praga caracois! (como combater?)


Tiago23

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Tenho uma duvida, uns caracois que veêm das plantas, está a propagar cada vez mais, sei que os botias são uma solução para acabar com isso mas tambem para acabar com os meus camaroes.

 

Não quero usar nenhum produto quimico, prefiro uma soluçao mais saudavel..

 

Li algures que existe uma especie de caramujo que devora os caracois pequenos,e nao come os camaroes.. nao sei se estou a dizer uma barbaridade ou nao, alguem me pode dar uma ajuda?

 

Se realmente houver qual é a especie em causa?

 

Cumps

 

Tiago Brandão.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

estas a falar dos caracois helena. sim, para mim, sao a melhor opçao contra excesso de caracois.

 

é ecologico

aumenta a diversidade do aquario

é seguro com camaroes, peixes e plantas

nao polui a agua

nao tem efeitos secundarios

 

cumps

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São as Helenas, mas não te sei dizer muito mais.

 

Também há umas armadilhas para caracóis, mas também não sei se funcionam bem.

 

Tenho bótias, nunca vi um único caracol no meu aquário! :P Daí a minha ignorância nesse assunto!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora ...

 

os helena comem tudo o que for caracol. ampularias inclusive. seja qual for o tamanho delas.

os helenas comem caracois pequenos, medios e grandes ...

 

lol.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os anentome helena são uma grande solução mas atenção que um caracol maior que um helena pode durar mais um pouco mas também marcha. No meu aqua de 120lt pus 2 faunus ater que gostei bastante e comprei, um deles durou 2 semanas, o outro durou uns 3 meses mas também já marchou. talvez a melhor solução seja separar outros caracóis que lá tenhas enquanto os helena cuidam da praga em questão.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Uma dúvida.. Os camarões também não ajudam a comer os caracóis?

Eu tenho o aquário com vivos à cerca de uma semana, é tive de comprar 2 Helena porque apareceram caracóis, e imagino que vieram ovos numa planta que me deram que estava num aquário de caracóis.

Por incrível que pareça hoje estava entretido a ver o aquário quando encontro um camarão minúsculo a passear de um lado para o outro.. Até fiquei contente, porque a idea também era por camarões :)

Gostava era de saber se ele também comem os caracóis, porque tenho Ideia de já ter lido isso aqui no fórum..

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

os camaroes adoram caracois ... depois de os esborracharmos contra o vidro. fora esta situaçao ... desconheço camaroes comerem caracois. e acredita que tenho muitos de ambos.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

os camaroes adoram caracois ... depois de os esborracharmos contra o vidro. fora esta situaçao ... desconheço camaroes comerem caracois. e acredita que tenho muitos de ambos.

Obrigado..

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma duvida, uns caracois que veêm das plantas, está a propagar cada vez mais, sei que os botias são uma solução para acabar com isso mas tambem para acabar com os meus camaroes.

 

Curioso... tenho 2 botia kubotai (não gosto muito dos palhaço) num aquário com camarões e nunca os vi a comê-los! Só mesmo os caracois (curiosamente também não tocam nas ampulárias... e cheguei a ter criação).

 

Mas sim, para um aquário de camarões os helena serão mais indicados (até pelo tamanho).

 

Cumps.

 

P.S.: Também nunca vi um camarão atacar um caracol... sem estar esborrachado, claro está! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora ...

 

os helena comem tudo o que for caracol. ampularias inclusive. seja qual for o tamanho delas.

os helenas comem caracois pequenos, medios e grandes ...

 

lol.

 

Eu tenho 2 ampulárias e as helenas que tenho nunca marcharam...

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tive ambas, helenas e ampulárias, também com essa teoria... as ampulárias vivem hoje me dia no céu dos caracois... :fart004:

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As helenas pela minha experiência acabam com todos os caracois, maiores ou mais pequenos até em grupo atacam, também neste momento tenho mais de 100 lol. Mas a parte boa é que adoram a comida que se dá aos camarões, ou seja quando acabaram os caracois, elas vivem bem da comida dos camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Penso que as helenas não atacam as ampularias dado serem bem maiores que eles (5 vezes maiores).

O resto é que sim, eles vao devorar!

 

ampulárias, neritinas e umas planorbis corneu grandes (tem uma risca gigante branca)

Cumpts

 

O meu Aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Mais uma ajudinha para este combate!

Em relação a iluminação! Qual é a melhor altura em que, bótias ou helenas, melhor atacam os caracóis?

Os caracóis que "tenho" só aparecem com as luzes desligadas, portanto, imagino que a eficácia dos bótia seja reduzida... As helenas preferem o ataque nocturno,, não?

 

Abraço à comunidade!

Luis Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais