[Montar] Aquário em acrílico


Recommended Posts

Boas caros amigos,

 

 

Á uns tempos para cá tenho vindo a desenvolver ideias quanto á criação de aquários, finalmente já me decidi no que vou fazer, quer dizer, estou com algumas duvidas quanto á forma do aquário. Pelo menos o material a utilizar está a caminho de minha casa. O acrílico é proveniente de uma empresa que infelizmente faliu e está a ser desmantelada. Essas placas de acrílico faziam parte do stock da empresa, empresa essa que desenvolvia sinalizações, suportes e placas publicitárias recorrendo a este material.

Como tal, estão a caminho de minha casa três placas de 150x80cm, ainda não sei os milímetros de grossura mas foi-me dito que são grossas o suficiente, talvez na casa dos 7/8mm.

 

Já tenho conhecimentos quando ás vantagens e desvantagens da utilização do acrílico, mas estou a falar de matéria prima de borla, do meu bolso só vou largar uns trocos para a cola e o silicone. Com o dinheiro que poupo no aquário posso investir posteriormente em hardware.

 

Quanto ao layout, estou a pensar em algo como 140x40x40 ou 150x40x50 estou mais virado para o último. Como é claro, terei que colocar travas e é ai que estão as minhas dúvidas.

 

Como devo dispor as travas para o de 150x40x50?

 

 

Queria também ideias para o sistema de filtragem.

 

 

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 113
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas, nao sei se eh pertinente mas..

Vou dar um exemplo, os cubos da vodafone, se passares com aquele iman para limprar os '' vidros'' ele risca se..

com esse tamanho todo, sera' que nao vais precisar de limpar os ''vidros'' ?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem vamos lá começar :P

 

Então, o projecto é interessante sem dúvida. Tem é algumas desvantagens.

 

Mas vamos pelas vantagens.

 

O acrílico será sempre muito mais maleável que o vidro, ou seja, a barriga vai lá estar, mas acaba por ser menos arriscada.

Sai-te mais barato do que um aquário desse tamanho em vidro, de certeza.

 

Agora desvantagens. É acrílico, vai riscar muito mais facilmente, e vai ficar baço muito mais depressa. Não posso falar propriamente por experiência, mas a verdade é que eu construí uma sump em acrílico, e mesmo sem uso, o acrílico vai ficando baço (pode ser da qualidade, não faço ideia).

 

Agora, se vais fazer o aqua de 150x40x50, não sou um grande expert, mas podes sempre pôr travamento, e em vez de pores somente uma, metes duas traves. E acabam por ter dois efeitos. Travamento, e se quiseres pôr tampa, já tens os apoios sem teres que arranjar mais manhas e artimanhas.

 

Agora, vou dar-te a minha opinião.

 

Fazes o aqua 150x40x50, e só gastas duas das placas:

 

A primeira:

- 1x (150x40) (parte de baixo do aquário)

- 2x (40x50) (laterais do aquário)

- 2x (40x10) (travamento)

 

A segunda placa:

- 2x (150x40) (frente e traseira do aquário)

 

E ainda ficas com a terceira placa. E agora aqui é que está a minha sugestão:

Com a última placa, pegas e fazes uma sump.

Tamanho? estive para aqui a ver, e a tentar aproveitar ao máximo, e dá bem para uma 70x40x40, e ainda te sobra um pedaço de 10x40 que podes usar para fazer o travamento da própria sump, para evitar deformar o acrílico.

 

E assim com estas medidas de aqua ficas com 300L de aquário, mais 112L da sump, o que basicamente te dá 412L de água para brincares ;)

 

Claro que todas as medidas são aproximadas, pois irá sempre haver desperdício, ou seja, ao cortares uma placa de 150x80 ao meio, (por exemplo) não vais ficar com duas 150x40, mas sim duas 150x39,5/39,8 ou algo assim. Mas isso é uma questão de adaptares o projecto a uns milímetros.

