Cluedo no Aquário. Quem é o criminoso?


al_finete

Recommended Posts

Olá! Boas!

 

Estou com um problema. Sim, eu sei o que alguns vão dizer... Que fui eu que o criei... eu sei... mas agora... só há uma solução... mudar o criminoso...

Então é assim: o meu aqua não é dos maiores (+- 80x40x30) e na escolha das espécies não foram tidos todos os cuidados que poderiam ser necessários! Concordo! Mas estava com esperança, o que querem? Erro meu! Mas agora...

 

Tenho um pleco, 2 bótias palhaço, 6 neons, 2 coridoras, e 2 escalares. De notar que os escalares e o neos foram colocado no aqua ao mesmo tempo e os escalares eram pequenos, por isso tinha esperanças de que se habituassem aos neos. Pelos visto não! Ou será??

 

O que acontece é que de há uns tempos para cá, têm-me desaparecido uns neons. Mas desaparecido literalmente!!

 

Caso 1: 22h. Acabo de plantar umas coisas. Contagem antes de apagar a luz: 8 neons. 8h da manhã seguinte. Contagem: 7 neons.

 

Caso 2: uns dias depois. meio da tarde. contagem: 7neons. 8h da manhã seguinte. contagem: 6 neons.

 

Para onde é que os peixes foram? Esta situação já tinha acontecido há umas semanas. O aqua tem tampa! Não há restos de nada. Nem rabo, nem espinha. Nem nas pedras, nem nas plantas, nem no filtro, nem colados à tampa (podiam ter saltado e ficarem do lado de dentro da tampa...), nada! Agora, os escalares não pareciam ter barriga cheia, até pq de manhã estavam (como sempre) famintos. Os bótias sim... Principalmente um que tem um tamanho engraçado.

 

Quem é que é o bandido? É certo que são os escalares? Ou podem ser os bótias e o resto ajuda à festa? É normal um peixe DESAPARECER COMPLETAMENTE NUMA NOITE? Os neons tb têm um tamanho razoável (para neon, claro)... Claro que uma das soluções poderá ser tirar os neos para outro aquário, ou então os "agressores"... mas quais deles???

 

Alguém tem uma idea?

 

Cumprimentos.

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não coloques neons ou cardinais com ciclideos (escalar).

 

Se queres ter essas espécies juntas tens que colocar os peixes ao mesmo tempo, mas quando são juvenis e não adultos!

 

Agora o que tens a fazer é tirares os neons para outro aqua, ou colocar uma rede a separar as espécies.

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua resposta, Paulo, mas se reparares, eu referi no texto que os escalares e os neos foram efectivamente colocados ao mesmo tempo e os escalares (nessa altura) ainda eram pequenos.

 

Agora, ou tiro os neos (como dizes) ou então, tiro os escalares ou os bótias (se forem eles os maus da fita).

 

O que eu quero realmente saber é se é normal um peixe desparecer assim sem deixar rasto e ter a certeza de quem foi... Podem ter sido os bótias e os escalares aproveitaram??

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os botias palhaço crescem até 30cm..... qual o tamanho dos mesmos agora? Tens alimentado os mesmos -pleco,coridoras e bótias com alimento próprio, pastilhas?

Eu aposto nos Bótias , com o pleco a ajudar e as coridoras a comerem o resto....

 

Eu neste momento tenho num aquario de 260l, 18 neons, 8 coridoras , um pleco, e dois bótias palhaço(pequenos), alimento sempre com pastilhas á noite e durante o dia com flocos, e até agora tudo bem.

Os bótias costumam sair da "toca" ao final do dia, tenta reparar se eles persegem os neons.

 

Espero ter ajudado,Rita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os botias palhaço crescem até 30cm..... qual o tamanho dos mesmos agora? Tens alimentado os mesmos -pleco,coridoras e bótias com alimento próprio, pastilhas?

Eu aposto nos Bótias , com o pleco a ajudar e as coridoras a comerem o resto....

 

Eu neste momento tenho num aquario de 260l, 18 neons, 8 coridoras , um pleco, e dois bótias palhaço(pequenos), alimento sempre com pastilhas á noite e durante o dia com flocos, e até agora tudo bem.

Os bótias costumam sair da "toca" ao final do dia, tenta reparar se eles persegem os neons.

 

Espero ter ajudado,Rita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foram os escalares. Não há duvida. Nem os botias nem os plecos comem neons. Se tivessem muita fome, os botias iam atacar as plantas e os plecos iam procurar o muco dos escalares e nunca os neons.

 

Jacinto

 

P.S. Sem espinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu amigo, a solução é simples.....

Escalares e neos nunca foram uma mistura saudavel.. como tu proprio, pelo que já escreveste, até já sabes...

 

Explicar o desaparecimento é simples. Os escalares comem a "carne" e os restos (espinha), se restar alguma, os botias e/ou plecos a destroem.

 

Por que é assim, estas especies (botias e plecos) são peixes de fundo (têm a boca virada para baixo) é-lhes muito dificil perseguir (embora que os botias sejam muito rápidos) e comer um peixe em "espaço aberto", mesmo que seja do tamanho dum neon. Logo, acredita que são os escalares os culpados. Quanto á espinha, como já foi dito, ou os escalares a comem ou os peixes de fundo desaparecem com ela e/ou os filtros a sugam...

 

Acredita, tive um cardume de néons de 17 especimes e os colisa lalia desapareceram-me com 15 (??!!) Apenas retirei o corpo de uns 3 ou 4, o resto foi-se...

 

Solução: ou deixas os escalares comerem "bife" até acabar os neons, ou como já te disseram, mudas ou os néons ou os escalares para outro aquario. E para a proxima consulta as caracteristicas dos peixes a adquirir para evitar futuros desgostos... :cry::cry:

 

Boa sorte...

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tens um filtro interno daqueles de decantação de ventosas??? se tiveres a solução é facil foram sugados pela bomba do filtro sei disto porque ja perdi 23 cardinais nesta brincadeira e so no ultimo é que vi o que se passou

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção porque os neons podem simplesmente ter morrido e depois foram comidos pelos restantes peixes ou então não os encontras.

 

Já vi 20 neons morrerem numa tarde, cada vez que olhava para o aqua tava um morto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas.

 

Os neos já foram "realojados". Já não vão servir de comida viva para ninguém... É melhor assim...

 

ritaazevedo: Os meus bótias-palhaços, um tem uns 10 cm e o outro uns 7 cm. Quanto a alimentação, sim, alimento-os com pastilhas de fundo. A eles e às coridoras, mas mesmo durante o dia. Os meus comem a qualquer hora. Mesmo flocos... Limpam tudo. Além disso tenho outras pastilhas específicas para o pleco, à base de vegetais. E esse sim, alimento à noite. Mas os meus bótias andam activos durante todo o dia. São peixes fabulosos... Quando crescerem, também já tenho nova casa para eles...

 

Bem, mais uma vez, obrigado a todos.

 

Cumps,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Ainda bem que os neons já estão "a salvo"!

 

Voltando à questão de juntar neons /cardinais e escalares, é um mito. Num dos meus aquários tenho, já há alguns meses, 3 bótias palhaço (7/8 cm), 5 escalares e cardinais juntos e, até agora não houve eclipses. Os cardinais e os nariz de bêbado andam +- juntos e sempre respeitam os "donos do aquário", isto é, se os escalares vão para um lado os cardinais vão para outro canto do aquário. O que na realidade acho é que o espaço no aquário é fundamental. É muito diferente viver num T0 ou n uma vivenda com vários quartos, jardim e piscina.

 

Cumprimentos

Amor é... amar o mar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais