Palhaços doentes


Diesel_Car

Recommended Posts

Olás,

 

Reparei, há 3 dias atrás, que apareceram algumas pintas no meu "macho" ocellaris.

São pintas pequenas e brancas, que parecem algodão...

 

Também a "fêmea" apresenta uma única pinta destas no topo da barbatana dorsal, mas já a tem desde que chegou cá a casa (4 meses). Tenho notado que aumentou desde o momento em que a detectei (1 semana depois de ter chegado ao aquário), estando agora em forma de "bola" com quase 1,5mm.

 

Ambos os peixes comem de forma excelente mysis, krill, larva-vermelha, bosmiden, artémia - de manhã - e granulado HBH Soft&moist com Krill - á noite -, sendo que a comida congelada é complementada com 3 gotas de vita-chem (vitaminas), de 2 em 2 dias (dia sim...dia não).

As cores continuam muito boas, e não noto respiração ofegante nem sinais de stress.

As pintas do macho são muito pequenas, mas com aspecto de algodão (6 no total - 4 na barbatana pélvica esquerda, 1 na barbatana peitoral direita e 1 pequenina na dorsal) e volumosas.

 

Fotos:

Pic_2647_2.jpg

 

Pic_2647_5.jpg

 

A "fêmea" e o seu enfeite na dorsal: :(

Pic_2647_4.jpg

 

Os peixes, como referi acima, continuam de excelente saúde e a doença não se espalhou aos restantes habitantes - Pseudocheilinus hexataenia, Pomacentrus coelestis e Salaria.

Todos os valores da água estão bons e os corais crescem a olhos vistos...

 

Trata-se de que doença?

Algum tratamento necessário...ou deixo "andar"?

Qual a causa e consequências :( ?

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- vou tentar fotografar mais de perto a "bola" que a fêmea tem...para ajudar no diagnóstico.

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me Lymphocistis. Podes tentar remover fisicamente com uma espátula ou bisturi, mas isso poderia provocar stress indesejado nos peixes.

Se for mesmo isso, não há tratamento, só a remoção física. Desde que não afecte a zona em redor da boca não há motivos para preocupação, acabando por desaparecer.

Boa sorte

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o João.

É uma doença viral auto-limitante. Eu costumo retirar com a ponta dos dedos ou com uma tesoura pequenina enquanto mantenho o peixe á superficie numa rede. É um processo muito rápido. No entanto, na maioria dos casos regride espontaneamente ao fim de semanas ou alguns meses. Os peixes anjo eos borboleta são geralmente os mais susceptíveis.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olás,

 

O macho já está "curado"! Tão depressa como apareceram, as pintas desapareceram sem deixar maselas (aparentes)...

 

Acabei por raspar a "bolha" da fêmea com um cotonete (retirei-a do aquário e coloquei em cima de compressas molhadas com água do aquário), e apliquei um pouco de betadine. De seguida limpei com água...

Está assim desde dia 7, e a bolha não voltou a crescer. 8)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

os meus palhaços apareceram hoje completamente salpicados de pintas brancas. Será a mesma coisa? Ontem não tinham nada. Continuam activos, como sempre...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pintas brancas ao longo do corpo é provavelmente Cryptocaryon irritans. Se for é mais complicado que o Lymphocistis. O Lymphocistis tem o aspecto de nódulos e são visivelmente salientes em relação às extremidades do peixe.

Eles continuam a comer bem?

Provavelmente houve uma qualquer situação de stress que enfraqueceu o sistema imunitário dos palhaços.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles comem bem, mas até agora Semana e meia de aquário) só lhe stenho dado larva de mosquito. Será disso?

Não percebo. Ontem à noite estavam impecáveis. Fiz umas mexidas na rv, por causa de uma anémona fugidia, mas eles não pareciam nada stressados. Até se aproximavam da minha mão.

Se fôr o que diagnosticaste como o poderei tratar, sabendo de antemão que é um nano reef (54 litros), com corais e rv e que não tenho hospital para água salgada?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

pst,

 

se é o que se diz podes tratar com ick attack pois não afecta corais nem invert. mas é preciso salientar uma coisa:

 

o ick são parasitas e como tal só aparecem se tiverem ovos no aquário .

os ovos das duas uma ; ou compraste algo a 1 semana atrás e invectou o aquário ou o tratamento de prevenção não foi feito eficasmente .por isso para aqueles que fazem prevenção devem ver bem que produtos usam .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais