Primeiro aquário de água doce de 115L


Jorge Soares

Recommended Posts

Boa Noite a todos... Já a algum tempo que tenho visitado frequentemente este grande espaço, e já há muito tempo que gostava de ter um aquário. Bem o dia D chegou hoje... :D

Mas como sou muitoooo nabo ainda em relação a este hobby vinha aqui pedir-vos ajuda a montar desde o zero o meu aquário. O aquário foi-me oferecido por um amigo que desistiu do hobby... É um aquário de 115 Litros... Mas para verem melhor ao longo irei mostrar-vos fotos....

Bem, as minhas dúvidas como já disse é em relação a tudo, mas ja tenho algumas ideias do que gostava de ter...

Agora vamos por partes... Agora fica aqui umas fotos do aquário.

 

hpim0917v.jpg

hpim0918.jpg

 

Este é o aquário já limpo com o móvel a espera de vida...:P

As medidas deste aquário é;

Cumprimento: 99cm

Altura: 39 cm

Largura: 29cm

 

Acham que é um bom aquário para começar este hobby?

 

O aquário ja tem na tampa uma lâmpada da marca SERA e uma cor lilas a lampada, a referencia que tem na lampada é:

4900K

25W 75cm

Aqui fica a foto do aquário com a luz ligada:

hpim0919.jpg

 

No aquário gostava deter no fundo areão (tipo areia da praia) não sei se será o melhor, depois tenho na ideia de por a meio um tronco ou raiz de alguma coisa e por neste tronco ou raiz musgo de java colado, não sei se seria o melhor... depois de um lado do aquário por várias plantas talvez low tech para começar já que não percebo nada disto, deixando do outro lado mais espaço aberto para os peixes nadarem mais a vontade.. o que acham destas minhas ideias? Por favor se acharem que algo esta mal digam o que vocês faziam.

 

O aquário do lado direito tem dentro daquela coisa preta (que não sei o nome) tem la dentro o filtro e as esferas de cerâmica, fica aqui as fotos da esfera e da esponja e a vista por cima:

hpim0921.jpg

hpim0922e.jpg

 

 

as feras e a esponja lavei com agua da torneira visto que vou ter que fazer o ciclo acho que não haverá problemas... as esferas cerâmicas também lavei. As esferas estão dentro daquela saquinha, sei que existe essas esferas a venda será melhor comprar esferas novas?

 

Quanto ao resto que tem dentro daquilo preto é a bomba de agua e a resistência.

A referencia da bomba de agua é:

Hydor Pico 400II

230V-50Hz 6W

QMax - 430L/h

HMAX - 70cm

Fica aqui uma foto da bomba de agua:

hpim0925.jpg

 

O que acham desta bomba?

 

 

Quanto a resistência é a seguinte:

Hydor

 

Hydromatic 2

150W

230V~

50Hz

150W

80/150L

Aqui fica também uma foto da resistência:

hpim0923d.jpg

O que acham desta resistência?

 

Digam-me o que acham disto tudo. E a parte que mais interessa... Que peixes acham melhor para este aquario na vossa opinião? E a nivel de plantas o que será melhor? Agradeço imenso a vossa ajuda....:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas sê bem vindo

 

quanto à iluminária, se o que meteste aí está correto, 25W para 115 litros, mesmo para plantas low-tech penso que seja bastante pouco, no minimo teria de ser 0.5W/L, ou seja deverias ter uma lampada de pelo menos de 60W. Quanto às matérias filtrantes penso que se lavaste não precisas de comprar mais porque essas servirão só tens de deixar fazer o ciclo. Pelas fotos não dá bem para perceber mas se ""aquela coisa preta" de que falas provavelmente é carvao activado e se for podes retirar porque só o deves usar quando usares medicamentos no aquario que espero que nunca precises. Quanto à bomba de água que dizes isso penso que seja o filtro e 430L/H para 115 litros, dependendo do que queres lá pôr penso que seria melhor um filtro de maior potencia e preferencialmente externo mas deixa os experts te dizerem melhor. Quanto à resistencia 150W para 115 litros está perfeito e chega perfeitamente. Mais duvidas dispoe

 

cumps

Editado por Edgar Pais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sê bem vindo

 

quanto à iluminária, se o que meteste aí está correto, 25W para 115 litros, mesmo para plantas low-tech penso que seja bastante pouco, no minimo teria de ser 0.5W/L, ou seja deverias ter uma lampada de pelo menos de 60W. Quanto às matérias filtrantes penso que se lavaste não precisas de comprar mais porque essas servirão só tens de deixar fazer o ciclo. Pelas fotos não dá bem para perceber mas se ""aquela coisa preta" de que falas provavelmente é carvao activado e se for podes retirar porque só o deves usar quando usares medicamentos no aquario que espero que nunca precises. Quanto à bomba de água que dizes isso penso que seja o filtro e 430L/H para 115 litros, dependendo do que queres lá pôr penso que seria melhor um filtro de maior potencia e preferencialmente externo mas deixa os experts te dizerem melhor. Quanto à resistencia 150W para 115 litros está perfeito e chega perfeitamente. Mais duvidas dispoe

 

cumps

 

Boas antes de mais agradeço pela ajuda, quanto a lâmpada é o que está escrito na lâmpada por isso deve ser mesmo o que escrevi... Aquela coisa preta não foi do carvão(que por acaso tenho) aquilo preto que falei já sei o nome é um filtro biobox... :P

Quanto ao que por la dentro a nivel de peixes seria uns Guppys, Neons... Gostava de ter uns discus ou escalares,uns limpa vidros, para limpar o fundo estava a pensar nos peixes limpa fundos e uns camaroes... Mas é como digo... sou muito morcão neste hobby por isso gostava nestas coisas que me dessem a vossa opinião...

 

Acho que antes de escolheres o que colocas deves escolher o biotopo que queres representar e depois entao avançares para a decoração :D

O que queres dizer com biotopo? :P sou muito noob neste hobby ainda nao percebo muitos termos tecnicos...

Editado por Jorge Soares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem então aconselho antes de pores plantas comprares uma lampada de pelo menos 60W senão será dificil mantesres a flora. ah eu pelas fotos não consegui ver o que era, sim a biobox pronto quanto a isso estás esclarecido. Não te aconselho a entrares já com discus e escalares, deixa esses para quando tiveres mais experiencia. Os restantes que mencionaste parecem-me bem. O biotopo é o ecossistema que queres reproduzir, tipo amazonas ou outros rios, tipos de água e flora. Tens de saber o que queres antes de por os peixes porque estes deverão ser de acordo com as componentes da água

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes de mais agradeço pela ajuda, quanto a lâmpada é o que está escrito na lâmpada por isso deve ser mesmo o que escrevi... Aquela coisa preta não foi do carvão(que por acaso tenho) aquilo preto que falei já sei o nome é um filtro biobox... :P

Quanto ao que por la dentro a nivel de peixes seria uns Guppys, Neons... Gostava de ter uns discus ou escalares,uns limpa vidros, para limpar o fundo estava a pensar nos peixes limpa fundos e uns camaroes... Mas é como digo... sou muito morcão neste hobby por isso gostava nestas coisas que me dessem a vossa opinião...

 

 

O que queres dizer com biotopo? :P sou muito noob neste hobby ainda nao percebo muitos termos tecnicos...

 

O ambiente que queres retratar, no forum tens um sub-forum "Peixes" onde tens mais ou menos especificado cada ambiente :)

Eu se fosse a ti começava por ai, e depois escolhia o layout, condições da agua, equipamento etc etc consoante isso :D

Na minha opinião/gosto uma representação de ciclidios africanos do lago tanganyika ficava ai bem, so tenho reservas pela largura mas penso que nao havia problemas -> LAGO TANGANYIKA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ambiente que queres retratar, no forum tens um sub-forum "Peixes" onde tens mais ou menos especificado cada ambiente :)

Eu se fosse a ti começava por ai, e depois escolhia o layout, condições da agua, equipamento etc etc consoante isso :D

Na minha opinião/gosto uma representação de ciclidios africanos do lago tanganyika ficava ai bem, so tenho reservas pela largura mas penso que nao havia problemas -> LAGO TANGANYIKA

Em cima ja disse mais ou menos como queria o layout do aquario... Quanto a equipamento, o aquario ja trouxe o equipamento que mostrei em cima...:P

 

So acham que quanto ao material que tenho que a lampada e fraca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em cima ja disse mais ou menos como queria o layout do aquario... Quanto a equipamento, o aquario ja trouxe o equipamento que mostrei em cima... :P

 

So acham que quanto ao material que tenho que a lampada e fraca?

 

 

 

Nao me fiz entender xD

 

Se escolhes um layout tens de arranjar peixes para esse layout.

Se escolheres os peixes (que quanto a mim é o mais importante e a primeira coisa a ver quando te tem um aquario) depois vais adequar o layout aos peixes que gostas :D

 

Assim ficas tambem a conhecer os varios biótipos que existem e enquanto les e nao les á sempre aprendizagem, falo por mim que começei agora com um projecto grande e tem sido assim que aprendi e apreendi muita coisa :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a

sim o material acho que é suficiente, menos o filtro o qual tenho algumas reservas mas....

a lampada como disse 25W para 115 litros é muito reduzido, para flora low-tech o minimo deverá ser 0.5W/L ou seja lampada de 60W como já tinha dito..

 

 

cumps

Obrigado para agora tera que servir esse filtro, nao se pode ter tudo ao mesmo tempo...:P

Quanto a lampada entao irei troca-la por uma de pelo menos 60W... a nivel de cor da lampada pode ser qualquer uma?

 

Estava a pensar por areia do tipo igual ao da praia... O que existe mesmo na praia nao se pode usar se for fervida em agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao me fiz entender xD

 

Se escolhes um layout tens de arranjar peixes para esse layout.

Se escolheres os peixes (que quanto a mim é o mais importante e a primeira coisa a ver quando te tem um aquario) depois vais adequar o layout aos peixes que gostas :D

 

Assim ficas tambem a conhecer os varios biótipos que existem e enquanto les e nao les á sempre aprendizagem, falo por mim que começei agora com um projecto grande e tem sido assim que aprendi e apreendi muita coisa :D

Os peixes que gostava de ter já disse em cima mais ou menos o que queria... Gostava de ter uns Guppys, Neons, 1 casal de discus ou escalares, depois gostava de ter uns limpa fundos e limpa vidros... E agora dentro deste layout teria aberto a sugestoes e o que seria melhor dentro deste estilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a cor preferencialmente branca por ser uma lampada com o espectro mais semelhante ao do sol

 

cumps

ok, quanto ao areao pode ser areia da praia depois de fervida? podemos por debaixo desta areia substratil para as plantas ou nao e preciso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aconselho areão de silica ou areão originário de rio. Areia de praia nao posso dizer porque não tenho a certea e não te quero induzir me erro, mas para mim para já a cor nao gosto, prefiro areões mais escurose granulometria um pouco maior. Já que vais fazer tudo agora porque de hoje pa amanha queres por uma planta mais exigente e assim já tens o substracto fertil, logo, sim coloca substrato fertil é melhor.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aconselho areão de silica ou areão originário de rio. Areia de praia nao posso dizer porque não tenho a certea e não te quero induzir me erro, mas para mim para já a cor nao gosto, prefiro areões mais escurose granulometria um pouco maior. Já que vais fazer tudo agora porque de hoje pa amanha queres por uma planta mais exigente e assim já tens o substracto fertil, logo, sim coloca substrato fertil é melhor.

 

cumps

 

areao silica tambem gosto, em principio entao vou ver se consigo arranjar dessa... quanto ao substrato fertil sao todos do mesmo tipo? Que plantas aconselham para um principiante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem plantas aconselho por low-tech porque se quisesses ir já por plantas high-tech exigentes, 1º és iniciante e seria mais dificeis de manter porque requerem mais cuidados e atenção e aí precisarias de uma iluminária de pelo menos de 120W! Para começares tens várias como valisnerias, musgo e feto de java, o simples musgo, elódea, anubias, já um pouco mais exigentes tens a amazonoense, a eleocharis e a sagitaria. Pra começar as primeiras que referi são bonitas e servem bem, foi esses que pus no meu

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo-te aqui o meu Low tech que podes dar uma olhadela nas ultimas fotos e que também tem o setup actualizado no final.

 

Dá para teres uma noção das plantas, o meu aquario é mesmo low tech não tenho fertilização nenhuma, nem liquida, nem substrato fertil, nem co2. Só TPA e luz.

 

Paradise Lost 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge Soares

Bem vindo ao mundo dos peixes,bom só te quero dizer

que esse aquário para Escalares,ou Discos e muito baixo,

acho que divias tirar esses peixes da ideia,agora umas vêz

que já têns na tua ideia qual vai ser layout tudo bem,deves

saber qual o PH da água da tua zona,montas o aquário com

tudo,fazes o Ciclo do Azoto,e dependente do PH que fica a

água do aquário,logo pensas qual os peixitos que vais colocar

no mesmo,mas antes deves lêr aqui no Forum sobre o ciclo

do azoto,e muita passiencia,muita calma,e força com isso.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo-te aqui o meu Low tech que podes dar uma olhadela nas ultimas fotos e que também tem o setup actualizado no final.

 

Dá para teres uma noção das plantas, o meu aquario é mesmo low tech não tenho fertilização nenhuma, nem liquida, nem substrato fertil, nem co2. Só TPA e luz.

 

Paradise Lost 2

 

Bem vi o aquario do nosso amigo RACCAR e é mesmo assim que imagino o meu...:D

Esta mesmo lindo o teu aquario.... Gostei imenso do areao... de que tipo é?

 

Boas Jorge Soares

Bem vindo ao mundo dos peixes,bom só te quero dizer

que esse aquário para Escalares,ou Discos e muito baixo,

acho que divias tirar esses peixes da ideia,agora umas vêz

que já têns na tua ideia qual vai ser layout tudo bem,deves

saber qual o PH da água da tua zona,montas o aquário com

tudo,fazes o Ciclo do Azoto,e dependente do PH que fica a

água do aquário,logo pensas qual os peixitos que vais colocar

no mesmo,mas antes deves lêr aqui no Forum sobre o ciclo

do azoto,e muita passiencia,muita calma,e força com isso.

Comp: Álvaro Silva

^^

 

Bem amigo amanha irei entao verificar o ph da minha agua da torneira.... mas com os peixitos que falei são de ph complicado?

Acham pouco para uns escalares 39cm de altura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Naquela montagem está 30Kg de areao, o areao é quartzo com tamanho de 2 a 4mm.

 

39cm de altura é realmente pouco para um escalar adulto.

 

Eu gostava de ter assim um peixito ou 2 maiorzitos, nao queria ter so peixinhos pequeninos tipo guppys e neons...

 

Outra duvida que me esta na cabeça é quanto ao oxigenio... não terei que ter nada no aquario para fazer oxigenação da agua? a bomba da agua chega?

Outra duvida que tenho é quanto ao filtro... o meu filtro como é biobox do lado esquerdo como podem ver na foto tem o termostato, quando veio o aquario a beira do termostato tinha tipo umas fibras verdes deste pacote:

hpim0927j.jpg

Isto é bom ter a beira do termostato... no meio da biobox em cima só tem uma esponja e depois por baixo um saco bem grande com esferas ceramicas. Não deveria ter aqui algodao ou algo do genero? Depois do lado direito so tenho o motor da bomba de agua....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bom dia!

 

Lá vou eu baralhar isto tudo...

 

Tem sido dados, na minha opinião, bons conselhos, mas também tem sido dita muita coisa menos correcta (novamente na minha opinião...)

 

Começando pela lâmpada. Não creio que os 25W sejam o maior problema da iluminação deste aquário.

O maior problema está no espectro da lâmpada.

As plantas absorvem preferencialmente um espectro entre os 6.500k e os 10.000k.

Apesar de todas as lâmpadas fazerem o espectro quase completo ao dizermos que a nossa lâmpada tem 4.900k estamos a dizer que a grande parte da luz está nesse valor.

Então as plantas não só terão pouca luz, como a luz que têm não está na sua "gama" preferencial, pelo que terão muito mais dificuldade em crescer.

Quanto aos 0,5w/l acho que podes esquecer. Tens o exemplo do meu caso em que tenho 0,30w/l num aquário com 60cm de coluna de água e tenho algumas plantas mais exigentes e crescem a olhos vistos...

 

O maior problema deste aquário (na minha opinião...) ainda só vi uma ligeira referência em todos os comentários!

Trata-se do filtro! Mais precisamente da bomba recirculadora.

Logo à partida não sou grande fã das biobox, no entanto podem ser eficientes! Tem é que ter caudal suficiente. Coisa que com essa bomba não tens!

Um filtro deve fazer pelo menos 5x o volume do aquário, sendo o aconselhado 7x a 10x.

Assim aconselhava-te a arranjar uma bomba que fizesse pelo menos 900l/h.

Estas bombas são baratas, e até consegues arranjar umas nos classificados do fórum, e compensam largamente o investimento, não só na qualidade de vida dos teus vivos, como no aspecto geral do aquário e manutenções que tenhas que fazer.

 

Quanto aos vivos que falaste, como já te foi aconselhado deves procurar espécies compatíveis.

Neons e guppys são alimento vivo para discus...

Discus e Escalares crescem acima dos 20cm, pelo que é fácil de perceber que 39cm não chegam para os teres (mais uma vez na minha opinião...), até porque a este número tens de retirar sempre a altura do areão, pedras, o facto de nunca encheres até ao topo o aquário, etc.!

