Fertilizante em pastilhas - Composição ! ! !


joao paiva

Recommended Posts

queria saber se posso colocar este adubo (pastilhas) no aquario para as Echinodorus e para as valisnérias!não há risco de envenenar a água?

 

o fertilizante tem a seguinte composição:

 

adubo NPK 13.6.9 +3 contendo crotonilidendiureia (CDU).

13% de azoto (N) total sendo: 2,3% de azoto amoniacal, 1,1% de azoto ureico, 9,6% de azoto de síntese orgânica (CDU).

6% de anidrido fosfórico (P2O5); 9% de óxido de potássio (K2O) solúvel em água. 3% de óxido de magnésio (MgO). Oligoelementos: 0,02% de Boro (B), 0,03% de cobre (Cu); 0,09% ferro (Fe); 0,09% de Manganês (Mn); 0,01% de Molibdénio (Mo); 0,03% de Zinco (Zn).

 

 

é bom ou não???

 

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi olha quanto a composição quimica não sei analisar se é bom ou não. De qq maneira não referiste a marca....se for de marca para uso em aquarios não terá qq tipo de problema. Nesse caso deverás colocar as pastilhas no cascalho +/- 1 ou 2cm enterradas e distribuidas pelo areão.

Conforme te digo, se for de marca de aquario deverá trazer um folheto informativo sobre a quantidade a colocar em função do volume...de outra maneira penso que colocar 'à toa' pode conduzir a problemas ou de excesso ou carência.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fosse de uma marca para aquarios eu sabia que não havia problema mas o que acontece é que queria saber se com esta composição dá porque é muito mais barato e dura para muitos meses!São pastilhas para jardinagem e só quero mesmo saber a opinião de mais pessoas! :P

 

a marca é ALGOFLASH ''plantas verdes''

 

eu penso que dá e que o unico elemento que pode ser prejudicial é o Cobre (Cu) mas vamos ver se tenho razão ou não... :D

 

:wink: mestres dos plantados...digam o que acham :wink:

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e de quantos litros é o teu aqua?colocas com que regularidade?em cada pé pões 1/3 da barra é?

600lt brutos...

 

Normalmente corto 4 ou 5 barras em 3 pedaços. Tenho 6 pés de Echinodorus. Costumo colocar 2 ou 3 pedaços ao lado/por baixo das plantas.

 

A periodicidade depende... Normalmente coloco quando começo a ver que as folhas estão c crescer pouco, a querer abrir buracos ou a rasgar... :wink:

3 em 3 meses... +/-...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tao poucas barras em 600l é capaz e nao trazer problema...ams uma sobredosagem disso em aquarios mais pequenos pode-te trazer problemas ja que o valor do P é um pouco elevado...e o K deveria ser mais elevado que o N, ja que nos dejectos dos peixes e no resultado de outras degradações biologicas existem azoto e fosfatos mas pouco potássio. Se conseguires encontrar com uma relação npk melhor...

 

Quanto á quantidade de oligoelementos...o cobre nao parece estar muito elevado e esse é que te poderia trazer problemas, especialmente aos invertebrados que sao mais sensiveis.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais