crescimento do glosso defeciente


Recommended Posts

malta tenho um nano de 20L plantei la glossoestigma

 

mas ando a deparar com um suposto problema

 

è k akilo em vez de se alastrar ta a crescer muito para cima. existem algumas k estao rentes ao chao e se alastram mas a maior parte ja tem prai 4 rebentos e continuam no ar será normal?

ou mais tarde com o peso da planta (porque nao acredito k cresça imaginemos 10cm sempre direitinha sem tombar) esta fica mais junto ao solo e ai as raizes ja agarraram?

 

acho eskezito......

 

 

cumprimentos a malta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 89
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bom Dia.

 

Não sendo entendido no assunto mas tendo investigado a glossostigma e a Hemianthus callitrichoides precisamente porque estou a pensar em usá-las no meu layout, recordo-me ter lido em vários sítios que um sinal de insuficiente iluminação poderia ser o crescimento vertical em vez de lateral... Qual é a tua relação de Watts por Litro? Talvez por aí possamos chegar a uma conclusão. Lembro-me igualmente ter lido em outros sítios a teoria de que a glossostigma iria sempre crescer para cima até que se lhe desse uma poda valente para ela começar a alastrar para os lados....?

 

Abraços

 

Tony

 

Fontes a consultar:

http://www.plantedtank.net/forums/plants/159290-glossostigma-elatinoides-glosso-growing-high.html

http://www.aquascapingworld.com/plantpedia/full_view_plant.php?item_id=55

http://www.monsterfishkeepers.com/forums/showthread.php?364010-LED-s-and-Glossostigma

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pa iluminaçao nao é decerteza o nano é de 20 litros e tenho uma luminaria com uma lampada PL de 24w

Agora isso da pode ate pode ser verdade mas é estranho pk certos pés k eu plantei cresceram de forma correcta começaram logo a alastrar agora os outros é k eu acho estranho....... pa é k akilo ja tem 4cm ou mais de altura......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois então não sei. Vê os links que coloquei. Há muito pessoal com o mesmo problema e as soluções colocadas acabam sempre por ser uma de 3:

1. Aumentar a luminosidade ou 2. Podar a planta ou 3. enterrar os runners e forçar assim o alastramento.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

se alguém souber, que explique o que vou dizer, que não sei se é correcto... mas ouvi/li algures....

Que o espectro da luz influencia no tipo de crescimento... com um espectro mais baixo, as plantes tendem a crescer com folhas maiores e mais rasteiras, e com um espectro mais alto, tendem em crescer em altura e mais esbeltas....

Ou é um mero mito??

 

grande abraço

 

CR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem visto!

 

Há quantidade e há qualidade... esse foi um dos problemas quando andei a estudar os leds pois muitos trabalhavam exactamente no espectro que era menos útil para as plantas... por outras palavras... pode haver luz aproveitável insuficiente apesar de haver 24W de luz... bua... até me custa compreender o que acabei de escrever... seja como foi... as 3 hipóteses continuam válidas.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma teoria (não é testada) que o crescimento vertical não é por causa da luz (o mais óbvio) mas por causa do CO2. Ou seja, as plantas quando têm pouco CO2 crescem na vertical à procura do CO2 atmosférico. Tenta aumentar o CO2, aguarda 3 semanas e vê o que acontece. Eu já tive praticamente todas as plantas de tapete e nunca me cresceram para cima, mas eu sempre tive níveis de CO2 muito altos quer com pouca ou muita luz.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gmmartins,

Então o espectro da luz não interfere em nada com o tipo de crescimento das plantas? Li em fóruns sobre plantados, e inclusive já ouvi em workshops... daí eu ter falado disso.. sem qualquer base cientifica ou conhecimento de causa...

No entanto, o que dizes faz todo o sentido...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu tambem pesquisei um poko e pelo que parece é a luz. acabo por nao perceber o problema mas pelo que me apercebi tenho luz suficiente o problema parece que esta na altura da luz. mas como nao sou nenhum prol em ingles havia certas palavras que nao entendia e acabei por nao perceber se tenho k colocar a luz mais alta ou mais baixa pelo menos é o k eles dizem.....

outra soluçao sao as podas, podei este fim de semana todas as extensoes que cresciam para cima vamos la ver no k da.

em relação ao co2 no aqua comunitario tenho co2 pressurizado mas neste nano onde tenho o glosso o co2 é de receita.

