Primeiro aquário de água doce de 115L


Jorge Soares

Recommended Posts

Para esclarecer:

 

Bombas de retorno (para colocar em biobox)

 

Bombas de circulação (para aplicação dentro do aqua e fora da biobox e criar circulação extra no aquário)

 

Quanto a peixes maiores podes colocar um plecostumos. Mas cuidado com a escolha.... Há alguns que crescem até 50cm... Uns herbívoros, outros carnívoros...

 

Abraço

 

Obrigado pela as ajudas na bomba... Então comprando uma bomba de 1000 de caudal e com o resto do equipamento ja será tudo mais ou menos para começar este hbby? os plecostumos nao gosto deles... acho feios...:P

Quero tirar as duvidas todas antes de me aventurar mas ir ali a sala e ver o aquario prontinha a espera que mexa nele......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Dúvidas vais ter sempre! :)

 

Tens é de te sentir preparado para esta fase inicial!

 

Saber o o que é o ciclo de azoto e como funciona.

Saber como estabilizar o aquário para a entrada dos peixes.

Saber o que queres fazer em termos de layout.

 

Depois é pôr mãos à obra!

 

Para mais alguma coisa cá estaremos para ajudar!

 

Quanto ao equipamento penso que para começar estás preparado! :)

 

Basta escolheres o que pretendes em termos de areão / plantas / rochas / troncos / etc.!

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um reparo, a bomba que fores comprar tem que caber dentro da biobox, é uma coisa parva mas já li por aqui quem comprou a bomba e depois ela não cabia dentro da biobox.

 

Em questão aos peixes, eu escolheria:

 

4 Coridoras

3 ottos

11 neons, ou eu prefiro os narizes de bêbado.

um casal de ramirezis

3 camarão madeira. ( estes os últimos a entrar, derivado ao custo e a teres que ter o aquário bem estabilizado).

 

Mas o mais importante neste momento e pores o aquario a funcionar para o ciclo de azoto começar a dar inicio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dúvidas vais ter sempre! :)

 

Tens é de te sentir preparado para esta fase inicial!

 

Saber o o que é o ciclo de azoto e como funciona.

Saber como estabilizar o aquário para a entrada dos peixes.

Saber o que queres fazer em termos de layout.

 

Depois é pôr mãos à obra!

 

Para mais alguma coisa cá estaremos para ajudar!

 

Quanto ao equipamento penso que para começar estás preparado! :)

 

Basta escolheres o que pretendes em termos de areão / plantas / rochas / troncos / etc.!

 

Abraço

 

Em termos de areão estou a pensar em areao de quartzo preto... Plantas a especie ainda nao sei muito bem mas irão ser plantas low tech, irei aproveitar para por tambem substrato fertil para as plantas assim ja fica para um dia mais tarde se quiser ter outras plantas... rochas eu tenho aqui umas em casa... mais logo irei por umas fotos para ver se acham que sao boas para o aquario... quanto ao tronco irei a uma loja ver se encontro alguma coisa porque gostava de ter um tronco a meio... A nivel de testes da agua ja tenho para o ph... que mais testes devo comprar ja? eu vou ter que por agua da torneia, não tenho que por nada para tirar cloro e essas coisas da agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Só um reparo, a bomba que fores comprar tem que caber dentro da biobox, é uma coisa parva mas já li por aqui quem comprou a bomba e depois ela não cabia dentro da biobox.

 

 

De facto é um bom reparo... ;)

 

Como não sou fã de biobox nem me lembrei desse "pormenor"... :)

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um reparo, a bomba que fores comprar tem que caber dentro da biobox, é uma coisa parva mas já li por aqui quem comprou a bomba e depois ela não cabia dentro da biobox.

 

Em questão aos peixes, eu escolheria:

 

4 Coridoras

3 ottos

11 neons, ou eu prefiro os narizes de bêbado.

um casal de ramirezis

3 camarão madeira. ( estes os últimos a entrar, derivado ao custo e a teres que ter o aquário bem estabilizado).

 

Mas o mais importante neste momento e pores o aquario a funcionar para o ciclo de azoto começar a dar inicio.

sim ja me lembrei do tamanho.. quando for a uma loja levo a que tenho e vejo alguma com o tamanho parecido para ela caber dentro da biobox...

 

quanto aos peixes estou a pensar mais ou menos assim:

3 ou 4 Coridoras

ai uns 10 tetra neons

guppys estou tambem a pensar mas nao serei se sera melhor começar ja so com 1 casal visto que eles reproduzem-s depressa para ver eles a nascerem... :P o que acham?

os ramirezis adorei a cor deles não conhecia esta especie... sao faceis de manter? qual e o tamanho que eles atingem?

 

Gosto tambem dos colisas Lalias o que acham de ter um casal destes junto com os ramirezis?

Editado por Jorge Soares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não me engano crescem até 5/6 cm mas são mais sensiveis e apenas uma alterações na água e puff. Mas se forem controlados os parametros da água são peixes muito bonitos de se ter

Isso em relacção ao ramirezis certo? e o que acham dos colisas lalias?

 

outra coisa a nivel de testes da agua ja tenho para o ph... que mais testes devo comprar ja? eu vou ter que por agua da torneia, não tenho que por nada para tirar cloro e essas coisas da agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso em relacção ao ramirezis certo? e o que acham dos colisas lalias?

 

outra coisa a nivel de testes da agua ja tenho para o ph... que mais testes devo comprar ja? eu vou ter que por agua da torneia, não tenho que por nada para tirar cloro e essas coisas da agua?

 

Creio que estava a falar das colisas...

 

Quanto aos testes para saberes quando acaba o ciclo precisas dos 3 elementos envolvidos: Amónia, Nitritos e Nitratos!

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que estava a falar das colisas...

 

Quanto aos testes para saberes quando acaba o ciclo precisas dos 3 elementos envolvidos: Amónia, Nitritos e Nitratos!

 

Abraço

 

Entao esses testes so preciso de comprar mais para o fim do cicli certo?

Quanto a agua da torneira depois de comprar o areao e o material posso por logo as plantas e por a agua da torneira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso se tiveres fauna!

 

Assim não vejo necessidade!

Então depois quando tiver os peixinhos e fizer tpas e preciso acrescentar alguma coisa a agua? o que?

 

Fiz agora um teste a agua da torneira e tem ph entre 7 e 7.5...

Editado por Jorge Soares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes.

 

Arranja as plantas, troncos, pedras, areão e mete o aquário a funcionar, utiliza essa bomba mesmo, para já não tem problema.

 

Depois de teres o aquário a funcionar, dá prioridade ás plantas, únicos seres vivos que vais ter, pode ser preciso trocar a lâmpada ( tenho quase a certeza que vai, pelo menos para 6500K), e depois talvez um upgrade de watt.

 

Á medida que o ciclo vai avançando, e antes da entrada dos peixes passado sensivelmente um mês aí sim convém trocar a bomba, os testes podes mandar vir em encomendas conjuntas aqui do forum, os testes que precisas em kit ficavam-te a volta de 15 euros.

 

Actualiza o teu perfil, assim torna-se mais facil de te indicar lojas ou alguem conhecido que te possa ajudar.

 

Resumindo:

 

1- Ler sobre o ciclo de Azoto.

2 - Adquirir o que falta para o layout ( troncos, pedras, areão e plantas9.

3 - Pores o aquario a funcionar com o equipamento que tens. Dar inicio ao ciclo

4 - Fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes.

 

Arranja as plantas, troncos, pedras, areão e mete o aquário a funcionar, utiliza essa bomba mesmo, para já não tem problema.

 

Depois de teres o aquário a funcionar, dá prioridade ás plantas, únicos seres vivos que vais ter, pode ser preciso trocar a lâmpada ( tenho quase a certeza que vai, pelo menos para 6500K), e depois talvez um upgrade de watt.

 

Á medida que o ciclo vai avançando, e antes da entrada dos peixes passado sensivelmente um mês aí sim convém trocar a bomba, os testes podes mandar vir em encomendas conjuntas aqui do forum, os testes que precisas em kit ficavam-te a volta de 15 euros.

 

Actualiza o teu perfil, assim torna-se mais facil de te indicar lojas ou alguem conhecido que te possa ajudar.

 

Resumindo:

 

1- Ler sobre o ciclo de Azoto.

2 - Adquirir o que falta para o layout ( troncos, pedras, areão e plantas9.

3 - Pores o aquario a funcionar com o equipamento que tens. Dar inicio ao ciclo

4 - Fauna

 

A lampada e fluorescente... como é que eu sei se é T5 ou T8? a diferenças nas ligaçoes da t5 e das t8?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não existe maneira de saber se a lampada e T5 ou T8? Não se pode meter uma T5 no lugar de uma T8 ou uma T8 no lugar de uma T5?

e que lojas aconselham na zona do grande porto para comprar as coisas que preciso?

Já agora as lampas T5 ou T8 pode ser dessas vendidas em qualquer loja de electricidade ou sao especiais para aquarios?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É fácil de distinguir. As T8 são as normais flurescentes. As T5 são mais finas.

 

Podes comprar em qualquer loja.

 

Não podes colocar T5 em T8 nem vice-versa. Têm balastros diferentes.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É fácil de distinguir. As T8 são as normais flurescentes. As T5 são mais finas.

 

Podes comprar em qualquer loja.

 

Não podes colocar T5 em T8 nem vice-versa. Têm balastros diferentes.

 

Abraço

Entao posso pedir numa loja de electronica uma igual a minha mas com quantos K e watts e que recomendam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os watts tem de ser igual porque isso varia consoante o tamanho da lâmpada. Se deres o comprimento eles dizem os watts que tem.

 

Os Kelvin, na minha opinião, deves escolher algo entre 6.500k e 10.000k consoante gostes de um ar mais quente ou mais frio.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os watts tem de ser igual porque isso varia consoante o tamanho da lâmpada. Se deres o comprimento eles dizem os watts que tem.

 

Os Kelvin, na minha opinião, deves escolher algo entre 6.500k e 10.000k consoante gostes de um ar mais quente ou mais frio.

 

Abraço

Ok muito obrigado pelas ajudam que tem dado... Acho que agora só preciso umas dicas de quais as plantas low tech escolheriam na vossa opiniao para um novato para ate ao fim de semana poder comprar o resto das coisas para poder começar a fazer o ciclo...:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dar uma sugestão?

 

Pano de fundo : vallisnerias Americana var spiralis; sagitaria subbulata

 

Meio plano: anubias barteneri var nana (cuidado com a forma como é plantada) e musgo de Java.

 

Soltas: cladophora aegrophila

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes ter egeria densa, valisneia, musgo de java agarrado a um tronco ou pedra, e anubias, so que estas ultimas nao podem ter o rizoma enterrado, tens de a agarrar a uma pedra ou tronco, ou então deixas no areão mas a maioria da raiz tem de estar desenterrada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.