 

Quanto à questão de teres metérias junto do termostato a única coisa que deves garantir é que não derretem... De qualquer forma, eu não colocaria nada nesse compartimento...

 

Para terminar, falam muito do ph da água, mas isso não é o mais importante. Eu por exemplo tenho guppys e posso dizer-te que tenho um ph de 6,7 / 6,8. Como sabes não é esse o valor anunciado como ideal para os guppy, mas eles estão felizes e saudáveis.

Preocupa-te mais com o Gh e Kh para prevenires choques osmóticos resultantes da troca de sais.

 

Espero ter ajudado alguma coisa...

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bom dia!

 

Lá vou eu baralhar isto tudo...

 

Tem sido dados, na minha opinião, bons conselhos, mas também tem sido dita muita coisa menos correcta (novamente na minha opinião...)

 

Começando pela lâmpada. Não creio que os 25W sejam o maior problema da iluminação deste aquário.

O maior problema está no espectro da lâmpada.

As plantas absorvem preferencialmente um espectro entre os 6.500k e os 10.000k.

Apesar de todas as lâmpadas fazerem o espectro quase completo ao dizermos que a nossa lâmpada tem 4.900k estamos a dizer que a grande parte da luz está nesse valor.

Então as plantas não só terão pouca luz, como a luz que têm não está na sua "gama" preferencial, pelo que terão muito mais dificuldade em crescer.

Quanto aos 0,5w/l acho que podes esquecer. Tens o exemplo do meu caso em que tenho 0,30w/l num aquário com 60cm de coluna de água e tenho algumas plantas mais exigentes e crescem a olhos vistos...

 

O maior problema deste aquário (na minha opinião...) ainda só vi uma ligeira referência em todos os comentários!

Trata-se do filtro! Mais precisamente da bomba recirculadora.

Logo à partida não sou grande fã das biobox, no entanto podem ser eficientes! Tem é que ter caudal suficiente. Coisa que com essa bomba não tens!

Um filtro deve fazer pelo menos 5x o volume do aquário, sendo o aconselhado 7x a 10x.

Assim aconselhava-te a arranjar uma bomba que fizesse pelo menos 900l/h.

Estas bombas são baratas, e até consegues arranjar umas nos classificados do fórum, e compensam largamente o investimento, não só na qualidade de vida dos teus vivos, como no aspecto geral do aquário e manutenções que tenhas que fazer.

 

Quanto aos vivos que falaste, como já te foi aconselhado deves procurar espécies compatíveis.

Neons e guppys são alimento vivo para discus...

Discus e Escalares crescem acima dos 20cm, pelo que é fácil de perceber que 39cm não chegam para os teres (mais uma vez na minha opinião...), até porque a este número tens de retirar sempre a altura do areão, pedras, o facto de nunca encheres até ao topo o aquário, etc.!

 

Quanto à questão de teres metérias junto do termostato a única coisa que deves garantir é que não derretem... De qualquer forma, eu não colocaria nada nesse compartimento...

 

Para terminar, falam muito do ph da água, mas isso não é o mais importante. Eu por exemplo tenho guppys e posso dizer-te que tenho um ph de 6,7 / 6,8. Como sabes não é esse o valor anunciado como ideal para os guppy, mas eles estão felizes e saudáveis.

Preocupa-te mais com o Gh e Kh para prevenires choques osmóticos resultantes da troca de sais.

 

Espero ter ajudado alguma coisa...

 

Abraço!

 

Bem obrigado a todos pelas ajudam que tem dado, estou a começar a perceber alguma coisa deste hobby...:D

Bem quanto a bomba recirculadora irei tentar entao procurar uma nova visto que até sao baratinhas...Só uma duvida a bomba é de retorno ou de circulaçao? Quanto aos peixitos... a minha ideia e sempre ter peixes neste genero de guppys tetra neons, umas coridoras... mas como estes peixinhos sao pequeninos gostava de ter alguma coisita assim maior para fazer o contraste dos pequenos no aquario... aconselham alguma coisa?

Editado por Jorge Soares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esclarecer:

 

Bombas de retorno (para colocar em biobox)

 

Bombas de circulação (para aplicação dentro do aqua e fora da biobox e criar circulação extra no aquário)

 

Quanto a peixes maiores podes colocar um plecostumos. Mas cuidado com a escolha.... Há alguns que crescem até 50cm... Uns herbívoros, outros carnívoros...

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.