CRIAÇÃO DE BETAS


António Moreira

Recommended Posts

Comprei um aquário com cerca de 10 lts, com a finalidade de fazer criação de BETAS.

 

Comprei um macho e duas femeas, mas parece que o macho só quer andar à pancada, pois ainda não fez o ninho de bolhas.

 

A temperatura da água é de 25º, e o pH é de 7,2.

 

Será que comprei um gay?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tens que ter boas condições para eles, e voute só dar umas dicas:

Um aquario cheio de plantas para as femeas se esconderem, uma maternidade para a femea (enquanto o macho faz o ninho ela tem que estar protegida) e um aquario de 40cm (Mínimo).

O resto é so pesquisares... :wink:

...tEaM vOnVaTiNg!... a bombar!! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas v/ respostas.

 

O aquário tem as seguintes dimensões:

 

28,5 x 25 x 39,5 cm

 

Quando introduzi os peixes desliguei o aparelho de filtragem, para não criar turbulência na água.

 

A luz está ligada durante 10 horas.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

o aqua nao é dos melhores mas pode funcionar na mm pq eu ja criei em maternidades bettas!!

 

Bem o macho n faz o ninho pk tem as femeas por perto

por isso acoselho pegar so numa e por dentro de um fundo de garrafa de plastico tipo coca cola de 2 litros assim o macho n pode fazer mal á femea! dps é esperar que o macho fassa o ninho e que a femea tenha umas listras verticais! a agua n deve ter movimento nenhum por plantas fica ao teu criterio! dps soltas a femea vai levar umas pancadas do macho ate se sumeter e for com o macho pra debaixo do ninho!!

boa sorte

eu crio bettas a algum tempo e tnho me safado desta maneira!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :(

 

Ó António, epá com tantos tópicos sobre o assunto que já passaram aqui, tu ainda fazes uma pergunta dessas? Epá pensei que isto dos bettas já estava esplicado há muito tempo atraz.

 

Enfim lá vamos nós outra vez :D

 

Para já o ph está muito alto, visto que os bettas têm como habitat natural, charcos, e lagos de água parada, e cheios de plantas e troncos. Ou seja, o ph da água é mais pó ácido que pó alcalino.

 

Em relação ao aqua que comprás-te é optimo para fazeres criação dos bettas, mas não para teres 3 bettas a viver.

 

É tambem um bom aqua para teres só um macho ou as duas fêmas. Se a água for fria podes ter um macho e uma fêmea. É claro que para isto tens de ter um filtro, o melhor e mais barato e mais funcional para isto será mesmo um filtro de esponja, é do melhor não dá chatices e praticamente não o vais ter de limpar. Tens de atestar o aqua com plantas, e quando digo atestar é mesmo atestar, é pegar em tudo o que tiveres de plantas que se aguentam sem estarem plantadas em areão e meter lá pa dentro. Eu tenho um aqua de 30cm assim com um macho e uma fêma. E tenho no aqua, daquelas plantas flutuantes, tenho a superficia atestada disso, tenho uma anubia nana, tenho fetos de java, musgo de java, elodeas, epá e mais umas quantas que não me lembro do nome :D

Básicamente quando se olha para o aqua só se vê é plantinhas verdes por todo o lado. A luz é claro que fica quaze o dia todo ligada. Os caracois que o aqua apanhar são uma benção que limpão completamente o aqua de algas. Se não meteres aquecedor, não aparecem nem algas nem caracois. Eu tenho o meu sem aquecedor. Outra coisa não deves dar de comer todos os dias aos bettas, acabam por inchar e morrer. Os meus comem dia sim dia não e por vezes dia sim dia não dia não dia sim.

Não tem mal nenhum e até tenho reparado que estão cheios de saude e bem grandes.

 

Isto é como deves ter os bettas a viver. Claro que se arranjares um aqua maior, melhor, mas as condições de uma vida saudavel são éstas. E é claro, comida de jeito, larva vermelha ou mistura de discus uma cena assim, em quantidades pequeninas, a unha do dedo mindinho chega.

 

Bom em relação a manter bettas saudaveis é isto que tens de fazer. Para os criares, fica aqui um link para um artigo que eu fiz sobre a criação de bettas, se seguires o que lá está vais ver que é bem facil de criar bettas :D

 

http://clientes.netvisao.pt/ut021507/betta...a_splendens.htm

 

Bom espero que corra tudo bem e depois dá noticias de como é que vão os putos :D

 

Xico, uma vez que o ninho que os machos fazem, é constituido de bolhas de ar e da sua propria saliva, se a superficie da água estiver em movimento, este ninho não se aguenta né :D

 

Portem-se

 

8)

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António... nós andamos aqui todos a aprender uns com os outros :lol:

 

É sempre bom quando se consegue ajudar alguém, mas mais recompensador ainda é ver alguém que nós já ajudámos a ajudar outra pessoa.

Enquanto se conseguir manter este espirito de entre-ajuda temos muito futuro pela frente.

 

Boa sorte com os bettas e já sabes... queremos fotos dos bébés quando nascerem :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho criado bettas e felizmente tenho-me saído bem, claro que após muita pesquisa :wink:

 

Como já te foi dito aí parece que tens bettas a mais, por isso, e como dizes que o teu principal objectivo á criar, eu optaria por deixar esse aquário de 10 litros para as fêmeas e colocaria o macho à parte, não num copo de 1/2 litro, claro.

 

Para fazeres criação compravas um aquário de 40cm (assim depois também terás mais espaço para os alevins) e daria descanso às fêmeas juntando-as ao macho exclusivamente para criar.

 

Faz no google uma pesquisa com as palavras criar bettas e verás que te aparecerá em vários sites todo o processo ao pormenor :wink:

 

Qualquer questão mais específica coloca aqui ou envia PM e terei todo o gosto em ajudar :)

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais