Como podar as cryptos


A. Ferreira

Recommended Posts

Vivas,

 

Estou a ficar com um matagal no meu comunitário e queria podar um pouco as cryptos, mas não sei como fazê-lo :oops: ...

 

Arranquei 1 delas para por noutro lado e quilo eram raízes enormes que me levantaram o substrato e aquilo ficou uma lástima. Ainda por cima coloquei a planta noutro local e ela quase morreu e só agora é que está a recuperar...

 

Sugestões aceitam-se..., deixo 1 foto do áqua para perceberem melhor o que digo.

 

img3889.jpg

 

Obrigado antecipadamente pela V. preciosa ajuda.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

só conheço uma forma... cortar caule a caule.

Por alturas da Petshow arranquei bem mais de 50 cryptos do meu 180L.

A melhor forma para o fazer foi puxá-las não na vertical mas sim em diagonal (e em várias direcções), de forma a que as raizes se partissem debaixo do substrato e não trouxessem muita sujidade para a coluna de água.

Ou seja, usei as camadas superiores do substrato como forma de limpar as raizes.

Não resulta a 100%, obviamente, mas atenua bastante.

 

O maior handicap disto é que, ficando pedaços de raizes debaixo do substrato, as cryptos voltarão a nascer mais tarde ou mais cedo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vejo a solução apresentada pelo Paulo Lisboa, eu também fazia dessa forma, esticar para os lados para a raiz ceder, claro que fica um bocado no substrato o que mais cedo irá fazer nascer outra krypto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas não morrem, apenas fazem "meltdown" das folhas. Novas nasceram de seguida, portanto podes mudá-las.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo empurrar as minhas junto ao substrato, as raizes vão atrás. Não é uma planta que dê para podar por isso temos de conhecer bem o tamanho que atingem antes da montagem, senão podem ficar grandes demais.

 

Uma dica, quando se arranca uma crypto normalmente as raizes são longas e temos que as aparar para podermos plantar de novo...essas raizes velhas não as deitem para o lixo, se as deixarem a flutuar num cantinho do aquário, essas raizes vão formar novas plantas que depois podem voltar a plantar ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda, não sabia disso do "meltdown"...

 

Estamos sempre a aprender :naughty:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais