Mudança para salgado. Apagar este topico


pedroaqua22

Recommended Posts

Existem vários, mas pelo que já ouvi os melhor são da ADA e da ELOS. Mas tens muitos.

 

O Substrato inerte depende do teu gosto claro :) mas se vais ter corydoras, não escolhas um muito grosso

 

Quando a fertilização, pensa em primeiro pores um bom substrato fértil que já ajuda bastante, depois pensas no resto

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 96
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Existem vários, mas pelo que já ouvi os melhor são da ADA e da ELOS. Mas tens muitos.

 

O Substrato inerte depende do teu gosto claro :) mas se vais ter corydoras, não escolhas um muito grosso

 

Quando a fertilização, pensa em primeiro pores um bom substrato fértil que já ajuda bastante, depois pensas no resto

 

Ok João, muito obrigado :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal,

estive a ver a tal calha de leds que tinha falado e não gostei muito dela. A calha é a beam works. O problema dela e que tem uma iluminação um pouco concentrada, espalhando pouca luz. :sleepiness2:

 

Portanto na iluminação ainda estou a zeros. :sleepiness2:

Alguem me pode ajudar neste aspecto no aconselhamento de alguma calha mesmo que nao seja de leds, como por exemplo t5.

 

Segundo as pesquisas que estive a fazer para a minha litragem do aquario (360lts) a regra de watt por litro ja nao funciona muito bem uma vez que o watt se refere mais ao consumo.

 

Segundo as contas que fiz seguindo a regra de lumen por litro, a litragem do aquário e as plantas que pretendo manter, segui a conta de 60lumens por litro que me da 21600lms.

 

Acham que este valor é suficiente? é que fiz esta conta por 60lm/lt por ter visto alguns topicos de outros plantados com litragens identicas a seguir este valor.

 

Já agora podem aconselhar-me alguma(s) calha(s) para este valor caso este seja o correcto?

 

Obrigado :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal,

estive a ver a tal calha de leds que tinha falado e não gostei muito dela. A calha é a beam works. O problema dela e que tem uma iluminação um pouco concentrada, espalhando pouca luz. :sleepiness2:

 

Portanto na iluminação ainda estou a zeros. :sleepiness2:

Alguem me pode ajudar neste aspecto no aconselhamento de alguma calha mesmo que nao seja de leds, como por exemplo t5.

 

Segundo as pesquisas que estive a fazer para a minha litragem do aquario (360lts) a regra de watt por litro ja nao funciona muito bem uma vez que o watt se refere mais ao consumo.

 

Segundo as contas que fiz seguindo a regra de lumen por litro, a litragem do aquário e as plantas que pretendo manter, segui a conta de 60lumens por litro que me da 21600lms.

 

Acham que este valor é suficiente? é que fiz esta conta por 60lm/lt por ter visto alguns topicos de outros plantados com litragens identicas a seguir este valor.

 

Já agora podem aconselhar-me alguma(s) calha(s) para este valor caso este seja o correcto?

 

Obrigado :thumbup3:

 

Pessoal???? por favor preciso mesmo de conselhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, eu acho que estamos a uns anos de as calhas de leds se tornarem correntes. Para já acho que são muito caras e provocam muita confusão ainda. Além disso, a maioiria das vezes é sempre um grande filme para os fabricantes darem as informações todas.

 

Eu ainda sou adepto das T5, mas compreendo que se quiseres muita luz, para 300 L, a longo prazo os leds são melhor€€s.

 

No entanto, não acho que devas descartar já as beamwork. Não sei se terás muitas mais alternativas, além de fazeres tu a tua própria calha. Porque é que dizes que espalha pouca luz?

 

Vê o post num 6

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminação - n sei que plantas vais ter, mas assim dá para o que quiseres.

T5 - 4*54w (penso que são estas para esse comprimento de aquário. Sem paciência para confirmar ;) ). Ficas com 212w de luz que . Como no geral estas calhas vêm em circuito independente duas as duas, vais adaptando com recurso a relogios. Um exemplo 3h 2*54W + 2h 4*54w + 3h 2*54w.

 

LEDs - Compensa a nivel monetário, ao fim de 3-4 anos amortizaste o custo extra e começas a poupar em eletricidade e em lampadas. Quanto a qualidade, pelo que li e já fui falando com pessoal da área, já se csg perfeitamente iluminar um plantado sem problemas. Eu no plantado que vou montar para o mês que vem estou sériamente a pensar em faze-lo.

Exemplos: calhas da AqualedLight ou da Aquaeden.

 

 

DIscordo com o que já foi dito por aqui... um plantado consegue-se com dedicação e gosto por aprender, se tens dinheiro para investir faz a coisa como queres, com CO2 e afins. Podes até cometer erros, mas desde que a coisa seja estudada muitos deles podem ser eliminados e a coisa vai lá sem grandes stress! Ter um plantado não é um bicho de sete cabeças. Como em tudo na vida depende daquilo que estás disposto a investir tanto pessoal como monetáriamente!

 

PS- só uma nota, diz-se (pq nunca tive experiencia propria) que CO2 e Sumps não combinam, é possivel e provável, mas eu já vi aquários com sump que resultaram!

 

Força nisso

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ser sincero, eu acho que estamos a uns anos de as calhas de leds se tornarem correntes. Para já acho que são muito caras e provocam muita confusão ainda. Além disso, a maioiria das vezes é sempre um grande filme para os fabricantes darem as informações todas.

 

Eu ainda sou adepto das T5, mas compreendo que se quiseres muita luz, para 300 L, a longo prazo os leds são melhor€€s.

 

No entanto, não acho que devas descartar já as beamwork. Não sei se terás muitas mais alternativas, além de fazeres tu a tua própria calha. Porque é que dizes que espalha pouca luz?

 

Vê o post num 6

 

Ola desculpem nao ter respondido logo mas andava um pouco ausente da net por estava de ferias.

Mas obrigado pelos conselhos a todos.

 

Pois eu sincerente também tou a achar os leds um pouco confusos.

Mas isso normal pois sou mesmo principiante. Portanto se as cenas mais simples já me

Baralham estas ainda me devem baralhar mais ehehe.

 

Eu em relação a iluminacao nao percebo mesmo nada. Mas as t5 esteticamente nao dão um aspecto um pouco estático ao aquario?

 

Eu também andei mesmo a pensar optar pelas t5 e acho que para já será mesmo esta a opção.

 

As beamworks achei que os leds ficavam demasiado focados num ponto. Posso estar errado e aquilo ser normal. Isto também foi um conselho que me deram num loja de Aquariofilia que vende estas calhas (águaviva).

 

Se me puderem dar alguns conselhos em relação a elas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminação - n sei que plantas vais ter, mas assim dá para o que quiseres.

T5 - 4*54w (penso que são estas para esse comprimento de aquário. Sem paciência para confirmar ;) ). Ficas com 212w de luz que . Como no geral estas calhas vêm em circuito independente duas as duas, vais adaptando com recurso a relogios. Um exemplo 3h 2*54W + 2h 4*54w + 3h 2*54w.

 

LEDs - Compensa a nivel monetário, ao fim de 3-4 anos amortizaste o custo extra e começas a poupar em eletricidade e em lampadas. Quanto a qualidade, pelo que li e já fui falando com pessoal da área, já se csg perfeitamente iluminar um plantado sem problemas. Eu no plantado que vou montar para o mês que vem estou sériamente a pensar em faze-lo.

Exemplos: calhas da AqualedLight ou da Aquaeden.

 

 

DIscordo com o que já foi dito por aqui... um plantado consegue-se com dedicação e gosto por aprender, se tens dinheiro para investir faz a coisa como queres, com CO2 e afins. Podes até cometer erros, mas desde que a coisa seja estudada muitos deles podem ser eliminados e a coisa vai lá sem grandes stress! Ter um plantado não é um bicho de sete cabeças. Como em tudo na vida depende daquilo que estás disposto a investir tanto pessoal como monetáriamente!

 

PS- só uma nota, diz-se (pq nunca tive experiencia propria) que CO2 e Sumps não combinam, é possivel e provável, mas eu já vi aquários com sump que resultaram!

 

Força nisso

 

Ola novamente peco desculpa por nao ter respondido logo.

