) não posso por nada mais e tenho das espécies mais comuns do mercado, tropheus são do que se relata, dos mais agressivos se em 190/200 (onde sao mantidos) sao agressivos imagina em 120...Em 120cm por exemplo é impensável teres dois peixes do complexo zebra, ter por exemplo zebra gold com chilumba, maison reef é impensável em 120*40 , tal como ter mais que uma espécie de elogantus entre outras conjugações que em curto prazo nao tem problemas mas quando crescerem e for hora de acasalar é guerra pegada...

Editado por passado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.