Alterações móvel com aquário cheio


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Só depois de montado o aquário é que reparei que os filtros não me cabem dentro do móvel. Tenho um aquário de 120 cm (deve pesar já cheio, com o areão e troncos cerca de 300 kg) com um móvel de duas portas.

 

O móvel tem uma divisória central e uma prateleira a meio nos dois espaços de cada lado da divisória (neste momento não tenho fotos para colocar). Além disso tem duas travas suplementares em T de cada lado do móvel.

 

Gostava de pôr pelo menos uma das prateleiras uns 10 cm mais acima, de modo a que os filtros coubessem dentro do móvel.

 

A minha ideia é instalar uma prateleira nova à altura que quero, e depois cortar (não há maneira de fazer de outro modo, já que não tenho como chegar aos parafusos que a seguram no lugar) a anterior.

 

E agora? Acham que corro alguns riscos em fazer isso com o aquário por cima? Ao por a prateleira nova antes de retirar a outra estou a tentar preservar a integridade estrutural do móvel.

 

Faço mal em puxar a prateleira para cima?

 

Obrigado

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Paul uma foto da coisa ajudava muito

 

Como e que as prateleiras estão presas?

 

Tira la fotos da coisa

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é,

 

com fotos é mais fácil. Desculpem a desarrumação, juro que não estou a fazer publicidade a nada!!

 

DSCN7062.jpg

 

 

DSCN7063.jpg

 

Semttulo.jpg

 

DSCN7065.jpg

 

Que acham da situação? Eu acho que só dá para tirar as prateleiras cortando-as.

 

A minha ideia é fazer uns furos numa das laterais do móvel para colocar lá uns parafusos e segurar a nova prateleira.

 

Existe algum risco do móvel perder integridade estrutural ao fazer isso?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é,

 

com fotos é mais fácil. Desculpem a desarrumação, juro que não estou a fazer publicidade a nada!!

 

DSCN7062.jpg

 

 

DSCN7063.jpg

 

Semttulo.jpg

 

DSCN7065.jpg

 

Que acham da situação? Eu acho que só dá para tirar as prateleiras cortando-as.

 

A minha ideia é fazer uns furos numa das laterais do móvel para colocar lá uns parafusos e segurar a nova prateleira.

 

Existe algum risco do móvel perder integridade estrutural ao fazer isso?

 

Pessoalmente acho que sim...

Não sei se deste conta mas tens o equivalente a uma vaca em cima desse móvel....se o começas a furar pode dar mau resultado e além disso acho que as prateleiras é que dão parte da estabilidade do móvel

Se fosse comigo fazia assim:

ponto 1 Acho que havias de comprar cerveja

ponto 2 convidar uns amigos para ir lá a casa(de preferência halterofilistas)

ponto 3 vazar parte do aquário e retirá-lo de cima do móvel

ponto 4 fazer as alterações

ponto 5 só depois começar a beber as cervejas....

Abraço :doofywave:

Pois é,

 

com fotos é mais fácil. Desculpem a desarrumação, juro que não estou a fazer publicidade a nada!!

 

DSCN7062.jpg

 

 

DSCN7063.jpg

 

Semttulo.jpg

 

DSCN7065.jpg

 

Que acham da situação? Eu acho que só dá para tirar as prateleiras cortando-as.

 

A minha ideia é fazer uns furos numa das laterais do móvel para colocar lá uns parafusos e segurar a nova prateleira.

 

Existe algum risco do móvel perder integridade estrutural ao fazer isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai a minha opinião.

Eu não mexia nessas prateleiras. Porque?

Se reparares elas estão ao meio, as prateleiras estão ai por uma razão muito simples, estão a dar sustentabilidade ao armário.

Se as puxares para cima sem reforçares isso primeiro estas sujeito que o armário tombem para o lado como umas cartas.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai a minha opinião.

Eu não mexia nessas prateleiras. Porque?

Se reparares elas estão ao meio, as prateleiras estão ai por uma razão muito simples, estão a dar sustentabilidade ao armário.

Se as puxares para cima sem reforçares isso primeiro estas sujeito que o armário tombem para o lado como umas cartas.

Concordo plenamente com o Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente com o Carlos

Amigo faz um corte numa delas em meia lua mas nunca mais que 75% , isto é para que a prateleira faça sempre algum trabalho como disse o amigo carlos.

 

2 ª opção- compras um pedaço de mdf cortas á medida da actual prateleira e vais colocar essa de mdf acima da actual e à medida (altura) que queres, colas tudo muito bem e deixas secar bem tudo e depois cortas a prateleira de origem para que consigas enfiar lá o filtro, Abraço e boa bricolagem.

