Termostato Externo


Recommended Posts

Boas

 

Estou a montar um aqua comunitário com cerca de 350 litros.

Já tenho o filtro externo JBL1500 e estou indeciso se compro o termostato externo ou interno.

 

Gostaria de saber a vossa opinião.

 

Obrigado

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo,

 

Pessoalmente prefiro externo por uma única razão, estética, assim não tenho de levar com mais um catrapasso dentro do aquário, podias ter comprado um filtro que já o tivesse incluído, uma vez que já tens fica ao teu critério e gosto.

 

Abraço e força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta nazarethy

 

Sim a única razão se escolher o externo será por razões de estética,mas andei a pesquisar e existe relatos que não são muito fiáveis,reduzem o caudal do filtro e alem disso em termos de consumo não são os melhores(é o que dizem ... estão mais tempo ligados),e terá de estar sempre regulado com uma temperatura superior ao do aqua.

 

O que me preocupa é que o aqua vai estar numa garagem ,onde as temperaturas no inverno serão muito baixas e neste caso terei de gastar €´s num interno para compensar ..... ou seja ,acabo sempre por ter um interno e com menos €´s no bolso.. :sad2:

 

Já agora, alguém que tenha este tipo de termostato me possa dar a sua opinião...?

 

Obrigado

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um destes http://aqua-station....emart&Itemid=56.

 

relatos que não são muito fiáveis

 

Tem um sistema de ptc que é um sensor que detecta a temperatura e sim que é fiável.

 

reduzem o caudal do filtro

 

Tem 2 medidas de tubo 12/16 e 16/22 o meu é 12/16 e em nada me reduz o caudal, o diâmetro interior é igual ao da mangueira.

 

alem disso em termos de consumo não são os melhores(é o que dizem ... estão mais tempo ligados)

 

Tenho um aqua de 120l e tinha um jager interior de 100w, tudo bem que este é de 200 mas no meu caso estava bem mais tempo ligado o interior que este.

 

O que me preocupa é que o aqua vai estar numa garagem ,onde as temperaturas no inverno serão muito baixas e neste caso terei de gastar €´s num interno para compensar

 

Que o vais ver muitas vezes ligado (sendo interior ou exterior) aí la isso vais, nessas condições não me parece que tenhas outra hipótese.

Em minha opinião com o de 300w vais bem servido, tanto ou mais que um interior da mesma potencia, agora como já te disse não esperes milagres, num local com baixas temperaturas vai ser ele a aquecer e os vidros a dissiparem-te o calor.

 

Abraço

Editado por nazarethy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveitando o tópico (esperando que o membro bruno46hsr n me leve a mal) o pessoal que tem experiencia com este tipo de termostato pode ajudar

Vou montar um aquário que terá cerca de 220l brutos, ou seja algo por volta dos 190-200l reais e estou indeciso entre o de 200w e 300w.

Aquilo que me causa indecisão é que como vai ser para acoplar num Eheim 2213, se escolher o de 300w vai ter de levar um redutor nas mangueiras. Por outro lado embora o de 200w esteja no limiar, o aquário apenas vai ter 40cm de altura (110cm comp X 40cm alt X 50cm prof) ou seja as luzes vão acabar por influenciar no aquecimento da água já que a altura da coluna de água é pequena.

Qual aconselham dado a vossa experiencia com os mesmos, o de 200w ou 300w?

 

Aproveito para dizer, para o pessoal não ficar a pensar que a filtragem é só aquela que referi, que o 2213 é filtro de apoio que terá o aquecimento e o UV sendo a filtragem principal assegurada por um 2217 que tem um reator de CO2 (logo n o querer ligar aqui o termostato para não diminuir o caudal)

 

Obrigado

 

Bruno está no link que o Nazarethy colocou

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora algém sabe onde posso pesquisar/comprar esse termostato?

 

Obrigado

boas eu comprei o meu na aquoporto a um preço sem comparaçao.

tenta falar com ele que mesmo com portes compensa-te

 

abraço

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveitando o tópico (esperando que o membro bruno46hsr n me leve a mal) o pessoal que tem experiencia com este tipo de termostato pode ajudar

Vou montar um aquário que terá cerca de 220l brutos, ou seja algo por volta dos 190-200l reais e estou indeciso entre o de 200w e 300w.

Aquilo que me causa indecisão é que como vai ser para acoplar num Eheim 2213, se escolher o de 300w vai ter de levar um redutor nas mangueiras. Por outro lado embora o de 200w esteja no limiar, o aquário apenas vai ter 40cm de altura (110cm comp X 40cm alt X 50cm prof) ou seja as luzes vão acabar por influenciar no aquecimento da água já que a altura da coluna de água é pequena.

Qual aconselham dado a vossa experiencia com os mesmos, o de 200w ou 300w?

 

Aproveito para dizer, para o pessoal não ficar a pensar que a filtragem é só aquela que referi, que o 2213 é filtro de apoio que terá o aquecimento e o UV sendo a filtragem principal assegurada por um 2217 que tem um reator de CO2 (logo n o querer ligar aqui o termostato para não diminuir o caudal)

 

Obrigado

 

Bruno está no link que o Nazarethy colocou

 

eu nao arriscava e colocava o de 300wts,mas tambem depende das especies que vais ter e as temperaturas,mas por mais nao perdes pois hoje podes ter uma especie pouco exigente em relaçao a temperatura e daqui a uns tempos quereres uns mais exigentes e nao teres equipamento para isso.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um de 200W num 100x40x50 e funka, mas como disse não sei se esta muito ou pouco tempo ligado pois está dentro do armario...

 

E bem como é um plantado está nos 25º o que também ajuda se calhar para discus a coisa possa ser diferente...

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões.

Faz mais sentido o de 300w, numa perpestiva de futuro e de maior flexibilidade.

Lá vou eu diminuir o caudal, mas também ligado antes do UV até ajuda ao funcionamento do mesmo!

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões.

Faz mais sentido o de 300w, numa perpestiva de futuro e de maior flexibilidade.

Lá vou eu diminuir o caudal, mas também ligado antes do UV até ajuda ao funcionamento do mesmo!

 

Abraços

boas vais diminuir ao caudal pq?

eu nao noto nenhuma diminuiçao no meu filtro

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas vais diminuir ao caudal pq?

eu nao noto nenhuma diminuiçao no meu filtro

 

Eu já lhe tinha dito que não....mas o homem cisma nisso....

 

Reduz o caudal pq como eu referi, vou ter de colocar redutores já que o 300w apenas vem com saidas 16/22mm. Ora esses redutores são pontos de perda de carga, ou seja vão criar atrito e perturbação no fluxo, logo diminuir o caudal.

Não é cisma é hidraulica!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu filtro não é do género deste?

 

http://serverblog.info/ibercan/product_info.php?cPath=47_48&products_id=2531

 

Este faz 1500 l/h, penso que seja o mesmo que faz o teu...

 

Tem mangueiras 16/22, logo não entendo o porquê dos redutores, este aquecedor tá dimensionado para este tipo de mangueiras, se te referes ás pontas mais estreitas do aquecedor, os filtros também as tem.

 

Se medires o caudal de um filtro em ambiente real constatarás que este é relativamente menor que o anunciado pelo fabricante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu filtro não é do género deste?

 

http://serverblog.in...roducts_id=2531

 

Este faz 1500 l/h, penso que seja o mesmo que faz o teu...

 

Tem mangueiras 16/22, logo não entendo o porquê dos redutores, este aquecedor tá dimensionado para este tipo de mangueiras, se te referes ás pontas mais estreitas do aquecedor, os filtros também as tem.

 

Se medires o caudal de um filtro em ambiente real constatarás que este é relativamente menor que o anunciado pelo fabricante.

 

Nazarethy olha para quem está a escrever..... :D

Para um filtro eheim 2213 440l/h magueiras 12/16, daí os redutores

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí és tu....mas que grande salganhada que pra qui vai....tinhas comprado o 200w 12/16 chegava perfeitamente e já não precisavas de redutores e contudo continuo com a minha convicção que nao te reduzira caudal, se fizesses ao contrario sim, tivesses mangueira 16/22 e quisesses reduzir para um aquecedor 12/16, é o meu caso, tou a pensar trocar de filtro e terei mangueiras 16/22, enquanto que com este tenho 12/16, bem mas também nao importa nao adianta bater mais no bombo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sabes o que o médico prescreve...de tudo mas com moderação!!!! ehehehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveitando o tópico (esperando que o membro bruno46hsr n me leve a mal) o pessoal que tem experiencia com este tipo de termostato pode ajudar

Vou montar um aquário que terá cerca de 220l brutos, ou seja algo por volta dos 190-200l reais e estou indeciso entre o de 200w e 300w.

Aquilo que me causa indecisão é que como vai ser para acoplar num Eheim 2213, se escolher o de 300w vai ter de levar um redutor nas mangueiras. Por outro lado embora o de 200w esteja no limiar, o aquário apenas vai ter 40cm de altura (110cm comp X 40cm alt X 50cm prof) ou seja as luzes vão acabar por influenciar no aquecimento da água já que a altura da coluna de água é pequena.

Qual aconselham dado a vossa experiencia com os mesmos, o de 200w ou 300w?

 

Aproveito para dizer, para o pessoal não ficar a pensar que a filtragem é só aquela que referi, que o 2213 é filtro de apoio que terá o aquecimento e o UV sendo a filtragem principal assegurada por um 2217 que tem um reator de CO2 (logo n o querer ligar aqui o termostato para não diminuir o caudal)

 

Obrigado

 

Bruno está no link que o Nazarethy colocou

 

200W para 220L, está um pouco abaixo do limite dado nas especificações, que é de 180L, para um delta de 10ºC, relativamente á temperatura exterior.

O facto de teres as luzes a ajudar ao aquecimento, não deve fazer grande diferença. Vais ter sempre um período longo (14 horas?), sem luz ligada. E provavelmente de madrugada, altura em que a temperatura mais desce.

 

Pelo que tenho lido, os termoestatos vão um pouco mais além do que é indicado na tabela do fabricante. Provavelmente até te safavas, mas acho demasiado arriscado.

Eu tenho 200W para 120Litros, e obviamente é mais do que suficiente. Diga-se que estou muitíssimo satisfeito com o termoestato.

 

Tabela do fabricante:

ethsj.jpg

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduz o caudal pq como eu referi, vou ter de colocar redutores já que o 300w apenas vem com saidas 16/22mm. Ora esses redutores são pontos de perda de carga, ou seja vão criar atrito e perturbação no fluxo, logo diminuir o caudal.

Não é cisma é hidraulica!!!!!!

 

Tens toda a razão sobre a perda de caudal, é o que se aprende nas aulas :)

Em termos praticos, não sei se será algo significativo.

 

Mas já agora diz-me, como são esses redutores? Podes mostrar uma pic?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.