Fiz ontem a receita nova e tou com cerca de 2 bolhas por segundo sera k é suficiente ou ainda tenho k aumentar ainda mais?

se for esse o caso terei k adicionar mais fermento correcto? corrijam-me se tiver errado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez li uns artigos e desta vez parece que a luz nao é suficiente ou seja akilo cresce para cima com falta de luz....

mas como sera isso possivel se o meu aqua é tao pekeno apenas de 18l e tenho uma PL de 24w de 10000k. ja nao entendo nada disto a mim parece-me luz mais k suficiente mas o raio do glosso continua a crescer para cima....... preciso de ajuda e opinioes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Capacidade de penetração na água? Distância da PL do substrato? Água com indice de refração alterado? Plantas flutuantes?

 

Essa PL é nova e de origem conhecida? Já li tanta coisa sobre lâmpadas que já duvido de tudo.

 

Abraços e boa sorte para resolver o teu problema.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pa a capacidade de penetraçao nao sei como se vê isso? a luminaria ta presa ao vidro é a unica forma mas mesmo assim ta a um palmo e meio de altura em relaçao ao fundo do aquario. plantas flutuantes nao tenho. a luminária bem como a lampada é nova comprei na aquaplante e tb ja vi na aquaeden a sério k nao entendo so falta mergulhar a lampada dentro de agua...............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só me estava a referir à penetração pois as lâmpadas tem tendência a perder a potência ao longo do tempo. Por isso é que a malta vai trocando as lâmpadas de ano para ano. Se é uma luminária nova isso não se põe claro a não ser que tenhas daqueles aquários todos estilizados que são muito mais altos do que largos.

 

De resto já não sei. Fui confirmar no site da tropica e dizem o mesmo que já tinha dito e o que confirmaste, geralmente é falta de luz sendo a palavra-chave "geralmente".... pode ser outra coisa...

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pa mas o co2 é DIY ja fiz uma mistela nova ta com 2 bolhas por segundo ainda é poko?

 

ficam aki umas fotos para melhor compreensao do problema

 

20120313195536.jpg

Shot at 2012-03-13

 

 

20120313195522.jpg

Shot at 2012-03-13

 

20120313195438.jpg

Shot at 2012-03-13

 

20120313195420.jpg

Shot at 2012-03-13

Editado por BMSG82
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pa mas o co2 é DIY ja fiz uma mistela nova ta com 2 bolhas por segundo ainda é poko?

 

"poko" deduzo que seja pouco certo? é que nem sequer se lê da mesma maneira. Enfim....

 

2 bolhas por segundo pode ser muito ou pode ser pouco. Depende de cada aquário, sistema de CO2, difusor, circulação, intensidade de luz etc.......

Como te disse, fiz um tapete de cuba com apenas 11W. Nunca cresceu para cima. Mas eu tenho CO2 a bombar!!! No passado também já tive glosso, tanto com muita ou pouca luz, nunca me cresceu para cima - todos eles tinham CO2 a bombar!!!

 

Tu tens mais que luz para esse aqua para crescer qualquer planta. Na minha opinião é apenas um problema com o CO2.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol gmmartins nao é por mal que escrevo assim desculpa é que aqui no trabalho sabes como é, um olho no computador outro olho no patrão..... e quanto mais rápido melhor.

 

bem olha ja nao sei o que dizer vou tentar aumentar o co2 mas se nao resultar so me resta arrancar akilo tudo fora e tentar com outra planta.

 

outra coisa:

tenho 2 sistemas de co2, um é pressurizado o outro é DIY, achas que devo trocar para ter um numero de bolhas maior?

lol isso do "bombar" é 4,5,6.... bolhas por segundo? da.me ai a tua opiniao a cerca da quantidade de co2 que deva injectar.

 

e se optar por deixar o sistema DIY neste aquario pekeno, é so deitar mais fermento na mistela né ou é preciso fazer uma nova?

