[Montar] Aquário em acrílico


Recommended Posts

Já agora, antes de continuarmos com as ideias, o que estás a pensar em fazer com o aquário? Que peixes queres pôr?

 

Estou a pensar em colocar Tanganiykas, e pedra vulcânica para as grutas.

 

 

Quanto ao refugio ainda não sei. Isso poderá surgir com o tempo. De momento quero avançar com o aquário principal e arranjar forma de fazer sump. Sim fiquei completamente apanhado pela ideia do sump. Já para não dizer que o aquario ficaria com um aspecto muito clean, pois iria colocar o termostato no sump, junto á bomba de água como já vi em algumas pesquisas que efectuei.

Editado por CMota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 113
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

para fazer a sump é facil passas nos classificados e compras um aqua barato +- as medidas que queres e transformas numa sump mesmo que tenha riscos nao tem importancia porque nao fica a vista.

 

abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em colocar Tanganiykas, e pedra vulcânica para as grutas.

 

Já me lixaste! eu aqui a pensar num amazónico, com uns disquinhos, umas corys, e uns ciclideos anões :P

 

Não te parece boa ideia? :P

 

Quanto ao refugio ainda não sei. Isso poderá surgir com o tempo.

 

Se de facto for para fazer o refúgio, aconselho a pensares isso desde o principio, pois mais tarde, terias que desmontar o aqua todo para colar e fazer o furo :) É a minha opinião ;)

 

De momento quero avançar com o aquário principal e arranjar forma de fazer sump. Sim fiquei completamente apanhado pela ideia do sump. Já para não dizer que o aquario ficaria com um aspecto muito clean, pois iria colocar o termostato no sump, junto á bomba de água como já vi em algumas pesquisas que efectuei.

para fazer a sump é facil passas nos classificados e compras um aqua barato +- as medidas que queres e transformas numa sump mesmo que tenha riscos nao tem importancia porque nao fica a vista.

 

Quanto à sump, se de facto a queres fazer, vi a solução ideal :)

Como o Antero Pereira diz, podes usar um aquário antigo, e construir a sump a partir dai, mas como ele também afirmou, não fica a vista.

Ou seja, podes pegar por exemplo num daquelas caixas de plástico que se vendem no continente, tipo de 50L ou assim, que ficam a 10€, arranjas maneira de dividir, nem que uses um daqueles acrilicos fininhos, que se vendem em papelarias ou assim, colas, e fazes a sump :)

Em vez de gastares 20 ou 30€ num aqua de vidro, fazes a estrutura da sump (caixa de plástico mais as divisões) ai por 10/15€. É uma opção tua.

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete a fauna que quiseres, mas gostava de ver ai uns peixes amazónicos :P

 

O refúgio foi uma sugestão, caso te interessa-se ;)

 

A sump, é algo que não se vê. Desde que te encha as medidas, como se costuma dizer, porque não uma caixa? quanto maior melhor, e assim escusas de gastar balúrdios num aquário ou qualquer outro tipo de coisa, quando uma caixa dessas serve perfeitamente, e sai muito mais barato ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ate já pensei naquelas caixas de plástico, com 4 divisorias tipo caixotes para reciclagem...

 

Como esses caixotes são bem altos, tipo 70cm de altura daria um bom sump, digo eu. Só peca pelo facto de só ter 2 divisões para filtrantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não seria mau pensado, e não peca nada :) tem o problema de a água ter que passar por cima sempre, e as matérias ficarem no fundo..

 

É preferivel um caixote de plástico, e divides tu como te tinha feito no esquema acima

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a isso até há solução. Há caixotes desses de reciclagem que tem os separadores que podem ser removidos para limpar.

Bastava tirar os separadores, cortar como quero e colar no sitio... Eu por acaso tenho um cá em casa só com 3 divisorias comum, e já tem capacidade para 35 litros, logo, um com 4 divisorias e com bom tamanho deve chegar aos 60 litros...

 

Daria um bom sump...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha disso já não sabia.

Então sim, podes usar um! Uma sump de 60L é muito fixe ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A descer do aqua para a sump, pvc rigido depois da sum para o aqua, aconselho mangueiras, que assim tens a liberdade de fazeres o que quiseres, dares as voltas que quiseres e bla bla bla ;) Sempre é uma melhor opção

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na descida, um grandinho, para teres a certeza que não sobe mais do que aquilo que o tubo consegue vazar do aqua.

 

Na saida da bomba para o aqua, basta a medida da bomba de retorno ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, para já tenho as dúvidas esclarecidas.

 

Voltando agora ao assunto da fauna, já me decidi. Vou envergar pelos Amazónicos. Estou a pensar na seguinte lista:

  • 3 Hemigrammus Rhodostomus (1 macho e 2 fêmeas)
  • 3 Paracheirodon Axelrodi (1 macho e 2 fêmeas)
  • 3 Hyphessobrycon Amapaensis (1 macho e 2 fêmeas)
  • 3 Hyphessobrycon Amandae (1 macho e 2 fêmeas)
  • 2 Pterophyllum Scalare Altum (1 macho e 1 fêmea)
  • 1 Plecostomus
  • 1 Hypostomus Albino

Tanto o Plecostomus como o Hypostomus já os tenho á muito tempo, já estão a ficar grande demais para o meu aquário actual.

 

Se tiverem ideia de mais algum peixe para a colecção, ou encontrarem algum problema na lista, avisem pois nunca tive amazónicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Brutal a entreajuda ! Desde as ideias, aos desenhos .. :D

Gostei particularmente da ideia do caixote da reciclagem com as divisões mas nao sei se compensa monetáriamente. Encontra-se aquarios em segunda mão nos classificados a um valor bastante acessivel.

A questão da descida da agua tambem não aconselho pvc, ia mais para a mangueira.

Cuidado com os barulhos da queda da agua, passado umas horas junto do aquario na sala .. chateia. "penso eu de que .. "

 

Com os melhores cumprimentos

Carlos Alves

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao custo, se comprares um caixote powered by chinocas fica muito em conta, já vi alguns entre os 30 e os 40 litros a venda por 8/12€. O meu de 35 litros custou-me no Deborla algo como 19€ mais uns trocos. Ou seja, um de 70 litros nos chinocas vai-me ficar por 30€ talvez.

 

Quanto ao som não é problema, acho o som da agua a cair bem relaxante :happy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, para já tenho as dúvidas esclarecidas.

 

Voltando agora ao assunto da fauna, já me decidi. Vou envergar pelos Amazónicos.

 

Hehe, adoro quando trago mais um para os amazónicos :P hihihi ganhei :P

Fizeste uma óptima escolha na minha opinião!

 

Agora começando a chatear o juízo pela fauna :P

 

  • 3 Hemigrammus Rhodostomus (1 macho e 2 fêmeas)

 

São peixes de cardume, deverás sempre manter no minimo 10 peixes. E muito dificilmente vais distinguir macho de fêmeas, e a reprodução em cativeiro é quase ímpossivel, por isso nem se justifica dares-te ao trabalho de distinguir machos de fêmeas ;)

 

  • 3 Paracheirodon Axelrodi (1 macho e 2 fêmeas)

 

Volto a repetir o que foi dito para os Hemigrammus Rhodostomus

 

  • 3 Hyphessobrycon Amapaensis (1 macho e 2 fêmeas)

 

Volto a repetir o que foi dito para os Hemigrammus Rhodostomus e para os Paracheirodon Axelrodi

 

  • 3 Hyphessobrycon Amandae (1 macho e 2 fêmeas)

 

Volto a repetir o que foi dito para os Hemigrammus Rhodostomus, para os Paracheirodon Axelrodi e para os Hyphessobrycon Amapaensis

 

  • 2 Pterophyllum Scalare Altum (1 macho e 1 fêmea)

 

Por fim, isto não é impossivel, mas imagina que a fêmea não aceita o macho ou vice versa... Há pancada da séria no aquário... E não queremos isso ;)

 

  • 1 Plecostomus
  • 1 Hypostomus Albino

Tanto o Plecostomus como o Hypostomus já os tenho á muito tempo, já estão a ficar grande demais para o meu aquário actual.

 

Isto já é uma opção tua (eu pessoalmente não gosto deste tipo de peixes gato).

Editado por jpmartins

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiverem ideia de mais algum peixe para a colecção, ou encontrarem algum problema na lista, avisem pois nunca tive amazónicos.

 

Ideias é o que não falta :P Por isso, eu vou dizer o que eu iria pôr num aqua de 300L, dentro dos amazónicos :)

 

vamos começar:

  • 4 discus turqueza ou 4 discus azul turqueza ou 4 discus vermelho turqueza

  • Meteres um cardume de cerca de 20 de qualquer um dos peixes que disseste acima (Hemigrammus Rhodostomus, Paracheirodon Axelrodi, Hyphessobrycon Amapaensis ou Hyphessobrycon Amandae
  • Um casal de ciclideos anões, por exemplo, para começar, 1 casal de apistogrammas cacatuoides double red

  • E por fim, umas 10 corydoras sterbai

 

 

Mas como te disse, isto era o que EU punha, não quer dizer que tu sigas as minhas ideias (mas é importante teres em consideração aquilo que eu disse em relação aos cardumes :) )

Depois, a nível de plantas, se de facto quiseres um biotopo amazónico, não sei :P Mas há-de haver alguém que te ajude :)

Mas novamente, eu optaria por fetos de java e anúbias, plantas de fácil manutenção, e que na minha opinião têm uma beleza inigualável ;)

 

 

Brutal a entreajuda ! Desde as ideias, aos desenhos .. :D

 

O forum serve para isso mesmo, ajudarmos quem o pede (em condições), e partilhar-mos ideias ;)

 

Gostei particularmente da ideia do caixote da reciclagem com as divisões mas nao sei se compensa monetáriamente. Encontra-se aquarios em segunda mão nos classificados a um valor bastante acessivel.

 

Mas mesmo comprando um aquário a preço acessível, gasta 25/30€ num aqua de 40/50L, mais mandar dividir, e tudo mais, lá voam mais uns 30/40€, enquanto que gasta 20/30€ no caixote, e faz o resto em casa, sempre poupa mais algum ;)

 

A questão da descida da agua tambem não aconselho pvc, ia mais para a mangueira.

 

A descida em pvc, na minha opinião é sempre o melhor, porque não existe a possibilidade de estrangular, o que faria com que toda a água da sump fosse para o aqua, e se este não tiver vazão, lá temos uma inundação ;)

 

Cuidado com os barulhos da queda da agua, passado umas horas junto do aquario na sala .. chateia. "penso eu de que .. "

 

Se o tubo de saida de água do aqua para a sump, estiver dentro de água na queda (dentro da sump), o barulho será diminuto, mas isso são pormenores que com o tempo serão ajustados de acordo com as necessidades.

Editado por jpmartins

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discus turqueza

 

Discus azul turqueza

 

Discus vermelho turqueza

 

Apistograma cacatuoide double red

 

Corydora sterbai

 

Não ligues aos sitios de onde tirei as fotos, o importante aqui é veres quais os peixes (cores acima de tudo) de que te estou a falar :)

 

 

PS.: É bom que mostres fotos entretanto, acho que nunca tinha escrito tanto num tópico como no teu,por isso quero a minha recompensa (fotos!) :P

Editado por jpmartins

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um pequeno offtopic :) parabéns aos dois pois conseguiram fazer um post fantástico :) já o tenho nas notificações só para deliciar-me a ler :)

 

Não sei se era para mim, mas se sim, agradeço desde já :)

Apesar se ser em acrílico, é um projecto que poderá ajudar muita gente que queira construir um aquário, mesmo que seja em vidro :) E sempre existem umas óptimas trocas de ideias entre membros do fórum.

E tem sempre um gostinho especial ouvir isto de uma bióloga :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Não sei se era para mim, mas se sim, agradeço desde já :)

Apesar se ser em acrílico, é um projecto que poderá ajudar muita gente que queira construir um aquário, mesmo que seja em vidro :) E sempre existem umas óptimas trocas de ideias entre membros do fórum.

E tem sempre um gostinho especial ouvir isto de uma bióloga :P

 

Para ti e para o membro CMota :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então volto a agradecer :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico à esperaaa! Ansioso :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.