Editado por naccoelho1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

2 ª opção- compras um pedaço de mdf cortas á medida da actual prateleira e vais colocar essa de mdf acima da actual e à medida (altura) que queres, colas tudo muito bem e deixas secar bem tudo e depois cortas a prateleira de origem para que consigas enfiar lá o filtro, Abraço e boa bricolagem.

 

Pois... era exactamente isso que queria fazer. Só precisava que alguém me dissesse se éra possível. A ideia é pôr uma terceira prateleira uns 10 cm acima de uma delas e depois de bem fixa, corta-la.

 

Já alguém fez algo do género?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... era exactamente isso que queria fazer. Só precisava que alguém me dissesse se éra possível. A ideia é pôr uma terceira prateleira uns 10 cm acima de uma delas e depois de bem fixa, corta-la.

 

Já alguém fez algo do género?

Podes fazer isso á confiança amigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer isso á confiança amigo.

 

Obrigado!! Se o meu armário depois se desmoronar vou te bater à porta! :P

 

Ainda não tenho as ferramentas necessárias, mas quando o fizer, eu faço um tópico para que outros possam fazer se precisarem!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!! Se o meu armário depois se desmoronar vou te bater à porta! :P

 

Ainda não tenho as ferramentas necessárias, mas quando o fizer, eu faço um tópico para que outros possam fazer se precisarem!

lol, faz isso bem feito e com calma que tudo correrá bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo completamente do que foi dito por aqui, essas prateleiras não interferem de modo algum com a integridade do móvel, o que sustenta o movel na sua totalidade são os travamentos laterais, porem não conveniente estar a mexer no móvel com o aquário em cima.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo completamente do que foi dito por aqui, essas prateleiras não interferem de modo algum com a integridade do móvel, o que sustenta o movel na sua totalidade são os travamentos laterais, porem não conveniente estar a mexer no móvel com o aquário em cima.

 

Realmente também não acho conveniente. Daí ter perguntado se posso fazer isto sem problemas. Porque não vale o esforço de esvaziar o aquário, tirar peixes... e sei lá que mais, só por causa de uma prateleira.

 

Se alguém me disser que não corro riscos, ou que já tenha feito algo do género eu avanço.

 

Estou à espera de mais opiniões! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discordo completamente do que foi dito por aqui, essas prateleiras não interferem de modo algum com a integridade do móvel, o que sustenta o movel na sua totalidade são os travamentos laterais, porem não conveniente estar a mexer no móvel com o aquário em cima.

 

Ola VítorFranco :doofywave:

 

Tudo bem temos os travamentos laterais, mas as prateleiras de dentro estão a travar a parede do meio e as de lado em conjunto com os travamentos laterais travam o armário.

 

Agora tirar essas prateleiras (como disseste e bem :thumbup3: ) com aquele aquário em cima é um grande risco.

Muito devido ao peso do mesmo, e sem aquelas prateleiras ao meio o armário a meu ver perde sustentabilidade.

E depois os azares podem acontecer. :priere:

 

Dai ter dito que a meu ver não mexia nas mesmas.

 

Hora 300 kilos no minimo do aquario ....

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Carlos, volto a discordar, as prateleiras nem servem para fazer os travamento da parede do meio, os travamentos tem que ser sempre perpendiculares às outras peças para terem algum efeito.

 

Eu sou só um engenhocas...um engenheiro é que podia explicar melhor aqui como funcionam os travamentos. :)

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Carlos, volto a discordar, as prateleiras nem servem para fazer os travamento da parede do meio, os travamentos tem que ser sempre perpendiculares às outras peças para terem algum efeito.

 

Eu sou só um engenhocas...um engenheiro é que podia explicar melhor aqui como funcionam os travamentos. :)

 

Pois eu também de engenheiro não tenho nada e mais engenhocas :roflroll2:

 

O melhor e chamarmos a ordem dos engenheiros e a tal grua bang

 

Agora fora de brincadeiras, penso que neste caso vai ser sempre o Paul que vai ter que decidir se vai assumir o risco ou não hehe

E depois conta a malta como correu cheers

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é óbvio nunca vou retirar lá a prateleira sem primeiro ter a certeza que aquilo não cai ao tira-la. Daí a minha ideia de primeiro pôr uma prateleira nova um pouco mais acima, e só depois, retirar a prateleira que não me interessa.

 

Fazendo assim acho que não corro grandes riscos. Eu sei que não é a situação ideal, sabendo que tenho 300 kilos em cima. Mas o principio é o mesmo do que escorar uma mina, ou uma ponte antes de fazer os pilares.

