Problema anubia, algas e fertilizante


delarsenal

Recommended Posts

Boas, tenho uma anúbia no meu aquário de 54 lts com uma folha cheia de algas verdes que eu mesmo a raspar com uma escova não desaparecem... Não tenho Co2 e a anúbia não tem o rizoma enterrado. Ultimamente não tenho posto fertilizante liquido porque tenho medo que as algas se alastrem para as outras folhas... Tenho 2 CAE que não comem as algas, e eu sei que não os devia ter neste aquário, mas o meu antigo rebentou e tive que comprar este.

 

O que faço para tirar as algas da anúbia? ela já está a ficar com buracos grandes nas folhas... Tenho também medo de por caracois pois o meu botia come-os todos numa noite....

 

 

 

 

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que aconselho é fazeres mudas mais frequentes de água com menos iluminação.

existe um fertilizante bastante bom para as algas, que é o flourish excel da seachem, caso possas comprar.

tens é de usar a dose reforçada para o dobro do que está indicado.

podes ver neste link:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=196946

que é uma boa ajuda.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

o que aconselho é fazeres mudas mais frequentes de água com menos iluminação.

existe um fertilizante bastante bom para as algas, que é o flourish excel da seachem, caso possas comprar.

tens é de usar a dose reforçada para o dobro do que está indicado.

podes ver neste link:http://www.aquariofi...howtopic=196946

que é uma boa ajuda.

Hmm... ler as coisas com mais atenção antes de postar. As algas a que o delarsenal se refere são verdes e não pretas...

 

Boas, tenho uma anúbia no meu aquário de 54 lts com uma folha cheia de algas verdes que eu mesmo a raspar com uma escova não desaparecem... Não tenho Co2 e a anúbia não tem o rizoma enterrado. Ultimamente não tenho posto fertilizante liquido porque tenho medo que as algas se alastrem para as outras folhas... Tenho 2 CAE que não comem as algas, e eu sei que não os devia ter neste aquário, mas o meu antigo rebentou e tive que comprar este.

 

O que faço para tirar as algas da anúbia? ela já está a ficar com buracos grandes nas folhas... Tenho também medo de por caracois pois o meu botia come-os todos numa noite....

Depois de ler o teu post, continuo com algumas dúvidas. Dúvidas essas que servirão para fundamentar uma resposta futura da minha parte.

 

Qual a iluminação, trocas de água (frequência e percentagens), se possível os valores de NO3 e PO4, e que tipos de algas são, pintas ou tipo pêlo...

 

E mesmo sem saber estes dados, posso desde já dizer-te umas quantas coisas:

 

- Buracos nas folhas das anúbias... nas folhas antigas, ou com mais frequência nas novas? Quase de certeza que é o Bótia.

 

- Não é por deitares fertilizante a mais que vais ter mais algas. Desengana-te, o que causa algas são precisamente as carências de nutrientes, e não os seus excessos. Obviamente que sem saberes o que tens dentro do aquário (refiro-me às concentrações de NO3 e PO4) não deves fertilizar à toa.

 

- Se falas em algas verdes, a menos que sejam greenspot, em princípio o que se está a passar, é que tens carências de Fosfatos (PO4). Como a anúbia é uma planta de crescimento lento, é normal que elas cresçam lá mais facilmente do que noutros sítios.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

- Buracos nas folhas das anúbias... nas folhas antigas, ou com mais frequência nas novas? Quase de certeza que é o Bótia.

 

 

Nas Anúbias eles geralmente não fazem buracos, comem mesmo metade da folha! Se for nova, nas antigas não lhes tocam! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Qual a iluminação, trocas de água (frequência e percentagens), se possível os valores de NO3 e PO4, e que tipos de algas são, pintas ou tipo pêlo...

 

 

 

 

Ola, tenho uma lâmpada de 20w e faço tpas semanais de 10% ontem fiz uma de 20% e limpei o filtro. Neste momento já não tenho o teste de PO4 ( acabaram á uns meses e ainda não comprei mais) mas os valores de NO3 estão á volta dos 40-50.... As algas são tipo pêlo, são essas que me preocupam não as consigo tirar embora tenha as de tipo pinta também mas estas são fáceis de remover.

 

Quanto aos buracos nas folhas acho que não é o bótia já que os buracos são no meio da folha e parece "queimado", e também o bótia não customa subir á superficie ( as folhas estão quase á superficie)

 

 

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caso os nitratos não venham da água da rede é através de tpa's mais frequentes e maiores.

os valores de nitratos da água que colocas no aquário é inferior a 40? deveria ser mais perto de 20.

a outra solução passa por fertilizares sem nitratos, de modo a que os valores de nutrientes se mantenham constantes e a baixar nunca chegando a 0.

pois os peixes geram a amónia, que passa a nitritos e finalmente nitratos.

ainda falta controlar os valores de fosfatos.

qual o fertilizante que vais colocar no aquário, quantidade e frequência?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que estive a pesquisar o meu problema deve ser o excesso de nitratos, já que os tenho muito altos... como é que os posso baixar?

 

40 ppm de nitratos garanto-te que não são o teu problema!

 

vê este site

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

caso os nitratos não venham da água da rede é através de tpa's mais frequentes e maiores.

os valores de nitratos da água que colocas no aquário é inferior a 40? deveria ser mais perto de 20.

a outra solução passa por fertilizares sem nitratos, de modo a que os valores de nutrientes se mantenham constantes e a baixar nunca chegando a 0.

pois os peixes geram a amónia, que passa a nitritos e finalmente nitratos.

ainda falta controlar os valores de fosfatos.

qual o fertilizante que vais colocar no aquário, quantidade e frequência?

 

O fertelizante é o Sera Florena liquido, ponho 10 ml por semana...

 

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 ppm de nitratos garanto-te que não são o teu problema!

 

vê este site

 

GM

 

Pois, é mesmo isso, eu tenho pouca corrente de água e não tenho CO2, vou tentar aumentar a corrente de água nas plantas, o filtro como veio com o aquario não vale muito e tem pouca força, secalhar é melhor por outro dos que tenho por aqui..

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

desconheço a zona de abastecimento da tua água de rede mas caso tenhas curiosidade sobre a qualidade da tua água da torneira podes dar uma salto aqui a página da tua câmara. No geral pareceu-me que a tua água traz Nitratos numa média de 10 mg/L.

 

Desconheço o teu aquario mas acho que o teu problema está no desquilibrio da tua água. Pelo que percebi não fazes qualquer tipo de fertilização e pelo que vejo da tua água o que precisas é de fosfatos e talvez de algum potassio e micros porque o resto a tua água tem.

Se tens poucas plantas arranja mais porque se queres combeter as algas é com elas que o fazes. Para baixar os nitratos vai ter que meter plantas de crescimento rápido. Como provavelmente não tens substrato fértil e 20W de iluminação aconselho-te esta planta, Ceratophyllum demersum 'Foxtail' que é de crescimento rápido, não precisa de substrato fértil e exige pouco CO2 (3 - 5 mg/L).

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais