Restauração


Manguinhas

Recommended Posts

Boas Manguinhas,

 

Tenho uma garrafa de 5l de co2 dessas das máquinas de cerveja e tinha a mesma ideia quanto ao regulador,

 

http://viewitem.eim.ebay.pt/CO2-regulator-with-solenoid-magetic-valve-aquarium/250692507511/item

 

Este é só uns euros mais barato mas parece farinha do mesmo saco,

Depois diz-me por quanto te ficou isso, se pelo preço que está aí ou se pagas-te mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 109
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá, Nazarethy.

 

Acabei por não ir por ai.

Realmente não tenho a certeza da qualidade do redutor, mas não me pareceu grande espingarda.

Acabei por comprar isto:

 

http://www.ebay.de/i...#ht_2884wt_1139

Custou, mas com o Google Tradutor e com um bocado de intuição, acabei por chegar lá.

 

Já o recebi em casa. Ficou por 35€ só o redutor, mas é de altíssima qualidade. Só o peso daquilo, ui...

Agora vou mandar vir o resto do sistema também do EBay (agora sim, do chinês), à excepção da válvula solenoide que vai vir da Sonigate.

 

Abraços.

Editado por Manguinhas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, então mais updates:

Montagem por passos:

 

Colocação da película traseira:

 

img1531du.jpg

 

As pedras já fervidas:

 

img1533t.jpg

 

Já postas no sitio:

 

img1534ar.jpg

 

img1535wk.jpg

 

Colocação do areão da frente:

 

img1537el.jpg

 

img1536l.jpg

 

Colocação das bactérias iniciais e do ferro:

 

img1538ho.jpg

 

img1539c.jpg

 

JBL AquaBasis:

 

img1540yk.jpg

 

JBL Manado:

 

img1543hl.jpg

 

Testes das posições dos troncos (depois foram retirados, e a sua posição foi marcada com pedrinhas):

 

img1545t.jpg

 

img1546g.jpg

 

Plantação da Cuba:

 

img1532pg.jpg

 

img1548ml.jpg

 

img1551js.jpg

 

Estado actual:

 

img1550ff.jpg

 

img1549v.jpg

 

Agora está a levar com 10 horas de luz (ainda a fraquinha 2x39w, não liguei as HQI), com o aqua praticamente tapado (deixei um niquinho aberto para haver troca de ar).

Vamos vendo os progressos.

 

Entretanto surgiram-me algumas duvidas:

Fui fazer testes aos parâmetros da água da torneira.

Ao fazer o teste do GH da Sera, seguindo todas as instruções, a água ficou sempre castanha, não passou para a côr final (agora falha-me a memória, mas julgo que era vermelho). Acrescentei cerca de 40 gotas, por 2 vezes (devo ter gasto o teste quase todo... :tapfoot: ). Presumi que o teste estivesse estragado...

Pus ali no meu estado esta situação, e o rpc esclareceu-me que isto poderia ser indicativo que o GH=0..

Agora, será que este nível é prejudicial para flora ou fauna?

Caso seja necessário, como é feito o aumento do GH?

 

Outra questão não relacionada:

Estava a pensar comprar os sais para fazer a fertilização aqui:

https://www.aquariumplantfood.co.uk/

Mas quando vi os valores dos portes deu-me vontade de desistir...

Há algum sitio cá onde se possa comprar? Já fui à farmácia onde costumo comprar e não arranjam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que 0 de gh é optimo.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manguinhas! ;) Tenho acompanhado este projecto nas linhas laterais, mas chegou altura de eu entrar com o seguinte:

 

http://translate.google.com/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.fishtanktutor.com/why-care-about-your-aquarium%25E2%2580%2599s-water-hardness&prev=/search%3Fq%3DGH%2B0%2Bppm%26hl%3Dpt-PT%26biw%3D1440%26bih%3D813%26prmd%3Dimvns&sa=X&ei=IEI3UNyGHZGJhQeMgYHYDQ&ved=0CCMQ7gEwAA

 

Está traduzido horrivelmente pelo Google ;)

 

Abraço, espero ter ajudado.

 

Pedro M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Porque nos devemos preocupar com a dureza da água?

 

 

A dureza da água do seu aquário pode ser, por si só, um dos elementos menos importantes no puzzle que é a química da água. Será que isso quer dizer que nos podemos esquecer dela? Nem por isso. Vamos lá aprender um pouco acerca da dureza da água, e o porquê de termos que a manter sob controle

 

Faz mal a quê?

 

A dureza da água do seu aquário toma um papel muito importante. Quanto mais dura a água, mas carbonato de cálcio (CaCO3) tem a água. Quanto mais CACO3 houver na água, maior será a capacidade tampão. Essa capacidade tampão é responsável por fazer o teu aquário mais ou menos resistente a mudanças de pH. Isso é MUITO importante para os teus peixes. Enquanto uma água mais ou menos dura pode não ser o ideal para os teus peixes, eles conseguem lá viver na mesma. Quanto ao pH já é outra história, se o pH do teu aquário fôr demasiado elevado ou baixo, pode ser stressante para os teus peixes. Os dois parâmetros estão interligados. O mais importante a reter é isto: água dura é mais resistente a mudanças de pH e mudanças de pH são más.

 

Termos Básicos de dureza da água

 

Aqui estão alguns termos básicos que estão relacionados com a dureza da água. Deverás obter um kit de testes, que deverá conter estes termos.

  • DH – Graus de dureza
  • KH – Dureza carbonatada
  • GH – Dureza total

  • Muito mole 0-4 dH – 0-70 ppm
  • Mole 4-8 dH – 70-140 ppm
  • Média 8-12 dH – 140-210ppm
  • Dura 12-20 dH – 210-350 ppm
  • Muito Dura 20+ dH – 350+ppm

Qual é a dureza da água ideal?

 

Depende da espécie de peixes, é aconselhável ler acerca das espécies que mantens. É de relembrar que se devem escolher peixes que necessitem das mesmas caracteristicas. Não esquecer a relação entre a capacidade tampão e o pH. Quanto mais dura fôr a água, mais estável será o pH no aquário. Se a água estiver com um KH muito mole, deverá ser tida muita atenção ao pH.

 

Como é que aumento a dureza da água?

  • Filtra a água do teu aquário fazendo a passar através de conchas esmagadas
  • Adiciona bicarbonato de sódio (NaHCO3) – 1 colher de chá para cada 100 litros – Isto irá aumentar o KH em aproximadamente 2 dH.
  • Adiciona carbonato de cálcio – 1 colher de chá para cada 100 litros – Irá aumentar o KH e o GH 2-4 dH.

E se eu o quiser baixar?

  • Ferver a água irá reduzir a dureza, apesar de não ser muito prático
  • Filtrando a água do aquário através de turfa.
  • "almofadas" que baixam a dureza da água podem ser compradas em lojas da especialidade. Fazem trocas iónicas que levam a uma diminuição d adureza da água"

Apenas traduzi, não sou o autor deste artigo. O original pode ser visto aqui

 

Abraços

 

Paul

 

P.S: A tradução não foi revista

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema para as plantas?

Acho que é bom.....
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passada sensivelmente uma semana da plantação, como era de esperar, nenhuma alteração visível...

Há que haver paciência... só me apetece encher aquilo de água e meter 47 peixes lá para dentro...

Mas vai compensar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

47 não podes colocar logo de repente depois de colocar a água pois vai dar asneira. Mas se forem uns 38 passadas duas horitas e vinte e três minutos, não deve haver problema :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manguinhas, belo tópico, se percebi bem estás a fazer um dry-start?

Gostava muito que mostrasses a evolução disso.

 

Agora tenho que criticar esse fundo horrível que puseste na traseira, se quiseres eu ajudo-te a colar um autocolante como deve ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, então e se esperar 7h, posso meter os 47, mais meio? LOL

 

Brancaman, realmente não ficou muito a meu gosto.

Aquilo é aquele papel autocolante que se usa para forrar os livros.

Primeiro tentei pôr a parte com a cola, e não gostei das imperfeições.

Depois, colei o outro lado com fita-cola, mas também não gostei muito do resultado.

Se calhar, ainda aceito a tua oferta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.