 

Mas estou interessado agora, quero ver o que sai dai, é um projecto e pêras. E sempre é alguém a ter um aqua em acrílico, e daqui a uns mesitos já podes falar da tua experiência com este material. Quem sabe se não pega moda ;)

Editado por jpmartins

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, nao sei se eh pertinente mas..

Vou dar um exemplo, os cubos da vodafone, se passares com aquele iman para limprar os '' vidros'' ele risca se..

com esse tamanho todo, sera' que nao vais precisar de limpar os ''vidros'' ?

Abraço

 

Desculpa voltar a postar sem resposta da tua parte CMota, mas em relação ao que o cajo5 disse, é o que vai acontecer (como tinha dito no meu post anterior), por isso, vai passar depois por ti em escolher a fauna de acordo com as necessidades do próprio aqua, de maneira a que haja o minimo de necessidade possível de andares a limpar algas e a passares o que quer que seja nos "vidros".

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ...

O jpmartins disse agora tudo :)

eu tive a trabalhar numa empresa que fazia senas de publicidade e eles faziam curvas no acrilico, aqueciam e faziam a curva ao gosto e ah maneira que precisavam, secalhar ate nao era mal pensado po aquario... ''Com vidros redondos'' :)

mais uma opinião :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao acrílico, um familiar meu tem um aquário de salgados, coisa básica, uma rocha viva, uma Condylactis, uma Astropecten Polyacanthus, dois Lytechinus Variegatus e alguns crustáceos. Toda a fauna e flora apanhada por ele, pois pratica pesca submarina. Tinha alguns peixes mas morreram pois quem toma conta do aquário é a irmã ou a mãe por ele estar fora em trabalho.

 

Tudo isto num setup de 110cm de comprimento por 50 de altura e 45 de largura, utilizando acrílico de 8mm com travamento. Aquilo já ali está á uns 3 anos e muitos meses, quase 4 anos e o acrílico está quase como novo, claro, com alguns riscos interiores mas não se nota, só mesmo estando colado ao aquário.

Quanto á limpeza, esta é feita com muito cuidado, utilizando uma esponja muito suave, com um cabo extensível homemade.

Editado por CMota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo isto num setup de 110cm de comprimento por 50 de altura e 45 de largura, utilizando acrílico de 8mm com travamento. Aquilo já ali está á uns 3 anos e muitos meses, quase 4 anos e o acrílico está quase como novo, claro, com alguns riscos interiores mas não se nota, só mesmo estando colado ao aquário.

Quanto á limpeza, esta é feita com muito cuidado, utilizando uma esponja muito suave, com um cabo extensível homemade.

 

Qual o travamento que este aquário tem? 1 ou 2 traves?

 

Basicamente queres um projecto semelhante, mas de água doce ;)

 

Terás é que ter paciência a limpar, caso sejas tu, caso tenhas animais que te façam isso, torna-se muito mais fácil ;)

 

Como te disse do acrílico, eu estou a falar do meu caso, e como cada caso é um caso, não posso falar por todos quando digo o que disse.

Presumo que o aqua que o teu familiar tem montado em acrílico seja de água fria, ou estarei errado?

Não sei, não garanto, nem ponho as mãos no fogo por isso, mas existe a possibilidade de a temperatura da água alterar as propriedades químicas do acrílico, coisa muito mais difícil (quase impossível) de acontecer com o vidro...

 

Mas é a tal coisa, se tens o material a borla, tens todo o apoio para seguir em frente com o projecto, todas as dicas que conseguir dar, vou dá-las, e sempre que precisares de ajuda, garantidamente alguém estará aqui para te responder, é para isso que todos andamos por cá ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um Jebo de 72 Litros que é em acrílico, com as bordas redondas. Não sei se existem vários tipos de acrilicos, mas depois de dois anos, está como novo.

 

Sempre limpei as algas com um cartão multibanco, vou raspando os vidros e elas saem facilmente. Não tenho um único risco no aquário. Mas devo confessar que as bordas redondas dificultam um bocado as minhas "raspagens".

 

Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vários tipos de acrílico há, garantidamente, da mesma maneira que tens vários tipos de vidro. Consoante o fabricante de cada marca, varia a composição do acrílico, logo faz variar toda a estrutura do próprio acrílico ;) Agora em relação a esse tipo de aquários, é "normal" que sejam mais resistentes (não faço ideia, mas presumo que assim o seja) pois o acrílico é construído pelo fabricante com o propósito de criar aquários, ou seja, o tipo de "fraquezas" que não se querem num aqua, altera-se a estrutura química do acrílico para que este não tenha essas fraquezas. Enquanto que o acrílico de que esta,os aqui a falar, penso que seja o "normal", usado em todo o tipo de coisas, e raramente em aquários, portanto esse tipo de fraquezas podem não ter sido tão trabalhadas, e estarem no próprio material.

 

Mas como disse ao CMota, é uma experiência que ele tem a hipótese de fazer, e como também disse, pode ser que até pegue moda, e saia mais barato ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É travamento de duas traves, dai ter perguntado quanto ao travamento para o meu futuro aquário. Porque 110 é uma coisa, outra é 150.

 

Sinceramente, usa as 3 traves, não pecas por segurança. E assim não corres riscos ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O acrílico em questão é utilizado para fazer paragens de autocarro. Logo é bastante robusto.

 

 

Mas é como diz, e bem o amigo jpmartins, é uma experiência única, pelo menos para mim, vamos a ver como corre com o tempo.

Como o material foi á borlix não me posso queixar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O acrílico em questão é utilizado para fazer paragens de autocarro. Logo é bastante robusto.

 

 

Mas é como diz, e bem o amigo jpmartins, é uma experiência única, pelo menos para mim, vamos a ver como corre com o tempo.

Como o material foi á borlix não me posso queixar.

 

Como havia dito mais acima, existem vários tipos de acrílico.

Se esse que vais receber é usado em paragens, quase que arriscaria o facto de não necessitares de travamento, mas, pelo sim pelo não, usa. Estava aqui a fumar, e a pensar nisto (porque apesar de ser uma experiência tua, já tens a minha atenção a 200%), três traves possivelmente já será demais... Acho que duas chegam ;) vou fazer um esquema muito rápido a la mano, e já o ponho aqui ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

digitalizar0001gm.jpg

 

Aqui está :P

 

Não é perfeita, mas dá para ter uma ideia ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que vais fazer com a terceira placa de acrílico? Pensaste na sump? Se sim, como queres/estás a pensar fazer a entrada/saída de água para o aqua?

 

Já que o material é de borla, sempre era outra possibilidade que abrias, e ficava-te muito mais barato do que arranjar um filtro para 300L de água ;)

Já para não falar que um filtro não deve levar muito mais de 10L de água (não faço ideia, não tenho experiência), enquanto que a sump, com as medidas que eu aconselhei, ou sugeri, como quiseres, são mais 100 e tal litros extra. Tirando o espaço das matérias filtrantes e blablabla, sempre é capaz de serem mais uns 40/50 litros reais, enquanto que num filtro externo, não devem passar de 2/3 litros reais

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao sump ainda é algo a pensar, primeiro, assim que for buscar as ditas placas, sim, tenho que ir buscá-las a casa do meu amigo que as trouxe até casa dele. Como não fica em caminho, disse-me para as lá ir buscar mas entretanto deu-me preguiça e estava tão bem aqui á lareira... :sleep:

 

Bem, voltando ao assunto, assim que as for buscar, possivelmente amanha, irei leva-las a um profissional em caixilharias e que por acaso utiliza muito o acrílico. Já o contactei e este disse-me que faria isso ainda no dia, tanto cortar, lixar as bordas e colar. Ou seja, amanha já devem parar aqui fotografias do mesmo já colado.

A única coisa que me compete depois será aplicar o silicone, mas isso quero ser eu a fazer. Bem, o aquário já vem colado com a cola de fundição ou lá como se chama, mas nunca se sabe, e mais vale prevenir que depois nem dar para remediar :laugh:

 

Após isto, ficara umas 24 horas com metade de água e depois outras 24 horas cheio para detectar possíveis fugas. Enquanto está em testes mando fazer uma estrutura metálica que será tapada com placas de MDF que será o móvel.

 

Se tiverem ideias para sump, não se acanhem! Coloquem aqui, toda a ajuda é precisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao sump ainda é algo a pensar, primeiro, assim que for buscar as ditas placas, sim, tenho que ir buscá-las a casa do meu amigo que as trouxe até casa dele. Como não fica em caminho, disse-me para as lá ir buscar mas entretanto deu-me preguiça e estava tão bem aqui á lareira... :sleep:

 

Vá, já não é nada mau arranjarem-te as placas :P tens é que perder e preguiça :P

A parte da lareira sabia bem, mas segundo os meus pais, "não está frio que se justifique"!

Pouco!

 

Bem, voltando ao assunto, assim que as for buscar, possivelmente amanha, irei leva-las a um profissional em caixilharias e que por acaso utiliza muito o acrílico. Já o contactei e este disse-me que faria isso ainda no dia, tanto cortar, lixar as bordas e colar. Ou seja, amanha já devem parar aqui fotografias do mesmo já colado.

A única coisa que me compete depois será aplicar o silicone, mas isso quero ser eu a fazer. Bem, o aquário já vem colado com a cola de fundição ou lá como se chama, mas nunca se sabe, e mais vale prevenir que depois nem dar para remediar :laugh:

 

Perfeito, trabalho profissional, de um amigo/conhecido, umas bejecas e está paga a mão de obra :P

Quanto ao silicone, é mais uma segurança do que outra coisa, penso que a cola para acrílico seja forte o suficiente ;)

 

Após isto, ficara umas 24 horas com metade de água e depois outras 24 horas cheio para detectar possíveis fugas. Enquanto está em testes mando fazer uma estrutura metálica que será tapada com placas de MDF que será o móvel.

 

Depois de pores o silicone, deixa no mínimo 24h a secar, mas eu aconselho 48h ;)

A estrutura, convém ser pensada consoante o que quiseres fazer... Filtro externo, sump, se pensares em pôr um aqua de maternidade/hospital/crescimento/quarentena... Não era mau pensado ;) Dependendo daquilo que quiseres manter no aqua.

 

Se tiverem ideias para sump, não se acanhem! Coloquem aqui, toda a ajuda é precisa.

 

Bem quanto a isto, vou já fazer outro desenho muito rápido :P

Estive a pensar, e se de facto fizesses a sump 70x40x40, ficavas sem acrilico para fazeres as divisórias. Por isso vou ter que ver outra maneira :P

Mas já aqui ponho outro desenho com as medidas

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então alteração, dos 70x40x40, 112L, mudava para uma 70x30x30, 63L, mas assim tens acrílico para as divisórias todas.

 

Aqui fica a foto da disposição que eu usaria:

 

digitalizar0002pa.jpg

 

Então agora vou-te dizer as medidas das peças:

 

- 3x (70x30) - Para a frente, traseira e parte de baixo da sump,

- 2x (30x30) - Para as laterais

- 6x (30x25) - Para as divisórias da sump

 

Muito pessoal não usa o formato de S na sump, mas para aproveitares ao máximo as áreas de filtragem, eu aconselho que as faças, maior circulação de água por todas as matérias filtrantes, e não corres o risco de passar por cima ou passar a direito através de todas, assim percorre o maior volume que é possível.

 

A última divisória, esqueci-me de por as medidas, mas por conclusão lógica seriam 13cm, mas podes abdicar de mais algum espaço na primeira, pois é simplesmente filtragem mecânica, e fazes a primeira por exemplo com 14cm, e metes a última com 19cm, para teres mais espaço para material (bomba para pôr a água no aqua, termostatos, criares artémia (se gostares de alimentar com alimento vivo), coisas assim ;)

 

PS.: desculpa as qualidades do desenho, mas são feitos assim á pressa para desenrascar :P

Editado por jpmartins

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse sump está muito, mas muito bem pensado, mais uma ideia a utilizar, sem dúvida.

 

Como nunca utilizei sump, actualmente tenho apenas um pequeno aquário de 100L com 3 Pseudotropheus, como faço para ligar o filtro? Ou a função do sump é a mesma do filtro?

 

Desculpa lá a ignorância, mas nunca lidei com estes sistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sump é o filtro :) mas podes sempre ligar um filtro para usar uv ou algo assim, mas a sump funciona como filtro :)

Um filtro bem melhor, por ter maior volume.

 

Basicamente fazes um furo no aqua, a uma determinada altura, pode ser por baixo de uma das traves para não se ver tanto, a água cai para a sump (tens que fazer a tubagem) por força da gravidade, e depois metes uma bomba de retorno entre os 1250l/h e os 1750l/h, para fazer a água subir para o aquário novamente :)

 

Imagina que a electricidade vai a baixo ou que tens um problema com a bomba de retorno e esta para de funcionar, como a água só cai quando está ao nivel do furo, se a bomba parar, a água cai para a sump, até ficar abaixo do nível do furo, e como a sump não faz a reposição (presumindo que se passou algo com a bomba), não vais ter problemas de inundações :)

 

Agora não estou com muito tempo, mas se quiseres a noite faço-te mais um esquema para perceberes melhor aquilo que te estou a dizer :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sempre cortaram o acrílico hoje?

E colaram?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, infelizmente ainda não estão prontas. Ligaram-me por volta das 17h para me avisar de tal. Também recebi uma excelente noticia. Tive a sorte do senhor as ir buscar a casa do meu colega e levar para a empresa durante a hora de almoço. Aliás, elas não cabiam no meu carro carro sequer.

 

Perguntei ao Sr. Manuel (nome fictício, não gosto de divulgar nomes sem autorização) acerca do que ele achava das placas e ele disse-me que eram espectaculares, ainda por cima com 1cm de espessura, nem era preciso de traves. Tem alguns riscos, mas ele disse que com uma boa polidela aquilo fica um brinco. O outro problema é que afinal, só tenho duas placas e não três como me disseram. Mas mesmo assim, é uma maravilha.

 

 

Meus amigos, agora é só esperar por segunda-feira :wink:

Editado por CMota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom! é pena só teres as duas placas, assim faz só o aquário ;)

E depois arranjas um filtro externo, em vez de fazeres a sump :)

 

Quanto ao travamento, apesar de te terem dito que não era necessário com essa espessura, eu aconselho-te a fazer, nem que seja só uma trave. Como te disse, não perdes nada em ter demasiada segurança, e assim tens a certeza que não corres riscos :)

já que sobram alguns bocaditos, não perdes mesmo nada :) é o meu concelho ;)

 

E se bem me lembro, ia sobrar aproximadamente 50x40 se não usares traves nenhumas, se usares um trave, sobra-te 40x40. Sempre podes mandar fazer um mini aquario, uma coisa tipo 20x15x10, ou então pensares em fazer um refugio tipo 20x20x20, colado na parte de fora do aquário, na parede traseira. Sempre poderias usar uns camarões :P

 

Já agora, antes de continuarmos com as ideias, o que estás a pensar em fazer com o aquário? Que peixes queres pôr?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou em vez do refúgio ser 20x20x20 colado atrás (faria com que o aquário tivesse que ficar a 20cm da parede), fazeres algo tipo 40x10x20, ficavam só 10cm "a mais" na parte de trás do aqua, e mantinhas os mesmos 8L para o refúgio ;)

 

Claro que o refúgio teria que estar ligado ao aqua principal, para os camarões poderem sair livremente do refúgio.

 

Percebeste a ideia deste refúgio?

 

 

PS.: se quiseres mais um desenho rápido, basta dizeres que eu faço-te um rapidinho :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.