 

obrigado pela tua ajuda e desculpa la o "poko" :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tu tens mais que luz para esse aqua para crescer qualquer planta. Na minha opinião é apenas um problema com o CO2.

 

Abraço,

 

GM

 

Viva...

Tenho essa planta...observei esse comportamento qd diminui a iluminação. Pode ser a combinação não de apenas um factor mas de varios combinados. No meu caso o CO2 manteve-se inalterado (e bem sempre bem mais que generoso) e a unica modificação foi a luz. Esta observação não invalida a oposta como observou a gmartins.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha confusao tambem é o raio da luz mas como o gmmartins disse acho mais que soficiente para o nano que é.

 

tambem ja nao me ocorre mais nada vou tentar aumentar o co2 e a fertelização para ver se resulta, tambem ja fiz uma poda que me aconselharam agora vamos la ver, vou esperar cerca de um mezito para ver no que dá, se não der em nada olha simplesmente desisto... eu depois peço aqui opinioes sobre outras plantas de tapete um poco mais faceis de manter.....

 

ja passei horas a ler artigos aqui na net e nao sei porque tudo fala do mesmo o crescimento vertical da-se por falta de luz mas nao sei porque nao estou a acreditar que seja esse o factor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol

 

Isto parece a twilight zone. Seja como for, qualquer alteração agora feita não se vai reflectir em questão de horas ou mesmo dias. Até tenho dúvidas se as que agora estão "em pé" se irão "deitar" no futuro se houver mais luz e mais CO2.

 

e se optar por deixar o sistema DIY neste aquario pekeno, é so deitar mais fermento na mistela né ou é preciso fazer uma nova?

 

Bem, um pouco mais de fermento vai fazer com que produza mais CO2 mas que dure muito menos tempo. Se abusares no fermento então nem CO2 vai haver. Tem que haver uma certa proporção entre componentes utilizados senão deitava 1Kg de fermento e tinha mais potência do que qualquer botija.

Quando usava DIY cheguei a conclusão que, às vezes, menos é mais. Quando despejava a saqueta toda parecia que havia menos produção de CO2 do que quando usava metade... nunca investiguei muito porquê mas era o que me acontecia.

 

 

Seja como for, qualquer alteração introduzida quer na luz quer na Co2 so se vai fazer sentir depois de um determinado periodo (leia-se dias/semanas). Não podemos esperar que aproximando a lâmpada ou aumentando o Co2 que no dia a seguir a planta esteja a crescer para os lados e que baixe a "crista".

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yap por isso é que vou esperar um mes para ver o que acontece mas ja vi que nao vai dar em nada......

 

para ja vou trocar o co2 (pressurizado) que ta no aqua grande para este nano devido a ter mais potencia de co2

 

Caso isso nao resulte olha acabo mesmo por desistir e vou vender o gloço pra praça lol.

 

ja agora os entendidos digam.me umas plantas para tapete de facil manutençao porque ja vi que com o glosso nao vou la...

 

conheço a cuba e uma relva baixinha tb muito gira...... mas a cuba tb ja ouvi falar k é um poko dificil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou por cuba daqui a uns dias mas segundo me disseram é ainda mais complicada que a Glossostigma... vamos ver. Estou a pensar em abrir bem a torneira do CO2 e distribuir máscaras de oxigénio aos peixes :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso pressurizado e tenho-o quase no limite da fauna. Se aumentar mais um pouco tenho a fauna quase toda à tona. No meu actual aqua de 10L é um pouco mais que 1bps (não chega a 2 bpm). E ainda leva com 0.5 ml de excel todos os dias...

 

Para além disso uso (agora já não preciso) um drop-checker que estava quase sempre no amarelo durante o fotoperíodo. ou seja, mais de 30 ppm de CO2.

 

É preciso notar que eu uso níveis muito altos de CO2 e que para quem não tem experiência pode levar a mortes (eu próprio já gaseei uns quantos camarões no início). É preciso aumentar mas sempre muito devagar. Todos os dias aumenta-se um pouco. Nada de passar de 1 bps para 5 bps do dia para a noite.

 

 

Abraço

 

GM

 

PS: A poda também pode ajudar... penso eu de que.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.