 

Bom, bom, era que aparecesse aí alguém que já tivesse feito algo do género! Para eu me decidir!!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou dar a minha opinião, mas aviso que não percebo nada de trabalho manuais:

Essa prateleira que está aí apenas (e eventualmente) poderá evitar que a lateral do armário entorte para fora e possa em útimo caso partir com a torção.

Os travamentos dos armários são normalmente feitos pelas costas dos mesmos. Mas pela foto esse armário não tem costas (algo que eu teria colocado para suportar um peso desses).

Na minha humilde e simples opinião podes colocar a prateleira mais em cima e depois retirar essa ou fazer um recorte em U, o que te mantém as laterais unidas a meio da altura do armário mas apenas na zona das costas.

Se o espaço der, mesmo que o filtro só para entrar e sair tenha que ser inclinado, eu colocaria uma prateleira mais acima e essa não cortaria em U mas sim em O (não sei fazer aqui um quadrado que também serve) deixando uma moldura a toda a volta com cerca de 2 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Só depois de montado o aquário é que reparei que os filtros não me cabem dentro do móvel. Tenho um aquário de 120 cm (deve pesar já cheio, com o areão e troncos cerca de 300 kg) com um móvel de duas portas.

 

O móvel tem uma divisória central e uma prateleira a meio nos dois espaços de cada lado da divisória (neste momento não tenho fotos para colocar). Além disso tem duas travas suplementares em T de cada lado do móvel.

 

Gostava de pôr pelo menos uma das prateleiras uns 10 cm mais acima, de modo a que os filtros coubessem dentro do móvel.

 

A minha ideia é instalar uma prateleira nova à altura que quero, e depois cortar (não há maneira de fazer de outro modo, já que não tenho como chegar aos parafusos que a seguram no lugar) a anterior.

 

E agora? Acham que corro alguns riscos em fazer isso com o aquário por cima? Ao por a prateleira nova antes de retirar a outra estou a tentar preservar a integridade estrutural do móvel.

 

Faço mal em puxar a prateleira para cima?

 

Obrigado

Aqui deixo a minha opinião que considero mais segura e em que o móvel fique em segurança sem ser mexido!

então bora lá: pelo que vi nas fotos, o melhor se fosse eu, comprava MDF ou mesmo madeira, cortava à medida onde está o filtro, pintava da cor do móvel, até podias numa das partes fazer de porta e tudo. Basta teres jeito para bricolage e tudo se faz. Mas eu não arriscava em cortar nada do armário! atenção é minha opinião.

Abraço

 

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2

Editado por victor77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se o espaço der, mesmo que o filtro só para entrar e sair tenha que ser inclinado, eu colocaria uma prateleira mais acima e essa não cortaria em U mas sim em O (não sei fazer aqui um quadrado que também serve) deixando uma moldura a toda a volta com cerca de 2 cm.

 

Realmente não tinha pensado nessa hipótese. É uma opção a considerar. Ainda estou à espera que chegue um segundo filtro para eu tirar as medidas e decidir.

 

Quando e se fizer a "obra", eu abro um tópico nos DIY!

 

Obrigado a todos pelos conselhos, vou reflectir no assunto ainda durante uns tempos!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui posso dar a minha opinião :D

 

o armario todo para suster esse peso tem de estar travado e tal não se faz com as parteleiras tanto que estas so são colocadas depois do movel estar feito e alem disso para estarem bem feitas têm de ter folga (a madeira reage as tempreaturas e humidades mesmo tratadas)

logo mesmo que retires essa parteleira seja pelos suportes seja cortando-a não afectara a estabilidade do movel, se o fizer o movel não iria aguentar o aqua por muito tempo...

 

agora o que eu faria... literalmente o que o sr. bricolage te disse um buraco com moldura. é facil mais barato que uma parteleira nova e ainda ficas com mais espaço :D

 

verifica como estão presas as parteleiras normalmente elas são postas por dentro logo podem ser retiradas por dentro (embora com alguma ginastica à mistura) e assim evitas trepidação pelos cortes que isso sim pode vir a ser prejudicial, embora muito pouco)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei como estão postas. Eu não consigo ver parafusos nenhuns do lado de fora do móvel, por isso das duas uma, ou estão coladas, ou o móvel foi montado da parte central para fora. (primeiro a madeira central, depois as prateleiras e no fim as duas madeiras verticais nas extremidades), mas duvido que tenha sido assim.

 

Podem ver nas fotos que não há indícios de nenhuns parafusos... Se tiver colada ainda melhor, é só descolar e pô-la mais para cima. Não sei é como descolá-la... :)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.