 

Em relação as plantas que vou ter serão:

Anubias Barteri nana

Eleocharis parvula

Limnobium laevigatum

Lindernia rotundifolia

Staurogyne repens

Vallisneria nana

 

Em relação a essa ideia para t5 eu gosto muito porque eu queria mesmo fazer um sistema de iluminacao dia/noite mais próximo do real possível.

Nao é pouca potencia para o meu aquario? Uma vez que o meu aquario tem 360 litros? Ou chega?

 

Em relação ao CO2 já tinha lido que nao era muito compatível com sump.

Umas pessoas falaram que nao tem qualqier problema, depende do sitio onde se coloca a entrada do CO2 e outros falaram que é mesmo incompatível porque as fugas de CO2 sao tantas pela sump que teria de se adicionar quantidades enormes de CO2 para compensar isso.

 

Quem acham deste assunto?

 

Obrigado pelos conselhos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para essa litragem chega, muita luz é sinonimo de muitos problemas de algas, ainda para mais sem adição de CO2. O CO2 vai ser o principal limitante do crescimento, logo não necessitas de muita luz.

O exemplo que te dei ( 3h 2*54W + 2h 4*54w + 3h 2*54w)....é meramente indicativo, caso verifiques algumas carências em crescimento por falta de luz, sempre podes aumentar o periodo de tempo, dentro do ciclo, em que estão as 4 lampadas ligadas.

 

Qt à sump eu só usaria se estiveres a pensar no futuro em montar um salgado, doutro modo n vejo grandes vantagens. Ok, tens mais espaço de filtração e não tens a entrada e saida do filtro à vista.

Por outro lado,

- um bom filtro externo faz o mesmo serviço,

- tens a coluna seca com o retorno que também é inestético

- caso sejas muito prefeccionista sempre podes aquirir uns lily pipes

- qt ao CO2, caso se confirme essa dificuldade, ficas sp limitado no futro, sem opção de experientares algo diferente.

 

São opções...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Eu vou explicar o meu objectivo talvez assim seja mais fácil darem os vossos conselhos.

A minha prioridade neste aquario é a fauna e nao a flora. Alias, eu era para montar um aqua com um layout apenas com substrato inerte e rochas.

 

Entretanto mudei de ideias por me aconselharem a

Por plantas visto isto ser necessário para peixes como neons e discus.

 

É possível a criação de um aquario com neon tetras discus corydoras apenas com substrato inerte e rochas de preferencia de ph neutro?

 

Caso seja impossível tenho pensado outra hipótese que e a do mesmo layout mas com white cloud mountain minnows.

 

Isto porque realmente tenho receio de ter problemas com o CO2 por causa da sump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto mudei de ideias por me aconselharem a

Por plantas visto isto ser necessário para peixes como neons e discus.

 

É possível a criação de um aquário com neons tetras discus corydoras apenas com substrato inerte e rochas de preferencia de ph neutro?

 

Caso seja impossível tenho pensado outra hipótese que e a do mesmo layout mas com white cloud mountain minnows.

 

Isto porque realmente tenho receio de ter problemas com o CO2 por causa da sump.

 

Como te disse tens de ser tu a fazer as escolhas. E isso é fundamental antes de iniciares o que quer que seja!

 

Podes claramente ter um aquário para discus com neons e corys em que a presença de plantas é mínima, só com substrato inerte e apenas uns apontamentos de um outro feto e uma ou outra anubia. São sistemas, como podes ver alguns na parte dos ciclídeos americanos, que não necessitam de substrato fértil, apenas alguma fertilização liquida (pouca). São algo sombrios, os requisitos de luz são pequenos (4*54w ligados é muito) e conseguem ser extremamente bonitos pelas cores dos peixes, aliados a uma natureza "pseudo morta" com contrastes luz vs sombras. Neste caso uns troncos ramificados geralmente compõem o ramalhete e ficam a matar. Aliás é este tipo de cenário mais sombrio de natureza meio morta que representa mais fielmente o seu habitat natural.

Tens de pensar bem no layout pq a coisa só resulta bem qd tudo é bem estruturado e agradável à vista.

Neste caso sump é uma muito boa opção, boa capacidade de filtragem e material todo cá em baixo.

 

Exemplo com apenas 80w de luz, muito bonito.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=198343

 

Se pretendes algo mais "vegetal", ai sim, aconselho-te já uma calha como aquela que te tinha referido, mas sempre com iluminação moderada (já que não queres CO2), utilização de substrato fértil, e fertilização liquida regular.

Será um plantado low-tech em que as plantas são de crescimento lento.

Quanto à sump continua a ser uma opção válida mas sabes de antemão que caso queiras um dia injetar CO2 a coisa pode ou não resultar (existem relatos contraditórios e como nunca experienciei não me pronuncio)

 

Exemplo (vou puxar dos galões, é um nano que mantenho mas que o principio aplica-se a aquários maiores)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=176262

 

Abraço

 

Ps - escreve tudo num post facilita as coisas e é boa politica.

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como te disse tens de ser tu a fazer as escolhas. E isso é fundamental antes de iniciares o que quer que seja!

 

Podes claramente ter um aquário para discus com neons e corys em que a presença de plantas é mínima, só com substrato inerte e apenas uns apontamentos de um outro feto e uma ou outra anubia. São sistemas, como podes ver alguns na parte dos ciclídeos americanos, que não necessitam de substrato fértil, apenas alguma fertilização liquida (pouca). São algo sombrios, os requisitos de luz são pequenos (4*54w ligados é muito) e conseguem ser extremamente bonitos pelas cores dos peixes, aliados a uma natureza "pseudo morta" com contrastes luz vs sombras. Neste caso uns troncos ramificados geralmente compõem o ramalhete e ficam a matar. Aliás é este tipo de cenário mais sombrio de natureza meio morta que representa mais fielmente o seu habitat natural.

Tens de pensar bem no layout pq a coisa só resulta bem qd tudo é bem estruturado e agradável à vista.

Neste caso sump é uma muito boa opção, boa capacidade de filtragem e material todo cá em baixo.

 

Exemplo com apenas 80w de luz, muito bonito.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=198343

 

Se pretendes algo mais "vegetal", ai sim, aconselho-te já uma calha como aquela que te tinha referido, mas sempre com iluminação moderada (já que não queres CO2), utilização de substrato fértil, e fertilização liquida regular.

Será um plantado low-tech em que as plantas são de crescimento lento.

Quanto à sump continua a ser uma opção válida mas sabes de antemão que caso queiras um dia injetar CO2 a coisa pode ou não resultar (existem relatos contraditórios e como nunca experienciei não me pronuncio)

 

Exemplo (vou puxar dos galões, é um nano que mantenho mas que o principio aplica-se a aquários maiores)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=176262

 

Abraço

 

Ps - escreve tudo num post facilita as coisas e é boa politica.

 

Mas é possível ter substrato inerte apenas com algumas anubias e ter ao longo de todo o vidro (junto a ele) vallisnerias nana?

Ter apenas algumas (poucas) rochas.

As vallisnerias nanas dar-se-ao bem sem substrato fértil e sem CO2?

 

Os peixes que teria seriam discus, neon tetras, e mais alguns tetras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Com esta minha decisão final devem ficar todos a pensar que sou doido.

 

O que eu quero mesmo à muito tempo e que já ando a estudar é um salgado, por isso me lembrei de ter este aqua que pudesse depois adaptar para salgado com o objectivo de me ambientar mais a aquariofilia na prática.

 

depois de uma escolha dificil optei mesmo por arriscar em montar um salgado deste mesmo aquário em que abri este tópico.

 

Peço desculpa pelo trabalho e tempo gasto que fiz alguns de voces perderem ajudando-me com conselhos.

 

De qualquer forma agradeco muito.

 

Vou abrir este topico identico em principiantes de água salgada portanto agradecia que me dessem os vossos sabios conselhos nesse novo topico.

 

Peço tambem ao moderadores para apagarem este topico uma vez que vou criar um topico novo.

 

Obrigado

 

Pedro Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso, mas faz bem contas aos euros, eu desisti da ideia qd a coisa ultrapassou os 1000 euros em material! Fazer um projeto com cabeça, pensado, com futuro e com material de qualidade minima sai caro, mas se tens capital disponivel....

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende, se procurares nos classificados, investigares bem as coisas, e fores comprando as coisas aos poucos e de acordo com a tua experiência, acho que consegues fazer algo barato (obviamente o barato é muito relativo). Na única coisa que não deves poupar é no escumador.

 

Boa sorte! Espero ver fotos

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.